+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Qual o melhor software para verificar visadas de enlaces?

    Boa tarde Pessoal,

    Qual software para verificar visadas de enlaces vocês utilizam?

    Ja vi vários como:

    1) Google Earth
    2) Radio Mobile
    3) Cambium Networks Link Planner
    4) Ligowave - Link Calculator
    5) Motorola - PTP Link Planner

    Agradeço a opinião dos colegas!

  2. #2

    Padrão Re: Qual o melhor software para verificar visadas de enlaces?

    Eu uso o Ligowave e alphimax

  3. #3

    Padrão Re: Qual o melhor software para verificar visadas de enlaces?

    Motorola - PTP Link Planner

    Cambium Networks Link Planner

    Não são os mesmo?

    Já eu gosto do

    Ligowave - Link Calculator
    e
    Ubiquiti - Airlink

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual o melhor software para verificar visadas de enlaces?

    eu gosto do bom e velho radiomobile

  5. #5

    Padrão Re: Qual o melhor software para verificar visadas de enlaces?

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    eu gosto do bom e velho radiomobile
    Tbm Ainda uso o Radio Mobile, mas nem todo mundo sabe configurar da forma correta.

    Se for usar os APC no site da deliberant ja trans a configuração certa deles.

    O site da UBNT tbm tem uma ferramenta com a mesma finalidade que ja tras os equipamentos ubnt configurados.

  6. #6

    Padrão Re: Qual o melhor software para verificar visadas de enlaces?

    Radio Móbile é o melhor sem dúvidas, porém mais complexo. Se quiser uma interface mais intuitiva e fácil de trabalhar Motorola Link Planner seria o ideal.

  7. #7
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Qual o melhor software para verificar visadas de enlaces?

    www.alphimax.com, ótima ferramenta, memoriza projetos, ainda não experimentei a versão paga, mas a free me atende muito bem.

  8. #8

    Padrão Re: Qual o melhor software para verificar visadas de enlaces?

    Airlink no site da UBNT.

  9. #9

    Padrão Re: Qual o melhor software para verificar visadas de enlaces?


  10. #10

    Padrão Re: Qual o melhor software para verificar visadas de enlaces?

    Citação Postado originalmente por alissonx Ver Post
    Boa tarde Pessoal,

    Qual software para verificar visadas de enlaces vocês utilizam?

    Ja vi vários como:

    1) Google Earth
    2) Radio Mobile
    3) Cambium Networks Link Planner
    4) Ligowave - Link Calculator
    5) Motorola - PTP Link Planner

    Agradeço a opinião dos colegas!
    Olá alissonx!

    Bem, pra quem não está acostumado com terminologias de projetos em telecomunicações e quer alcançar um resultado quase que 99% preciso indico o Radio Mobile!

    Utilizo ele desde 2009 para projetos de calculos de desempenho e viabilidade de rádio enlaces operando na faixa de 2.4 e 5.8.

    Também utilizo o Path Loss para projetos mais profissionais como rádios licenciados. Empresas como TIM, VIVO e Claro utilizam o PAth Loss p/ análise de viabilidade e desempenho dos rádios.

    Já experimentei o Link Planner motorolo e da Cambium, parecem ser legais mas não consegui configurar um equipamento personalizado Ele só deixa selecionar os modelos de rádios do fabricante.

    Aliás alguém sabe como incluir um modelo de rádio pesonalizado no Link Planner da Motorola ou da Cambium Networks?

    Quanto ao LinkCalc não recomendo pois apesar de ser fácil de utilizar, seus resultados são duvidosos. Fiz um teste de enlace de 3Km utilizando o Radio Mobile e o Link Calc com mesmo parâmetros de antena e rádio. O radio mobile me deu um enlace com nível de recepção de -56dBm e altura de torre correta. Enaquanto o link calc me deu um enlace com nível de recpçaõ de -26dBm e nem considerou a altura da torre corretamente no cálculo.

    Após instalação, o nível de recepção ficou em -58dBm. Resultado: Radio Mobile muito mais adequado a projetos que requerem alto desempenho e profissionalismo.

    Espero ter contribuído!

  11. #11

    Padrão Re: Qual o melhor software para verificar visadas de enlaces?

    Citação Postado originalmente por telmetrics Ver Post
    Olá alissonx!

    Bem, pra quem não está acostumado com terminologias de projetos em telecomunicações e quer alcançar um resultado quase que 99% preciso indico o Radio Mobile!

    Utilizo ele desde 2009 para projetos de calculos de desempenho e viabilidade de rádio enlaces operando na faixa de 2.4 e 5.8.

    Também utilizo o Path Loss para projetos mais profissionais como rádios licenciados. Empresas como TIM, VIVO e Claro utilizam o PAth Loss p/ análise de viabilidade e desempenho dos rádios.

    Já experimentei o Link Planner motorolo e da Cambium, parecem ser legais mas não consegui configurar um equipamento personalizado Ele só deixa selecionar os modelos de rádios do fabricante.

    Aliás alguém sabe como incluir um modelo de rádio pesonalizado no Link Planner da Motorola ou da Cambium Networks?

    Quanto ao LinkCalc não recomendo pois apesar de ser fácil de utilizar, seus resultados são duvidosos. Fiz um teste de enlace de 3Km utilizando o Radio Mobile e o Link Calc com mesmo parâmetros de antena e rádio. O radio mobile me deu um enlace com nível de recepção de -56dBm e altura de torre correta. Enaquanto o link calc me deu um enlace com nível de recpçaõ de -26dBm e nem considerou a altura da torre corretamente no cálculo.

    Após instalação, o nível de recepção ficou em -58dBm. Resultado: Radio Mobile muito mais adequado a projetos que requerem alto desempenho e profissionalismo.

    Espero ter contribuído!
    Obrigado pessoal!

    Vou tentar usar o RadioMobile + Google Earth!

    e experimentar o Link Planner da Motorola!

    Podem continuar postando suas experiencias!