+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Direcionar parte do tráfego para ADSL

    Bom dia pessoal,

    Atualmente tenho um link dedicado da Embratel, e estou há vários meses na fila aguardando um upgrade, porém a data limite informada por eles já estourou várias vezes e estou sem saber quando vou poder voltar vender acesso, pois não quero comprometer a qualidade dos clientes que já tenho.

    Como aqui na região é muito dificil de link dedicado, não tem outro fornecedor, e fica muito distante da capital, para que eu pudesse buscar por rádio, estive pensando em algumas alternativas, para poder passar esse período de falta de link sem comprometer o crescimento da minha empresa.

    O que me veio a cabeça hoje é o seguinte:

    Deixar meu link dedicado para navegação (para não comprometer a velocidade do que é mais utilizado pelos assinantes) e direcionar para algum link ADSL, algumas "sujeiras", aliviando meu dedicado, até que meu upgrade seja feito.

    Porém a dúvida que tenho é em relação a que tipo de tráfego poderia ser direcionado para esse link ADSL, que não viesse a comprometer a qualidade para meus assinantes, mas que aliviaria se forma significativa meu link principal, fazendo com que seja viável usar essa "técnica".

    Alguém utiliza ou já utilizou algo assim e poderia colaborar?

    Acredito que deveria ser feito algum tipo de análise de tréfego para determinar isso. Portanto pergunto, alguém conhece e poderia indicar algum software ou maneira de fazer essa análise de tráfego ?


    Desde já agradeço quem puder colaborar !

  2. #2

    Padrão Re: Direcionar parte do tráfego para ADSL

    Eu mandaria torrents e sites de downloads para o ADSL.
    No caso dos sites de vídeo e download, faria o filtro pelos endereços usados para o download do arquivo, não o endereço do site, para não atrapalhar a navegação.
    Ex.: ao invés de mandar mediafire.com para o ADSL, manda download*.mediafire.com, que é de onde os arquivos são realmente carregados.
    Última edição por TsouzaR; 13-11-2014 às 00:27. Razão: Mandar vídeo para ADSL não é boa ideia.

  3. #3

    Padrão Re: Direcionar parte do tráfego para ADSL

    @gustavo_marcon
    Então amigo, o ideal é você ativar o Traffic Flow pra saber exatamente pra onde vai os "mega" de sua rede.
    Como é um pouco complicado de explicar rapidamente aqui, recomendo a ti uma regrinha básica, no Mangle crie uma regra de acept ou passthougput com src port 80,443,21 e !80,443,21 Não esqueça de criar uma em Tcp e outra em Udp.
    Apos isso analise a proporção de trafego para Navegação = 80, Navegação e conteúdo criptografado = 443, Ftp = 21 e todo o resto !80,443,21
    Apos analisa pra onde vai seus "mega" você escolhe a melhor forma de balanceamento.
    Recomendo marcar o primordial 80 e 443 e se quiser melhorar marque os pacotes por tamanho, se quiser algo mais sofisticado, busque o bloco Cidr do Youtube (Google) e Facebook, Hoje os dois representam mais de 50% do trafego...
    Vou falar a media de minha rede para ti.
    45% Http + 35% Https +13% Ftp + 17% Resto (Torrents e P2P).
    Rede baseado em 95% de usuários domésticos.
    Eu utilizo esse sistema com Adsl puro pois meu dedicado ainda ta sendo implantado... Tudo via Mangle e com Poucas regras, lembrando que é bom fazer isso né uma rb "boa" com processamento de sobra e evite misturar Pcc com essas regras, pois vai ter mais dificuldades.
    Segue tutorial rápido e fácil
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Load_B...tiple_Gateways
    A diferença é que o dedicado é sua rota padrão ou seja tudo vai para ele, basta fazer a marcação do que o Adsl vai pegar, baseado em PORTAS ou Portas + AddressList ou Portas + AddressList e Pacotes.
    Se ajudei manda um Joinha : ).

  4. #4

    Padrão Re: Direcionar parte do tráfego para ADSL

    Olha nao faz essas dos videos, pq vai ser reclamaçao em cima de reclamaçao. Eu tbm pretendo jogar o p2p nas adsl e dedicado para todo o resto.

  5. #5

    Padrão Re: Direcionar parte do tráfego para ADSL

    @JonasMT bom dia, vc poderia dar mais detalhes sobre esse seu comentário de não jogar o youtube para as adsl, pq eu to implantando dedicado aqui e gostaria de saber um pouquinho mais sobre isso, meus clientes derretem o youtube e o xvideos, obrigado e um abração.

  6. #6

    Padrão Re: Direcionar parte do tráfego para ADSL

    Pelo simples fato que mais de 60% do trafego de um provedor é youtube/facebook. E O grande medidor de qualidade "segundos os cliente" é justamente esses dos site, nunca uma adsl vai entregar a mesma experiencia que um dedicado.