Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão como montar servidor de de cash

    Prezados colegas, a uns 5 anos atras no começo cheguei a montar um cash mas dava muito pau durou pouco acabei com tudo.
    Mas agora vejo a necessidade de montar um cash mas com uma capacidade alta de armazenamento e velocidade.

    Estamos com 1.100 clientes, tendo planos de 1 mg ate 5mg por cliente e estamos com a necesidade de aumentar planos para 10 mg nos clientes e ai terei que comprar mais link dedicado. Ai me veio a ideia do cash li varios tropicos sobre o assunto aqui no forun alguns antigos 2009 outros de 2011 isso a demanda erra menor em trafo.

    Gostaria que os amigos me desse alguma dica se é posivel comprar uma maquina com bom processador e memoria ram, e 10 hd de 1 terra.

    Desde ja agradeço pela atenção dos amigos.

  2. #2

    Padrão Re: como montar servidor de de cash

    bom dia @silvestre339, vc vai precisar montar um servidor bom, para se ter um bom cache se exige um bom hardware, existe varias opções, speedr, thunder(muita gente usa), targhos, freebsd+squid, raptorcache, maracache entre outros, todos eles vão atender a sua necessidade ser forem bem configurados e não esquecer q precisa de um hardware de qualidade.

  3. #3

    Padrão Re: como montar servidor de de cash

    Amigo se tu montar um servidor de "cash" vc vai ser preso, agora se tu quiser um servidor para cache vai ter que comprar uma máquina parruda. kkkkkkkkkkkk

  4. #4

    Padrão Re: como montar servidor de de cash

    heee... essa foi para acaba mesmo tem razão, mas vou montar cache mesmo aceito dicas e opiniões instruções etc...

    abç.

  5. #5

    Padrão Re: como montar servidor de de cash

    no forum tem muitas dicas e opinioes sobre os mais diversos modelos e tipos de cache.

    particularmente eu utilizo o thundercahe, tive um otimo suporte do @Pirigoso e recomendo!!

    verifica com ele se seria necessário uma maquina tão parruda pra rodar pra mais de 1000 clientes.

    aqui na minha rede ta pequena mais ta rodando de boa!!

  6. #6

    Padrão Re: como montar servidor de de cash

    opa, pode comprar um storage da supermicro xeon capacidade de 15hds

    inicialmente vai usar uns 10 hds de 2tb

    32gb de memoria e coloca 1 hd SSD para sistema

  7. #7

    Padrão Re: como montar servidor de de cash

    como eu disse, maquina parruda =D

  8. #8

  9. #9

    Padrão Re: como montar servidor de de cash

    Cara, tem muita resposta errada aqui. Deixa eu simplificar.

    Seguinte primeiro a palavra correta é CACHE.
    Segundo: A nomenclatura correta para Megabyte é MB e Megabit é Mb.
    Terceiro: SITES HTTPS VOCÊ NÃO CONSEGUE CACHEAR. Porque está criptografado e você não consegue ver o que está passando por essa conexão ok?
    Quarto: Se você é provedor você tem que saber que deve guardar os logs devido ao marco civil da internet, então soluções com NAT podem ser problemáticas.

    Ok, agora vamos lá. Gerencio o datacenter de um centro universitário com mais de 3mil alunos. Em um dos campi temos simultaneamente 550 usuários somente na rede wifi com seus dispositivos. Mais uns 500 computadores simultâneos no resto.

    O que você deve investir primeiramente é em um hardware bom. Não precisa ter 2 processadores no computador, um processador bem forte dá conta do recado devido que hoje em dia temos muitos cores por cada CPU. Aqui utilizamos o XEON X5660 velhinho e tal mas aguenta tranquilo. Com um processador bom sua máquina vai conseguir PROCESSAR as requisições em menor tempo possível necessário para fornecer em menor tempo possível os arquivos de cache para o cliente.

    Para memória consiga o máximo que seu orçamento permitir. Pois é em memória que a maior parte do seu cache deve ficar e você sabe que o acesso a memória é muito mais rápido que o acesso ao HD. Aqui temos 16GB de RAM e de cache de memória reservamos 10GB mas se conseguires mais por exemplo 64GB melhor ainda. Na memória filtramos somente arquivos menores que 1MB assim ela se preenche com a maioria das imagens dos sites atualmente.

    Em disco temos um HD SATA só com 30GB separado para cache e filtramos arquivos com no máximo 5MB mais que isso não adianta ter em cache a não ser alguma atualização da Apple, Google ou Microsoft.

    Eu aconselho a comprar um servidor de alguma marca confiável como Dell, HP, IBM com garantia de 3 anos. Vai sair caro porém terás um retorno considerável dependendo do teu tipo de tráfego. Aqui conseguimos reduzir 30% de banda com isso.

    Para software utilizamos SQUID 3.1(velhinho) com um tunning extremo. Porém há diversas soluções no mercado e algumas delas até utilizam o squid no core. Você vai ter que avaliar algumas antes de definir, muito importante entender muito bem da solução antes de implementa-la. Nessa solução é muito útil ter um servidor de DNS montado no próprio servidor de cache. Pois você conseguirá diminuir significativamente o tempo de resolução de nomes melhorando a performance.

    Mais alguma dúvida pergunte.

  10. #10

    Padrão Re: como montar servidor de de cash

    Entao qual seria a solução correta para o log do mikrotik?

  11. #11

    Padrão

    Pra deixar bem claro...

    DETALHE 1:
    Perante o MARCO CIVIL, apenas o Administrador do bloco de IP (ou seja, que possui AS) que deve efetuar a guarda do registro da conexão (Data e hora de unicio e fim da conexão, e IP utilizado).

    LEI Nº 12.965, DE 23 ABRIL DE 2014, Art. 13.
    Subseção I
    Da Guarda de Registros de Conexão
    Art. 13.
    Na provisão de conexão à internet, cabe ao administrador de sistema autônomo respectivo o dever de manter os registros de conexão, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança,pelo prazo de 1 (um) ano, nos termos do regulamento.


    DETALHE 2:

    Mas eu quero efetuar a guarda do log...
    Perfeito... mas veja que Em nenhum momento é citado o tipo do IP que deve ser entregue ao cliente OU que pode ser logado (guardado o log).
    Logo, independente de você possuir NAT ou não, se você efetuar a guarda do registro de conexão, você estará dentro do que manda o regulamento.

    LEI Nº 12.965, DE 23 ABRIL DE 2014, Art. 05.
    (...)
    II - terminal: o computador ou qualquer dispositivo que se conecte à internet;

    III - endereço de protocolo de internet (endereço IP): o código atribuído a um terminal de uma rede para permitir sua identificação, definido segundo parâmetros internacionais;

    (...)
    VI - registro de conexão: o conjunto de informações referentes à data e hora de início e término de uma conexão à internet, sua duração e o endereço IP utilizado pelo terminal para o envio e recebimento de pacotes de dados;

  12. #12

    Padrão Re: como montar servidor de de cash

    Isso aí. Gente só não vamos desvirtuar o tópico. Discussões sobre marco civil podemos abrir uma nova thread.

  13. #13

    Padrão Re: como montar servidor de de cash

    Pirigoso, voce teria ou conhece quem pode me vender uma maquina assim com esta performace 32 gb de rm 10 hds 2 processadoe fonte reduntante etc. e preço!

  14. #14

    Padrão Re: como montar servidor de de cash

    Citação Postado originalmente por BrunoCardoso Ver Post
    Cara, tem muita resposta errada aqui. Deixa eu simplificar.

    Seguinte primeiro a palavra correta é CACHE.
    Segundo: A nomenclatura correta para Megabyte é MB e Megabit é Mb.
    Terceiro: SITES HTTPS VOCÊ NÃO CONSEGUE CACHEAR. Porque está criptografado e você não consegue ver o que está passando por essa conexão ok?
    Quarto: Se você é provedor você tem que saber que deve guardar os logs devido ao marco civil da internet, então soluções com NAT podem ser problemáticas.

    Ok, agora vamos lá. Gerencio o datacenter de um centro universitário com mais de 3mil alunos. Em um dos campi temos simultaneamente 550 usuários somente na rede wifi com seus dispositivos. Mais uns 500 computadores simultâneos no resto.

    O que você deve investir primeiramente é em um hardware bom. Não precisa ter 2 processadores no computador, um processador bem forte dá conta do recado devido que hoje em dia temos muitos cores por cada CPU. Aqui utilizamos o XEON X5660 velhinho e tal mas aguenta tranquilo. Com um processador bom sua máquina vai conseguir PROCESSAR as requisições em menor tempo possível necessário para fornecer em menor tempo possível os arquivos de cache para o cliente.

    Para memória consiga o máximo que seu orçamento permitir. Pois é em memória que a maior parte do seu cache deve ficar e você sabe que o acesso a memória é muito mais rápido que o acesso ao HD. Aqui temos 16GB de RAM e de cache de memória reservamos 10GB mas se conseguires mais por exemplo 64GB melhor ainda. Na memória filtramos somente arquivos menores que 1MB assim ela se preenche com a maioria das imagens dos sites atualmente.

    Em disco temos um HD SATA só com 30GB separado para cache e filtramos arquivos com no máximo 5MB mais que isso não adianta ter em cache a não ser alguma atualização da Apple, Google ou Microsoft.

    Eu aconselho a comprar um servidor de alguma marca confiável como Dell, HP, IBM com garantia de 3 anos. Vai sair caro porém terás um retorno considerável dependendo do teu tipo de tráfego. Aqui conseguimos reduzir 30% de banda com isso.

    Para software utilizamos SQUID 3.1(velhinho) com um tunning extremo. Porém há diversas soluções no mercado e algumas delas até utilizam o squid no core. Você vai ter que avaliar algumas antes de definir, muito importante entender muito bem da solução antes de implementa-la. Nessa solução é muito útil ter um servidor de DNS montado no próprio servidor de cache. Pois você conseguirá diminuir significativamente o tempo de resolução de nomes melhorando a performance.

    Mais alguma dúvida pergunte.
    Eu inicialmente quando recebi o e-mail deste post, ia fazer uma BOA PIADA e depois responder, mais acredito que esta resposta já está bem completa.

    Resumindo: Cache = Hardware adequado + Software bem configurado (ou comprado especificamente para esta solução).

    HTTPS já eras.

    Marco Civil, só se tiver AS, enquanto não tiver nenhuma resolução diferente ou não surgir um caso famoso que não possa ser solucionado em virtude da brecha que permite N usuários com um mesmo IP acessar a internet e proíbe a guarda de logs de navegação (por parte de provedores de acesso), provedores que não são AS não precisam fazer nada. Estou certo @AndrioPJ?

  15. #15

    Padrão Re: como montar servidor de de cash

    Amigo
    Somos Vendedor Autorizado de Servidores da Intel
    Nos Procure

    Josué Alves
    Monte Alegre Connect
    89 9925 7186 TIM
    9974 9771
    9454 4996 CLARO
    8818 1190 OI
    skype: montealegreconect

  16. #16

    Padrão Re: como montar servidor de de cash

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Eu inicialmente quando recebi o e-mail deste post, ia fazer uma BOA PIADA e depois responder, mais acredito que esta resposta já está bem completa.

    Resumindo: Cache = Hardware adequado + Software bem configurado (ou comprado especificamente para esta solução).

    HTTPS já eras.

    Marco Civil, só se tiver AS, enquanto não tiver nenhuma resolução diferente ou não surgir um caso famoso que não possa ser solucionado em virtude da brecha que permite N usuários com um mesmo IP acessar a internet e proíbe a guarda de logs de navegação (por parte de provedores de acesso), provedores que não são AS não precisam fazer nada. Estou certo @AndrioPJ?
    Certo e errado.

    O Marco Civil e o Regulamento SCM tratam de guarda do registro de conexão.
    Então, de qualquer forma você é obrigado a guardar o log do registro.

    Mas vale salientar que ambos (tanto o Marco Civil, quanto o Regulamento SCM) possuem essa deficiência.... nenhum dos dois obriga a entregar IP Publico, tão pouco especifica o tipo do IP que deve ser registrado (feito o log).
    Então, mesmo que entregue IP Privado, desde que faça a guarda do registro de conexão, estará dentro do que foi solicitado.

  17. #17

    Padrão Re: como montar servidor de de cash

    Citação Postado originalmente por benerofonte Ver Post
    Sendo que o maximo que se pode fazer é a guarda da data (sendo dia mes, ano, hora e microsegundos) da alocaçao do endereço ip valido ou de classe privada ao usuario. A cada nova conexao deve se guardar as anteriores.


    O sites que usuario acessa, tecnicamente falando voce pode guardar alguma informaçao de trafego como cache de dns, mas nao inspionar que tipo de sites o usuario está visitando.


    E HTTPs entao, nao se espionada nada, nem se o usuario assinar um contrato falando que deseja permitir. HTTPs é protocolo seguro, nao se monitora protocolo seguro - isso eticamente, embora tecnicamente seja possivel.
    Monitorando em que sentido? Já ouvi falar de algumas soluções caríssimas para grandes operadoras que chegar a cachear youtube https por exemplo. Seria isso? Ou só monitoria das conexões?

  18. #18

    Padrão Re: como montar servidor de de cash

    Freebsd-Lusca casamento perfeito ....

  19. #19

    Padrão Re: como montar servidor de de cash

    Citação Postado originalmente por silvestre339 Ver Post
    Prezados colegas, a uns 5 anos atras no começo cheguei a montar um cash mas dava muito pau durou pouco acabei com tudo.
    Mas agora vejo a necessidade de montar um cash mas com uma capacidade alta de armazenamento e velocidade.

    Estamos com 1.100 clientes, tendo planos de 1 mg ate 5mg por cliente e estamos com a necesidade de aumentar planos para 10 mg nos clientes e ai terei que comprar mais link dedicado. Ai me veio a ideia do cash li varios tropicos sobre o assunto aqui no forun alguns antigos 2009 outros de 2011 isso a demanda erra menor em trafo.

    Gostaria que os amigos me desse alguma dica se é posivel comprar uma maquina com bom processador e memoria ram, e 10 hd de 1 terra.

    Desde ja agradeço pela atenção dos amigos.
    Amigão simplificando pra vc meu caro " CACHEBOX " a melhor opçao para cache sem gambiarra, e servidor cache em base linux sao exelentes mas pode ser um terror se nao for bem configurado e se usar maquina ferrada, e lembrando o amigo @BrunoCardoso esta certo em lembrar que " SITES HTTPS VOCÊ NÃO CONSEGUE CACHEAR " e com o CACHEBOX da APPLIANSYS terá uma das melhores opçoes do mundo para serviço de cache, já trabalhei com ele e la fora por exemplo USA é o que bomba para provedores de pequeno, medio e ate grande porte . Espero ter ajudado se vc tem mais de 1000 clientes essa seria a melhor opçao para seu bolso vc ja pode pagar por um .

    o web deles:
    http://www.appliansys.com/cachebox/ se nao me engano o Luciano da COMPUTECH tem ele pra alugar e pra vender ok . Valeuuuuu.....

  20. #20

    Padrão Re: como montar servidor de de cash

    Citação Postado originalmente por speedpc Ver Post
    Amigão simplificando pra vc meu caro " CACHEBOX " a melhor opçao para cache sem gambiarra, e servidor cache em base linux sao exelentes mas pode ser um terror se nao for bem configurado e se usar maquina ferrada, e lembrando o amigo @BrunoCardoso esta certo em lembrar que " SITES HTTPS VOCÊ NÃO CONSEGUE CACHEAR " e com o CACHEBOX da APPLIANSYS terá uma das melhores opçoes do mundo para serviço de cache, já trabalhei com ele e la fora por exemplo USA é o que bomba para provedores de pequeno, medio e ate grande porte . Espero ter ajudado se vc tem mais de 1000 clientes essa seria a melhor opçao para seu bolso vc ja pode pagar por um .

    o web deles:
    http://www.appliansys.com/cachebox/ se nao me engano o Luciano da COMPUTECH tem ele pra alugar e pra vender ok . Valeuuuuu.....
    Pena é o valor, caro demais.
    Sou mais comprar a maquina e contratar o thunder.