+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alto consumo CPU precesso Console MK

    Bom dia pessoal,

    Alguém sabe o que faz com que o processo console do mikrotik venha a consumir 90% da CPU?

    Estou rodando o ROS em um x86 de 64b, PentiumD, u CPU-0 fica com 90% em idle, porém o CPU-1 fica com 90% sendo consumido pelo processo console.

    O mesmo backup em uma RB450 não apresenta esse problema, porém o firewall e o management juntos ultrapassam 50% da cpu, dai o pq migrei para um x86.

  2. #2

    Padrão Re: Alto consumo CPU precesso Console MK

    Não sei qual a versão do RouterOS que usou, mas veja em Tools > Profile quem está consumindo muito processador.
    Em system > package você pode desativar se for algo inútil (hotspot, ipv6, dhcp...).

    Tem que ver exatamente quem ou o que está consumindo processamento demais, mas algumas tarefas de roteamento pesam muito por mais bobas que pareçam, por isso tem RB850, RB1200 e RB1100 no mercado, nem em x86 de R$ 10 se consegue o que uma CCR faz, questão de otimização do sistema. Quando falta processamento o negocio é otimizar a configuração, as vezes tem que limitar p2p porque eles geram 200 a 500 conexões simultaneas por maquina que acabam com o firewall (Só exemplo).


    Mas... routerOS x86 já não tem desempenho bom (Precisa um processador moderno de 3GHz pra fazer o que uma RB de 600MHz faz), e ele não usa direito os 2 nucleos, não adianta colocar um Core I5 de 4 nucleos ou um Phenon II X6 de 6 nucloes que o desempenho do routerOS será relativo ao clock e a velocidade de transferencia do processador. É hora que um Sempron 2,8GHz se sai mil vezes melhor que um Phenom X4 com 4 nucleos de 1,4GHz.

    E.. tem certeza que tem routerOS 64 bits no seu pc? Que eu saiba só tem 64b pra plataformas tipo powerpc, tile, e uns mips específicos, a versão pra PC ainda é 32 bits (Não a toa é chamada x86).

  3. #3

    Padrão Re: Alto consumo CPU precesso Console MK

    Citação Postado originalmente por jeanpa Ver Post
    Bom dia pessoal,

    Alguém sabe o que faz com que o processo console do mikrotik venha a consumir 90% da CPU?

    Estou rodando o ROS em um x86 de 64b, PentiumD, u CPU-0 fica com 90% em idle, porém o CPU-1 fica com 90% sendo consumido pelo processo console.

    O mesmo backup em uma RB450 não apresenta esse problema, porém o firewall e o management juntos ultrapassam 50% da cpu, dai o pq migrei para um x86.
    90% em Idle significa que tem 90% de processamento LIVRE. Esta consumindo 10%!!!!

  4. #4

    Padrão Re: Alto consumo CPU precesso Console MK

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    90% em Idle significa que tem 90% de processamento LIVRE. Esta consumindo 10%!!!!
    emilidane

    CPU-0 = 90% -> IDLE
    CPU-1 = 90% -> CONSOLE

  5. #5

    Padrão Re: Alto consumo CPU precesso Console MK

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Não sei qual a versão do RouterOS que usou, mas veja em Tools > Profile quem está consumindo muito processador.
    Em system > package você pode desativar se for algo inútil (hotspot, ipv6, dhcp...).

    Tem que ver exatamente quem ou o que está consumindo processamento demais, mas algumas tarefas de roteamento pesam muito por mais bobas que pareçam, por isso tem RB850, RB1200 e RB1100 no mercado, nem em x86 de R$ 10 se consegue o que uma CCR faz, questão de otimização do sistema. Quando falta processamento o negocio é otimizar a configuração, as vezes tem que limitar p2p porque eles geram 200 a 500 conexões simultaneas por maquina que acabam com o firewall (Só exemplo).


    Mas... routerOS x86 já não tem desempenho bom (Precisa um processador moderno de 3GHz pra fazer o que uma RB de 600MHz faz), e ele não usa direito os 2 nucleos, não adianta colocar um Core I5 de 4 nucleos ou um Phenon II X6 de 6 nucloes que o desempenho do routerOS será relativo ao clock e a velocidade de transferencia do processador. É hora que um Sempron 2,8GHz se sai mil vezes melhor que um Phenom X4 com 4 nucleos de 1,4GHz.

    E.. tem certeza que tem routerOS 64 bits no seu pc? Que eu saiba só tem 64b pra plataformas tipo powerpc, tile, e uns mips específicos, a versão pra PC ainda é 32 bits (Não a toa é chamada x86).
    rubem o sistema é 32b mesmo, me referia ao processador quando disse 64b,
    Obrigado pelas dicas, vou seguir algumas delas para tentar otimizar um pouco o processamento e já vou me preparar para a necessidade de uma CCR.

    A versão é a 5.26. Os clientes com mais conexões têm próximo de 25, mesmo assim vou fazer limitações p2p.
    Vou rodar na 450G e postos os resultados caso alguém do fórum venha a precisar.

    Abs

  6. #6

    Padrão Re: Alto consumo CPU precesso Console MK

    Agora olhando bem o que o pacote "Console" faz, ele atua no scheduler (Agendador, scripts, e toda a parte de OID), ele atua no ping (Algum watchdog rodando?), me parece que pesa nele toda a parte de users (Não sei se pesa em caso de tentativa de invasão tipo um flood de tentativas de login vindos da china), me parece que testes de banda, tracert, sniff, torch e scan também então no pacot console, e por fim, me parece que ele é quem gerencia backup e cia (Agendado ou não), se no processo de "voltar" um backup de um routerOS pro outro uma feature falhou e ele fica insistindo o backup pendente pode consumir recursos por bug.

    Enfim, tem muita coisa nem tão a ver com o console em sí (front end acessado via winbox) mas que entra no modulo/pacote com esse nome, o grosso é ligado a automatizações tipo watchdog, agendamento e backup mesmo, então talvez a solução seja resetar e começar tudo denovo, sem backup, analisando bem a necessidade/utilidade de cada automatização testada.