Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor Antena para rádio AM

    Boa tarde galera...

    Não sei se é local certo para postar essa pergunta... Mas vamos lá... A alguns dias venho buscando um local para comprar uma antena AM, pois irei comprar um Micro System que possuí rádio AM e FM. No caso da antena FM jà encontrei e comprei. Mas a antena AM está muito difícil de encontrar.
    Na realidade o que está difícil de encontrar é uma antena Externa para rário AM. Pois internas já encontrei várias, e eu mesmo tenho uma de plástico do tipo Loop. Mas sinceramente para minha região ela é péssima.

    Pesquisando verifiquei que Am funciona :
    Ondas Médias - 525 kHz–1,705 kHz, possuindo médio alcance.

    Já realizei pesquisas sobre antenas Ondas Médias e cheguei a encontrar algumas, mas todas caseiras, feitas por rádio amadores e com preços muito elevados.

    Verificando em alguns sites, vejo que a uns 80KM da minha casa tenho em torno de umas 15 rádios AM, além do mais, lembro que meu pai tinha um rádio AM a pilha, e que a noite pegava diversas rádios... Rádios que estavam a Mais de 500 KM de distância.

    Diante da minha falta de conhecimento e da falta de informação, comparado com antenas Wireless. Gostaria de saber de vocês, alguém indica-se onde comprar uma antena AM externa. Pois não tenho conhecimento se antenas nessa frequência possuem ganho em DBI. Na realidade eu não sei o que levar em consideração na hora da compra de uma antena AM.

    Entende, qual o tipo de antena comprar? Qual irá fazer eu captar rádios mais distantes?

    Diante dessa da minha falta de conhecimento, pensei em criar uma antena AM, encontrei vídeos mostrando a criar uma antena de Loop. Eu só não gostei muito delas pois são direcionais. É possível criar uma antena "Omni" para rádio AM ?? em algunas comentários, pessoas diziam que era apenas colocar um fio de arame grande que pegaria?

    Se alguém puder ajudar... ATT HJ

  2. #2

    Padrão

    abcd, realmente você não vai encontrar muita antenas industrializadas para a TOP BAND (assim chamada pelos radioamadores) mas construir uma é relativamente fácil, já que são usados muito poucos componentes, basicamente fios de cobre e isoladores. Segue um exemplo, mas você pode achar muitos outros na rede.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         160 m QST em portugues.pdf
Visualizações:	4678
Tamanho: 	735,0 KB
ID:      	54384

    Abraço e bons DX's.

    73'

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Os rádios mais modernos, na realidade desde os anos 60 para portáteis possuem antena interna de ferrite e nos anos 70 começaram a vir em rádios do tipo cabeceira. Os rádios antigos, usávamos um fio flexível(0,75 mm²) áté acima do telhado e com uns 5 metros de cada lado com isoladores nas pontas, o mesmo vale para ondas curtas(1800 Mhz a 22 Mhz). As AM têm data marcada para descontinuação dos serviços, não sei dizer para ondas curtas, ou seja em breve na amazonia, continente africano, e muitas residências ou vilas isoladas ficarão sem acesso a notícias locais.

  4. #4

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Primeira coisa que voce vai ter que cuidar. O micro-system tem saida para antena externa? Os mais modernos não incorporam esta saída.

    FM trabalha entre 80mhz e 108mhz. Então é prático uma antena construida com tubos de alumínio , uma antena Yagi semelhante a de TV, mas com as varetas cortadas para a citada frequencia.
    AM em ondas médias não existe antena industrializada para recepção.
    Mas é muito fácil fazer uma. Inicialmente procure por cordoalha. Tem uma cordoalha de cobre que tem cerca de 1 a 2 mm de diametro.
    Porque a cordoalha é melhor do que fio sólido? o caminho percorrigo pela onda eletromagnética só ocorre na superficie do fio. Então usar uma cordoalha que é trançada com inúmeros fios só faz aumentar a superfície de captação.

    Que comprimento usar?
    tem uma formula básica. 150/frequencia . Como 150 seria a metada da velocidade da luz, e isso na prática não existe fisicamente pois há perdas, então use 142,5/frequencia.
    Considerando uma frequencia média de 1000 Khz voce teria 142,5/1000= 142 metros . Este é o comprimento da meia-onda. Como uma antena é composta de lado positivo e lado negativo, fica metade para cada lado. 71m +71metros.
    Impraticável, né?
    Felizmente para recepção estes cálculos não precisam ser exatos. Se fosse para transmissão daí sim precisa cortar do tamanha mais correto para não aumentar a ROE que é a reflexão do sinal que não sai casadinho pela antena.
    Com uma ROE alta vai sobrecarregar o Tanque Final de saida do transmissor e queima.
    Mas recepção não tem isso. Então não esquenta muito com tamanhos exatos.

    Felizmente há uma saída honrosa... a chamada antena 14Porcento.
    O que é isso. É uma antena cortada no tamanho de 1/4 de onda que no exemplo é a metade da meia onda ou aproximadamente 35metros. Já melhorou né?
    Estica este fio com isoladores nas pontas.
    E mede 14% a partir de uma das pontas. 4,90 metros.
    Neste ponto você solda outro fio e desce até o seu receptor de AM. Também de cordoalha de cobre.
    Tudo isso se quiser fazer dentro das medidas. Mas como disse, recepção não é crítica e você pode diminuir estas medidas mantendo a proporção dos 14%.
    Tem mais rendimento se cuidar de usar cordoalha do que fazer nas medidas e colocar fio comum.
    Antigamente tinha o serviço de radio-escuta. A Anatel na época Dentel, até dava um indicativo gratuitamente. Este indicativo era o chamado ZY- Nem sei se existe mais isso.
    Agora, se voce quer mesmo se dedicar a sintonizar estações comerciais distantes procure por rádios antigos como o Hammarlund ou Hallicrafters. Tem modelos que dá até para escutar estações de radioamador em ondas curtas. E principalmente em SSB. Acho que com um MicroSystem voce não vai muito longe pois eles não são projetados para alta sensibilidade de recepção.
    O dia que voce ver a diferença entre sintonizar uma estação em AM e outra em SSB voce vai ver que em SSB não tem ruido de fundo, ruido de estática. E um som limpinho, só com uma caracteristica de parecer com um som de lata. A transmissão em SSB é de 1khz. Isso elimina os ruidos.

    Desculpe o texto extenso.

  5. #5

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Rádio de onde quer pegar? Outros países?
    Estou no Triangulo Mineiro e no carro, com antena integrada no para-brisa consigo pegar uma AM de Londrina (Paraná) sem ruídos (mas só a noite). Se quiser ouvir rádios distantes tem alguns rádios antigos que ouvem SW(ondas curtas), dá até para ouvir a transmissão ao vivo do papa. Mas depende muito de você não ter interferências, uma simples luz fria pode atrapalhar. Para ter estabilidade é bom ter antena grande mesmo. @1929 SSB já não entra na faixa da rádio do cidadão (vulgo px)? Só curiosidade, já que, pelo que li, a escuta é livre e o indicativo é só para quem tem equipamento capaz de emitir sinal.
    Me interesso muito por essa área, mas nunca tive equipamentos.

  6. #6

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Citação Postado originalmente por leandrovaranda Ver Post
    Rádio de onde quer pegar? Outros países?
    Estou no Triangulo Mineiro e no carro, com antena integrada no para-brisa consigo pegar uma AM de Londrina (Paraná) sem ruídos (mas só a noite). Se quiser ouvir rádios distantes tem alguns rádios antigos que ouvem SW(ondas curtas), dá até para ouvir a transmissão ao vivo do papa. Mas depende muito de você não ter interferências, uma simples luz fria pode atrapalhar. Para ter estabilidade é bom ter antena grande mesmo. @1929 SSB já não entra na faixa da rádio do cidadão (vulgo px)? Só curiosidade, já que, pelo que li, a escuta é livre e o indicativo é só para quem tem equipamento capaz de emitir sinal.
    Me interesso muito por essa área, mas nunca tive equipamentos.
    SSB é uma forma de modulação onde a emissão é "capada" vamos dizer assim. Em AM a largura de banda é de 8 khz
    Em SSB é de 1khz . Em telegrafia idem.
    Todos os rádios que tem ondas curtas e tem o que se chama de oscilador de batimento, tem capacidade de escutar em SSB . Em SSB em alta e baixa. Nos PX também se usava muito isso LSB ou USB.
    Todos os transceptores mais modernos de radioamador em ondas curtas tem SSB em todas as faixas para tanto transmitir com escutar. Já os rádios que citei tendo o batimento dá para escutar as conversas de radiomadores pelo mundo afora.

    O PX é uma das faixas de ondas curtas em 27mhz. O chamado 11 metros. O indicativo começa com PX
    Existe indicativo para quem quer transmitir como radioamador, daí é PY ou PU.

    ZY que era o indicativo para quem queria ser só radioescuta. Esse acho que nem existe mais.
    Antigamente um radio-escuta ao sintonizar uma estação distante , enviava para a emissora um cartão com as características da recepção, pois estes receptores tinham até um medidor de nível de sinal. E as emissoras retribuiam com alguma lembrança da emissora, como uma flâmula, ou outro presentinho.
    E os radio-escuta tinham prazer em colecionar estes brindes de estações remotas.

    Mas isso era antes da era cibernética. Não sei se ainda existe.

  7. #7

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Eu prefiro antena ativa. Tem muito ruído hoje em AM (Aqui com antena comum de carro não pega nada, de noite fora da area urbana, que no interior são 4 quarteirões, aparecem algumas de outros paises), o negocio é filtrar ruído e amplificar sinal.

    Pra pegar a CBN de Cuiaba, Palmas ou Goiania, em torno de 800Km cada, pra lados diferentes, tentei dipolo de 1/4, pegava coisa da europa, africa, argentina, mas não do brasil (E isso são 70m de fio!), tentei loop comum, e então tentei essa maravilha:
    http://www.ebay.com.au/itm/DEGEN-DE-...-/260882029175
    Não é muito diretiva, digo, posso virar bastante que o sinal só varia mas não deixa de pegar. Isso que comparo com antena 1/4! Tanto num minisystem Toshiba como em Motoradio classico pega as mesmas coisas, faz muito mais efeito que dipolo de 70m.

    Mas pense seriamente num receptor muito bom, tem uns Tecsun e Degen compactos. Eu prefiro Degen, tanto antenna como radio, tenho um DE17 "antigo" (Estava R$ 90 no brasil, hoje está o dobro provavelmente), e sem antena decente ele pega muita coisa, infelizmente o bicho é burro e quando pluga essa antena (Da propria Degen, mas com 10 anos de diferença) não sai som, aí tem que adaptar, mas pega maravilhas. Aqui pega mais SW, muitas radios tipo Nacional da Amazonia ou de Brasilia já migraram pra SW, não dá mais pra MW em distancia grande. Sem chance da Nacional da Amazon ir de Manaus ao Amapa e chegar como nitidez num Motoradio 19 faixas em MW, em SW ainda dá.

    "Fio esticado" vira monopolo simples, tem tamanho certo (1/4 ou 1/8 de onda) pra ter melhor rendimento, se acertar o tamanho pra frequencia exata desejada (Erro de centimetros muda varios KHz) vai ter 2dBi, nas frequencias fora do ponto exato vai ter ganho negativo (Mas ainda será melhor que a telescopica original do radio), como AM precisaria um monopolo ou dipolo gigante (30 a 80m de fio esticado) o jeito é usar antena ativa ou receptor de sensibilidade muito boa (1mV/m em MW). Se é pra gastar eu prefiro um radio compacto, tipo um Degen pequeno da vida, neles sim qualquer fio vira uma boa antena (Mas tem que ver se o sinal chega mesmo aí, aqui CBN de capital nenhuma chega, varias outras radios sim mas CBN não, provavelmente usam potencia baixa, desanimei com isso, só pegam radios péssimas por aqui, audio limpo mas conteúdo péssimo.

    Pra carro deve existir antena ativa também, já ví mas não lembro de nenhuma.
    Pra usar em casa o negocio é essas a pilha mesmo, porque fonte gera ruído demais, trabalhando com sinal tão baixo não dá pra ter ruído nenhum de fonte, pilha é garantida (Eu uso umas Multilaser de R$ 5, se carregar direito (baixa corrente, nada de carregador rapido) dura anos, as minhas tem 2 anos e duram uns 2 meses na antena se esquecer ligado.

    Dá uma olhada nos precinhos de um bom receptor:
    http://www.amantesdoradio.com.br/loja_on-line.htm
    Imagina se tem condições de um minisystem de R$ 300 (Custo de mecanismo de cd, alto-falante, fonte, essas coisas maiores) ter uma etapa de RF caprichada como a desses radinhos.

  8. #8

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Beleza Rubem, não conhecia este site.

    Me fez retornar aos tempos de PY.
    o que me diz desta marca Tecsum e deste modelo. http://www.amantesdoradio.com.br/imgloja/pl210_2.jpg

    SErá que os antigos de mesa não tinham mais sensibilidade para DX? Só que um usado desses não é facil encontrar por bons preços. E tem ainda a questão de manutenção. A geração que trabalhava com válvulas já se foi....

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    abcd, realmente você não vai encontrar muita antenas industrializadas para a TOP BAND (assim chamada pelos radioamadores) mas construir uma é relativamente fácil, já que são usados muito poucos componentes, basicamente fios de cobre e isoladores. Segue um exemplo, mas você pode achar muitos outros na rede.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         160 m QST em portugues.pdf
Visualizações:	4678
Tamanho: 	735,0 KB
ID:      	54384

    Abraço e bons DX's.

    73'

    Boa noite @douglasesmeriz , realmente depois de pesquisar o termo que você passou, apareceram novos site e modelos de antenas:


    http://topbandhams.com/index.php?opt...page&Itemid=28

    Mas tenho uma dúvida, TOP BAND está diretamente relacionado AM? pois vejo a utilização desse termo em outras frequências...

    A antena que passou achei interessante, mas para minha realidade talvez não seja adequada, por conta do tamanho...

    ATT AB

  10. #10

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Os rádios mais modernos, na realidade desde os anos 60 para portáteis possuem antena interna de ferrite e nos anos 70 começaram a vir em rádios do tipo cabeceira. Os rádios antigos, usávamos um fio flexível(0,75 mm²) áté acima do telhado e com uns 5 metros de cada lado com isoladores nas pontas, o mesmo vale para ondas curtas(1800 Mhz a 22 Mhz). As AM têm data marcada para descontinuação dos serviços, não sei dizer para ondas curtas, ou seja em breve na amazonia, continente africano, e muitas residências ou vilas isoladas ficarão sem acesso a notícias locais.

    Boa noite @Nilton Nakao , andei lendo essa notícia:

    http://oglobo.globo.com/sociedade/te...o-ano-11858417


    Pelo informado, vai ser muito melhor passar para FM...

    Mas você e um vendedor me deixaram com uma dúvida, em relação a ondas curtas... Pois um vendedor falou que a antena dele pegava Ondas curtas AM???

    possuí alguma antena AM , sim se for ouvir ondas curtas AM
    http://www.sarmento.eng.br/Radio_Ondas_curtas.htm

    Minha dúvida em relação a você, é: Existem emissoras de rádio aqui no Brasil que funcionam em OC???
    Editei, após pesquisar encontrei essa lista:
    http://www.radios.com.br/rela_ot1.htm

    Mas em relação ao vendedor... AM ondas Curtas???

    Editado novamente, encontrei a resposta aqui:
    http://www.mundodaradio.com/artigos/o_que_e_a_ssb.html

    Antes de mais, convém contextualizar o tema: consideremos uma emissão de radiodifusão em "AM" (modulação de amplitude). Tanto faz ser em Onda Média, em Onda Curta ou Onda Longa, já que os princípios subjacentes ao seu funcionamento não dependem da frequência de emissão. Para que o emissor coloque sinal no éter, é preciso que a respectiva antena irradie uma onda sinusoidal com a frequência a ser transmitida. É o que designamos por portadora. Não obstante, a partir do momento em que a portadora está ligada, o nosso receptor vai captar apenas silêncio. Para que a informação útil (vozes dos locutores, música, etc.) seja transmitida , será necessário modular o sinal em amplitude em torno da portadora. Isto é, a "altura" da onda (aamplitude) varia conforme os sons transmitidos. Se um animador pronuncia a letra "A", a onda terá uma determinada forma. Quando o mesmo animador diz "B", a onda terá uma forma diferente.
    ATT AB

  11. #11

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    É o seguinte.

    AM é uma forma de modulação da portadora. Modula em amplitude.
    FM modula em frequencia.
    As emissoras comerciais que operam em AM podem tanto estar na faixa chamada de ondas médias ou em faixa de ondas curtas.
    Em Fm só vai achar entre 88 e 108 mhz que é a faixa comercial.
    Eu tenho um rádio transceptor Yaesu que tem também modulação FM mas nunca vi ninguém utilizar no radioamadorismo FM na faixa de ondas curtas.

    Você precisa definir o que quer sintonizar para escolher o receptor ideal.
    Se é só rádios comerciais da região seja em AM ou FM qualquer rádio bonzinho vai atender.
    Se for para sintonizar estações distantes, daí vai com aqueles que o Rubem citou.
    Se quiser ampliar o leque de opções e escutar ou "corujar" os papos dos radioamadores vai com aqueles primeiros da lista no site pois tem opção para SSB em todas as faixas. E ainda por cima tem sintonia direta deste as ondas médias até o final da faixa de ondas curtas . Os rádios comuns você vai ter que trocar de faixa e não vai escutar as faixas de radioamador.
    é só definir o objetivo e mandar ver.

  12. #12

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    1º - Primeira coisa que voce vai ter que cuidar. O micro-system tem saida para antena externa?

    2º - AM em ondas médias não existe antena industrializada para recepção.


    3º - Mas é muito fácil fazer uma. Inicialmente procure por cordoalha. Tem uma cordoalha de cobre que tem cerca de 1 a 2 mm de diametro.


    4º - Que comprimento usar?


    Felizmente para recepção estes cálculos não precisam ser exatos.
    Mas recepção não tem isso. Então não esquenta muito com tamanhos exatos.
    4,90 metros.
    Neste ponto você solda outro fio e desce até o seu receptor de AM.


    5º - Agora, se voce quer mesmo se dedicar a sintonizar estações comerciais distantes procure por rádios antigos como o Hammarlund ou Hallicrafters.


    A transmissão em SSB é de 1khz. Isso elimina os ruidos.

    Desculpe o texto extenso.

    Boa noite @1929 ,

    Sinceramente eu que irei pedir desculpa, pois o seu comentário foi interessante, e acabou surgindo algumas dúvidas... se você puder responder algumas delas... irá ajudar e muito...


    1º - esse é um ponto que estou tendo cuidado para comprar, pois é para presente, a pessoa deseja tanto Am quanto FM... E vou te falar que é difícil encontrar um Micro System com AM que esteja em um preço de R$300,00 e R$500,00 . Estou sempre verificando se possuem entrada para antena externa, o grande problema, que alguns possuem umas entradas estranhas: Você saberia me dizer que entradas AM e FM são essas desse aparelho abaixo:

    Anexo 54394

    O link dele é este: http://www.ebay.com/itm/TEAC-MC-DX50...item2a38560e3e

    É pena que a versão que quero chama X60i, não é a mesma da de cima... mas acredito que tenha a mesma conexão:

    http://www.walmart.com.br/produto/El...-com-subwoofer


    Se vocês conhecerem algum Micro System que tenha entrada para antena externa... e que esteja em um preço de R$300 a R$500,00, eu aceito a dica...


    2 - Você disse que não existe antenas industrializadas... com muito custo encontrei algumas antenas externas.. Pois internas existem várias. O grande problema é o preço:

    Tanto Pixel quanto Terk possuejm antenas do tipo, veja essa lista:

    http://www.solidsignal.com/outdoor-radio-antenna-th.asp

    O grande problema é que alem do preço, algumas delas precisam de divisor, pois são AM e FM Na mesma... A pixel vende esse kit com dividor, mas pagar mais de R$400,00, apenas para ouvir AM, acho um pouco caro, pelo fato de ser um presente.

    Além do mais tem esse site que também vende antenas:
    http://www.amantesdoradio.com.br/loj...htm#acessorios


    Eu estava pensando em comprar está, mas pelo seu comentário, vale mais apena fazer minha própria antena:
    http://pt.aliexpress.com/item/tecsun...684922804.html


    3º - Para fazer minha antena, você indicou cordoalha, 1mm e 2mm, por quais motivos? se a espessura(mm) for maior é melhor??
    http://lista.mercadolivre.com.br/cordoalha-em-cobre

    Outra questão que levanto, elas devem ter uma Capa de plástico ou não?? como pode-se ver no link acima, ela não possuí. Tem muitos FiO de cobre esmaltado isso é bom? (são fios)


    4º - O comprimento você diz 4,9m, então a opção mais acima disso, seria 35m?? pois minha casa tem 14m e eu tenho espaço maior para atrás de 30 metros... Mas consigo obter um espaço maior... O grande problema que vejo é o fato de ter alguns fios de energia que passam a uns 1,5 metros de distância... Não sei dizer se pode causar interferência...

    Além disso fiz um desenho da antena, como sei que são 2 fios, penso eu que tenha que ser 2 de 4,9m ... ou é apenas 1???

    No caso de ser 2 fios existe alguma exigência, por exemplo, a distância entre eles, um fica no lado aposto ao outro??? COmo que é este caso?

    Anexo 54395

    Eu fiz um esquema da minha casa e da antena...

    5º - Minha intensão era dar apenas um micro System de presente com as antenas externas... Mas agora fiquei curioso a respeito do que estamos discutindo no tópico. E pretendo comprar um rádio "mais completo" para tentar captar alguns sinais... Vi alguns rádios tecsun entre outros... No mercado chinês que possui alguns baratos:

    http://pt.aliexpress.com/item/-/1932...otionVersion=1


    Obrigado pela Atenção até mais...

    ATT AB

  13. #13

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É o seguinte.

    AM é uma forma de modulação da portadora. Modula em amplitude.
    FM modula em frequencia.

    Boa noite @1929 , eu dei uma pesquisada antes e havia encontrado a minha dúvida... Sobre AM aqui:

    http://www.mundodaradio.com/artigos/o_que_e_a_ssb.html


    Mas muito boa a sua dica, acho interessante esse tema "radioamadorismo"...

    ATT AB

  14. #14

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Citação Postado originalmente por leandrovaranda Ver Post
    Rádio de onde quer pegar? Outros países?
    Estou no Triangulo Mineiro e no carro, com antena integrada no para-brisa consigo pegar uma AM de Londrina (Paraná) sem ruídos (mas só a noite). Se quiser ouvir rádios distantes tem alguns rádios antigos que ouvem SW(ondas curtas), dá até para ouvir a transmissão ao vivo do papa. Mas depende muito de você não ter interferências, uma simples luz fria pode atrapalhar. Para ter estabilidade é bom ter antena grande mesmo. @1929 SSB já não entra na faixa da rádio do cidadão (vulgo px)? Só curiosidade, já que, pelo que li, a escuta é livre e o indicativo é só para quem tem equipamento capaz de emitir sinal.
    Me interesso muito por essa área, mas nunca tive equipamentos.

    Boa noite @leandrovaranda , Como já citei em outra resposta, é apenas para presente. è bem básiCo... Ontem mesmo peguei uma antena pequena (loop) de plástico... Vi que ela é composta de um fio fino prateado... No qual vai e volta na antena e para o micro system que tenho em casa... Fazendo teste a noite, essa antena pegou umas 30 a 40 rádios, mas apenas umas 5 estavam com sinal (mais ou menos)... daí quando colocava para fora da minha casa, melhorava e muito o sinal... mas ainda continUava péssimo...

    Valeu pela dica...
    ATT AB

  15. #15

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    O tipo de conector da antena só atrapalha se você não conseguir troca-lo.

    Conector tipo F, igual/similar de TV ou parabolica (Banca C ou KU) geralmente se usa onde precisa um cabo longo até a antena, você usa um cabo coaxil de 75 ohms de 10 ou 20m até a antena e a perda é pequena. Antena que acompanhava 3 em 1, micro-system ou "aparelho de som" geralmente eram as fitas em T, desse tipo: http://www.mundodaradio.com/artigos/fm/antena_t.jpg Nessas o cabo é curto, a antena está logo alí, não é vantajoso no mundo ruidoso de hoje usar cabo desse tipo em antena distante, precisa antena blindada.
    E antena em conector P1 ou P2 (De fone de ouvido) é pros aparelhos que usam o fone de ouvido como antena, geralmente aparelhos compactos, realmente fica escroto um conector F num radinho de mesa de 1 palmo de tamanho.

    Quanto a sensibilidade de radios classicos, seja Motoradio classico, de 6 ou 9 faixas, a sensibilidade é bem pior que esses receptores modernos (Degen, Tecsun), um Transoceanic transistorizado, tipo o 7000, classico da primeira geração do transistor, também não é grandes coisas hoje. Os capelinhas dos anos 60 são péssimos hoje (Tenho um, Semp), foram bons no seu tempo porque o ruído era menor, precisava um sensibilidade razoavel e uma boa seletividade porque tinha emissora do mundo todo pegando, hoje tem muito ruído com nivel maior ou similar que essas radios do mundo todo, algumas delas ainda estão lá, mas precisa filtrar ruído pra ter audio bom, isso nenhum radio classico consegue (Não tão bem como qualquer Degen recente).


    Quando a AM e OC, a maioria das radios brasileiras está migrando pra OC, varios países não tem mais AM usavel (600-1600KHz, não falo da forma de modulação). Por conta da confusão prefiso usar SW e MW, short wave e medium wave, porque AM é forma de modulação, o termo em pt-br seria OM, ondas medias.
    SW (Ou OC, talvez "ondas tropicais" nalgumas faixas de radio velhos) tem varias faixas, não é uma faixa contínua de digamos 2 a 18MHz, você verá receptores com SW1, SW2, SW3, até SW7, por mais confuso que pareça esses são melhores, porque permite ajuste mais fino se não for digital. Os que tem apenas 1 faixa de SW tem problema de seletividade, você mal pensa em encostar no dial e ele já descintoniza a radio.
    Radio comercial é feita pra receptor comercial, então não se preocupa com modulação ou banda usada, optando por receptor comercial você terá duzias de radios pra ouvir.
    Antigamente muita radio tinha mania tosca de operar digamos da 8 as 10h e 7750KHz, das 12-14h em 5720KHz, das 18-21h em 9120KHz, eram programações picadas em frequencias picadas, quem gosta de radio decerto adorava isso, se obrigado a sintonizar radio em horario específico, tipo decerto faziam pra ouvir o Reporter Esso e depois da novela da radio Nacional do Rio...
    Mas hoje tá cheio de radio que migrou inteiramente pra SW (OC), especialmente as de maior potencia, porque é em sinal distante que fica bem nítido o ruído em MW, você só pega radio proxima ou muuuuuuuuuito potente em MW, enquanto em SW você pega coisa mais distante que usa potencia menor.

    SW também tem a vantagem de precisar antena menor, então um loop tunado (Antena boa é antena com sintonia) em SW pode ser menor que em MW, e se forem do mesmo tamanho o ganho em SW será maior que em MW.

    "Top band" é o apelido da banda dos 160m, uma faixa pra radio-amadores (Acima de 60 anos, com 20h livres por dia, com dinheiro e espaço em casa). A faixa dos 11m ganhou apelido de "Faixa do cidadão"... apelidos populares pegam. Antena "Top Band" é a apta a pegar sinal de 160m, que é até menor que MW, ou seja, pra radio comercial AM de 800KHz você precisaria de antena ainda maior que as Top Band!

    Se você não quer muito AM, esqueça dela, é minha recomendação: Experimente SW. Radio Canada internacional, china brasil, nacional, globo, ih, tem muita radio grande operando em sw. Só as locais/regionais que ficam em MW, e não sei se é por muito tempo.

    Eu não dava bola pro ruído em AM até ver a Nacional de Brasilia e a Nacional da Amazonia migrando pra SW. Elas tem um alcance gigante no interior, mudar assim de banda precisa motivação muito boa, aí que fui testar a recepção com radio comum sem antena ví que não tinha nada em AM, só ruído (E a 20 anos quando comecei a trabalhar com eletronica qualquer radio pegava no mínimo meia duzia de radios AM sem nem ter antena decente, hoje eles mesmo com antena decente não pegam essa meia duzia. E estou longe de tudo, radio "proxima" que digo é Manaus, São Paulo, Goiania, Brasilia, Porto-Alegre, nunca tive radio proxima tipo menos de 500Km. A 20 anos pegava radio de Porto Alegre e de Manaus, a 10 anos elas não pegavam mais, hoje migraram pra SW e pegam denovo).

    Lembra que radio-amadorismo e radios comerciais são meio diferentes, um está salvando o outro ultimamente, mas pra escutar radio comercial tem muito receptor comercial barato. Tá... não é barato R$ 300, mas comparado a um transceptor Kenwood ou Yaesu de R$ 1500 fica barato.

    Ah, radios classicos pra operar bem em AM precisam aterramento, a carcaça tem que ir pro terra e a antena é um monopolo esticado. Hoje os receptores digitalizados usam outro sistema, pré-amplificam tudo depois filtram e amplificam, e então fazem a discriminação do sinal. Dá pra fazer um amplificador na antena pra usar num radio classico, mas geralmente o jeito facil é fazer um amplificador de banda estreita, com ajuste de frequencia (Com sintonia na antena, por isso tuned loop ou tuned dipole).

  16. #16

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Citação Postado originalmente por abcd Ver Post
    Boa noite @1929 , eu dei uma pesquisada antes e havia encontrado a minha dúvida... Sobre AM aqui:

    http://www.mundodaradio.com/artigos/o_que_e_a_ssb.html

    Mas muito boa a sua dica, acho interessante esse tema "radioamadorismo"...

    ATT AB
    Ai neste resumo tem tudo que precisa para entender um pouco mais sobre modulação
    Quanto a antena externa, seja para AM ( que está ficando escasso) como para SW ou ondas curtas, não esquenta muito não. Se o rádio tiver sensibilidade, e os novos modelos devem ser bons nisso, basta um fio conectado na saida para antena externa.
    Eu citei a cordoalha de cobre porque o cobre é o melhor para a condutividade. E cordoalha porque a radiação eletromagnética só se propaga no fio pela sua superfície.
    Assim um fio de 2mm de diametro teoricamente recebe menos radiação eletromagnética do que um fio de 2mm mas composto de vários fios finos para formar a cordoalha.
    Mas estes detalhes só passam a ter importância quando voce quer sintonizar estações muito distantes. Para o feijão com arroz do dia a dia, um fio bem comprido já vai dar resultados.
    Estas antenas bem compactas como as das fotos eu nunca usei e não saberia dizer a respeito do verdadeiro ganho. O Rubem deve conhecer mais a fundo.
    A antena que citei ela não tem só 4,90metros.
    Eu citei um exemplo para sintonizar na metade da faixa de ondas médias. Por volta de 1000Khz. Ela teria cerca de 35 metros de fio na horizontal e numa distancia aproximada de 14%, cerca de 4,90 metros ou arredondando 5 metros , você vai enrolar a ponta de um outro fio que desce até o aparelho.
    Uma antena dessas iria captar o máximo de irradiação eletromagnética que afinal é o que vai ser convertido em som no rádio. Quanto mais captar melhor a clareza da recepção.

    Rubem, você falando em 160 metros me remeteu a época que comecei com transmissão a rádio. Tinha um transmissorzinho de 80/160m e naquela época ainda se conseguia falar em 160metros. Transmissor com duas válvulas 807 que eram muito boas para modulação em AM. A qualidade de voz que estas válvulas produziam era coisa quase de estúdio.
    807, 811 e a parruda 813.
    Já no Delta tinha a 6kd6.
    E hoje tenho guardado um desses: http://www.foxtango.kc9foz.com/FT101...2/101ZDmk3.jpg
    Está queimado o tanque de saida. Meus filhos não sabiam que precisava estar com antena conectada e ainda com a sintonia equilibrada entre placa e carga e ligaram o rádio sem antena e se foi a saida do rádio. Um dia vou mandar consertar.

    P.S - já ia me esquecendo sobre o conector do rádio que voce postou o link
    Tem uma saida para o fio que vai servir de antena para ondas média e curtas. é aquele onde tem dois fios torcidos. Tendo um como positivo já vai dar recepção, mas como o Rubem disse, aterrar ajuda muito.
    E o outro conector é para cabo coaxial 75ohm . As antenas para FM do tipo das de TV trabalham com cabo coaxial. Por isso são entradas diferentes.

  17. #17

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Sim, a TOP BAND está relacionada diretamente com a faixa comercial de AM. Os radioamadores transmitem um pouco acima da faixa comercial. Mas como no seu caso, interessa somente a recepção, você não precisa preocupar-se com a exatidão do tamanho da antena, porque isso é de extrema importância apenas na transmissão.
    Achei outro site interessante, pesquisando pelos termos "antena", "dx" e "AM",
    http://www.sarmento.eng.br/Antena.htm

    Se eu puder te ajudar mais, posto aqui.

  18. #18
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Para ouvir as rádios, vai ser complicado, a Anatel liberou para este município rádio comunitária(um) onde tem alcance limitado a 3 km de raio mas o município mais próximo fica a 54 km de estrada, não tem emissora de AM. A distancia entre os limítrofes do município chega a 50 km em linha reta, ou seja milhares de ouvintes estão "ass escuras", mas internet e telefonia celular está chegando com investimento pessoal que corre o risco de não ter esse tipo de serviço(FISTEL, SCM, etc).

  19. #19

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    Os radioamadores transmitem um pouco acima da faixa comercial. Mas como no seu caso, interessa somente a recepção, você não precisa preocupar-se com a exatidão do tamanho da antena, porque isso é de extrema importância apenas na transmissão.
    Achei outro site interessante, pesquisando pelos termos "antena", "dx" e "AM",
    http://www.sarmento.eng.br/Antena.htm

    Se eu puder te ajudar mais, posto aqui.
    Nem sempre é acima. Por exemplo em 40metros os radioamadores tem liberação entre 7000 e 7300. Logo acima começa a faixa que chamamos de 49metros onde tem estações comerciais
    Outro exemplo é em 20 metros onde tem liberação para radioamadores classe A. Faixa nobre do radioamadorismo

    Pouco acima tem a faixa de 25metros que é a mais utilizada por estações comerciais internacionais, pois cobrem o mundo todo.
    Em 27mhz tem a faixa dos 11metros para serviço Faixa do cidadão, o chamado PX. E logo logo acima tem a faixa dos 10metros que é para radioamadores e também comerciais e serviço público.
    E aí termina a faixa de HF e começa a faixa de VHF onde em 144mhz tem a faixa de 2 metros para radioamadores.
    Na verdade a faixa de HF ou ondas curtas começa em 1800 com a de 160mtros em desuso hoje e vai até os 30mhz. Dentro deste espaço tem designação para serviços privados, serviços públicos, radioamadorismo e serviços de rádios comerciais.
    É tudo misturado mas organizado.
    Cada sub-faixa tem uma destinação específica e para atender o alcance pretendido pela estação. Por exemplo uma empresa que quer manter contato com uma filial no Amazonas não vai pedir licença para operar nas frequencias mais baixas pois na maior parte do dia não vai ter propagação. Daí a importancia de projetos para estes casos.
    Por isso que eu disse sobre primeiro traçar o objetivo do radio-escuta. Se é só para ouvir estações comerciais da região, qualquer rádio com saida para uma antena externa que pode ser um fio de um tamanho qualquer, vai resolver.
    Se for para um hobby de radio-escuta então tem que caprichar no receptor e melhorar o sistema de captação da antena, mas nada tão sofisticado. Só seria crítico se fosse para transmitir.

  20. #20

    Padrão Re: Melhor Antena para rádio AM

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post

    1 - Eu prefiro antena ativa.

    2 -A maravilha:
    http://www.ebay.com.au/itm/DEGEN-DE-...-/260882029175


    3 - Mas pense seriamente num receptor muito bom, tem uns Tecsun e Degen compactos. Motoradio 19 faixas em MW, em SW ainda dá.

    4 - "Fio esticado" vira monopolo simples, tem tamanho certo (1/4 ou 1/8 de onda) pra ter melhor rendimento, se acertar o tamanho pra frequencia exata desejada (Erro de centimetros muda varios KHz) vai ter 2dBi, nas frequencias fora do ponto exato vai ter ganho negativo (Mas ainda será melhor que a telescopica original do radio), como AM precisaria um monopolo ou dipolo gigante (30 a 80m de fio esticado) o jeito é usar antena ativa ou receptor de sensibilidade muito boa (1mV/m em MW).



    5 - Dá uma olhada nos precinhos de um bom receptor:
    http://www.amantesdoradio.com.br/loja_on-line.htm
    Imagina se tem condições de um minisystem de R$ 300 (Custo de mecanismo de cd, alto-falante, fonte, essas coisas maiores) ter uma etapa de RF caprichada como a desses radinhos.
    Boa Tarde @rubem , suas respostas sempre bem completas. Andei pesquisando alguns termos usado por você, mas alguns eu não encontrei:

    1 - O que seria uma antena Ativa?

    2 - Como é realizado a conexão com está antena, qualquer rádio funcionaria?

    3 - Após algumas explicações e pesquisas, alguns termos eu consigo compreender, quando você diz MW(OM).. rádio com 19 Faixas, seria mais ou menos como Tps?
    http://pp5ueb.blogspot.com.br/2011/0...quencia-e.html


    4 - Essa questão de monopolo e dipolo. É uma questão que ainda me confundi:
    Eu encontrei algumas coisas, além disso, como você chegou ao resultado de 2dbi?:

    http://www.telecomhall.com/br/o-que-e-antena.aspx
    http://es.wikipedia.org/wiki/Monopolo_vertical


    5 - Depois de abrir este tópico me interessei pelo assunto, além do microsystem que irei dar de presente, irei comprar um radio para mim.

    Obviamente não irei comprar aqui no Brasil, pois os apreços são quase 3x mais caros do que importação, separei 2 listas, com os modelos citados acima... mas minha grande dúvida é a seguinte, diante de vários termos usados, o que realmente devo levar em consideração durante a compra de 1 rádio:
    Ex: Frêquencia -> (PLL SSB Stereo AM FM SW MW LW) , Faixas que ele trabalha 19,9 faixa, entrada para antena externa, ?


    http://pt.aliexpress.com/premium/Tec...&isUnitPrice=y

    http://pt.aliexpress.com/premium/deg...&isUnitPrice=y


    Se puder ajudar agradeço...

    ATT AB