Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Problema de lentidão rede cabeada

    Boa tarde amigos. Tenho uma rede cabeada com 25 switch. oque estar acontecendo é que alguns clientes estão com lentidão e outros a presentão problemas com proxy. Quando faço um reboot na rede o problemas resolves por um curto espaço de tempo. Tabalho com cabos cat 5e blindado e switch sf800q+ intelbras

  2. #2

    Padrão Re: Problema de lentidão rede cabeada

    Ola amigo você tem Vlan ? Ja isolou a possibilidade de Loop ? Sua rede usa PPOE ?

  3. #3
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Problema de lentidão rede cabeada

    Como o amigo @stevefox falou, um rede cabeada em bridge, sem segmentação, e principalmente sem nenhum equipamento ou switch gerenciável, fica quase impossível diagnosticar qualquer coisa. Aproveita que está nessa situação e pense na possibilidade de por ao menos algumas RB (ou equipamentos gerenciáveis) no caminho para conseguir monitorar isso ai.

  4. #4

    Padrão Re: Problema de lentidão rede cabeada

    Heheheheh, camada 2, o básico não é gente...Um firewall de camada 2 resolve a situação.

  5. #5

    Padrão Re: Problema de lentidão rede cabeada

    Amigo. Sabemos que switch Vlan não resolve 100% pois se o cliente instalar um switch comum para a rede. Sim minha rede usa pppoe!

  6. #6

    Padrão Re: Problema de lentidão rede cabeada

    Como assim para a rede ? (se for 100% bridge e sem nenhuma vlan derruba tudo).
    Se você isola a rede em "VLANS" o máximo que vai acontecer é parar aquela "VLAN".
    Estranho você ter problemas com PPOE, o que mais derruba ppoe é Loop ou equipamento ou cabo defeituoso.
    Você já viu o Switch da intelbras vlan ? Não tive sucesso com ele.
    Em breve to abrindo um tópico sobre o mesmo...
    Ideal mesmo é setorizar a rede, ou roteando ou usando vlan mesmo.
    Poste mais sobre sua topologia e o que realmente acontece ok ?

  7. #7

    Padrão Re: Problema de lentidão rede cabeada

    alguma dica ????

  8. #8

    Padrão Re: Problema de lentidão rede cabeada

    A rede não para apenas apresenta lentidão. Hj trabalho com uma rb450g uso pppoe Totalmente em bridge( cliente não recebe nenhum ip ate realizar a discagem.) essa rede é nova ( 6 meses). problema dificil de resolver. cheguei a pensar que fosse quedas de energia! instalei nobreaks e não resolvel.

  9. #9

    Padrão Re: Problema de lentidão rede cabeada

    já descarto link saturado ? Qual versão do ros usa ? Qual dns usa ?
    Você usa cache ? os problemas de proxy são de qual tipo ?
    Numero total de clientes ? quantidade de link e planos que comercializa?.
    Tem algum ptp ou a rede é 100% cabeada? o problema se da com clientes aleatórios ou só né um setor ?
    Desculpe o tanto de pergunta mais pra te ajudar mesmo temos que saber como tudo funciona aew.

  10. #10

    Padrão Re: Problema de lentidão rede cabeada

    O problema não é link tenho mb consumo mb. essa rede tem ptp. os clientes conectados via radio estão sem problemas. Apenas 50 clientes que estão conectados em uma rede cabeada que recebe link de um ptp apresenta esse problema. esses problemas estar acontecendo no final da rede. Uso uma rb com sitema 5,26. Já atualizei para a 6.19 mas nada resolvel assim fiz o drowgrade . é uma rede cabeada com duas disolução e a lentidão acontece sempre no final delas.

  11. #11

    Padrão Re: Problema de lentidão rede cabeada

    Tente responder minha pergunta de forma total...
    Assim da pra "chutar" o que pode ta ocasionando isso.

  12. #12

    Padrão Re: Problema de lentidão rede cabeada

    Alguem poderia me passar um tutorial para configura vlans?? Grato

  13. #13

    Padrão Re: Problema de lentidão rede cabeada

    O problema não é link tenho 50 mb consumo 15 mb. essa rede tem ptp. os clientes conectados via radio estão sem problemas. Apenas 50 clientes que estão conectados em uma rede cabeada que recebe link de um ptp apresenta esse problema. esses problemas estar acontecendo no final da rede. Uso uma rb com sitema 5,26. Já atualizei para a 6.19 mas nada resolvel assim fiz o drowgrade . é uma rede cabeada com duas disolução e a lentidão acontece sempre no final delas. uso apenas 1 link de 50 bm dns 8.8.8.8 não uso cache ros 5.26. acredito que configurando as vlans resolva. tem algum tutorial ???

  14. #14

    Padrão Re: Problema de lentidão rede cabeada

    A Vlan pra funciona tem que ta presente do começo ao final, se não for assim vai funcionar de forma "precária".
    Suponho que esses 50Mb seja adsl, acho pouco pra esse tanto de cliente.
    Porque não usa a rb como dns ?... assim você pode altera o dns em tempo real sem o cliente perceber.
    Observe o consumo de sua interface se o upload não ta alto.
    Se essa rede parte pra dois pontos e você fazer uma vlan la no inicio, só vai isolar uma rede da outra, se tiver problema com 50, todos eles que fazem parte da vlan serão afetados...
    Agora se você comprar 4 rb 750 aew fica melhor pode ter 4 trechos de 25 clientes isolados, ou a divisão dos clientes fica a seu gosto.
    Trocaria o Dns, caso ele seja fornecido por Dhcp ou No ppoe.
    Tem outras checagens como Processamento da Rb/Loop na interface/O PPPOE Cai ou fica conectado e lento ?/Checa o Mtu/Ver se no foi adicionado nada na rede nesse período que o problema começou, e por aew vai.
    Tente achar um consultor em sua cidade, pode matar seu problema né pouco tempo.

  15. #15

    Padrão Re: Problema de lentidão rede cabeada

    Já tive problema parecido. Amigo veja todos os seus Switch, abra tudo de um por um q com certeza vai ter algum com portas danificadas, isso acaba deixando a rede pesada e lenta vc reinicia ele volta normal porem alguns minutos continua a msm lentidao....

  16. #16
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Problema de lentidão rede cabeada

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    A Vlan pra funciona tem que ta presente do começo ao final, se não for assim vai funcionar de forma "precária".
    Agora se você comprar 4 rb 750 aew fica melhor pode ter 4 trechos de 25 clientes isolados, ou a divisão dos clientes fica a seu gosto.
    Essa, como já foi dito, é a forma correta de trabalhar. O resto é gambiarra. @Roberto21, esse filtro l2 no core da rede não vai resolver nada, ele tem que "barrar" o problema no caminho (se ele ficar entre os "trechos" da como o @stevefox falou ai sim).
    Existe a forma correta de fazer e, digamos, a outra forma. Se começar estruturado vai ter dor de cabeça zero...

  17. #17

    Padrão Re: Problema de lentidão rede cabeada

    tbm uso vlan e estou migrando para PPPoE, a vlan mim ajudou bastante...

  18. #18

    Padrão Re: Problema de lentidão rede cabeada

    Gente, para rede cabeada tem os switch da intelbrass com vlan fixa que são bem bacanas

  19. #19

    Padrão Re: Problema de lentidão rede cabeada

    Então gabriel esse Sw não teve funcionamento como esperado, Parece que o Único bloqueio funcional nele é o netBios (Compartilhamento da rede com Windows).
    Um teste rápido que fiz com Dhcp ele propagou, mais tenho que testa com mais calma...
    Fiz também um teste de loop e também não propagou...
    Mais como disse foi um teste rápido.
    Você usa ele aew ?

  20. #20

    Padrão Re: Problema de lentidão rede cabeada

    Uso, e vou te dizer, até agora muito bom, consumo estremamente baixo (pra quem pega energia do poste não faz diferença mas pra mim que mando desde o CPD faz), não tem tráfego inutil na rede, até o momento aprovado....
    O único senão que vejo nele é que como a Vlan é fixa por hardware, se queimar a porta 1 fud&u, tem que trocar o switch, mas até ai blz, é só se preogramar e sempre ter alguns no estoque.