+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Remodelagem de Infra [+ajuda] [+opiniões]

    Olá, pessoal!

    Primeiramente, peço desculpas se o tópico não estiver na seção correta.

    Bom, indo diretamente ao assunto: preciso refazer a infra daqui do trabalho.

    É uma instituição de ensino pública (portanto, compra só via licitação...), em que atendemos +/- 1300 alunos, mais uns 100 funcionários (entre professores e administrativos).

    Temos uma infra de rede meio (bastante) precária aqui. No começo do ano tivemos um problema meio sério, quase ocasionando perda de dados e tudo mais. Preciso, portanto, refazer nosso "datacenter" (na verdade criar um) aqui mantendo o custo baixo.

    Sei que é difícil (pra não dizer impossível) analisar as coisas com base só no que estou escrevendo, mas pensei +/- na seguinte infra

    2 servidores rack - cada um com dois processadores XEON 2630V2 (ou superior) e, no mínimo, 64GB de Ram. Pensei no IBM x3650M4, ou no DELL Poweredge R620.

    1 storage (dell powervault DAS ou ibm storwize v3700), com 12 discos SAS de 1TB e 12 discos NL-SAS de 4TB - cada um em uma LUN, todos usando RAID 6.

    2 switchs giga (talvez switchs 10 giga, mas não sei será necessário)

    Unidade de Backup (HP MSL 2024 ou dell powervault) em fitas

    1 servidor rack para funcionar como controlador de backup - esse será pequeno, pensei no DELL R210II;


    Isso seria o básico. Precisaria também pensar em um servidor para firewall pfsense (com bom throughput) e dois servidores para dns. Pro DNS pensei em dois DELL R210II (ns1 e ns2) e para o firewall um Dell R520 com duas placas de rede giga.


    Tudo vindo com cinco anos de garantia.



    Os serviços serão mantidos praticamente só em linux. Também comprarei uma licença do windows server standard 2012, para usar alguns dos poucos recursos que temos e que necessitam ser via windows.


    Agora, às perguntas:

    1) Será que compensa comprar as licenças do VMWARE + VCENTER? O XEN é uma alternativa free. Será que ele dá conta do recado?

    2) Compensa comprar a subscription do Oracle Linux? Usamos CentOS hoje e, basicamente, dá conta do recado. Entretanto, como tivemos problemas, nessas horas um suporte pago se justifica... Alguém aí usa o Oracle Linux pago? Compensa?


    Lembrando que tenho umas restrições orçamentárias meio sérias. Quanto vocês acham que ficaria tudo? Quanto vocês pagariam nessa infra? Mudariam alguma coisa nela? Fariam alguma sugestão?


    É isso aí, gente! Aguardo respostas. =P

    Obrigado! =)

  2. #2
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão

    O que você precisa rodar atualmente? AD? Quantos servidores WEB?
    DNS é muito leve, não compensa virtualizar não?
    Qual a criticidade da sua infra?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    O que você precisa rodar atualmente? AD? Quantos servidores WEB?
    DNS é muito leve, não compensa virtualizar não?
    Qual a criticidade da sua infra?
    Então, juntando tudo deve ser aproximadamente umas 30 vms.

    Aqui trabalhamos com Samba para controlador de domínio. O Windows Server será para, principalmente, ter o IIS e poder rodar aplicações administrativas feitas em ASP.NET, além de um SQL Server. Estava pensando em substituir o Samba pelo AD, já ue dizem ser bem melhor - mas aí nós praticamente jogaríamos a expertise linux que temos no lixo; sem contar que o samba, hoje, nos atende.

    Quanto ao DNS: será que compensa virtualizar?! Não ficaria meio pendurado não?! Realmente não sei, pois hoje não temos DNS - usamos um serviço free via web, mas quero acabar com essa dependência.

    No caso, a Infra precisa ser de alta disponibilidade - ou o mais próximo disso possível.

  4. #4
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão

    O DNS caso não precise de nada muito excêntrico e o domínio for .br vai pro registro.br, se ele parar vcs ta lascado de qualquer forma, uma coisa a menos para se preocupar.
    Mais crítico sempre acho a questão da energia, porque tem que ser levado em consideração dependo da região. Bons no-breaks e até geradores em alguns casos.
    Tenho experiência em setor público então sei que será uma longa jornada conseguir aprovar e comprar esses equipamentos. ..

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    O DNS caso não precise de nada muito excêntrico e o domínio for .br vai pro registro.br, se ele parar vcs ta lascado de qualquer forma, uma coisa a menos para se preocupar.
    Mais crítico sempre acho a questão da energia, porque tem que ser levado em consideração dependo da região. Bons no-breaks e até geradores em alguns casos.
    Tenho experiência em setor público então sei que será uma longa jornada conseguir aprovar e comprar esses equipamentos. ..
    Pois é, cara! Fazer a coisa no setor público é difícil mesmo... mas isso tem que sair esse ano, não vai ter jeito. Estou correndo muito aqui e o pessoal tá bem empenhado - então, acredito, vai ser "rápido" até chegar esses equipamentos (uns cinco ou seis meses). Pior é que se falar de servidor público trabalhando às 23:30 de um feriado vão dizer que é piada, hahahahahahahaha!

    Então, cara, já tenho dois nobreaks de 10kva cada aqui. Acho que, por enquanto, eles "dão conta". Não são de rack (são tipo torre) e nem específicos para servidores, mas não vou ter grana pra comprar bons nobreaks específicos por enquanto - então vão ficar esses mesmos até acertarmos tudo.

    Bom, vou pensar com calma essa questão do DNS!

    Quanto ao resto, acha que essa infra dá conta de umas 30 vms?! E o VMWARE versus XEN, tem alguma ideia dessa questão?!


    Valeu pela disposição em ajudar, cara!

  6. #6
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão

    Quanto à virtualização não tenho muita experiência pra opinar, mas acho que depende muito também da carga sobre essas vms. Quanto ao pfsense, não gosto muito de nenhum fw que cria coisas automáticas, prefiro regras manual, dá mais controle. Vai depender da experiência que você tem com fw para escolher ...