Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    Citação Postado originalmente por eduardo Ver Post
    boa tarde, alguém pode me ajudar, a montar minha rede cabeada, seja na fibra ou cabo, e incluir telefone na minha empresa, deixa o Skype.
    vendas2.powernetwork

  2. #42

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    @1929 vc fez algum curso? indica um local para faze-lo?

  3. #43

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    Citação Postado originalmente por jmater Ver Post
    @1929 vc fez algum curso? indica um local para faze-lo?
    Não, o que repasso é o que leio nos foruns e acho que tem fundamento, então assimilo.
    Não temos rede cabeada exatamente pela questão que muitos tem reportado sobre custos. O que parece baratinho pode acabar se avolumando financeiramente e daí se corre o risco de parar o projeto ou então "capar" financeiramente o projeto.
    Uns dois anos e meio atrás eu estive muito empolgado, contatei a concessionária e lá também recebi uma aula sobre compartilhamento de postes.
    Isso não é brincadeira. Compartilhar infraestrutura da concessionária exige muito mais do que simplesmente puxar um cabo lá em cima.
    Tem concessionárias que ainda não implantaram um manual de compartilhamento . A que atende nossa região é bem exigente apesar de que para a OI ela não exige praticamente nada, pelo menos na prática é o que se observa.

    E como diz o Ronaldo Couto, em rede cabeada não dá para experimentar. Ou faz certo ou não faz, principalmente em fibra.

  4. #44

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    é extamente por isso que ainda estou relutante em iniciar um projeto.
    Bom em minha região de provimento lancaram umas casas populares para desocupar uma area de risco são duas quadras 4 ruas unas 150 casas eu estava pensando em montar uma infra cabeada lá para usar de laboratorio assim quando for pegar pra valer não terei que ficar descobrindo e remendando

  5. #45
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @alexrock, penso em fazer agora CCNA Routing & Switching, me recomenda?
    Cara, não sou o mais indicado pra falar sobre isso, não tenho certificação alguma de redes. Comprei e já li o famoso "Ccna 4.1 - Guia Completo de Estudo" do Filippetti, mas não vejo motivos pra tirar essa certificação. Ela é fundamental para algumas empresas (depois de um curso superior, é claro). A algum tempo atrás li vi vários embates sobre a fraca formação prática de profissionais certificados, que com o CCNA nas mão, não conseguiam resolver problemas do "mundo real". Mas acho todo conhecimento válido.
    Aqui perto de você tem no Senac...

  6. #46

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    Benerofonte, fiquei curioso, porque não usar ppoe e sim ipfixo + vlan ?

  7. #47

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    Citação Postado originalmente por jmater Ver Post
    é extamente por isso que ainda estou relutante em iniciar um projeto.
    Bom em minha região de provimento lancaram umas casas populares para desocupar uma area de risco são duas quadras 4 ruas unas 150 casas eu estava pensando em montar uma infra cabeada lá para usar de laboratorio assim quando for pegar pra valer não terei que ficar descobrindo e remendando
    Ah! agora falou bonito. Fazer um teste localizado. Depois da teoria é o melhor caminho.

  8. #48

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    Boa tarde galera! Não sou o cara mais experiente em redes desse grupo mas vou tentar contribuir.

    Tenho uma rede hoje com quase 3km de rede cabeada. Não é esse Deus nos acuda! Todos equipamentos eu desenvolvi e testei durante 8 meses sem problema algum com queima ou travamento. O segredo é usar energia Dc dentro dos padrões permitidos pela empresa de energia local (Cosutma ser até 170v), existem normalmente 3 a 5 faixas destinadas a Telecom nos postes. Somente são permitidos 10 cabos de par metalico por poste por empresa de telecom devido ao calculo de tração resultante dos cabos, a legalização em termos de cabeamento não pode ultrapassar 100m de cabo metálico (Porem utilizem na ordem de 70m a 82m). Tenham equipamentos de proteção de surto de diferença de potencial para desarmar em caso de choque acidental ou curto pois evita mortes e também preserva seus cabeamentos, o dispositivos dps por questões de segurança deve ser testado a cada 3 meses (Tem uma chave de teste nele). Não viagem por enquanto em fibra não há necessidade! Eu consigo trafegar 400mb na minha rede dividindo a rede em quatro troncos (Norte, Sul, Leste e Oeste), chega na ramificação gigabit, tudo isso já em produção a um bom tempo. Agora a questão da fibra e mais usada para segmentar a rede com elementos passivos caso tenha pau no segmento de rede (No cabo), isso pode ser contornado justamente com a divisão em áreas da sua rede. A minha rede tem 4 fontes que funcionam adjacentemente caso uma falhe a outra não.

    Semana que vem ativo o OSPF, e ai e só esperar chover cliente, pois o maior problema que justificaria a fibra eu resolvi com ele, e o melhor estudo da localização das fontes. Lembrem-se de uma coisa, o problema não é a fibra que vai resolver, e sim uma melhor arquitetura de rede. Aqui minha net é muito superior a Oi, e devo vender as mesmas velocidades que ela a um preço mais elevado.

    Trabalho hoje com 600k, 800k, 1Mb, 2Mb, 5Mb e 10Mb. Claro que 85% dos clientes são 1Mb devido ao custo.

    Algumas dicas:

    1 - Estudem bem seu trajeto de malha principal
    2 - Sejam simples
    3 - Saibam fazer cálculos simples como: (Consumo, amperagem, diferença de potencial)
    4 - Saibam sua real necessidade (Pois pode ser que nem precisem de tanto)
    5 - Estudem OSPF
    6 - Procurem testar antes de colocar em produção qualquer coisa que pensem em fazer pra evitar danos (Até hoje 0 de preju).
    7 - Caso façam a rede, tenham equipos de backup

    A cliente mais distante que tenho esta a uma media de 1ms máxima de 3ms, quem vai trafegar mais que 400Mb na rede? Por enquanto acho desnecessário fibra, já pensei em usar, mas o cabo esta me atendendo 1000%.

  9. #49
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    Citação Postado originalmente por benerofonte Ver Post
    A GVT usa DHCP por porta - o turbonet@turbonet é só para receber um ip da porta do dslam e nao para autenticacao, o limite de banda é feito na porta do dslam/circuito e nao via PPPoE.
    A NET (pelo menos no coaxial - DOCSIS) controla a banda pelo modem. Parece piada, mas é sério (pelo menos no DOCSIS 2 é assim). Tinha até um macete pra burlar. As telecoms controlam a banda pelo borda. Até que faz sentido, mantem a rede mais limpa.

  10. #50

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    @deanactive qual solução vc está usando? volt ccn ou equipamentos mistos?
    se puder nos diga um pouco mais sobre sua estrutura pois aqui queremos ter uma ideia não só do desempenho de cada opçãp mas também de uma idéia de custo. em me´dia qual foi o valor que desembolsou para chegar a area que atende hoje?

  11. #51

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    Então, eu uso a solução que eu criei.

    Os meus custos com Pd e em torno de 62,00R$ (Porque desenvolvo o mesmo), cabo depende de qual a sua expectativa de retorno e previsão de PayBack.

    Para uma rede Barata para bombar na cidade rapidamente pode usar LanExpert Turbo Link Bobina 1000m 800,00R$, caso não queira pode usar cabo meia boca tipo FoxCable que tem uma capinha que até protege de Sol.

    Custo Aproximado do esticador 0,60R$

    1000 Conectores em torno de 110,00R$ (Para melhor aplicação usar conectores blindados)

    Alguns dizem pra aterrar os switches (Eu não sou a favor de um aterramento sem terrometro pois é mais prejudicial, e muito mais facil ter um dispositivo antisurto na rede inteira)

    Para 1Km 14 Pds - 868,00R$
    Cabo 800,00R$
    Conectores 110,00R$
    Esticadores 30unid 18,00R$
    Abraçadeiras aço 30unid 270,00R$

    Custo Total para 1Km - 2066,00R$ (O custo por cliente nesse caso vai variar entre 12,00R$ e 20,20R$).

    Sem contar que no cliente pode por cabo de menor qualidade e seu custo de instalação vai ser entre 30,00R$ e 43,00R$ usando cabo de menor qualidade (Os clientes ficam a uma media de 50m do Pd), cobra a instalação e ainda tem grana pra expandir a rede.

    Aqui tenho Pd Apollo IV (Pd de esquina, 4 direções e 4 clientes), PD Apollo II (Pd entre rua, 1 Direção, 6 Clientes), a medida que a rede crescer começa-se a retirar os Pds Apollo Iv e trocar por Apollo II o que diminui o custo final por cliente, fazendo que sua rede cresça sob demanda.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RedeCabeada.JPG
Visualizações:	1016
Tamanho: 	165,5 KB
ID:      	55005

    Esse é um mapa incompleto da minha rede, em cada extremidade tem um enlace pra redundância caso tenha um problema, porem essa semana entra OSPF para ficar tudo automático.

  12. #52

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    @deanactive muito interessante seu relado.

    E os custos não ficam longe daquilo que tem se relatado.
    Os 10mil por km seriam para fibra. E o custo cliente final nunca dá para baixar tanto quanto numa solução utp.

    No seu caso, como foi você mesmo que desenvolveu os PD ainda ficou por 2 mil reais o que realmente é irrisório comparando-se com qualquer outra solução.
    A preços de mercado vai ficar um valor mais alto. Mas com utp não chega a 10mil/km
    Estes valores são estimativos pois vai depender muito da concentração de clientes.

    Apesar de não termos rede cabeada, sempre achei a solução UTP ainda muito viável.

    No máximo uma rede híbrida. E mesmo assim, onde voce utiliza 14 pd por 800 reais, um só pd fitnetwork com ONU incluída fica em 500 reais.

    Realmente na sua solução fica muito barato.

  13. #53
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    Uma curiosidade: como fica a questão de proteção contra descarga elétrica?
    Qual a frequencia de queima de equipamentos nos postes?
    Na casa do cliente usa-se um roteador com wifi por padrão? Ele é suficiente para queimar e proteger o computador do cliente?
    Existe respaldo para o clientes te acionar e cobrar a queima de um computador, por exemplo?

  14. #54

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    Manim, eu tenho tido gratas surpresas por usar minha rede dessa forma. Tenho um concorrente na cidade ao lado que usar Volt, e agora fibrou o centro. Quem você acha que teve um potencial de crescimento maior eu ou ele?

    Resposta: Eu tive um crescimento maior pois a minha arquitetura é mais bem definida, e acho que a maior preocupação não deve ser fibra e sim Link. No cabo tenho 400Mb de rede e nem sonho usar isso dentro de no mínimo 3anos.

    O meu uptime mensal está em 98,6% isso porque a energia nos maltrata.

    Sugiro montar uma rede cabeada e investir em Link, aqui montamos a rede com Radio profissional e vou te falar, o investimento bem feito kkkk. Quase 20mil so de rádio mas valeu a pena. O link custava de 900,00R$ a 1200,00R$, hoje tenho 3 Links Dedicado de operadoras diferentes a uma média de 250,00R$

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RespostaCliente.JPG
Visualizações:	406
Tamanho: 	134,4 KB
ID:      	55009

    Segue Print da Resposta do cliente mais distante da rede.

  15. #55

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    Eu até agora só tive uma queima porque vandalos quebraram uma caixa minha no poste e arrancaram a tampa, choveu e molhou, deu pau em apenas 1Pd. Troquei e tudo voltou a 100%. Tem mais de ano esse bloco. Eu homologuei em minha rede TPLINK e Aquario para distancias de até 72m, com isso não tenho dor de cabeça.

    Respaldo para o cliente cobrar sempre existe mas estamos em uma cadeia, o cliente cobra de nós e nós cobramos da concessionária (Nunca tive1 problema sequer). Se a sua diferença de potencial for mínima,não há porque ter surto, e o equipamento de sobrecarga desarma a rede inteira ao detectar variação de energia potencial de 1,4A, e quanto ao raio o disjuntor dps minimiza as possibilidades de um raio de quebrar as pernas (Mas não evita 100%, tem que criar pontos de acoplação para que a proteção seja efetiva)

  16. #56

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    @deanactive até agora de todos os caminhos que vi o seu soa o mais atrativo por um simples motivo.
    Mesmo que a fibra seja o sonho de todos nós ( até mesmo por realização profissional de ter uma rede fibrada) Sua solução torna plenamente possivel a questão de implantar reaver o custo ( que é mais barato que um radio decente) e depois com o proprio lucro ir fibrando se for o caso. Isso nos livraria da necessidade de um capital inicial maior.
    Você poderia nos fornecer fotos de um de seus pds?
    A concessionaria aceitou seu projeto sem restriçoes? Contratou um engenheiro para o projeto? Pagou muito caro?

    Você mesmo lançou os cabos nos postes ou precisou contratar alguma empresa?

    Perguntas que nos darão uma ideia global de custos. Agradeço seus relatos

  17. #57

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    Quando voce se dispôs a relatar seu sucesso com certeza estava aberto a uma multidão de perguntas, heheh
    Então para SW usa Tp-link e Aquário? Sem Vlan fixa?
    O que você tem usado dentro do PD além do SW? Você mesmo que confeccionou a interface que recebe a corrente DC para converter para os 12V do SW pelo que relatou. Não deu problemas com a concessionária por causa de homologação destes componentes? Pois quando me informei me relataram que tudo no projeto precisa estar homologado na Anatel. Daí o projeto sendo aprovado vai uma cópia para Anatel e outra para Aneel para que eles também homologem o projeto.

    Tem como dar mais detalhes, fotos dos PDs, etc etc.?

  18. #58
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    Existe diferença nas exigências de uso de postes em via públicas ou em condomínios fechados? Sei que em alguns a instalação é subterrânea mais de qualquer forma todos os projetos são subordinados à Aneel?

  19. #59

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    Não, utilizo sw intelbras, os roteadores que são Tplink e Aquario. Sim, sem vlan fixa, apenas nas cabeças de rua que entram vlan, mas serão substituidos por rbs. Depende do tipo de Pd, tenho um tipo de Pd que uso para Wifi Publico, e outro que uso para Cpes 5.8, neles tem um sisteminha que desenvolvi (depois posto fotos).

    Caso utilize os equipamentos homologados pela Anatel, não fazendo nenhuma alteração de projeto eletrico não perde da homologação, pois esses equipos possuem uma ponte de diodo que faz a interpretação de ac para dc.

    Existem manuais de uso de postes pelas concessionarias e varia de uma para outra as exigencias, mas são bem parecidas.

    Maninho, detalhes mais profundos não posso dar porque tive alguns problemas com pessoas abrindo minhas caixas (creio eu que para tentar copiar o projeto, registrei boletim de ocorrencia e etc), ai agora é com a policia.

  20. #60

    Padrão Re: Rede cabeada custo $

    Pode ser que exista! Tem que saber quem é a detentora dos postes, isso pode facilitar muito o seu trabalho;

    Caso a instalação seja subterranea também e necessário autorização da dona.