+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ubuntu não reconhece rede no Canal 13

    Boa tarde, sou novo por aqui e no Linux,
    Recentemente descobrir que meu Ubuntu
    não identificar redes wireless no canal 13,
    o problema é que a rede wireless da minha casa
    e outras que utilizo em outros locais estão no canal 13.
    Redes wireless em outros canais ele identifica e conecta normal,
    Já procurei por alguns tutoriais para fazer o Ubuntu identificar
    e conectar as redes no canal 13 mas nenhuma deu certo,
    alguém sabe como fazer isso e se existe essa possibilidade ?

  2. #2

    Padrão Re: Ubuntu não reconhece rede no Canal 13

    É config. de país, no brasil se deve usar canal 1 a 11 e ponto final. Pra ter configurações de outro país tem que mudar o país no software (No driver, no SO, varia)

    Se quiser ir além terá que trocar o profile de país, desconheço como é isso no Ubuntu, na pior das hipóteses terá que fazer toda essa trabalheira:
    http://null-byte.wonderhowto.com/how...0-dbm-0149606/

    (Mas provavelmente tem config. mais simples, tipo trocar o país do SO inteiro no Centro de Controle)

  3. #3

    Padrão Re: Ubuntu não reconhece rede no Canal 13

    http://www.radio-electronics.com/inf...-bandwidth.php

    2483mhz está no limite superior da faixa liberada.. e como o canal 13 tem a frequencia central de 2472mhz e a largura é de 22mhz então bate certinho em 2483mhz.

  4. #4

    Padrão Re: Ubuntu não reconhece rede no Canal 13

    Essas config's do hardwaren o brasil deviam ir até 2472, vai até 2482:
    http://img.wonderhowto.com/img/origi...7294549588.jpg

    Aí se o roteador está usando datarate alto, com todas as portadoras, esse 1MHz com relação aos 2483 vai ter 3 ou 4 portadoras que TALVEZ trafeguem dado de SSID, ou se escanear mas não conectar pode trafegar dado de autenticação. Não sei se é isso, suspeito que não.

    Mas olha o que tem no "coutry: 00":
    http://img.wonderhowto.com/img/origi...1078094669.jpg
    Canal 12 e 13 não pode ter ad-hoc (IBSS), e não pode ter scan ativo (ACHO que WDS e algumas coisas default de uns roteadores ativam scan default ativo.
    (Default no MikroTik, e que MUUUUUITA gente não muda, é "no country set"))

    No MikroTik uma vez testando rede G deixei sem país, e não conectava roteador comum, mesmo sendo canal baixo (Sempre uso os canais mais baixos, não 2412), aparecia no scan só AS VEZES, suspeitei daquele negocio do modo de scan ativo só emitir SSID a cada 1 segundo (Não POR 1 segundo), então coloquei país no MK (Acho que não foi Brazil), e "milagrosamente" o RTL8186 no default conectou. Não sei que outras configs esse profile por país tem, mas já ví mais coisa assim em tempos de roteadores apenas B a 10 anos atras.

    Trocar o país é o jeito facil, mas talvez mudar pra scan passivo resolva (Ou o contrário, já está no profile default (Sem país), forçando conexão passiva, mas os roteadores no canal 13 estão configurados pra só aceitar conexão depois da troca de prova (probe requests antes de efetuar a conexão, coisa que só scan ativo faz).

  5. #5
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Ubuntu não reconhece rede no Canal 13

    Isso gera muita confusão, pois alguns Roteadores mesmo setados pra Brazil liberam até o canal 13 (TP-Link faz isso) ai se o cliente deixa em AUTO o canal, as vezes ele escolhe o 13 e algumas coisa não conectam (já tive problemas com notebooks e com impressora da Samsung, a HP funciona) e geram um dor de cabeça intermitente...

  6. #6

    Padrão Re: Ubuntu não reconhece rede no Canal 13

    Quando selecionamos o pais Brasil, vai liberar até o canal 13.
    O que acontece é que muitos produtos são feitos para o mercado americano e não aceitam o 12 e o 13. Tipo placa de rede de alguns notebooks.

    Daí que seria mais "confortável" utilizar até o 11. Mas o 12 e 13 estão autorizados.

  7. #7
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Daí que seria mais "confortável" utilizar até o 11. Mas o 12 e 13 estão autorizados.
    Inclusive Outdoor?

  8. #8

    Padrão Re: Ubuntu não reconhece rede no Canal 13

    Pra mim a confusão está nos sistema FCC, se o canal 13 vai de 2471 a 2483, porque no padrão FCC é exibido 2400-2482MHz?
    2400MHz não é usado, o canal 1 em modo G (20MHz) começa em 2401MHz (20MHz com as portadoras de dados, 22MHz na prática devido as portadoras extras do padrão).

    Ou seja, deviam exibir 2401-2483MHz, não 2400-2482.
    E a legislação brasileiro ainda ajuda muito, fala em 2400-2483,5MHz. O que é esse 0,5MHz? Só faz o custo de ensaio pra modulação subir um pouco.
    (Conheço um monte de filtro e switch (Componentes) cuja atuação é de 2401 A 2483, como deviam)

    Roteador no default permite canal 1 a 11, porque 12 e 13 só são possíveis em certos roteadores no default, visto que intervalo de beacon me diz que tem escaneamento ativo, que não funciona nesses canais segundo o profile que os roteadores DEVIAM assumir (Mas "deviam" não diz muito no brasil, precisa lei (E o PT adora isso, tapar o sol com a peneira, esconder temporariamente o leiguismo popular com lei) proibindo escaneamento ativo nos canais 12 e 13, aí talvez resolva).

  9. #9

    Padrão Re: Ubuntu não reconhece rede no Canal 13

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Inclusive Outdoor?

    Sim, é o que está na regulamentação. Até 2.483Mhz.
    E como o canal 13 tem a frequencia central de 2472MHz e a largura do canal é de 22Mhz, é só calcular 11Mhz para cada lado, o que dá certinho 2.483Mhz

    Agora, se o rádio espalhar além disso por algum problema de projeto ou até de defeito é outra questão...
    No radioamadorismo chamamos isso de "bigode", que era muito comum na modulação em AM. Cada transmissão em AM tem por convenção 8 KHz de largura. Por isso que a escala de canalização em AM é de 10 em 10KHz. Mas se o transmissor estiver descalibrado ele pode atingir até 30 ou mais para cada lado e daí estações locais normalmente não conseguem conviver lado a lado numa separação pequena, pois o bigode espalha e interfere.
    Já nos nossos radinhos, o controle de largura é mais eficiente e raramente isso pode acontecer. Por isso que sempre é bom manter a potencia dentro de patamares baixos para não saturar o canal e evitar não só o ruido mas a possibilidade de espalhar.

    Tenho lido que em 900mhz é complicado pela proximidade com canais de celulares e que seguidamente a Anatel multa provedores por isso. Mas se o cara está dentro do canal certo, com a largura correta para não invadir a frequência vizinha e ainda assim der interferência, só podemos colocar a culpa no "bigode" que pode estar ocorrendo.