+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Wifi

    Boa noite pessoal, tudo bem?
    sou o Bruno e sou novato aqui no blog, será que vocês podem me ajudar em um projeto, estou entrando nesse área agora e sou muito leigo no assunto.

    "É POSSÍVEL CRIAR UMA REDE WIFI PARA ATENDER UM CONDOMÍNIO
    *minha intenção é usar as internet dos próprios moradores, isso significa que vou ter vários IPs em lugares distintos, quero implantar Wi Fi em um condomínio (todo) a área é grande, parece mais um bairro grande, não gostaria que existisse áreas de sombra, gostaria que o morador pudesse andar por todo o condomínio e permanecendo conectado o tempo todo, sem ter que desconectar de uma rede e conectar em outra rede. Uma especie de Roaming(acho que é isso)

    Vocês já fizeram algum projeto parecido ou tem conhecimento que possa compartilhar.
    Agradeço a atenção de vocês e se possível aguardo um feedback.

    Muito obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Rede Wifi

    Coloca todos os rotearores com o mesmo ssid (que é o nome da rede) Certo seria vc fazer lista de macs e sem senha. Assim,na teoria,ninguém que não fosse autorizado iria navegar. Com senha,a rede fica bem menos segura...

  3. #3

    Padrão Re: Rede Wifi

    Citação Postado originalmente por gmgustavocruz Ver Post
    Coloca todos os rotearores com o mesmo ssid (que é o nome da rede) Certo seria vc fazer lista de macs e sem senha. Assim,na teoria,ninguém que não fosse autorizado iria navegar. Com senha,a rede fica bem menos segura...
    Citação Postado originalmente por gmgustavocruz Ver Post
    Coloca todos os rotearores com o mesmo ssid (que é o nome da rede) Certo seria vc fazer lista de macs e sem senha. Assim,na teoria,ninguém que não fosse autorizado iria navegar. Com senha,a rede fica bem menos segura...
    Esses roteadores seria radio ou o "convencional"?
    Se for o "convencional" você sabe me informar, ate quantas pessoas podem ficar conectadas ao mesmo tempo em cada roteador e internet? e se for a radio? Sabe me informar qual "ROTEADOR" suporta mais usuários ao mesmo tempo?
    Para não correr o risco de ter ponto de sombra, pensei em colocar um "ROTEADOR" a cada 03 casas, usando a internet que cada morador já possui. Nesta configuração a melhor frequência do ROTEADOR seria 2.4 ou 5.8?
    Então, seria muitas internet sendo utilizadas no condomínio, fazendo a configuração do SSID resolveria a questão de não ter que ficar desconectando e conectando em outra rede? teria uma conexão continua, mesmo se estivesse andando de carro? Já que cada internet possui um ip diferente. Funcionaria também para tablets e not?
    Obrigado por sua resposta anterior, fico no aguardo para esta também.

  4. #4

    Padrão Re: Rede Wifi

    Roaming só funcionaria com a função IAPP ativada, sendo que os roteadores do condomínio tem de estarem na mesma rede (interligados por cabos) ou com a função wds ativada( interligados pelo WI-FI). Com a função wds ativada você vai conseguir sinal em todo o condomínio, lembrando que você só conseguiria usar um link da internet por vez.

    Acredito que o ideal seria em cada espaço determinado do condomínio ter um roteador distribuindo sinal,usando a internet dos moradores, e você instruir os moradores a marca a opção no celular ( conectar automaticamente ) em todas redes do condomínio, assim quando saírem de uma área de cobertura e entrarem em outra, se conectariam automaticamente.



    Lembrando, andando de carro o wi-fi vai ter um desempenho muito baixo, mesmo com o função iapp ativada (te loga automaticamente em outro roteador da rede)podendo em vários momentos não funcionar.





  5. #5

    Padrão Re: Rede Wifi

    Obrigado pela dica, vou seguir nessa linha de pensamento...

    Citação Postado originalmente por Shinigami Ver Post
    Roaming só funcionaria com a função IAPP ativada, sendo que os roteadores do condomínio tem de estarem na mesma rede (interligados por cabos) ou com a função wds ativada( interligados pelo WI-FI). Com a função wds ativada você vai conseguir sinal em todo o condomínio, lembrando que você só conseguiria usar um link da internet por vez.

    Acredito que o ideal seria em cada espaço determinado do condomínio ter um roteador distribuindo sinal,usando a internet dos moradores, e você instruir os moradores a marca a opção no celular ( conectar automaticamente ) em todas redes do condomínio, assim quando saírem de uma área de cobertura e entrarem em outra, se conectariam automaticamente.



    Lembrando, andando de carro o wi-fi vai ter um desempenho muito baixo, mesmo com o função iapp ativada (te loga automaticamente em outro roteador da rede)podendo em vários momentos não funcionar.





  6. #6

    Padrão Re: Rede Wifi

    Ainda acredito que se usar roteador barato tplink wr740n ou nd,um a cada andar dos blocos,intercalando posições para que haja o mínimo de área de sombra possível. Mas você terá muito trabalho,pois o certo mesmo seria cadastrar os macs de todos os dispositivos e acredito que a maioria dos roteadores comuns devam ter limite de dispositivos em suas listas de acesso.hum. Sendo assim, resolveria em partes seu problema. Outra opção seria usar uma rb mikrotik para autenticar os usuários em hotspot! Mas assim teria que centralizar em alguns aptos com um mesmo link,a não ser que compre várias rbs,até porque com um link só e com rádios comuns conectados em wds (ou repetidor universal) iria saturar muito o link de um morador só. Você vai ter que intercalar alguns links com rb e distribuir com ap barato como o tplink ou ir com ubnt que sairá bem salgado no custo final. Mas acredito que com esse tplink wr740n você consiga distribuir via hotspot,mas detalhe: Você só conseguirá usar hotspot nestes roteadores se trocar o firmware original pelo ddwrt,tenho um wr1043nd funcionando assim perfeitamente como bridge ligado a uma rb mikrotik.Basta você em conection type,escolher a opção disable" ou desabilitar". Quando se usa hitspot com o firmware original tplink,ele só conecta um usuário por vez. Custei a conseguir fazer funcionar e foi só com o firmware da ddwrt que consegui o que eu queria... Espero ter ajudado.