+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Indicação de Switch Layer 2 para Distribuição

    Galera é o seguinte, estava pesquisando aqui um switch gerenciável de qualidade para colocar como distribuição/core para uma rede. Pensei inicialmente num Layer3 (como o modelo que entrou no lugar do 3Com 4200G), porem não vou fazer roteamento nele e os preços dos Layers3 que vi por ai estão bem salgados e estouram praticamente todo o valor do projeto, então estou atrás de um Layer2 de 48 portas + SFP (de preferência 4 portas), com suporte aos protocolos Spanning Tree, link agregation, 100% gigabit e que aceite multiplas VLans numa porta trunk (por exemplo ao invés de ser Trunk All ser Trunk das VLans 10, 11 e 12 por exemplo)?
    .
    Outra duvida que eu tenho é se o HP 1910 (http://www.microsafe.com.br/je009a_s...-48g.npn.html), seria uma boa indicação para esse core e os de 24 portas do mesmo modelo como acesso?
    .
    .
    Agradeço desde já as indicações e ajuda de vocês. =)

  2. #2
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Indicação de Switch Layer 2 para Distribuição

    Switchs Dlinks são muito bons, não travam e tem bons preços. Não gosto da HP, o software é muito ruim. Compre um com porta console, faz falta em campo.

  3. #3

    Padrão Re: Indicação de Switch Layer 2 para Distribuição

    Alex no orgão que eu trabalho temos switchs 3com como distribuição e alguns D-Link como swichs de acesso, eles funcionam bem, porem como switch core ele não me parece uma boa opção não, sua interface de gerenciamento é extremamente limitada (por ser apenas web), a capacidade de switching não é tão boa e a integração com o 3Com é uma dor de cabeça, principalmente com o seu spanning tree.

  4. #4
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Indicação de Switch Layer 2 para Distribuição

    Citação Postado originalmente por tacioandrade Ver Post
    Alex no orgão que eu trabalho temos switchs 3com como distribuição e alguns D-Link como swichs de acesso, eles funcionam bem, porem como switch core ele não me parece uma boa opção não, sua interface de gerenciamento é extremamente limitada (por ser apenas web), a capacidade de switching não é tão boa e a integração com o 3Com é uma dor de cabeça, principalmente com o seu spanning tree.
    Tem modelos da Dlink com acesso via console sim, serial, telnet ou ssh. Fuja de qualquer switch websmart (acesso somente web), pois como você sabe, até a Cisco fabrica essas porcarias.
    Sobre o stp, desista. Infelizmente empresas públicas tem que trabalhar com diversas marcas, e geralmente não rola stp entre equipamentos diversos. O caminho é rotear as bordas...

  5. #5

    Padrão Re: Indicação de Switch Layer 2 para Distribuição

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Tem modelos da Dlink com acesso via console sim, serial, telnet ou ssh. Fuja de qualquer switch websmart (acesso somente web), pois como você sabe, até a Cisco fabrica essas porcarias.
    Sobre o stp, desista. Infelizmente empresas públicas tem que trabalhar com diversas marcas, e geralmente não rola stp entre equipamentos diversos. O caminho é rotear as bordas...
    Pior que você tem razão em tudo que disse, no nosso caso, nossa sorte é que temos D-Link apenas em acesso e alguns 3Com como borda que podem ser reajustados, então o STP está habilitado e funcionando bloqueando pelo menos nos de distribuição para não termos problemas na rede interna toda.

    Sobre a indicação vou dar uma olhada nos modelos de gerenciamento full da D-Link e TP-Link (que já tem 2 desses websmart como acesso nos laboratórios comprados a MUITO tempo).

    Muito obrigado pela indicação.

  6. #6
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Indicação de Switch Layer 2 para Distribuição

    Sei o que é ter loop em uma rede metropolitana, é coisa de louco. Não trabalho mais lá mais sei que estão roteando os nós, assim o loop fica controlado...

  7. #7

    Padrão Re: Indicação de Switch Layer 2 para Distribuição

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Sei o que é ter loop em uma rede metropolitana, é coisa de louco. Não trabalho mais lá mais sei que estão roteando os nós, assim o loop fica controlado...
    O provedor que eu estagiei por um tempo tinha metade da rede em bridge e outra metade roteada. A parte roteada era contada as vezes que tinha problemas pelo motivo que você falou, porem a em bridge (e toda em hub)..... =X