+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Pois é Vitor, de certa forma estes são dados que não deveriam estar a disposição do público.. não acha?
    Dá para ver quem sonega mas dá para ver como está o crescimento de um concorrente e em cima disso traçar algumas alternativas. A meu ver este crescimento é algo confidencial de uma empresa.

  2. #62

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Concordo contigo! Com isso sabendo o preço que o concorrente cobra, a velocidade posso estabelecer métodos mais eficazes; atender o segmento que mais cresce e em que parte tenho que investir!

  3. #63

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Esfriou o tópico? Eu ainda acho que o Wimax é um potencial aliado para nós provedores, talvez o maior problema seja o custo de licenciamento de frequência, já que, embora existam equipamentos Wimax que operam em frequência livre, muitos nao o fazem, e complica (ao menos para mim), achar um cpe de frequência livre a um custo aceitável.

  4. #64

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Esfriou o tópico? Eu ainda acho que o Wimax é um potencial aliado para nós provedores, talvez o maior problema seja o custo de licenciamento de frequência, já que, embora existam equipamentos Wimax que operam em frequência livre, muitos nao o fazem, e complica (ao menos para mim), achar um cpe de frequência livre a um custo aceitável.
    Então, mas no nosso caso nós não temos umas frequência para trabalhar. Nenhum de nós conseguiria comprar uma frequência em leilão. É inviável. É coisa para peixe grande.

    Se ao menos o CPE em 5.4/5.8 fosse viável eu investiria FÁCIL.

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    Atualmente o maior gargalo do Brasil é entre o cliente e o PTT, ou seja, o gargalo tá na operadora!
    Vitor, como assim você quer dizer?
    Fui responsável de TI recentemente por uma operadora menor no noroeste do estado e eles estavam no PTT de Campinas. Eu não cuidava do NOC/Operações de rede mais via o pessoal comentar que o trafego para o PTT era ridiculamente baixo e chegávamos com fibra PRÓPRIA, nada de operadora no meio.

  5. #65

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Então, mas no nosso caso nós não temos umas frequência para trabalhar. Nenhum de nós conseguiria comprar uma frequência em leilão. É inviável. É coisa para peixe grande.

    Se ao menos o CPE em 5.4/5.8 fosse viável eu investiria FÁCIL.
    É o meu problema, conseguir bons CPEs nessa frequência. Um cliente meu comentou sobre o Tsunami da Proxim. Alguém tem informacao?

  6. #66

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    É o meu problema, conseguir bons CPEs nessa frequência. Um cliente meu comentou sobre o Tsunami da Proxim. Alguém tem informacao?
    Sofre comigo:

    Linha da Proxim:

    Linha de Produtos disponíveis no PY: http://www.excellinformatica.com.py/?inc=lista&m=proxim

    Site Oficial: http://www.proxim.com/products/point-to-multipoint

    Até onde entendi:

    BaseStation:

    http://www.excellinformatica.com.py/...BASE%20STATION

    CPE:

    http://www.excellinformatica.com.py/...A%20DE%2018DBI

    Qual a diferença entre Throughput e Data Rate ?

  7. #67

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Zucchi, antigamente os Tsunami eram muito bem elogiados. Depois da chegada dos ubnt e mk as coisas foram esfriando.
    Quem tinha um Proxim era top.

    Esta basestation que você citou deve estar realmente num patamar muito superior.
    Veja que ele tem placa Peltier para resfriamento.
    Uma vez um neto meu que é muito curioso queria implementar numa RB uma placa dessas para fazer resfriamento. Agora me lembrei dele. heheh

    Será que tem gente usando estes novos lançamentos da Proxim?

    Aproveitando o ensejo vou baixar o pau na MK novamente. Hoje tivemos que trocar mais uma RB 711.
    E que ninguém venha dizer que era configuração, alimentação ou seja lá o que for. Só foi tirada a RB e colocada uma boa e velha 433Ah no lugar. Velha no lançamento.

    A safada da RB começou a oscilar. E isso com cerca de 6 meses de uso.
    Um pouco ia bem, depois quase travava, depois reagia. E o povo gritando nos nossos ouvidos.
    No meu entendimento, enquanto alguns fabricantes aprimoram, outros regridem.

  8. #68

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Só pra citar uns exemplos de problemas:
    RB433 tinha/tem dissipador em cima de processador, se olhar no datasheet dele ele nem precisaria. Cuidado que garante vida longo pra RB, troca capacitor a cada 4 ou 5 anos e pode usar sem ventilação nem nada sem problema.
    RB711, 912, 411, tem dissipador? No processador tem, mas não na etapa de RF.
    E... o processador, por exemplo, da RB912, tem dissipador suficiente? Sei não, tem AP INTERNO com o AR9342 com dissipador MAIOR mas rodando a apenas 400 ou 533MHz. A MK arrisca o troço a 600MHz com um dissipador menor? Na Letônia uma RB externa pelo visto nunca chega a 70°C então.


    Mas... esse Proxim com peltier... isso pra mim é outro exemplo de gambiarra. Peltier vai gastar energia pacas (Pastilha de 20W não faz efeito em processador, precisa de 60W pra cima, imagina o nobreak!), e indica um belo overclock. Imagino que tenha ventilação forçada, o que exigiria limpeza anual em boa parte do país (Hoje limpei uns fan filter, em 6 meses praticamente entupiu. Uso externo? Não, interno! Imagina se fosse externo!).

    Essas soluções que só servem pra bancada de sala com ar-condicionado ou pro verão do artico me incomodam muito. Agora as 20h meu termometro na mesa está em 31ºC. Mesa, a noite... imagina o calorzinho em cima do telhado, numa caixa sem ventilação, as 14h, ESR de capacitor vai pro espaço, tem ripple, tudo esquenta, os mosfets alteram resistencia interna quando esquenta, tem mais ripple ainda, aí a etapa de RF perde 10% dos pacotes e tem que repetir, fora que o processador do equipamento também tem que ficar refazendo calculo porque está alimentado por ripple... e o throughput, estabilidade e durabilidade vão pro lixo.
    (Tudo por culpa de engenheiro que acha que 25°C é "calor"... pfff. Ou que acha que todo equipamento outdoor tende mais a congelar por causa do vento, do que a cozinhar por causa do sol)

    Tenha muita desconfiança de importados por isso, parece que não levam a serio a informação que caixa hermética chega facil a 70ºC no brasil, são feitos pra operar de 0 a 50ºC (Tá nos datasheets da Atheros, 0 a 40°C, ou 0 a 50ºC. Putz... sem ligar, só de ficar no sol, a RB já chega a 50°C, imagina depois de ligar e processar duzias de milhares de PPS).

  9. #69

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    @Zucchi , a coisa tá melhorando, já está aparecendo uma solucao.

    Qual a diferença entre Throughput e Data Rate ?

    Primeiro o Data Rate: Data Rate é o valor nominal que fecha o enlace. Um rádio 802.11 AN (BGN também dá igual), usando Mimo 2X2 pode fechar em um Data Rate de 300 Mbps. É como dizer: meu rádio CCE tem 15 KW PMPO de potência, ou seja, nao diz nada rss, porque essa medida é só indicativa, já que a potência real seria a RMS.

    Throughput: Aqui é o que efetivamente passa pelo canal. Para chegar nesse nome feio, pegamos o Data Rate que enlacou (supondo 300 Mpbs), dividimos por 2 (temos 150 Mbps) e multiplicamos pelo CCQ/100 (supondo um CCQ de 100%) teríamos um enlace passando efetivamente 150 Mbps.

    <aviso aos haters>
    Lembrando que citei os valores como exemplo apenas com as características máximas dos rádios, a gente sabe que na prática existem muitos parâmetros extras para considerar, mas o cálculo é esse:
    Throughput=((Data Rate /2)*(CCQ/100))
    Fonte: treinamento do MTCNA
    </aviso aos haters>

    EDIT: @1929 a minha primeira RB450G sempre deu BO, tanto é que no último troquei por outra zero bala e nem lembro que ela existe. Hardware caro já tá problema, imaginemos MK e UBNT.

  10. #70

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Já pararam para pensar que os roteadores caseiros poderiam ter sido homologados em outra frequência? já que há mais de 10 anos muitos provedores vem utilizando a frequência 2.4ghz em uso outdoor, inclusive a anatel sabe ou finge que não sabe...
    Então se praticamente acabaram com a frequência 2.4ghz, nada mais justo que liberar para os provedores a frequência como o amigo citou de 2.5ghz a 2.69ghz. Lembrando que muitos equipamentos wireless de poderiam ser fabricados nessa frequência para os provedores poderem distribuir a net para os clientes ou mesmo na faixa 3.5ghz, Assim ficaria: ptp's em 5.8ghz, PTM 3.5ghz, e na residência do cliente o 2.4ghz, e não usar o 5.8ghz em usuário final como tá sendo comum, o que pode comprometer totalmente em futuro breve a essa no Brasil.

  11. #71

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Será que tem gente usando estes novos lançamentos da Proxim?

    Aproveitando o ensejo vou baixar o pau na MK novamente. Hoje tivemos que trocar mais uma RB 711.
    E que ninguém venha dizer que era configuração, alimentação ou seja lá o que for. Só foi tirada a RB e colocada uma boa e velha 433Ah no lugar. Velha no lançamento.

    A safada da RB começou a oscilar. E isso com cerca de 6 meses de uso.
    Um pouco ia bem, depois quase travava, depois reagia. E o povo gritando nos nossos ouvidos.
    No meu entendimento, enquanto alguns fabricantes aprimoram, outros regridem.
    Então...
    Reza a lenda que os TSUNAMI 8200 são os top de linha da Proxim. Lá fora:

    CPE: http://www.winncom.com/en/products/76707 - $ 1099 Obamas

    BaseStation: http://www.winncom.com/en/products/901-00182 300mbps $ 6.999

    Neste site acima tem uma linha extensa da Proxim. Vai horas de avaliação e estudos no PDF...

    Para um CPE considero EXTREMAMENTE caro. Até o de $ 187 Dolares ainda dá para encarar com algum esforço visando a ausência de dor de cabeça, qualidade e possibilidade de QoS. Mas CPE de 1100 dólares é complicado.

    Quanto ao Mikrotik você está me deixando preocupado rs...
    Estou para comprar 04 RB450G....

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Tenha muita desconfiança de importados por isso, parece que não levam a serio a informação que caixa hermética chega facil a 70ºC no brasil, são feitos pra operar de 0 a 50ºC (Tá nos datasheets da Atheros, 0 a 40°C, ou 0 a 50ºC. Putz... sem ligar, só de ficar no sol, a RB já chega a 50°C, imagina depois de ligar e processar duzias de milhares de PPS).
    Rubem, entendo seu ponto e sempre pensei exatamente desta forma. Uma caixa hermetica chega FÁCIL a essa temperatura aqui no Brasil. Qual é a solução?

    Nem sempre dá para por em uma sala com ar condicionado, tão pouco em uma sala, então, a instalação acaba tendo que ficar externa mesmo. Neste caso, o que dá para fazer?

  12. #72

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Já pararam para pensar que os roteadores caseiros poderiam ter sido homologados em outra frequência? já que há mais de 10 anos muitos provedores vem utilizando a frequência 2.4ghz em uso outdoor, inclusive a anatel sabe ou finge que não sabe...
    Então se praticamente acabaram com a frequência 2.4ghz, nada mais justo que liberar para os provedores a frequência como o amigo citou de 2.5ghz a 2.69ghz. Lembrando que muitos equipamentos wireless de poderiam ser fabricados nessa frequência para os provedores poderem distribuir a net para os clientes ou mesmo na faixa 3.5ghz, Assim ficaria: ptp's em 5.8ghz, PTM 3.5ghz, e na residência do cliente o 2.4ghz, e não usar o 5.8ghz em usuário final como tá sendo comum, o que pode comprometer totalmente em futuro breve a essa no Brasil.
    Que tal 5.8 para ptp
    5.4 para ptmp
    e 2.4 na residencia do cliente?

  13. #73

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Que tal 5.8 para ptp
    5.4 para ptmp
    e 2.4 na residencia do cliente?
    E os novos Acess Point AC ?? Trabalham na mesma frequência que nós correto? (ou errei?)

  14. #74

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    @Zucchi , a 450G usei por 4 anos uma como servidor. Até que deu pau num dia de tempestade muito forte. Mesmo assim não posso reclamar. E vem confirmar o que o @rubem falou. O problema na etapa de RF que a 450G não tem RF

    Com as explicações do @rubem começa a clarear na minha mente porque os MK mais modernos estão dando pau com tanta frequencia. Esta descrição da perda de eficiência é exatamente o que vi acontecer.
    Fica instável, hora trabalha bem, hora cai rendimento e até zera o througput
    E olha que aqui no sul não tem feito calor, pelo contrário e isso acontece mesmo a noite sem efeito do calor solar.

    Pode ser o que esteja acontecendo, superaquecimento não por clima mas por deterioração de componentes.
    Podem ter a certeza que tem muito mais gente com o mesmo problema.

    Amanhã ou depois muitos vão passar por isso e começar a abrir a boca com os MK assim como muitos já fazem com ubnt.

  15. #75

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    A minha RB trabalha bem quente também, já pensei em adaptar um cooler pequeno no processador, mas nao tenho tantos conhecimentos de eletrônica.

    A RB450G é pau para toda obra, um computador muito eficiente pelo preco, só que eu sou zicado com hardware mesmo

  16. #76

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Que tal 5.8 para ptp
    5.4 para ptmp
    e 2.4 na residencia do cliente?

    Coincidentemente, eu tenho usado dessa forma aqui e tem sido ótimo. Detalhe: Em PTMP eu somente uso canal de 10 Mhz, pois evito receber interferencia e consigo até 25 Mbps de Down por 2 Up, com latencia de 1 ms.

  17. #77

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    E os novos Acess Point AC ?? Trabalham na mesma frequência que nós correto? (ou errei?)
    Os rádio 802.11ac trabalham na mesma frequencia, inclusive são compatíveis com 802.11n.

    Mas eu vou falar a verdade, estou começando a ficar com medo do uso que vão fazer desses novos rádios, pois com eles vai ficar muito fácil arrebentar com o espectro. Tem muita gente que vai usar canal de 80 Mhz em PTMP e aí vai ficar terrível.

    Acho que temos que cirar um tópico explicando como usar esse novo protocolo pra tentar minimizar esses problemas.

  18. #78

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Coincidentemente, eu tenho usado dessa forma aqui e tem sido ótimo. Detalhe: Em PTMP eu somente uso canal de 10 Mhz, pois evito receber interferencia e consigo até 25 Mbps de Down por 2 Up, com latencia de 1 ms.
    eu abri um topico a quase 3 anos atras, informando sobre os limites de potencia da faixa e sugerindo isso.
    mas infelizmente, muitos sequer conhecem o limite de cada faixa e fazem a zorra.
    com o tempo, com a necessidade, espero que isso mude, ou estaremos a beira do caos.

  19. #79

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Rapaz, se ai com Anatel em cima, largando multa e PADO na galera, o povo nao liga, compra rádio sem homologacao e o caramba a quatro, imaginen mundo a fora? Esse AC será a pior coisa para trabalhar com Wireless. E para meu temor já está chegando aqui.

  20. #80

    Padrão Re: Wimax - o que estou deixando passar ou não entendi ?

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Rapaz, se ai com Anatel em cima, largando multa e PADO na galera, o povo nao liga, compra rádio sem homologacao e o caramba a quatro, imaginen mundo a fora? Esse AC será a pior coisa para trabalhar com Wireless. E para meu temor já está chegando aqui.
    Aproveitando que falamos de AC, qual a diferença de uma para outra?

    http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...M%20METAL%20L4

    http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...M%20METAL%20L4