+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MikroTik ou falha na administração?

    Galera, sou cliente em um provedor (que é o unico da cidade em banda larga), que é pessimo ao meu ver, bom a internet é boa em certas horas do dia, porem, quando eu e a maioria da cidade conecta ao mesmo tempo, geralmente entre as 7 e as 10 da noite, a internet fica toda travada, com falhas em transmitir dados, o ping fica auto e então fica dificil de navegar e/ou jogar algo
    atravez de algumas analises, eu e meu primo descobrimos algumas coisas
    -Mikrotick (RouterOS v5.20)
    Perca de ping de até 1800 ms
    banda cai com o uso continuo(traffick sharping)
    a internet de todos fica ruim
    sistema 2.4 ghz
    Queria saber se alguem sabe dizer se há algo que os caras possam melhorar na internet deles, ou se mikrotick é assim mesmo ?
    pq aki ta feio o negocio...
    chau.

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotick ou falha na administração ?

    Isso está me parecendo rede mal projetada, com excesso de potência, EIRP nas alturas, frequências 2.4GHz saturadas e etc.

    Se for isso mesmo, o que eles têm que fazer é alinhar bem as antenas, reduzir ao máximo a potência dos rádios (duvido se não está tudo com mais de 25dBm sem necessidade), usar rádios decentes, usar a largura de canal correta (deve estar tudo topado em 40MHz pelo visto), escolher canais menos usados e dimensionar bem os equipamentos de acordo com a demanda.

    Está parecendo com o provedor que uso atualmente. Em alguns momentos meu ping com a torre chega a 5000ms, tudo praticamente para. E não é por menos, eles usam cartões XR2 (pelo que eu saiba são horríveis) sobrecarregados com mais de 20 clientes simultâneos, clientes quase todos com placa PCI com 20dBm de potência (não dá pra reduzir nesse tipo de equipamento), antenas de 24dBi, 40MHz de largura de canal, etc. Isso sem contar que usam RB433AH em todas torres finais (PTMP), quase sempre com 3 cartões de uma vez. É por isso que estou pretendendo comprar uns equipamentos 5GHz, o provedor parece fazer melhor as coisas nas torres com essa frequência. 2.4GHz já está bastante saturado aqui.

    A propósito, sempre que vejo alguém usando RouterOS 5.20 me vem à cabeça a possibilidade de ser crackeado. É a versão mais recente que se consegue assim. Se for isso mesmo, pode esquecer, muito pouco provavelmente o dono desse provedor aí vai querer melhorar algo, nem investir ele quis, pode estar até usando NanoStation como AP.

    Mas vê aí. Você já reclamou com eles sobre essas instabilidades? Já fizeram ou disseram algo a respeito?

  3. #3

    Padrão Re: MikroTik ou falha na administração?

    Citação Postado originalmente por tithogta Ver Post
    Galera, sou cliente em um provedor (que é o unico da cidade em banda larga), que é pessimo ao meu ver, bom a internet é boa em certas horas do dia, porem, quando eu e a maioria da cidade conecta ao mesmo tempo, geralmente entre as 7 e as 10 da noite, a internet fica toda travada, com falhas em transmitir dados, o ping fica auto e então fica dificil de navegar e/ou jogar algo
    atravez de algumas analises, eu e meu primo descobrimos algumas coisas
    -Mikrotick (RouterOS v5.20)
    Perca de ping de até 1800 ms
    banda cai com o uso continuo(traffick sharping)
    a internet de todos fica ruim
    sistema 2.4 ghz
    Queria saber se alguem sabe dizer se há algo que os caras possam melhorar na internet deles, ou se mikrotick é assim mesmo ?
    pq aki ta feio o negocio...
    chau.
    Não ha nada que possam fazer. A rde é 2.4GHz é e altamente poluida. mesmo com os melhores radios do mercado não ha como atender tantos usuarios em uma cidade. Faz um teste e verifica quantas rede voce pega de sua casa com antena direcional. Agora imagina o provedor com antena Omni??????

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Isso está me parecendo rede mal projetada, com excesso de potência, EIRP nas alturas, frequências 2.4GHz saturadas e etc.

    Se for isso mesmo, o que eles têm que fazer é alinhar bem as antenas, reduzir ao máximo a potência dos rádios (duvido se não está tudo com mais de 25dBm sem necessidade), usar rádios decentes, usar a largura de canal correta (deve estar tudo topado em 40MHz pelo visto), escolher canais menos usados e dimensionar bem os equipamentos de acordo com a demanda.

    Está parecendo com o provedor que uso atualmente. Em alguns momentos meu ping com a torre chega a 5000ms, tudo praticamente para. E não é por menos, eles usam cartões XR2 (pelo que eu saiba são horríveis) sobrecarregados com mais de 20 clientes simultâneos, clientes quase todos com placa PCI com 20dBm de potência (não dá pra reduzir nesse tipo de equipamento), antenas de 24dBi, 40MHz de largura de canal, etc. Isso sem contar que usam RB433AH em todas torres finais (PTMP), quase sempre com 3 cartões de uma vez. É por isso que estou pretendendo comprar uns equipamentos 5GHz, o provedor parece fazer melhor as coisas nas torres com essa frequência. 2.4GHz já está bastante saturado aqui.

    A propósito, sempre que vejo alguém usando RouterOS 5.20 me vem à cabeça a possibilidade de ser crackeado. É a versão mais recente que se consegue assim. Se for isso mesmo, pode esquecer, muito pouco provavelmente o dono desse provedor aí vai querer melhorar algo, nem investir ele quis, pode estar até usando NanoStation como AP.

    Mas vê aí. Você já reclamou com eles sobre essas instabilidades? Já fizeram ou disseram algo a respeito?
    amigo, já reclamei e fiz de tudo, e fui ignorado
    eles sempre ponham defeito em alguma coisa e dizem que vão arrumar mais sempre fica a mesma bosta,
    a respeito de sua ideia que router OS 5.2 pode ser haqueada, é verdade
    tenho loguin e senha do admin da rede, clono o mac de qualquer um, mas mesmo fazendo tudo isso, ah internet de todos é ruim, então por mais que eu rackeie o que puder a net fica a mesma de sempre
    mais diz ae, será que posso por eles no PROCON ?

  5. #5

    Padrão Re: MikroTik ou falha na administração?

    e é com antena omni mesmo todos, serca de 70 usuarios na cidade, 6 retransmisores, porem aki na minha região da cidade, só há rede de uma antena
    e se eu não me engano, o servidor pega internet de uma outra cidade, que vem de um outro ponto a cerca de 90 Kilometros do server, e eu não estou brincando

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tithogta Ver Post
    mais diz ae, será que posso por eles no PROCON ?
    PROCON não tem nada a ver com isso. Fale com a Anatel, mas se eles mandarem fiscais aí e esse provedor não tiver se quer SCM, podem lacrar ele e você fica sem Internet. Mas se tiver, ao menos algumas advertências e/ou multas ele leva, mas vai depender da boa vontade da Anatel ir aí. Pelo que vejo, ela só liga para cidades grandes, é difícil fazerem algo nas menores.

  7. #7

    Padrão Re: MikroTik ou falha na administração?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    PROCON não tem nada a ver com isso. Fale com a Anatel, mas se eles mandarem fiscais aí e esse provedor não tiver se quer SCM, podem lacrar ele e você fica sem Internet. Mas se tiver, ao menos algumas advertências e/ou multas ele leva, mas vai depender da boa vontade da Anatel ir aí. Pelo que vejo, ela só liga para cidades grandes, é difícil fazerem algo nas menores.
    valeu cara vou ver com a ANATEL,
    eu só fico estreçado pq na frente da minha casa passa fibra otica, e ainda tem uma emenda que fica incomodando com aqueles postes de advertencia,
    pelo que eu jpa percebi, seria inpossivel usa-lá se eu tivese digamos que arcar/montar com provedor, DNS, Proxy tudo mais ?
    Sei que sairia carro, etc, mais pra minha região e para as pessoas que eu iria dividir, seria uma benção!!

  8. #8

    Padrão

    E não esqueça pelo que vc falou, que é 2.4 e esta ruim, comece com 5.8, e com bons rádio, ai voce vai bombar ai na sua cidade, desbancando o concorrente.

    Vai nessa amigo, e não esqueça da scm, como disse nosso amigo Arthur Bernardes .