+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up SERVIDOR REDUNDANTE - BGP - PPOE - BLOCO IP (Route eflector)

    Olá pessoal,

    Estou montando redundancia fisica do CORE/BACKBONE, quero que este novo ponto seja um espelho do principal, ou seja, tudo que eu faça no PRIMARIO seja atualizado no SECUNDARIO, e caso venha á ficar fora/inoperante o secundario assuma totalmente a rede (os CORE serão interligados na rede interna).

    Tenho ASN, então com BGP vi que não é um bicho de sete cabeças fazer o espelho (com BGP Reflector), neste caso tenho dois link com operadoras diferentes, ambas abordam esses pontos dos CORE. Se atuasse apenas com clientes Corporativos e Provedores já estava resolvido, sendo que apenas iria setar o bloco ip para cada cliente.

    Como esta a rede atual (o espelho seria igual)
    Serv. BGP >>>> Serv. Corp >>>> Serv. Residencial
    VVV VVV
    --------------------
    VVV
    CLIENTES

    Funções:
    - Serv. BGP: apenas fecha sessão com as operadoras e define melhor rota de saida;
    - Serv. Corporativo: Faz a quebra do bloco IP e é o gateway de cada bloco;
    - Serv. Residencial: recebe os blocos pré definidos e distribui aos clientes residenciais.



    Minha dúvida é como fazer espelho nos Servidores Corporativo e Residencial, sendo que eles possuem IPs Válido.

    Algume me dá uma luz, rss


    Grato.
    Anderson

  2. #2

    Padrão Re: SERVIDOR REDUNDANTE - BGP - PPOE - BLOCO IP (Route eflector)

    Amigo, esses servidores(bgp, resi, corp) estao rodando o que, mikrotik?

  3. #3

    Padrão Re: SERVIDOR REDUNDANTE - BGP - PPOE - BLOCO IP (Route eflector)

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Amigo, esses servidores(bgp, resi, corp) estao rodando o que, mikrotik?
    São todos MK.


    Anderson

  4. #4

    Padrão Re: SERVIDOR REDUNDANTE - BGP - PPOE - BLOCO IP (Route eflector)

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Você quer algo como VRRP?
    Não conhecia esta protocolo VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol), vi que tambem tem o HSRP (Hot Standby Router Protocol).

    Basicamento o que pretendo que os servidores assumam a rede em caso que falhas do primário, e o mais importante, que mantenha atualizado com as informações do PRIMARIOS.

    Obs: se tiver alguma documentação para que possa entender e aplicar ficaria grato.

    Anderson

  5. #5

    Padrão Re: SERVIDOR REDUNDANTE - BGP - PPOE - BLOCO IP (Route eflector)

    VRRP resolve seu problema em partes, até onde sei ele não replica as configurações de um router para o outro, ou seja, ele faz a redundância mas se alterar algo no roteador A, ele não envia as mudanças para o B, não tenho certeza disso, vou procurar me orientar e dou um retorno, pode ser que um dos amigos aqui do fórum saiba sobre o assunto, alguma dica @interhome ?

  6. #6

    Padrão Re: SERVIDOR REDUNDANTE - BGP - PPOE - BLOCO IP (Route eflector)

    Vou estudar a implantação do protocolo VRRP.

    Alguem tem conhecimento de como posso fazer a atualização das informações aos Servidores SECUNDARIOS.

    Grato.
    Anderson

  7. #7

    Padrão Re: SERVIDOR REDUNDANTE - BGP - PPOE - BLOCO IP (Route eflector)

    Citação Postado originalmente por LinkDedicado-BRASIL Ver Post
    Vou estudar a implantação do protocolo VRRP.

    Alguem tem conhecimento de como posso fazer a atualização das informações aos Servidores SECUNDARIOS.

    Grato.
    Anderson
    Olá pessoal,

    Primeiramente um Feliz Natal e um 2015 com muita saude, que nossos negócios sejam muito mais prosperos.

    Implantei o VRRP em 2 RB 1100 para teste local.... funciona... estou testando em bancada para aplicar na rede, enfim... efetuando simulações de perda de pacote, etc..

    Aqui no Under e na internet só vejo redundancia de Links, creio que muitos não se preocupam em fazer uma redundancia FISICA... eu tambem não pensava até ter problemas no meu CORE, principalmente problemas elétricos, baixa tensão, etc.. onde no meu monitoramento não pegava estas falhas... devido a isso meu No-Break ficava sem carga.

    Não tenho familiaridade com os comandos de script do MK, esta dificil achar documentação, até o momento achei apenas como fazer backup e envio por FTP, e-mail (http://wiki.mikrotik.com/wiki/Automa...y_Ashish_Patel).

    Alguem me dá uma luz, preciso que todas as configurações do servidor PRINCIPAL sejam APLICADOS de forma automatica no servidor SECUNDÁRIO/ESPELHO, para que o mesmo quando assuma o cliente não perceba.


    Grato
    Anderson

  8. #8

    Padrão Re: SERVIDOR REDUNDANTE - BGP - PPOE - BLOCO IP (Route eflector)

    Analisando a documentação.

    http://www.wirelessinfo.be/index.php...tik/pages/vrrp


    Anderson