Postado originalmente por
edmarmega
para rede gpon ou epon, vc terá os mesmos itens apenas mudando a tecnologia, sendo ambas compativeis com tripo play.
Na rede pon, vc tera o cabo de distribuição e cabo de terminação.
Normalmente vc sai do cpd com cabo grosso tipo de 36 fibras para cima, leva até um ponto, coloca uma caixa de emenda, e desse vc pode soltar 3 cabos de 12 fibras = 36, cada fibra desse cabo de 12 fo vc pode colocar 64 clientes, mas tome cuidado com as percas, cada spliter possui uma perca, e cada km de fibra tb tem sua perca.
Eu aqui meu projeto esta sendo montado da seguinte forma
olt -> cabo de 36, 1 fibra na pon-1, na caixa de emenda coloco um spliter 1x4 desse solto 4 fibras, e coloco em cada fibra 2 caixas 1x8 clientes e uma caixa 1x16, ficando assim fibra 1 quadra 1, fibra 2 quadra 2, fibra 3 quadra 3, fibra 4 quadra 4, tendo 32 portas por quadra totalizando 128 portas de fibra para cada pon, quando eu atingir 64 clientes nessas 4 quadras, eu removo o spliter 1x4 e ligo direto nas fibras que venham da olt.
Tem olts que são flexiveis apenas na epon, um exemplo é a overtech que vc pode ligar mais de 64 clientes nela após fazer uma atualização de firmeware.
As olts do tipo gpon, são tecnologias fechadas como o airmax da ubiquit, ou seja so se comunica entre as da propria marca, e não é possivel aumentar a quantidades de clientes por porta pon.
Os equipamentos da overtech são bons flexiveis, porem ja vi relatos de as onus não serem dureveis, queimam facil, nao posso confirmar de sim ou nao pois ainda nao usei elas.
As da padtec tem protocolos fechados pois são gpon, e são otimas, tem modelo compacto, e apenas um modelo em modo router, as demais são bridge.
As da fiberhome estao no mercado a muito tempo e tem varios modelos em modo router e bridge.
Da uma pesquisada na wdc network que tem os modelos, e manuais.
Tem no youtube alguns videos sobre esse assunto.