+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antenas na mesma frequencia

    Ola!
    Alguém já colocou mais de uma antena de 900 Mhz operando na mesma frequência a menos de 1 metro de distancia?
    Em 922 MHz com 10 MHz de canalização, sera 3 antenas:
    2 Fazendo bonding para outro ponto há 12 km
    1 para uma outro local há 10 km (mesma direção).
    Há 2 Torres da OI a uns 500 metros, uma dela é para telefonia móvel, e a outra é para PTP's, nesta ultima tem umas 8 antenas "espinha de peixe" que provavelmente são 900 Mhz também(apontadas para varias direções). A "visada" esta muito obstruída.
    Então:
    1- Eu consigo fechar meus enlaces?
    2- Caso eu consiga, sera que eu consigo quantos megas em cada enlace?
    3- Tem algumas ERB's próximas da torre, pode ocorrer de eu interferir nelas, se o radio que eu usar tiver algum defeito?

  2. #2

    Padrão

    Não aconselharia usar 900 MHz próximo a grandes telecons não, já vi um caso deles chegarem a conseguir fechar um provedor junto a Anatel, por usar 900 Mhz.

  3. #3

    Padrão Re: Antenas na mesma frequencia

    Citação Postado originalmente por mkre0 Ver Post
    Ola!
    Alguém já colocou mais de uma antena de 900 Mhz operando na mesma frequência a menos de 1 metro de distancia?
    Em 922 MHz com 10 MHz de canalização, sera 3 antenas:
    2 Fazendo bonding para outro ponto há 12 km
    1 para uma outro local há 10 km (mesma direção).
    Há 2 Torres da OI a uns 500 metros, uma dela é para telefonia móvel, e a outra é para PTP's, nesta ultima tem umas 8 antenas "espinha de peixe" que provavelmente são 900 Mhz também(apontadas para varias direções). A "visada" esta muito obstruída.
    Então:
    1- Eu consigo fechar meus enlaces?
    2- Caso eu consiga, sera que eu consigo quantos megas em cada enlace?
    3- Tem algumas ERB's próximas da torre, pode ocorrer de eu interferir nelas, se o radio que eu usar tiver algum defeito?
    sempre que tiver igual frequencia na mesma direção vai sofrer interferença

  4. #4

    Padrão Re: Antenas na mesma frequencia

    O local ta bem poluído, mas será que eu consigo pelo menos 3 megas full para o ponto 1 e 1,6 megas (1 Down e 0,6 up) agregado para para o ponto 2???
    Uma repetidora é inviável, pois a dona do morro onde ela poderia ser instalada esta pedindo um absurdo pelo morro

  5. #5

    Padrão Re: Antenas na mesma frequencia

    Não da para entender sua necessidade. Explique melhor

  6. #6

    Padrão Re: Antenas na mesma frequencia

    tenta passar mias informações amigo, não pode ser em 5Ghz para não dar conflito com a operadora de telefonia móvel, até porque não é muita banda que você quer passar? outra coisa essa visada obstruída que você fala é referente a geografia do local ou está poluída por causa dessas outras antenas?

  7. #7

    Padrão Re: Antenas na mesma frequencia

    Agora estou em casa
    Ponto 1 - Cooperativa
    A altura máxima da torre que cabe no orçamento e 30 metros, não vou mais usar Bonding.

    ponto 2 - Fazenda
    O cliente já possui uma torre de 20 metros, velinha mais da para para subir.

    Ponto 3 - Cidade (local do link)
    Torre 55 metros, mas o altura máxima que posso colocar as antenas é 40 metros


    Cidade > Ponto 1
    Estou pensado em XR9 + yagi de 17 dbi, a potencia em 20 dbm (EIRP 37 dbm).
    Frequencia 922 Mhz com canalização de 10 Mhz


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P3 - P1.jpg
Visualizações:	127
Tamanho: 	91,4 KB
ID:      	53474
    Cidade > Ponto 2
    Frequencia 917 Mhz com canalização de 5 Mhz
    Também XR9 + yagi de 17 dbi, a potencia em 23 dbm (EIRP 40 dbm).
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P3 - P2.jpg
Visualizações:	140
Tamanho: 	100,3 KB
ID:      	53475

    tenta passar mias informações amigo, não pode ser em 5Ghz para não dar conflito com a operadora de telefonia móvel, até porque não é muita banda que você quer passar? outra coisa essa visada obstruída que você fala é referente a geografia do local ou está poluída por causa dessas outras antenas?

    5 Ghz não dá eu teria que fazer uma repetidora, só que a dona do local "ideal" não aluga, apenas vende o morro (R$ 85 mil). Com relação a interferência na telefonia: Ironicamente só vejo aqui perto antenas de 900 Mhz (não tenho certeza) em uma torre da OI que fica ao lado de uma ERB deles