+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual Melhor Antena para Usar?

    Pessoal eu sou velho na praça como provedor, estou desde 2008, mas como tudo vem sempre evoluindo quero saber qual e melhor uma antena de grade 2.4 25dbi de 80,00 ou uma antena setorial 2.4GHZ 17 DBI 634,00, para ser colocada na torre de 12 metros, independente de longa ou pequena distancia, minha duvida é porque a setorial é melhor?

  2. #2

    Padrão Re: Qual Melhor Antena para Usar?

    para colocar na minha torre de 12 metros e porque todos dizem que setorial de 17dbi e melhor que grade de 25dbi?

  3. #3

    Padrão Re: Qual Melhor Antena para Usar?

    Ah, mas não tem muito a mais que isso pra explicar.
    @diam , entenda como se fosse uma lampada.

    Lampada fluorescente compacta, essas brancas de R$ 10, elas emitem luz pra todo lado, são omnidirecionais (Mas não emitem pra cima, as ANTENAS omnidirecionais não emite nem pra cima nem pra baixo, só pros lados MESMO).

    Quando você coloca algo pra "tapar" as luz que iria pros lados, e deixa ela ir apenas pra uma area pequena, você diminui o angulo da luz, luminaria são assim, o normal de luminária é ter 60 a 90° de abertura, tem lampadas de teto assim ultimamente também:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         beamspread.jpg
Visualizações:	1805
Tamanho: 	20,5 KB
ID:      	53585

    Uma lampada dentro de um refletor vira um FAROL, os farois tem angulo de emissão de luz bem pequeno, a função de uma lampada de teto de 100W é iluminar a sala toda, digamos uma sala de 4x4m, já um farol precisa iluminar uma estrada de 6m de largura mas ela fica a 20m de distancia, você precisa ver a estrada a 20m de distancia porque quer correr e precisa ver as coisas a tempo de freiar, a mesma lampada de 100W dentro de um farol, com refletores nas bordas, cria um FOCO, a luz mais forte será nesse foco, e será um foco de 5 a 10°.

    Veja que em todos os casos, seja luminaria de mesa, lampada de teto, ou farol, "vaza" um pouco de luz pra todo lado, no farol do carro isso é mais visível, você tem um foco bem nítido onde a luz é mais forte, mas fora desse foco e por toda a frente do carro você tem um pouco de luz. Antena é exatamente assim, tem um angulo onde o sinal é mais forte, é onde o ganho é maior, se o angulo de maior ganho dessa antena é de 6° isso é uma antena direcional, ela tem uma direção bem nítida pra onde manda/recebe o sinal. Se a antena não tem um refletor tão diretivo e a antena jogar o sinal nuns 90°, ela será chamada de setorial porque recebe/envia de/para um "setor".

    Uma omnidirecional pode parecer a melhor solução, já que manda/recebe sinal de/para todo lado, mas é como uma lampada fluorescente de 100W sobre seu carro, você vai ver só 4 ou 5m a frente do seu carro, enquanto essa lampada dentro de um farol vai te permitir ver a 50m de distancia, isso são 1000% mais alcance!

    No caso específico das antenas omni, wifi trabalha com potencia baixa, o sinais estão sempre num nível baixo, perto do nível do ruído ou do mínimo possível que um roteador precisa pra manter conexão, devido a esse "detalhe" as antenas omni sofrem mais com reflexos (Dela ou das antenas dos clientes) e ruídos, pois os recebe de todos os lados (Enquanto uma setorial de 90° vai receber isso de... 90°... vai receber isso de 1/4 do angulo que uma omnidirecional de 360° recebe). Omni serve pra atender meia duzia de clientes em distancia pequena, se você quer mais alcance , ou mais clientes, ou mais banda, precisa usar paineis setoriais, um pra cada setor até formar os 360° se quiser atender clientes pra todo lado.
    Se usar setorias de 90° vai precisar 4 (4x90=360), se usar setoriais de 120° vai precisar 3 (3x120=360). Se você quiser atender cliente somente ao SUL na sua torre, pode usar 1 painel de 90°, ou 2 de 90 formando cobertura de 180°, ou pode usar só 1 painel de 120°, mas enfim, os clientes precisar estar dentro dentro desse angulo de cobertura do painel.

    Mas quantos metros de largura são 90°? Aí depende da distancia, a 500m de distancia uma setorial de 90° vai cobrir uma parte de um circulo de 785m. Como calcula? Com as aulas de matemática da 7ª serie, onde se aprende que PI é resultado da circunferencia (Circulo) dividido pelo diametro (De corte), pra saber a circunferencia é só então multiplicar o diametro por PI. Se quer atender 500m, isso é o raio pra um lado, o diametro é o dobro do raio, ou seja, 1000m, e 1000 multiplicado por 3,14 dá 3140m. Então a 500m da sua torre você teria que andar 3140 pra formar um círculo, e 1/4 desse circulo (1/4 de 360 são 90°) dá 785m.

    Existe lente pra ajustar o angulo de emissão de luz em lampada, elas perdem um pouco a intensidade, mas em geral funcionam bem:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         angulos de abertura.JPG
Visualizações:	864
Tamanho: 	16,2 KB
ID:      	53586
    Só que pra antenas de wifi não existe isso facilmente, você consumidor final precisa comprar a antena no angulo que for usar.

    Ah, cliente não precisa mandar sinal pra uma area grande, o sinal do cliente precisa vir só até a torre, então no cliente sim você coloca antena direcional, tipo de grade (Nunca setorial em cliente). A torre vai atender muita gente, então nela você colocar setoriais, cada radio em cada setorial só consegue atender um numero limitado de clientes com qualidade, digamos 15-20, então o uso de setoriais ajuda a dividir o processamento das conexões entre mais radios, afinal colocar 1 omni em torre já dá desempenho meia-boca, que dirá colocar 4, uma vai atirar no pé da outra...


    Mas isso você devia saber ANTES de começar a trabalhar como provedor... e não depois de anos.
    É tipo médico que aprende medicina depois de anos num pronto-socorro... vai saber quantos já não matou no processo de aprendizagem (Ou no caso de provedor que não entende nada de RF, vai saber quanto já não poluíu o espectro de 2,4GHz por usar equipamentos idiotas tipo amplificador ou radinho maldito de 1000mW...).

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Qual Melhor Antena para Usar?

    Cada caso é diferente, não é que meu roteador resolveu pifar na parte wireless, (dv estar com uns 1 mw) com 5 metros de distancia já não tem sinal. Coloquei o velho krazer, ou o edimax para ter a net nos dispositivos móveis e notes.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diam Ver Post
    Pessoal eu sou velho na praça como provedor, estou desde 2008, mas como tudo vem sempre evoluindo quero saber qual e melhor uma antena de grade 2.4 25dbi de 80,00 ou uma antena setorial 2.4GHZ 17 DBI 634,00, para ser colocada na torre de 12 metros, independente de longa ou pequena distancia, minha duvida é porque a setorial é melhor?
    cara desculpe se estou sendo um pouco rude mas se você trabalha desde 2008 no ramo era para você saber que colocar antena aberta com grade de 25 na torre e dar um tiro no pé. ela vai atrapalhar tanto você como o resto que tiver perto de você.

  6. #6

    Padrão Re: Qual Melhor Antena para Usar?

    Sim

  7. #7

    Padrão Re: Qual Melhor Antena para Usar?

    Muito Obrigado sua explicação me esclareceu tudo, mas que tipo de setorial me recomendaria á MM-2417s90H da Aquário ou outra, também e melhor vertical ou horizontal?

    Obrigado Desde Já

  8. #8

    Padrão Re: Qual Melhor Antena para Usar?

    Só uma coisa, se JÁ TEM um monte de grades e comprar setorial de pol. horizontal vai ser só colocar as grades viradas pro lado, deitadas. Mas se já tem umas CPE's verticais (As mais antigas não eram de dupla polarização) dá trabalho colocar CPE de lado, o risco de entrar agua é grande, aí é o caso de comprar setorial vertical.

    (A polarização é só isso, se a antena fica de pé ou deitada. Antena de polarização horizontal obviamente não vêm mais larga que alta, só o elemento irradiante é que vem na horizontal, a aparecencia externa das setoriais horizontais ou verticais é a mesma, só em antena de grade é visível de longe se está na vertical ou na horizontal)