Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como Cobrar Faturas Atrasadas

    Ola amigos, na minha internet o cliente usa pra pagar, depois de dez dias de vencido bloqueio o serviço, quando o cliente vem pagar a net, cobro o mês normal, se completar dois meses, cobro os dois meses mesmo tendo usado so quarenta dias, e se o cliente vier pagar com dois meses e meio de atraso, quando vencer a terceira fatura, vou cobrar ela normal. Pergunto, como os colegas tratam essa questão? pois gostaria de ter uma politica firme, pois tenho problemas com muitos clientes que reclamam que o certo e pagar somente os dias usados, preciso colocar isso em meu contrato para deixar bem claro.

  2. #2

    Padrão Re: Como Cobrar Faturas Atrasadas

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    Ola amigos, na minha internet o cliente usa pra pagar, depois de dez dias de vencido bloqueio o serviço, quando o cliente vem pagar a net, cobro o mês normal, se completar dois meses, cobro os dois meses mesmo tendo usado so quarenta dias, e se o cliente vier pagar com dois meses e meio de atraso, quando vencer a terceira fatura, vou cobrar ela normal. Pergunto, como os colegas tratam essa questão? pois gostaria de ter uma politica firme, pois tenho problemas com muitos clientes que reclamam que o certo e pagar somente os dias usados, preciso colocar isso em meu contrato para deixar bem claro.
    Wesley, a moderação encerrou um topico polemico sobre o assunto, com as novas regras da anatel ficou um pouco confuso e complicado a cobrança

    dar uma lida:
    https://under-linux.org/showthread.p...+regras+anatel

    grande abraço!

  3. #3

    Padrão Re: Como Cobrar Faturas Atrasadas

    Citação Postado originalmente por Maclaud Ver Post
    Wesley, a moderação encerrou um topico polemico sobre o assunto, com as novas regras da anatel ficou um pouco confuso e complicado a cobrança

    dar uma lida:
    https://under-linux.org/showthread.p...+regras+anatel

    grande abraço!

    mas muda tudo com equipamento alugado

    Nunca use expressao comodato!

    nunca coloque o tempo de aluguel o equipamento
    coloque uma clausula expressando que a mensalidade esta agregada ao aluguel do equipamento e que em caso de falta de pagamento é cobrado a menor mensalidade disponivel e manda ele rubrica do ado

  4. #4

    Padrão Re: Como Cobrar Faturas Atrasadas

    Olá amigos,eu cobro uma taxa de instalação e o ap passa a ser do cliente ele faz oq quiser com o mesmo e eu ainda uso carne.O cliente usa e paga,mas o cliente não usou a internet(meu serviço não é franqueado) após 10 dias de atraso o sistema bloqueia automaticamente,ponto.Ai o cara ficou 3 meses sem usar eu só cobro o ultimo mês em atraso,procuro ser justo.
    Mas tem casos onde o cliente diz q esqueceu de pagar,gero uma outra fatura o p mesmo com venc mais p frente,o cara não paga denovo,e denovo e de novo.Ai cobro todas atrasadas, pois o cliente esta usando a internet.
    Minha rede tem uns 400 clientes e até hj não houvi ninguém reclamar deste modo de cobrança.

  5. #5

    Padrão Re: Como Cobrar Faturas Atrasadas

    Pessoal desculpe!
    Fiz uma citação nada haver como o assunto que era pra ser feito aqui https://under-linux.org/showthread.p...+regras+anatel por isso apaguei

  6. #6

    Padrão Re: Como Cobrar Faturas Atrasadas

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    mas muda tudo com equipamento alugado

    Nunca use expressao comodato!

    nunca coloque o tempo de aluguel o equipamento
    coloque uma clausula expressando que a mensalidade esta agregada ao aluguel do equipamento e que em caso de falta de pagamento é cobrado a menor mensalidade disponivel e manda ele rubrica do ado
    Por um lado, é uma boa esse pensamento.
    Por outro, pode ser um tiro no pé...

    Veja que a opção Aluguel do equipamento significaria que você não poderia mais cobrar TAXA de Instalação?
    E se o cliente já tem o equipamento ou decida compra-lo? você teria que fazer mais barato o valor da Internet, caso contrario, poderia ser considerado venda/servico casada?

  7. #7
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Como Cobrar Faturas Atrasadas

    Não sei quanto a legalidade pra emitir nfe pois meu provedor não tem scm, ainda, mas aqui faço um sistema pré pago, pagou o boleto o sinal ta liberado, passou dois dias do próximo mês já corta. Pessoal já criou o hábito de pagar antecipado, não obrigo fidelidade, isso da sensação de liberdade ao cliente, equipamento é vendido, assim se queimar o cliente é responsável, inicia uma tempestade todos desligam, cuidam muito mais. Como falei não sei quanto as novas regras da Anatel se é permitido a cobrança antecipada, mas pra lugar q tem alto índice de inadimplência o trem funciona.

  8. #8

    Padrão Re: Como Cobrar Faturas Atrasadas

    Por mais chato que seja, é melhor cortar o sinal pra evitar o "efeito bola de neve"... as vezes abrimos exceções e vamos deixando o cliente usar... mas isso gera problemas sérios pq, além de ficarmos sem receber, deixamos de instalar um ponto para um cliente novo e que vai pagar de forma correta... sem contar que quem fica devendo 2 ou 3 meses, dificilmente vai pagar...

    Abraço.

  9. #9

    Padrão Re: Como Cobrar Faturas Atrasadas

    Cobramos a taxa de adesão e fazemos a instalação em comodato.
    As mensalidades são pós-paga, com corte após 10 dias do vencimento.
    Não cobramos pelo período em que o serviço permaneceu desativado.

    Agora estamos querendo fazer o cancelamento do contrato e protesto para clientes em atraso por
    mais de 30 dias, pois esse perfil de cliente não compensa, sempre dificultam a retirada do
    kit cliente, ficam incomunicáveis e depois de seis meses aparecem pagam a mensalidade que
    estava atrasada, usa o serviço por mais um mês depois somem outra vez.

  10. #10

    Padrão Re: Como Cobrar Faturas Atrasadas

    Citação Postado originalmente por albinogenivaldo Ver Post
    Cobramos a taxa de adesão e fazemos a instalação em comodato.
    As mensalidades são pós-paga, com corte após 10 dias do vencimento.
    Não cobramos pelo período em que o serviço permaneceu desativado.

    Agora estamos querendo fazer o cancelamento do contrato e protesto para clientes em atraso por
    mais de 30 dias, pois esse perfil de cliente não compensa, sempre dificultam a retirada do
    kit cliente, ficam incomunicáveis e depois de seis meses aparecem pagam a mensalidade que
    estava atrasada, usa o serviço por mais um mês depois somem outra vez.
    Eu faco parecido aqui.

    Vencimento conforme escolha do cliente (07, 10, 15)
    Sendo o Período dessa Fatura do dia 01 ao final do mês anterior.
    Ou seja, pós-pago... o cliente usou e paga posteriormente.

    Bloqueio após 15 dias de atraso.
    Com isso, caso o cliente atrase a fatura, ainda assim é gerado uma nova fatura, depois não gera fatura (visto que ele estava bloqueado).

    Passou 15 dias de bloqueio, dou inicio a cobrança (ligação).
    Com 30 dias de atraso procuro retirar o equipamento.

  11. #11

    Padrão Re: Como Cobrar Faturas Atrasadas

    Andrio, eu faço exatamente assim minha cobrança aqui, a unica diferença é que desde o inicio eu vendo o equipamento dividido em 3x, não tenho clientes em comodato! e com 10 dias de atraso bloqueio, mas o cliente bloqueado se me ligar dizendo que pagou eu desbloqueio e dou um prazo de 3 dias para cair no sistema (retorno do banco). Não tenho tido problemas graças a Deus a 2 anos já e minha inadimplência gira em torno de 6%.

    Agora com essas novas regras, talvez precise rever algumas coisas e adaptar a nossa realidade aqui.


    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Eu faco parecido aqui.

    Vencimento conforme escolha do cliente (07, 10, 15)
    Sendo o Período dessa Fatura do dia 01 ao final do mês anterior.
    Ou seja, pós-pago... o cliente usou e paga posteriormente.

    Bloqueio após 15 dias de atraso.
    Com isso, caso o cliente atrase a fatura, ainda assim é gerado uma nova fatura, depois não gera fatura (visto que ele estava bloqueado).

    Passou 15 dias de bloqueio, dou inicio a cobrança (ligação).
    Com 30 dias de atraso procuro retirar o equipamento.

  12. #12

    Padrão Re: Como Cobrar Faturas Atrasadas

    Percebo que os colegas tentam ser o mais justo possível, cobrar apenas os dias usados e complicado, suponha que o cliente que paga 30,00 tenha o vencimento para o dia 10/3, o bloqueio e com 10 dias de atraso, dia 20 bloqueia, dia 30 o cliente paga o mês atrasado, dia 10/4 já vem a próxima fatura, se for cobrar só os dias usados ficaria 20,00, e uma grande dor de cabeça para ficar recalculando fatura, pois os sistemas não tem a opção de parar a cobrança apos o bloqueio, como um colega citou acima, tem clientes que pagam um mês e somem alguns meses, voltam novamente, e fica aquele lenga lenga, com politicas duras associadas a multas poderíamos reduzir o numero de inadimplentes e consequentemente ter menos dores de cabeça, pois o cliente problemático só da valor quando pegamos pesado com eles, ate concordo para aquele cliente que esta com dois meses vencidos cobrar somente 40 dias e aplicar uma multa, e a fatura que ira vencer ser cobrada de forma proporcional, acho que e mais ou menos isso.

  13. #13

    Padrão Re: Como Cobrar Faturas Atrasadas

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    Percebo que os colegas tentam ser o mais justo possível, cobrar apenas os dias usados e complicado, suponha que o cliente que paga 30,00 tenha o vencimento para o dia 10/3, o bloqueio e com 10 dias de atraso, dia 20 bloqueia, dia 30 o cliente paga o mês atrasado, dia 10/4 já vem a próxima fatura, se for cobrar só os dias usados ficaria 20,00, e uma grande dor de cabeça para ficar recalculando fatura, pois os sistemas não tem a opção de parar a cobrança apos o bloqueio, como um colega citou acima, tem clientes que pagam um mês e somem alguns meses, voltam novamente, e fica aquele lenga lenga, com politicas duras associadas a multas poderíamos reduzir o numero de inadimplentes e consequentemente ter menos dores de cabeça, pois o cliente problemático só da valor quando pegamos pesado com eles, ate concordo para aquele cliente que esta com dois meses vencidos cobrar somente 40 dias e aplicar uma multa, e a fatura que ira vencer ser cobrada de forma proporcional, acho que e mais ou menos isso.
    Nos proximos dias deverá aparecer sistema capaz disso, afinal, agora é lei.
    Mas, como ainda não existe sistema que faz esse calculo automatico, faço o seguinte...:
    - Se o cliente reclamar, eu dou o desconto... caso contrario, fico na minha ^^

  14. #14

    Padrão Re: Como Cobrar Faturas Atrasadas

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Nos proximos dias deverá aparecer sistema capaz disso, afinal, agora é lei.
    Mas, como ainda não existe sistema que faz esse calculo automatico, faço o seguinte...:
    - Se o cliente reclamar, eu dou o desconto... caso contrario, fico na minha ^^
    Acredito que seja justamente o que a maioria esta fazendo.

  15. #15

    Padrão Re: Como Cobrar Faturas Atrasadas

    Eu tenho calculado para todos os dias de uso apenas. Da trabalho, mas não tenho problemas, amolação sempre te ne, um ou outro reclama e acha que está pagando primeiro pra depois usar, isto me mata. Sem falar os que deixam de pagar do nada e depois ainda diz que cancelou...

  16. #16

    Padrão Re: Como Cobrar Faturas Atrasadas

    pessoal trabalho com desconto, até o vencimento ex: r$ 69,90, até o vencimento r$ 20,00 de desconto, sai por R$ 49,90, se passar do vencimento corto com 7 dias, se pedir desconto dos dias cortados não dou o cliente paga R$ 69,90, não cobro multa e multa diária, somente perde o desconto, esta tudo previsto no contrato se ele assinou ele concordou, se a internet fica fora ele me exige o desconto, se ele fica sem internet pois não pagou não é minha culpa, foi o cliente que descumpriu a sua obrigação contratual com a empresa, existe um contrato com direitos e deveres e é obrigação do cliente pagar a mensalidade em dia assim como é meu dever prestar o serviço dento dos padrões de qualidade ... é justo o cliente não cumprir sua obrigação e ainda ter desconto?

  17. #17

    Padrão Re: Como Cobrar Faturas Atrasadas

    Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    pessoal trabalho com desconto, até o vencimento ex: r$ 69,90, até o vencimento r$ 20,00 de desconto, sai por R$ 49,90, se passar do vencimento corto com 7 dias, se pedir desconto dos dias cortados não dou o cliente paga R$ 69,90, não cobro multa e multa diária, somente perde o desconto, esta tudo previsto no contrato se ele assinou ele concordou, se a internet fica fora ele me exige o desconto, se ele fica sem internet pois não pagou não é minha culpa, foi o cliente que descumpriu a sua obrigação contratual com a empresa, existe um contrato com direitos e deveres e é obrigação do cliente pagar a mensalidade em dia assim como é meu dever prestar o serviço dento dos padrões de qualidade ... é justo o cliente não cumprir sua obrigação e ainda ter desconto?
    Mesmo que esteja em contrato e que o cliente tenha assinado.
    Se existe uma lei especifica, qualquer clausula que diga o contrario é uma clausula nula, infelizmente.

  18. #18

    Padrão Re: Como Cobrar Faturas Atrasadas

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Mesmo que esteja em contrato e que o cliente tenha assinado.
    Se existe uma lei especifica, qualquer clausula que diga o contrario é uma clausula nula, infelizmente.
    Andrio mais a qual lei voce se refere? nos somos uma empresa de tele comunicação, assim como oi, claro, vivo também são, se você fizer um plano de pacote de dados e não pagar a fatura depois de um tempo sua franquia não entra enquanto você não pagar, e quando paga a juros e a multa vem na fatura seguinte e não o desconto que você não usou, você sabia que quando o cliente deixa de pagar e não solicita o cancelamento nos temos o direito de cobrar deles os 3 últimos meses que ficou em aberto inclisive podemos por até o nome deles no SPC e SERASA, isso pode pois o ciente nos deve se ele nos deve ele tem que pagar, quando o cliente esta com o nosso equipamento em sua residência e não paga a mensalidade, aquele equipamento poderia estar na casa de outro que paga em dia, se damos o desconto quem paga o nosso prejuízo?

  19. #19

    Padrão Re: Como Cobrar Faturas Atrasadas

    Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    Andrio mais a qual lei voce se refere? nos somos uma empresa de tele comunicação, assim como oi, claro, vivo também são, se você fizer um plano de pacote de dados e não pagar a fatura depois de um tempo sua franquia não entra enquanto você não pagar, e quando paga a juros e a multa vem na fatura seguinte e não o desconto que você não usou, você sabia que quando o cliente deixa de pagar e não solicita o cancelamento nos temos o direito de cobrar deles os 3 últimos meses que ficou em aberto inclisive podemos por até o nome deles no SPC e SERASA, isso pode pois o ciente nos deve se ele nos deve ele tem que pagar, quando o cliente esta com o nosso equipamento em sua residência e não paga a mensalidade, aquele equipamento poderia estar na casa de outro que paga em dia, se damos o desconto quem paga o nosso prejuízo?
    Eu me refiro ao novo regulamento publicado em 10 de marco.

    http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalInternet.do

    https://under-linux.org/showthread.p...+regras+anatel

    Pensando pelo lado do provedor, concordo contigo... temos custos, precisamos cumprir com nossas responsabilidades.
    (Mas que custos temos com um cliente que não tem o serviço?)

    Pensando pelo lado do cliente e Codigo de Defesa do Consumidor (o cliente é o lado fragil, logo, os direitos são mais fortes).
    Se ele estava bloqueado, porque está pagando algo que não utilizou?

  20. #20

    Padrão Re: Como Cobrar Faturas Atrasadas

    Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    você sabia que quando o cliente deixa de pagar e não solicita o cancelamento nos temos o direito de cobrar deles os 3 últimos meses que ficou em aberto

    Agora você chegou ao ponto importante, você lembra dessa lei especificamente para Telecom? ou e uma lei de forma geral? no meu entender, cliente não tem que pagar só o que usou, o serviço não e pré-pago, temos aluguel, link, funcionário, governo, etc. temos uma serie de cobradores que não estão nem ai se a gente usou ou não, deixa eu ir na escolinha do meu filho falar que não vou pagar os dias que ele faltou, com certeza vou arrumar briga. Quando aumentamos nossa estrutura para atender clientes novos, aumentamos nosso custo, por isso quero fazer o seguinte, cliente uso um mês e dez dias, vou bloquear e a cobrança se estendera ate o final do sexagésimo dia, seria uma forma de compensação, ai o cara fala: não tenho dinheiro para pagar isso, deixa o carro dele quebrar ou precisar comprar remédio ou outras prioridades, rapidinho o dinheiro aparece, trabalhamos duro, arriscamos nossas vidas todos os dias, estamos sempre investindo maior parte do nosso lucro em tecnologia, para que? para cliente vir pagar uma mixaria atrasado e ainda dizer que vai pagar só o que usou? apenas preciso achar a legalidade da lei e especificar no contrato. Posso ate perder alguns clientes, mas tenho certeza que o serviço vai melhorar e todos ficaram felizes.