Página 4 de 9 PrimeiroPrimeiro 12345678 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Separar rede por VLANs.

Certo, eu ja entendi que uma VLAN nada mais é do que uma LAN virtual e o que vai diferenciar elas são suas IDs, na teoria se eu pegar a ether1 do meu servidor e colocar a Vlan101 na ether1 e na mesma ether1 subir um cabo de rede para minha RB912 em AP BRIDGE a qual faz o PTP com outra 912 em STATION/WDS e desce em uma rb750 na ether1 ai farei outra VLAN101 para comunicação certo e dai por diante...
    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    É só você não adicionar essas 3 VLANs em bridge no servidor..
    Que elas não vão se misturar.
    Você precisa tratar cada VLAN como uma nova interface.
    É como se você tivesse puxado um cabo de rede do teu concentrador até cada POP.

Att.

Exato!
    No PTP não altera nada.. ele continuará em bridge..
    Mas seus clientes vão trafegar nesse túnel, não vão se misturar na ether1..

No cenario que tenho hoje as Rbs dos Pops que ficam nas basestation estão todas em Bridge, ou seja uma bridge criada e com as portas lan e wan dentro, precisarei alterar nos pops tambem? deixarei a ether ou a wan dentro da bridge do ap que atende o cliente final, posso espeficar por painel ou por rb que esta no pe da torre a vlan??? desculpe tantas perguntas!!!

Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Exato!
    No PTP não altera nada.. ele continuará em bridge..
    Mas seus clientes vão trafegar nesse túnel, não vão se misturar na ether1..

Citação Postado originalmente por jcmaster85 Ver Post
    No cenario que tenho hoje as Rbs dos Pops que ficam nas basestation estão todas em Bridge, ou seja uma bridge criada e com as portas lan e wan dentro, precisarei alterar nos pops tambem? deixarei a ether ou a wan dentro da bridge do ap que atende o cliente final, posso espeficar por painel ou por rb que esta no pe da torre a vlan??? desculpe tantas perguntas!!!
    Você pode fazer em cada painel, ou fazer na rb no pé da torre.
    Exemplo com rb do painel:
    cria a VLAN 100
    retira a wlan que atende os clientes da sua bridge.
    cria uma segunda bridge e adiciona nela a VLAN 100 e a wlan que atende os clientes.
    Faz a VLAN 100 no servidor.. cria um PPPoE server nela. Pronto.

RB no pé da torre:
    cria a VLAN100
    retira a etherX que está ligado o painél que você quer por na VLAN.
    cria uma segunda bridge e adiciona a VLAN 100 e essa etherX que está ligado o painél.
    Faz a VLAN 100 no servidor e cria um PPPoE Server. Pronto.

Ah, mas eu tenho 10 painéis por POP... cria 1 VLAN para cada, ou poem cada POP em uma VLAN..
    Como você achar melhor..

Somente uma ultima duvida, deixar marcado ou não o User Service Tag, quando devo usar ele???

Citação Postado originalmente por jcmaster85 Ver Post
    Somente uma ultima duvida, deixar marcado ou não o User Service Tag, quando devo usar ele???
    Deixa desmarcado, até hoje não usei esse recurso, mas pelo que procurei aqui é para QinQ. Não posso garantir.