+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hotspot em 2 Interfaces na RB 1100

    Olá pessoal, preciso de ajuda no seguinte cenário:


    RB 1100 com hotspot configurado e funcionando na eth2, o link wan na eth1, e um unifi distribuindo o sinal para a galera, o problema é que estou querendo adicionar mais um unifi na eth6, já tentei configurar o hotspot para esta porta em questão e não consigo, vi várias dicas inclusive de configurar uma bridge porém quando eu crio a bridge e defino a interface do hotspot eu derrubo a rb e ninguem navega mais, resumindo preciso de uma solução para que o mesmo hotspot fique em mais de uma interface, pois pretendo ir adicionando mais unifi. Agradeço a ajuda de todos......

  2. #2

    Padrão Re: Hotspot em 2 Interfaces na RB 1100

    Amigo é muito facio aqui eu trabalho dessa mesma forma eu criei um servidor PPPoE e Hotspot para cada porta da RB1100AHX2 independente isolando cada porta de saída como se fosse uma Vlan e consigo acessar todos os equipamentos dos clientes que estão em modo roteador discando PPPoE pegando o ip na lista de conectados em PPPoE, e da mesma forma que você está querendo fazer ai, não aconselho você criar bridge.

    Posso te ajudar a configurar e você vai vendo o passo a passo.
    me add: [email protected]

  3. #3
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Hotspot em 2 Interfaces na RB 1100

    Depois de criada a bridge e adicionada as placa que farão parte dela, vc colocou o ip na interface bridge?

  4. #4
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Hotspot em 2 Interfaces na RB 1100

    E possível criar a bridge e colocar as interfaces. Porém, aconselho, a criar vários hotspot por interface. Com redes distintas, dhcp, pool ... Ainda podendo ter portais de autenticação distintos. Assim, segmentara o tráfego e permitirá maior escalabilidade.

  5. #5

    Padrão Re: Hotspot em 2 Interfaces na RB 1100

    Citação Postado originalmente por freitascs Ver Post
    Amigo é muito facio aqui eu trabalho dessa mesma forma eu criei um servidor PPPoE e Hotspot para cada porta da RB1100AHX2 independente isolando cada porta de saída como se fosse uma Vlan e consigo acessar todos os equipamentos dos clientes que estão em modo roteador discando PPPoE pegando o ip na lista de conectados em PPPoE, e da mesma forma que você está querendo fazer ai, não aconselho você criar bridge.

    Posso te ajudar a configurar e você vai vendo o passo a passo.
    me add: [email protected]
    Ok, Bruno eu te add, conforme vc solicitou..

  6. #6

    Padrão Re: Hotspot em 2 Interfaces na RB 1100

    Citação Postado originalmente por shuttner Ver Post
    Depois de criada a bridge e adicionada as placa que farão parte dela, vc colocou o ip na interface bridge?
    Sim, sim, por exemplo o ip é 10.0.0.1 da interface 2 que é a do hotspot, porém quando eu adiciono o ip 10.0.0.3 na eth6, que seria o novo unifi, e 10.0.0.4 e 5 nas bridge ele simplesmente não navega na eth6 e na opção hotspot na guia server da rb, o hotspot fica vermelho ai derruba a navegação de todo mundo. esse é o problema....... o q eu faço?

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Exatamente como o amigo disse acima, precisar criar a bridge, definir endereço IP, mudar a interface do servidor DHCP (se usar), alterar a interface do Hotspot!

    Sim, sim, por exemplo o ip é 10.0.0.1 da interface 2 que é a do hotspot, porém quando eu adiciono o ip 10.0.0.3 na eth6, que seria o novo unifi, e 10.0.0.4 e 5 nas bridge ele simplesmente não navega na eth6 e na opção hotspot na guia server da rb, o hotspot fica vermelho ai derruba a navegação de todo mundo. esse é o problema....... o q eu faço?

  7. #7

    Padrão Re: Hotspot em 2 Interfaces na RB 1100

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    E possível criar a bridge e colocar as interfaces. Porém, aconselho, a criar vários hotspot por interface. Com redes distintas, dhcp, pool ... Ainda podendo ter portais de autenticação distintos. Assim, segmentara o tráfego e permitirá maior escalabilidade.
    Certo interhome, eu estava achando justamente o contrário, que nesse caso eu teria mais processamento se criasse outro hotspot, olha só eu fiz até o seguinte usei a mesma pasta das paginas de autenticação, usei o mesmo poll de acesso e criei outro hotspot, quando o usuário abre o navegador até aparece direitinho a pagina de autenticação, mas quando vc digita login e senha ele não abre os sites fica lá... tentando abrir até responder que não foi possivel abrir.. o q vc acha?? agradeço a ajuda de todos.. até o momento.

  8. #8
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Hotspot em 2 Interfaces na RB 1100

    Citação Postado originalmente por arasouza Ver Post
    Sim, sim, por exemplo o ip é 10.0.0.1 da interface 2 que é a do hotspot, porém quando eu adiciono o ip 10.0.0.3 na eth6, que seria o novo unifi, e 10.0.0.4 e 5 nas bridge ele simplesmente não navega na eth6 e na opção hotspot na guia server da rb, o hotspot fica vermelho ai derruba a navegação de todo mundo. esse é o problema....... o q eu faço?

    - - - Atualizado - - -




    Sim, sim, por exemplo o ip é 10.0.0.1 da interface 2 que é a do hotspot, porém quando eu adiciono o ip 10.0.0.3 na eth6, que seria o novo unifi, e 10.0.0.4 e 5 nas bridge ele simplesmente não navega na eth6 e na opção hotspot na guia server da rb, o hotspot fica vermelho ai derruba a navegação de todo mundo. esse é o problema....... o q eu faço?

    Amigo, se vc quiser colocar todas as porta para prover o mesmo hotspot, vc tem que criar a bridge, e em ports vc adiciona as interfaces que farão parte dela.
    Após isso se o ip do hostspot estava na interface 2 vc vai mudar ele para a bridge só isso.

  9. #9

    Padrão Re: Hotspot em 2 Interfaces na RB 1100

    Amigo com certeza suas regras estão todas emboladas por isso não está funcionando corretamente, primeiro veja se está com internet nessa RB vai em Newterminal faça o comando= ping www.google.com.br se aparece reposta em ms blz, então delete tudo que for de configuração que você criou em hotspot, pool, dhcp, ip, fazendo isso vai novamente em IP>HOTSPOT>SERVERS e refaça cada servidor de hotspot pelo botão Hotspot Setup ai você configura a ether o ip o pool o dns o dhcp tudo até o termino, a sua pagina de hostspot serve pra quantos hotspot você criar, com isso seu hotspot vai fucionar normalmente pela ether que deseja é só testar pra ver se está funcionando.

  10. #10

    Padrão Re: Hotspot em 2 Interfaces na RB 1100

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    E possível criar a bridge e colocar as interfaces. Porém, aconselho, a criar vários hotspot por interface. Com redes distintas, dhcp, pool ... Ainda podendo ter portais de autenticação distintos. Assim, segmentara o tráfego e permitirá maior escalabilidade.

    Concordo plenamente! Já ia postar exatamente isso que você falou, aqui já funciona assim a mais de 2 anos num pc com 6 interface de saida e sem problemas, pelo contrario, a performance é excelente.

    recomendação correta essa.

  11. #11

    Padrão Re: Hotspot em 2 Interfaces na RB 1100

    Citação Postado originalmente por shuttner Ver Post
    Amigo, se vc quiser colocar todas as porta para prover o mesmo hotspot, vc tem que criar a bridge, e em ports vc adiciona as interfaces que farão parte dela.
    Após isso se o ip do hostspot estava na interface 2 vc vai mudar ele para a bridge só isso.
    Cara acabei de fazer isso, agora o hotspot (server) não fica vermelho, porém ele não está dando ip as maquinas que conectam no unifi, veja só, em ip/address List, alterei o endereço do hotspot tirando da interface 2 para a bridge,
    em bridge, criei a bridge e adicionei as 2 interfaces eth2 e eth6 em ports para a mesma bridge1, alterei em hotspot/server a interface do hotspot para a bridge. e quando finalizo dessa vez como disse não ficou vermelho o server hotspot porem parou de dar ip aos users... bati na trave???? será que terei que criar um hotspot para cada interface???? shuttner agradeço sua paciencia e boa vontade.... tem mais algo para fazer???

  12. #12
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Hotspot em 2 Interfaces na RB 1100

    vc alterou o seu DHCP para a bridge?

  13. #13

    Padrão Re: Hotspot em 2 Interfaces na RB 1100

    Citação Postado originalmente por shuttner Ver Post
    vc alterou o seu DHCP para a bridge?
    blz, shuttner, tv faltando isso mesmo, agora ele tá pegando ip, mascara, gateway tudo beleza.. só não pinga, e quando abro o navegador para autentica ele não abre.. fica tentando..até da erro não abrindo a pagina.... alguma dica?? (mais uma né...) tô ficando louco......

  14. #14

    Padrão Re: Hotspot em 2 Interfaces na RB 1100

    Valeu a ajuda de todos deu tudo certo..