Postado originalmente por
edmarmega
Ok, entendi perfeitamente, mas basicamente seria, 1 fibra = 1 via correto?, ou seja, se eu quiser fazer um PTP um cabo com uma monomodo de 1 via dá e sobra correto (esqueça aqui o futuro, só pra entender mesmo)??
Isso 1 fibra monomodo da para fazer um regaço, vc pode colocar 1rb com sfp de cada lado, e nessa fibra vc pode passar trocentos tipos de trafegos separados por vlan, vc pode ter 1 fibra varias vlans com gateways separados.
ok, mas o mais usado hj em dia qual é (apenas para questão de compatibilidade)?
a mais usada é o lazer por alcance, mas sobre compatibiladade vc nao tem como usar led com lazer seria o mesmo que querer conectar 2.4 em 5.8 ghz, vc tem que ter em mente que vc tem que comprar equipamentos da mesma marca para as duas pontas da fibra, marcas diferentes nao conversam.
Blz, uma pergunta, se eu quiser usar um de 20km para 10km pode ou na fibra superdimensionar tem problema??, óbvio que o contrario não é viável correto?
Sem problemas em usar o de 20km em menor distancia, pois o sinal fica dentro cabo.
Perfeito, ai basicamente depende da compatibilidade dos ativos (aparelhos) com o Gbic. Uma pergunta ainda sobre Gbic:
- Ja vi Gbic com dois conectores de fibra espetados e outros com apenas 1 espetado, seria no caso pra fibra multimodo (2 vias) e monomodo (1 via) é isso??
exatamente, a fibra multimodo vc pode esquecer que ela existe, pois 99,9% dos equip fabricados hj é monomodo.
Aqui vc foi perfeitamente claro, te agradeço, no caso compra-se apenas um cordão porque aproveita ele dos dois lados do PTP né? e essa fusão, tem como ser mecanica ou só na máquina (que custa um carro), ouvi falar de uns kits da 3M que tão bem legais??
o ideal é por maquina de fusão de mesmo, pois tem a questão do alinhamento das fibras, pode ser que o diametro da fibra do cordão e do cabo não seja iguais, e isso pode dar percas grandes, numa fusão a perca é de 0,8 db na emenda mecanica é sempre maior que 2 db, no max 3db se der 3db fica pessimo o link.
ok, obrigado mas diga-me, hoje em dia qual é uma máquina de fusão que tenha uma boa relação custo x beneficio?? qual é a manutenção e vida útil dessas máquinas??
alguns amigos meus tem essa maquina e é muito boa, eu vou comprar dessa tb, inclusive o curso que fiz de ftth foi com uma dessa.
http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...SION%20SPLICER
ps. da uma olhada la em cima que consegui colocar as imagens