+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ART instalação torre ?

    Estou com um duvida e acho que alguém já deve ter passado por isto, o CREA da minha cidade solicitou;

    ART
    - base da torre
    - Fabricação da Torre
    - Montagem da Torre
    - Instalação Elétrica
    - Instalação Aterramento
    - Instalação SPDA
    - Instalação equip. Eletroeletrico

    Esta torre faz parte de uma interconexão da nosso torre principal o que relamente é de direito ou não? alguém poderia dar uma dica?

    Att.

  2. #2

    Padrão Re: ART instalação torre ?

    Acompanhando...
    Citação Postado originalmente por nikollas Ver Post
    Estou com um duvida e acho que alguém já deve ter passado por isto, o CREA da minha cidade solicitou;

    ART
    - base da torre
    - Fabricação da Torre
    - Montagem da Torre
    - Instalação Elétrica
    - Instalação Aterramento
    - Instalação SPDA
    - Instalação equip. Eletroeletrico

    Esta torre faz parte de uma interconexão da nosso torre principal o que relamente é de direito ou não? alguém poderia dar uma dica?

    Att.

  3. #3

    Padrão Re: ART instalação torre ?

    Ser que ninguém nunca teve q passar por isso pra ajudar os colegas???????????

  4. #4

    Padrão Re: ART instalação torre ?

    Vai precisar regularizar amigo...procure um engenheiro...

    No fórum tem o engenheiro Paulo que pode te ajudar

  5. #5

    Padrão Re: ART instalação torre ?

    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    Vai precisar regularizar amigo...procure um engenheiro...

    No fórum tem o engenheiro Paulo que pode te ajudar
    Caro colega,
    Acredito que isso ele ja saiba, parece-me que a pergunta tenha sido voltada mais para uma orientação sobre um passo-a-passo de como proceder. Acredito também que a maioria que tem provedor legalizado aqui ja tenha passado por essa necessidade a única coisa que não entendo (ou sera que entendo) é o porque de não compartilha a experiencia com quem esta começando, o que faz a força é a união. COnhecimento que é guardado é esquecido, somente o compartilhado é que prospera...
    Sei que tem varias empresas que prestam consultoria SCM mas não custa dar uma orientada pra quem ta começando para o pessoal saber por onde terá que se mexer....depois cabe a cada um a escolha se contrata uma empresa ou se vira sozinho.

  6. #6

    Padrão Re: ART instalação torre ?

    Bom, aqui antes de levantar a torre procurei o CREA/MS e fui informado que precisaria dos seguinte itens:

    Desenho (projeto) da fundação e da torre. Desenho da fundação c/ detalhes das medidas da base, comprimento da base enterrada e concretada.

    ART do desenho e ART da fundação feita por um engenheiro civil.

    Detalhes da estrutura metálica, tais como medidas das cantoneiras usadas na torre, medida do ferro mecânico (tal ferro Z que falam).

    ART de montagem da estrutura metálica feita por um engenheiro mecânico.

    Outros detalhes como: profundidade das ancoragem (onde amarra os estaios), balizamento noturno, para-raios tipo Franklin e aterramento.

    E também exigiram NF do fabricante da torre.

  7. #7

    Padrão Re: ART instalação torre ?

    Finalmente alguém manifestando-se,
    Grato colega.

  8. #8

    Padrão Re: ART instalação torre ?

    Amigo justamente o que te disse foi para lhe auxiliar...agora se você levou por esse lado tranquilo.

    Para emitir essas ARTs é necessário um engenheiro mecanico que no caso o Engenheiro Paulo do fórum é...trabalha somente com regularização e projetos de torres...não tem nada a ver com projeto de SCM e sim regularização em CREA e prefeituras.

  9. #9

  10. #10

    Padrão Re: ART instalação torre ?

    Não colega,
    Não levei pra lado algum, manifestei-me no sentido que a maiorias das vezes quando trata-se desse assunto as respostas não são concisas ok, não quis criticar ninguém ok.