+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida brigde ou roteada

    tenho um provedor que tem 30 torres em 9 cidades e aproximadamente 1200 clientes em media 500 0nline, com plano de 2mbps, hoje minha rede é bridge, e uso o myauth para o gerenciamento do hotspot, meu link é de 200mbps da telefônica, porem estou pensando se colocar esta rede roteada não seria melhor, hoje noto uso 80 a 90% do meu link o dia todo, acho que tem alguma coisa errada. sugestões são bem vidas.

    estou pensando em usar um MK em cada torre.


    sem mais

    Mandrakexp

  2. #2

    Padrão

    Na minha opinião sim, roteamento é muito melhor. O fato de o cliente ir até o seu core para se autenticar não é legal, o ideal seria distribuir a autenticação jogando-as nas bordas (com os clientes). Se possível use RADIUS!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mandrakexp Ver Post
    tenho um provedor que tem 30 torres em 9 cidades e aproximadamente 1200 clientes em media 500 0nline, com plano de 2mbps, hoje minha rede é bridge, e uso o myauth para o gerenciamento do hotspot, meu link é de 200mbps da telefônica, porem estou pensando se colocar esta rede roteada não seria melhor, hoje noto uso 80 a 90% do meu link o dia todo, acho que tem alguma coisa errada. sugestões são bem vidas.

    estou pensando em usar um MK em cada torre.


    sem mais

    Mandrakexp
    Vamo colocar o thunder ai para dar uma aliviada

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    Vamo colocar o thunder ai para dar uma aliviada


    ja trabalho com o supercache do myauth

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mandrakexp Ver Post
    ja trabalho com o supercache do myauth
    conversa com o patric, ve o que ele te sugere

  6. #6

    Padrão

    Amigo tenho uma rede com aproximadamente 500 clientes e 350 online.
    Autenticação pppoe,também uso só uma rb para autenticar,ou usava.
    Esses dias precisei montar uma repetidora em outro bairro onde não havia possibilidade de fazer um ptp para qualquer repetidora.Pensei beleza,coloco meu mkauth online(na verdade já estava online) e ponho a RB desta nova repetidora para autenticar online.Resumindo ficou show de bola.Ficou muito melhor mesmo.
    O q eu aprendi na prática,quanto mais próximo o cliente se autenticar melhor.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mandrakexp Ver Post
    tenho um provedor que tem 30 torres em 9 cidades e aproximadamente 1200 clientes em media 500 0nline, com plano de 2mbps, hoje minha rede é bridge, e uso o myauth para o gerenciamento do hotspot, meu link é de 200mbps da telefônica, porem estou pensando se colocar esta rede roteada não seria melhor, hoje noto uso 80 a 90% do meu link o dia todo, acho que tem alguma coisa errada. sugestões são bem vidas.

    estou pensando em usar um MK em cada torre.


    sem mais

    Mandrakexp
    500 clientes online e consumindo 80 a 90% do seu link de 200Mb, e pior o dia inteiro? Isso não é link dedicado não é mesmo? Achei estranho por que chego a ter mais de 2000 clientes conectados usando 300Mb de banda, com planos entre 400K e 10M (Fibra), estamos ampliando nosso link por que está chegando a dar picos de 280Mb de consumo.

    Se seu link é dedicado, 80% dos seus clientes devem usar torrent 24x7 kkkk.

    Quanto a topologia, acho que tanto roteando quando fazendo bridge pode funcionar bem. O problema de usar bridge é que vc não pode ter links redundantes para atender uma destas torres por exemplo, tem que se preocupar muito em um loop na rede em uma torre não chegar até seu CPD e travar metade da sua rede, etc etc.

    Acredito que principalmente devido ao tamanho de sua estrutura roteamento seria melhor, é um primeiro passo para vc segmentar sua estrutura, implementar redundâncias, diminuir a amplitude de um problema, e consequentemente te dando uma tranquilidade maior para resolver os problemas que aparecem.

    Já tive uma situação aqui do rompimento de uma fibra até uma torre que ficamos até perto da meia noite dentro do mato passando outra fibra para chegar a torre e fazer a fusão, tudo isso porque a rede ainda era em bridge, logo, não tinha uma rota alternativa para os clientes usarem.