Postado originalmente por
pablozac
Prezados amigos,
Como não achei nada relacionado ao que estou passando aqui, resolvi abrir esse novo tópico para que alguém possa me ajudar a solucionar ou pelo menos esclarecer o que acontece:
A cerca de 1 ano passo por um problema de conexão entre AP UBNT (Rocket com Basestation) e Clientes Mikrotik (SXT Lite 5). Tudo começa sem aviso prévio e sem alteração no Cenário. Está tudo normal como mostra a Imagem em anexo, de repente o CCQ do AP começa a cair vertiginosamente (Chega a 30) levando os dos clientes junto, o tráfego para, e os clientes são desconectados. Em questão de menos de 1 minuto voltam a se conectar e tudo se normaliza. Já penei com varias configurações diferentes, realinhar cliente por cliente e trocar o AP por um novo. A única coisa que resolveu em definitivo foi dividir os Clientes por Fabricante. Colocar Clientes UBNT em AP UBNT e Clientes MK em AP MK. Queria uma solução mais barata pois ainda tenho torres UBNT com fabricantes misturados (UBNT e MK) onde não compensa de forma alguma eu colocar 2 interfaces 5.8 para atender 15 clientes.
Algumas considerações:
Pior Sinal da Torre usada como controle é -72
Acontece com todas os APs UBNT que tem 1 ou mais SXTs junto com as Nanos x Grids
Acontece de forma esporádica em horários e intervalos distintos e as vezes até dias de intervalo.
Não uso protocolo TDMA proprietário nos APs
O log do AP UBNT fala que o cliente está sendo desconectado por sinal ruim.
Problema de interferência já foi eliminado, pois estou sozinho e acontece em todas as torres com equipamento misto.
Só uso UBNT E MK.
Dividindo os Fabricantes o problema desaparece (Não é a solução adequada para mim no momento).
Se alguém já passou pelo problema e conseguiu uma configuração adequada para funcionamento, favor compartilhar. Ajudará uma alma desesperada a dormir em paz.