+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Monitorar meus clientes

    Boa Tarde amigos, gostaria de saber se é possível eu poder monitorar meus clientes para que eu saiba como está a situação do sinal dele, saiba como está o trafico em tempo real dele, se alguma coisa aconteceu com o equipamento do cliente.
    Uso na minha rede 98% de equipamentos Ubiquit e 2% de Mikrotik
    Na casa dos clientes uso NanoLoco M5
    E os Ponto de Acesso são outros equipamentos Ubiquit como Rocket, Nanobridge, etc...
    E os equipamentos Mikrotik são somente os meus enlaces das torres e as RB's
    Minha rede não está em bridge ela é roteada.
    Aí gostaria de saber se tem como instalar algum programa para monitorar esses clientes..
    PS: O Ip dos clientes não são validos, somente os da Rb's
    PS: Se também tiver como monitorar pelo mac dos aparelhos...
    Obrigado agradeço a atenção!

  2. #2

    Padrão Re: Monitorar meus clientes

    Se 98% da sua rede é Ubiquiti você pode usar o aircontrol! Legal mesmo seria usar o "Dude" uma vez que ele é compatível com qualquer equipamento, o monitoramento pode ser feito por: icmp, http, ftp, ssh... Você ainda pode ativar o SNMP em todos os equipamentos para que o dude te informe quanto ao tráfego!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por infotechnetbel Ver Post
    Se 98% da sua rede é Ubiquiti você pode usar o aircontrol! Legal mesmo seria usar o "Dude" uma vez que ele é compatível com qualquer equipamento, o monitoramento pode ser feito por: icmp, http, ftp, ssh... Você ainda pode ativar o SNMP em todos os equipamentos para que o dude te informe quanto ao tráfego!
    Bom, eu tentei usar o Dude, mas ele não conectava com os clientes, somente com equipamentos que estavam em uma bridge, também instalei o aircontrol no mk-auth e ele mostrou somente 6 rádios conectados.

    Como posso fazer para aparecer todos os dos clientes e AP.?

    Obrigado agradeço a atenção...

  4. #4

    Padrão Re: Monitorar meus clientes

    sua rede é toda em bridge?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por infotechnetbel Ver Post
    sua rede é toda em bridge?
    Não amigo minha rede está em router...

  6. #6

    Padrão Re: Monitorar meus clientes

    Use zabbix, e o melhor.

  7. #7

    Padrão Re: Monitorar meus clientes

    posta aí tua topografia pra que eu possa entender melhor e assim poder te ajudar, não adianta eu te dizer qual é a melhor solução (software) sem conhecer a tua rede! cada caso é um caso!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Use zabbix, e o melhor.

    Bom já ouvi falar do zabbix mais não sei configura-lo, queria uma pequena ajuda ou algum tutorial...

  9. #9

    Padrão Re: Monitorar meus clientes

    obrigado pela resposta, vou tentar configurar o zabbix aqui...

  10. #10

    Padrão Re: Monitorar meus clientes

    Vou instalar o zabbix e o aircontrol para saber se você tiver um tutorial sobre como instalar o zabbix em rede roteada eu agradeço...

    ;obrigado pela atenção,...

  11. #11

    Padrão Re: Monitorar meus clientes

    Não tem erro não amigo, é bem fácil, siga a documentação oficial que não tem erro qualquer dúvida só postar. Quanto ao que mencionou sobre a rede ser roteada, é indiferente, pra monitorar os equipamentos vc só precisa ter conectividade entre eles e o servidor Zabbix, independente se sua rede é roteada ou não.


    https://www.zabbix.com/documentation..._from_packages
    Última edição por felipeandrade55; 23-12-2014 às 16:01. Razão: Correção ortográfica

  12. #12

    Padrão Re: Monitorar meus clientes

    Pelo que vi, o problema dele, que a rede dele nao tem roteamento, a rede principal e tudo bridge e cada ponto ele configurou 1 mikrotik fazendo NAT para rede interna, ele tera que fazer um roteamento estatico ou dinamico e se possivel acabar com o NAT nas RBS e deixar somente na borda

  13. #13

    Padrão Re: Monitorar meus clientes

    Tente utilizar Dude e Cacti.

    Basta ativar o SNMP e os servidores ter acesso aos dispositivos.