Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb quero montar provedor

    ola gostaria de montar torre para distribuir internet. ja to recebendo link ai tenho uma rb750 com 3 rocket m5 com basestation 16-120 o que vc acha disso ai para começar e o que indicaria de equipamento e configuração para os mesmo.. lembrando que planejo trabalhar com nano ou airgrid nos clientes.

  2. #2

    Padrão Re: quero montar provedor

    ja tem praticamente tudo.

    minha opiniao, coloca os rockets em bridge, e os clientes com pppoe! num complica muito nao, trabalhe simples mesmo

  3. #3

    Padrão Re: quero montar provedor

    Como o amigo d cima citou vc já tem quase tudo.
    Mas eu colocaria um server de autenticação.
    ex:webmikoritk,mkauth

  4. #4

    Padrão Re: quero montar provedor

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Como o amigo d cima citou vc já tem quase tudo.
    Mas eu colocaria um server de autenticação.
    ex:webmikoritk,mkauth
    como assim um server de autenticação?
    o próprio rb750, já não faz a autenticação?
    ( desculpe a ignorância, mas estou estudando para montar um provedor em uma pequena comunidade)

  5. #5

    Padrão Re: quero montar provedor

    acho que como esta começando agora, ficaria inviável colocar logo um server desse, mesmo que virtualizando ou algo parecido.

    sistemas de autenticação são para gerenciar o provedor, emitir boleto, corte automático do cliente e outras coisas mais.

    por enquanto faz a autenticação pppoe na própria rb mesmo, se capitalize, cresça, se legalize e cresça mais ainda.

    qualquer coisa estamos aqui para ajudar!

  6. #6

    Padrão Re: quero montar provedor

    Cara pppoe para quem não entende muito de redes vira uma complicação pois o protocolo é muito chato entre aspas por quê se tiver SNR baixo o mesmo não vai dar estabilidade ou seja vai ficar caindo. Porém séria uma boa prática.

  7. #7

    Padrão Re: quero montar provedor

    ta! então pra quem esta começando, seria melhor ip x mac? no caso, deixar a rede sem fornecer ip, e colocar um ip estático para cada cliente?
    assim:
    Torre com criptografia
    cliente com ip fixo
    e controlando pelo mac do cliente.

    ou fazer hotspot??
    estou referindo para redes até 50 clientes?!

  8. #8

    Padrão Re: quero montar provedor

    IPXMAC, Seria uma solução sim @winlink.

  9. #9

    Padrão Re: quero montar provedor

    server é p gerenciar seus clientes,gerar boletos etc.

  10. #10

  11. #11

    Padrão Re: quero montar provedor

    PPPoE se bem trabalhado não vai ter problemas, é só se aprofundar sobre o assunto..
    Citação Postado originalmente por winlink Ver Post
    e o hotspot? @wld.net1

  12. #12

    Padrão Re: quero montar provedor

    @Perin, com certeza sem dúvida alguma agora para ele séria mais viável se ele utiliza-se ipxmac.

  13. #13

    Padrão Re: quero montar provedor

    Aproveitando que o amigo ta começando, e este assunto serve para todos nós.
    Eu estou buscando solução mais em conta para salvar e armazenar os logs (registros de conecção), sei que isso poderá ajuda-lo também.
    Vcs tem alguma solução viável?

  14. #14

    Padrão Re: quero montar provedor

    eu começaria pelo certo usando já PPPoE para não precisar migrar depois.. É a maneira que tem melhor funcionamento hoje em dia!

  15. #15

    Padrão Re: quero montar provedor

    Qual é o tipo de log vc que salvar?

  16. #16

    Padrão Re: quero montar provedor

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    Qual é o tipo de log vc que salvar?


    Aqueles que estão sendo exigidos pela lei do Marco Civil.

  17. #17

    Padrão Re: quero montar provedor

    Há cara essa parte aí não sei porém tem um cara que sabe ajudar aê. @AndrioPJ

  18. #18

    Padrão

    Conforme o Marco Civil,


    Detalhe 1: o Administrador do AS (ou seja, quem possui Bloco de IPs) deve guardar log da conexão (data/hora do inicio e fim da conexão, e IP utilizado pelo cliente). Exemplo:


    Cliente: Maria da silva
    IP: 192.168.100.102
    Data/Hora inicio: 01/12/2014 as 07:10
    Data/Hora Fim: 01/12/2014 as 10:30


    Detalhe 2: O Marco Civil não entrou em detalhes de qual IP deve ser logado, logo, se o cliente recebeu um IP privado e você guardou o log, ao pé da letra, você está de acordo com o que manda.

    Detalhe 3: Além do Marco Civil tem outro regulamento que manda fazer a guarda... Se você é provedor, conforme o Regulamento SCM, você deve fazer guarda do registro de conexão. Mas ai volta ao mesmo problema do Detalhe 2.

  19. #19

    Padrão Re: quero montar provedor

    @AndrioPJ me tira uma dúvida, a anatel exige isso? se eu não tenho AS como vou me comportar com essa situação?

    Abraço.

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Conforme o Marco Civil,


    Detalhe 1: o Administrador do AS (ou seja, quem possui Bloco de IPs) deve guardar log da conexão (data/hora do inicio e fim da conexão, e IP utilizado pelo cliente). Exemplo:


    Cliente: Maria da silva
    IP: 192.168.100.102
    Data/Hora inicio: 01/12/2014 as 07:10
    Data/Hora Fim: 01/12/2014 as 10:30


    Detalhe 2: O Marco Civil não entrou em detalhes de qual IP deve ser logado, logo, se o cliente recebeu um IP privado e você guardou o log, ao pé da letra, você está de acordo com o que manda.

    Detalhe 3: Além do Marco Civil tem outro regulamento que manda fazer a guarda... Se você é provedor, conforme o Regulamento SCM, você deve fazer guarda do registro de conexão. Mas ai volta ao mesmo problema do Detalhe 2.

  20. #20

    Padrão Re: quero montar provedor

    Amigo, se mais pra frente ele for migrar, vai ter toda a dor de cabeça pra colocar tudo em PPPoE, então é melhor ele já começar pra mais pra frente não ter dor de cabeça.
    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    @Perin, com certeza sem dúvida alguma agora para ele séria mais viável se ele utiliza-se ipxmac.