Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Coloca a potencia em 10dbi, e vai experimentando os MCS se no automatico der problema, em Advanced marque o Install EIRP e na aba Wireless desmarca Auto EIRP. E pq nao usa Airmax?
    Boa noite amigo. O EIRP já está desse jeito. Quanto ao airmax, optei desabilitar pq não vi diferença.
    Agora se seu baixar a potência, o sinal fica o mesmo, mas o CCQ cai pra 55%. Só melhora se colocar potência na nano.

  2. #22

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Citação Postado originalmente por Carlosaps Ver Post
    Boa noite amigo. O EIRP já está desse jeito. Quanto ao airmax, optei desabilitar pq não vi diferença.
    Agora se seu baixar a potência, o sinal fica o mesmo, mas o CCQ cai pra 55%. Só melhora se colocar potência na nano.
    E o MCS fixo na Nanobridge?

  3. #23

    Padrão

    Pela imagem o MCS já está fixo em MCS9 (26M) no Nanostation.

    O que acho estrando é ter sinal -50 em 1700m com MCS12 (78M no RX Rate da imagem, portanto o TX Rate da torre).
    Sinal -50 em 1700m me indica potencia muito alta na torre. 78M é datarate alto pra essa distancia, tá certo que MCS12 é mais legível que MCS15, mas o fato de ser mimo te dá uma definição um pouco menor.

    Potencia alta resultando em sinal alto com mimo eu considero um tiro no pé porque a antena te isolamento de uns 30dB nesse caso. e -50 - 30 = -80, que está na faixa de sensibilidade do equipamento.

    Com sinal alto o negocio seria usar datarate mais alto, -50 dá pra MCS14 ou MCS15 sem problemas.

    Se a intenção é ter datarate baixo (Pra eventuais clientes distantes ou com antena menor) o negócio é usar potencia mais baixa na torre, em 1500 ou 1700m devia ter sinal em torno de -60 a -65, acima disso eu digo que a torre está gritando.

  4. #24

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Aproveitando o ótimo tópico, ruben,vc já teve experiência com equipamentos outdoor 2.4ghz utilizando a tecnologia mmimo.É viável?:

  5. #25

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Opa, totalmente viável.

    De 2,4 pra 5GHz não tem muita diferença, só muda uns fatores físicos (5GHz tem menor penetrabilidade, mas a zona de fresnel exigida é menor), desde que trabalhe somente com visada e zona de fresnel a diferença prática é zero.

    Problema é pessoal que bota 27dBm transmitindo em antena de 20dBi, e conecta clientes a 300m, o cliente a 300m vai receber o sinal das 2 polarizações pra lá de alto em qualquer posição (Pode girar o roteador com um ventilador), sinal alto cria problemas também, e nesse caso de sinal alto demais com MIMO o problema não é duplicado com relação a SISO, é quadruplicado! É questão de ruído, potencia baixa gera muito lixo no espectro, mas em nível baixo que é ignorado, aumentando a potencia de emissão aumenta a potencia do lixo (Harmonicas, reflexos), ter conexão distante onde o sinal alto fica fraco (Um PTP de 20Km, digamos) não tem problema, o problema é conectar gente a 200m, 800m, mas ter potencia pra ir a 10Km, esse pessoal a 200m vai degenerar bastante a qualidade da conexão, gritar a 27dBm com 1 (um) cliente a 200m gera tanta perda de pacotes e tanto trabalho pro processamento quanto trocar dados com 8 clientes simultaneos a 2Km.


    Enfim, nada diferente em usar N ou MIMO em 2,4GHz, o problema é que em 2,4GHza muita gente (Se é que era gente) tinha a mania idiota de meter AP vagabundo com 24dBm em 11M em B, e clientes também transmitindo de volta em 24dBm (Porcarias de 400mW) com antena de grade, se fizer essa idiotisse em N ou em MIMO vai ter uma conexão tão lixo quanto B. O modo N ou MIMO não servem pra anteneiro besta que usa 400mW em AP vagabundo e sonha com um de 1000mW porque acha que alta potencia resolve tudo. Modo N e MIMO são pra potencia adequada pro nível de sinal adequado, algo entre -55 e -65 (Todos equalizados) pra MCS12, com visada e zona de fresnel, com os clientes transmitindo em MCS9 com potencia baixa o suficiente pra chegarem na torre entre -65 e -70, é só USAR o controle de potencia nos clientes, cada cliente com uma potencia e um ack-timeout que vai depender da distancia e ganho da antena, nada de unificar todos os clientes (A 200m ou a 2Km) em 20dBm, com um gritando (Potencia alta) ele piora a conexão de todo mundo, tem que equalizar todos com sinal parecido.

  6. #26

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Opa, totalmente viável.

    De 2,4 pra 5GHz não tem muita diferença, só muda uns fatores físicos (5GHz tem menor penetrabilidade, mas a zona de fresnel exigida é menor), desde que trabalhe somente com visada e zona de fresnel a diferença prática é zero.

    Problema é pessoal que bota 27dBm transmitindo em antena de 20dBi, e conecta clientes a 300m, o cliente a 300m vai receber o sinal das 2 polarizações pra lá de alto em qualquer posição (Pode girar o roteador com um ventilador), sinal alto cria problemas também, e nesse caso de sinal alto demais com MIMO o problema não é duplicado com relação a SISO, é quadruplicado! É questão de ruído, potencia baixa gera muito lixo no espectro, mas em nível baixo que é ignorado, aumentando a potencia de emissão aumenta a potencia do lixo (Harmonicas, reflexos), ter conexão distante onde o sinal alto fica fraco (Um PTP de 20Km, digamos) não tem problema, o problema é conectar gente a 200m, 800m, mas ter potencia pra ir a 10Km, esse pessoal a 200m vai degenerar bastante a qualidade da conexão, gritar a 27dBm com 1 (um) cliente a 200m gera tanta perda de pacotes e tanto trabalho pro processamento quanto trocar dados com 8 clientes simultaneos a 2Km.


    Enfim, nada diferente em usar N ou MIMO em 2,4GHz, o problema é que em 2,4GHza muita gente (Se é que era gente) tinha a mania idiota de meter AP vagabundo com 24dBm em 11M em B, e clientes também transmitindo de volta em 24dBm (Porcarias de 400mW) com antena de grade, se fizer essa idiotisse em N ou em MIMO vai ter uma conexão tão lixo quanto B. O modo N ou MIMO não servem pra anteneiro besta que usa 400mW em AP vagabundo e sonha com um de 1000mW porque acha que alta potencia resolve tudo. Modo N e MIMO são pra potencia adequada pro nível de sinal adequado, algo entre -55 e -65 (Todos equalizados) pra MCS12, com visada e zona de fresnel, com os clientes transmitindo em MCS9 com potencia baixa o suficiente pra chegarem na torre entre -65 e -70, é só USAR o controle de potencia nos clientes, cada cliente com uma potencia e um ack-timeout que vai depender da distancia e ganho da antena, nada de unificar todos os clientes (A 200m ou a 2Km) em 20dBm, com um gritando (Potencia alta) ele piora a conexão de todo mundo, tem que equalizar todos com sinal parecido.
    Excelentes explicações Rubem. Depois vou olhar meu rocket pra ver a potência que eu coloquei nele. Daí eu posto aqui ok?
    Abraço!

  7. #27

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Boa noite, Rubens,
    pelo que vi no seus post, conclui que tem grande experiencias com a frequência 2.4ghz, vi sua opiniões sobre alguns aparelhos nesse post, e quero aproveitar e te perguntar qual tipo de radio e antena você usa, e qual tipo você recomenda ?

  8. #28

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Citação Postado originalmente por Shinigami Ver Post
    Boa noite, Rubens,
    pelo que vi no seus post, conclui que tem grande experiencias com a frequência 2.4ghz, vi sua opiniões sobre alguns aparelhos nesse post, e quero aproveitar e te perguntar qual tipo de radio e antena você usa, e qual tipo você recomenda ?
    Agora já fechei o provedor, mas sempre usei de tudo, tudo que é marca e modelo que pude comprar eu sempre comprei. E... funcionar tudo funciona, cada produto tem suas caracteristicas e é melhor ou pior pra algum uso (Ou pra algum bolso).

    Se quer mil funções num único equipto recomendo Mikrotik. Se quer baixo custo recomendo Intelbras linha WISP. Se quer setup simples que até minha mãe configura recomendo Ubiquiti ou Intelbras Wisp+. Se quer produto nacional homologado de bom desempenho recomendo os da Computech, Se quer produto nacional homologado mas de baixo custo recomendo as antenas Wirelink. E por aí vai, tem mil marcas e mil produtos porque cada um atende algumas necessidades específicas, cada uso e custo tem um "melhor".

    (Por exemplo, via de regra pro MEU uso prefiro MK, mas PTP ainda prefiro UBNT, simplesmente porque tem solução integrada de ótimo preço pro desempenho que tem. Tem protocolo proprietário que pode atrapalhar? Tem, mas PTP pode ter protocolo proprietário a vontade que não incomoda o resto da rede. Pra PTP geralmente vou recomendar UBNT mesmo, por custo versus desempenho, falta setup esmiuçado mas PTP geralmente não precisa disso)

  9. #29

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    eu tambem estou com um plobema na 2.4 . alguem pode mim agudar o cartao xr2 da minha rb quemo troquei dai em diante fiz toda a configuração , mais a net nao fica estável especialmente a noite ja tentei todas a frequência e nada alguem pode mim ajudar , deste ja agradeço

  10. #30

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Citação Postado originalmente por nailton4 Ver Post
    eu tambem estou com um plobema na 2.4 . alguem pode mim agudar o cartao xr2 da minha rb quemo troquei dai em diante fiz toda a configuração , mais a net nao fica estável especialmente a noite ja tentei todas a frequência e nada alguem pode mim ajudar , deste ja agradeço
    Descreve melhor o problema.
    Não é sinal baixo? XR2 exibe 10dBm a menos de potencia em firmware antigo, se está com sinal baixo desconfie disso, você seta a potencia digamos em 20dBm mas ele exibe no status algo tipo "20 (10)". Em versão antiga de MK lembro que tinha algum problema, nos mais novos você seta 20dBm e terá 20dBm mesmo.

    Ou seu sinal está suficiente pro datarate usado (Digamos -70 pra datarate de 18 a 36M, e -60 pra 48 ou 54M) mas o sinal fica caindo? Dá pra desconfiar sempre de conector e pig tail, meio difícil alguém conseguir cria mal-contato nos conector MMCX, mas vai que teve azar.

    Descreve sinais que tem (Veja na RB o sinal dos clientes, se é suficiente), e a configuração usada (Datarate, potencia, modo, configuração nos clientes e equipamento dos clientes).

  11. #31

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    entao rubem o olhe como esta a qualidade do sinal Anexo 57655. o engracado e que sor acontece as quedinha sempre no horario 6 ou 7 da noite ja o dia funciona ate bem , inicialmente achei q foice frequencia mais teste algumas mais mesmo assim ficou do mesmo jeito , olha a configuracao do cartao xr2 Anexo 57656. meu amigo rubem descupe se eu nao fui muito claro , pois nao tenho muito tempo q trabalho no ramo .

  12. #32

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Os anexos não estão abrindo, tem como mandar denovo?

    Acho que se ficar muito tempo com a resposta aberta os anexos não são salvos direito.

  13. #33

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    tá abrindo aqui, Rubem

  14. #34

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    tá abrindo aqui, Rubem
    Então ajuda ele aí :P

    Aqui não abrem os anexos final 654 a 656, nem 658, nem 660... os de numeros menores abrem quase todos. Limpar cache e cookies não resolve.

  15. #35

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Nada de anormal. Sinal não é pois está bom. -63 ccq 98%
    Ruido também não. -101dbm tx rx 135/108
    O que notei de diferente é na config do cartão, em wireless protocol, está como unespecified. seleciona 802.11
    E na config do Ubiquiti Airmax ativado. Desativa
    Experimenta

  16. #36

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Aproveitando o gancho deste tópico,tenho inserido mais clientes em uma pico station m2 ubnt com certo sucesso!Mas gostaria que os amigos opinassem sobre as configurações "fixas" que o Rubem tanta enfatiza em suas orientações.segue alguns prints das experiências: Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pico-m2.status.PNG
Visualizações:	382
Tamanho: 	79,6 KB
ID:      	57689Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ADAVANCED.PNG
Visualizações:	258
Tamanho: 	57,6 KB
ID:      	57690Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ABA-WIRELESS.PNG
Visualizações:	260
Tamanho: 	69,6 KB
ID:      	57691
    No modo ack que é dito no firmware como "distance" fixei em 800m ,que em modo auto apontava de 600m 800m para o meu cliente mais distante. Até o momento o sinal e o desempenho continuam excelentes!!!Lembrando que a combinação é um picostation m2 com uma antena painel setorial:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...tedFromSimilar

  17. #37

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Na boa esse pico station m2 abre as pernas se colocar muito cliente ja usei um e pra distribuir não acho bom não, vendi 4 zerado na caixa pois tava parado aqui e vi que não compensa, o preço que se paga nele da pra quase comprar uma rb 912 2hpnd que e muito mais flexivel

    Uma duvida Rubem o chipset do picostation m2 e o mesmo do bulletm2 pois tenho 3 parado aqui e queria saber se os mesmos são equivalente.
    E algo muito estranho e quando usava um bullet 2 normal ne uma antena aquario de 15 dbi omini e depois que colocava um bulletm2 no lugar o sinal dos clientes chegava a perder 10 dbi em media
    Soachei bom o bulletm2 com aquelas grades da aquario de 25 dbi um ponto a ponto fica muito bom ate com outro mikrotik do outro lado.

  18. #38

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Minha recomendação é usar ack timeout automatico na torre (Afinal ela se comunica com clientes de diversas distancias) mas fixar ele nos clientes, uns 10 a 20% maior que o real de cada cliente (Cliente a 200m com 240m, cliente a 800m com 960m, etc), se tiver zona de fresnel suja 20% ou mais, se tiver tudo 100% limpo pode colocar automatico ou o valor real que tanto faz, acho que só é importante se preocupar com isso onde não tem zona de fresnel limpa.

    Quanto a potencia, a opção "Auto adjust to EIRP limit" faz o que o nome diz, ajusta a potencia de acordo com o limite legal, ela não "limita ao limite", ela "ajusta até o limite", no brasil não sei se ele ajusta pra 20dBm EIRP, se ajusta pra 36dBm EIRP, mas enfim, com essa opção marcada você devia ter o mesmo alcance com qualquer potencia.

    Se você colocar no ganho da antena o ganho real da antena (17dBi) aí sim terá potencia limitada mais, não sei se vai limitar pra 3dBm (3dBm + 17dBi = 20dBm EIRP) ou pra 19dBm (19dBm + 17dBi = 36dBm).
    Em MCS1 o Pìcostation vai até 27dBm né? Isso é potencia pra caramba! Se somar 17 + 27 dá 44dBm EIRP, isso é mais de 25W EIRP!

    (O limite pra mim que é 4W, ou 36dBm EIRP, mas varios roteadores de mesa limitam a potencia EIRP a 100mW (20dBm EIRP), não sei se o AirOS vai entender que o Picostation é pra PtMP ou pra AP indoor, teria que testar como ele trata o ajuste automatico (Eu sempre desativo))

    Na aba advanced o EIRP controll é outra estória, ele realmente limita, não ajusta. Com ele ativo (Tem que estar) se colocar antena de 17dBi ele vai controlar a potencia pra não não exceda o limite, não vai ajustar até o limite, vai simplesmente limitar caso exceda.

    Quanto aos datarates, notei que está com datarates altos nos clientes (39M e 52M), testa o contrário: Datarate mais alto na torre (Afinal o download do cliente é maior), e nos clientes um MAX TX RATE bem limitado, aí sim em MCS1. Eu recomendo MCS3 na torre e MCS1 nos clientes.
    (Porque de MCS1 pra MCS3 não muda potencia e sensibilidade, o alcance pelo que tenho notado é o mesmo, quanto maior o datarate menor o tempo perdido pra trocar um pacote então se não afeta o alcance em teoria você teria lucro no maior datarate que a distancia permite)

  19. #39

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Na boa esse pico station m2 abre as pernas se colocar muito cliente ja usei um e pra distribuir não acho bom não, vendi 4 zerado na caixa pois tava parado aqui e vi que não compensa, o preço que se paga nele da pra quase comprar uma rb 912 2hpnd que e muito mais flexivel

    Uma duvida Rubem o chipset do picostation m2 e o mesmo do bulletm2 pois tenho 3 parado aqui e queria saber se os mesmos são equivalente.
    E algo muito estranho e quando usava um bullet 2 normal ne uma antena aquario de 15 dbi omini e depois que colocava um bulletm2 no lugar o sinal dos clientes chegava a perder 10 dbi em media
    Soachei bom o bulletm2 com aquelas grades da aquario de 25 dbi um ponto a ponto fica muito bom ate com outro mikrotik do outro lado.
    Teria que ver não só o chipset com CPU, teria que ver o chipset de RF, e os componentes na etapa de RF.
    No Picostation o chipset de RF é o AR9280, no Bullet M2HP é o AR9283 (O mesmo dos Groove), apesar do nome parecido o AR9220 e AR9280 são os primeiros da familia, os seguintes vieram pelo menos 1 ano depois com um monte de melhorias. Ttambém teria que ver melhor quem é o amplificador de potencia deles, e os componentes tipo capacitores e bobinas que atuam como filtros, isso afeta um pouco do desempenho da etapa de RF.

    O resumo dos componentes maiores da etapa de RF do Bullet M2 seria:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bullet.m2.rf.jpg
Visualizações:	392
Tamanho: 	622,9 KB
ID:      	57692
    Mas os componentes passivos também tem algum papel, uma bobina com 5% de variação na fabricação, capacitor com 10% de variação, isso cria variação de unidade pra unidade do mesmo roteador, mas geralmente é coisa pouca, a grande diferença vem até onde eu saiba do chipset de RF, do amplificador e do chaveador (Switch RX/TX, ou switch que seleciona chain no caso de equipto MIMO ou com antena de dupla-polarização). Mas uma bobina mal-dimensionada pode estragar tudo, então de qualquer forma o melhor teste é fazer o que você fez, comparar lado a lado (Ou fazendo testes e anotando resultados).


    ====================
    Edit:
    Parece que tem Bullet M2 com AR9280... ou anotei errado aqui ou tem uma pequena variação conforme a idade/versão. O que tenho anotado é de 2012, essa imagem acima peguei agora no google.

  20. #40

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Bacana! Entendi! Mas deve ter um limite para usar um determinado equipamento. Não sou tão sonhador assim! Por exemplo,evito colocar mais do que 7 simultâneos em Bullet 2 hp com planos de 1mb,já que só tem 180 mhz de processador e só funciona bem em modo "B". Já este picostation m2,por ter um processador com desempenho superior 400mhz e em modo "N",acredito que de 10 a 15 simultâneos seja viável com clientes de 1mb no máximo. Mas,como tudo na área,temos que testar em campo! Vamos lá! Até o momento com 3 clientes de 1mb cada! Tem se saído muitíssimo bem! Tenho dois rádios wrn240 intelbras e um danado smartlan aprio 150m,que por sua vez não permite fixar data rates em modo cliente!!! Não sei bem ao certo,se os wrn240 intelbras permitem fixar os data rates trabalhando em modo cliente,testarei amanhã! Mas acredito que seja possível. Quando instalei os mesmos,fiz tudo o mais "automático" possível! Comprei um nanostation m2 para inserir neste painel com picostation m2,mas é uma opção com custo alto e,ao que me parece,vai ser mais difícil de ser encontrado,pelo "boom" dos 5.8ghz. Vou seguir as recomendações e postar todos os testes aqui neste tópico!!! Até então obrigado por compartilharem seus conhecimentos! Estarei aqui,pronto para somar e contribuir com quem precisar!!! Boa noite a todos!