+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fonte qual usar para régua POE??? Opiniões...

    Amigos
    è o seguinte , Antes que montasse meu provedor eu também trabalhava com câmeras de vigilância, e como em nossa região tudo é caro inclusive as fontes, tive uma ideia de usar fonte de computador aquelas fonte atx, nossa como deu de boa alimentava 8 cameras beleza, inclusive os concorrentes copiaram a ideia. Ai eu tenho uma amigo que tem um provedor, esse semana fui la, ele estar usando uma fonte de notebook na régua poe. Detalhe a fonte é daquelas importadas que tem uma chave seletora de voltagens, uma vez eu usei uma bicha dessas num notebook sony meu pelo um bom tempo, o note deu pau fiz o reballing não deu certo ai foi que deparei de um piqueiro de componentes em curto dando fuga, isso culpa de quem?? da fonte do paraguai que passa muitas vibrações e ruídos para o equipamentos.
    A pergunta é:
    O que voces acham dessa fonte na regua poe???
    Que tal eu adapta uma fonte ATX para eu usar na minha regua poe sendo que a fonte vai estar ligando num nobreak com uma bateria de carro de 60 amperes???

    Opinem!!!

  2. #2

    Padrão

    TOUGHSwitch:

    • régua POE
    • switch gerenciável
    • suporte básico a VLAN (portas Trunk e Access)
    • STP/RSTP (há solicitações no fórum da UBNT para implementação de MSTP, mais até agora, versão 1.3 do firmware ainda não tem suporte)
    • fonte é interna (basta alimentar ele com 100/220V)
    • possível alimentar equipamentos de 24 e 48V, selecionando a voltagem por porta individualmente ou deixar a porta sem alimentação
    • possibilitar o reinicio remoto dos equipamentos caso algum trave
    • configuração de alarmes para aviso por e-mail
    • watchdog para reinício automático
    • totalmente GigaBit Ethernet
    • opções com 5, 8 e 16 portas
    • 1 único cabo por equipamento
    • interface de gerenciamento web


    Tenho mais de 20 destes (8 portas), todo pop que colocamos um destes, viemos com uma caixa cheia de bugigangas e cabos obsoletos. Ótimo para equipamentos Ubiquiti além de funcionar para RB tmb (não colocamos caso tenham muitos cartões e/ou os cartões sejam muito fortes). Estabilidade 100%, é ligar e esquecer que está lá.

    Minha instalação padrão é chegar com um cabo em uma porta Trunk, com todas as vlans, e sair um cabo em cada porta com sua respectiva vlan para cada equipamento, alimentando e interligando o mesmo na rede.

    Aí eu pergunto, diante de tudo isso, vale a pena reinventar a roda? Custo, pode ser, mais a comodidade tem preço, preço que pago com gosto rsrs.

    Segue o datasheet.

    http://dl.ubnt.com/datasheets/toughs...tch_PoE_DS.pdf

  3. #3

    Padrão Re: Fonte qual usar para régua POE??? Opiniões...

    Toda fonte precisa consumo mínimo, não apenas tem consumo maximo, pra entregar o mínimo ripple possível.
    Usar fonte ATX de 200W com consumo baixo tipo 20W é que gera muito ripple na alimentação.

    O problema é comparar as porcas fontes 12V 0,5A vendidas pra CFTV direto com fontes ATX, tem opções intermediárias pra comparar melhor, tem fonte 12V 1A com baixíssimo ripple quando o consumo fica em cerca de 0,5A (Varias cameras consomem isso). Outro problema é o zé-oreia que desconhece queda de tensão, e usa cabo de alarme 24AWG e manda 12V por um par deles (Não pelos 2 pares), é bem facil ter 2 ou 3V de queda de tensão com cabos finos colocando as fontes lá longe, ví muito instalador bradando que TEM QUE comprar fonte regulada (Que velharia, meu Deus, só um idoso de 90 anos pra defender fonte com trafo e regulador! Faz 20 anos que as fontes chaveadas são populares no mercado!) tipo 12V 5A pra só 2 cameras, mas fazem a mesma hagada de colocar a fonte distante 20m via cabos finos, e passam AC do lado do vagabundo cabo com 37% de malha e a imagem continua um lixo.

    Fonte de corrente alta não garante baixo ripple, é geralmente o contrário, só os aumenta. Capacidade de corrente baixa demais obviamente também é uma porcaria, tem que ver o consumo real do aparelho (Camera) e usar fonte em que se use algo entre 30 e 70% da capacidade nominal, é nessa faixa que a maioria das fontes chaveadas tem o menor ripple, menos spikes, melhor rendimento e gera menos EMI pra vizinhança.

    Quanto a fonte universal de notebook, tem centenas de fabricantes, uns lixos tipo Knup ou outras chinesas sem marca, tem coisa cara tipo Bright ou Comtac, tem copia chinesa que tem construção interna ridícula mas tem uma carcaça bonita escrito Dell ou HP e a maioria dos trouxas compra baseado num silk de marca e nunca olha construção interna, enfim, tem fonte "universal" pra tudo que é gosto, preço e durabilidade, de US$ 10 a US$ 50, de R$ 35 a R$ 180, algumas com ripple quando tem consumo baixo tipo 1A, algumas boas suportam 4,5A anos a fio sem nada além de aquecer o normal.

    Quanto a fonte universal danificar notebook, tensão é tensão e tem fonte "universal" com tensão bem limpa, o problema que uma fonte com ripple causaria seria em mosfet no primeiro VRM, geralmente faz eles entrarem em curto, esse VRM é que gera a tensão que vai pro chipset, e problema de solda BGA no chipset não pode ter relação com alimentação, tem um ou 2 VRM's entre a fonte e o chipset, solda BGA dá problema por solda ruim ou aquecimento, e fonte com ripple danifica mosfet muito antes de criar aquecimento. VRM de notebook é algo muito parudo, aguentam muito bem um range de tensão tipo 14 a 21V quando acompanha fonte original de 18,5V, quando vem com fonte de 20V tem range tipo 15 a 24V, mas tem uns vendedorecos de fundo de quintal que vende fonte generica vagabunda e dá aquelas dicas baseadas em astrologia tipo "Bota 2V a mais pra fonte não esquentar", só que... em fonte ruim (Nada a ver com ser universal, uma Comtac universal dá um banho de qualidade em qualquer fonte de STI, Philco ou PackardBell!) o ripple e os spikes são altos, se o usuario regula pra 20V ao invez de 18V ele vai ter spikes chegando em 30V, aí sim tem muito mosfet que bate as botas! Idem pro uso dessas porcarias com produto que não suporta tensão tão alta, tipo Ubiquiti, que pelo datasheet dos conversores dc-dc internos até suportaRIA 30V mas na prática eles morrem.

    Tem fonte industrial de corrente alta, elas é que são feitas pra uso de alta corrente com regua, tem industrial 24V 5A, 24V 10A, etc, são bem baratas, uma coisa é usar uma fonte de notebook que está sobrando, mas comprar fonte de notebook pra isso quando existem fontes industriais é muito amadorismo.
    Quem não confia no povo do ML, tem fonte industrial em varios lugares, exemplos:
    http://www.soldafria.com.br/mini-fon...3a-p-5907.html
    http://www.nodaji.com.br/c/fonte-industrial

    Elas são abertas, tem ventilação decente então, tem ajuste fino de tensão, e as em lojas confiáveis no brasil são muito duraveis.
    Todo produto barato no Ebay ou DX.com está sujeito a ser mal-feito, ó 2 baratinhos do Ebay:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00272.JPG
Visualizações:	555
Tamanho: 	140,4 KB
ID:      	56034
    Os 2 são fontes 18,5V 3,5A. A de cima foi US$ 15, a de baixo US$ 16.
    A de cima não tem nenhum componente SMD, só componente classico, solda fosca, componentes tem marca (O CI de 8 pinos que controla o PWM só tem o modelo KAA e mais nada, os capacitores da de cima dão copias genericas de nome Nindecon, os de baixo da fonte Delta são os fantásticos 1ª linha Nichicon (Ter um capacitor Nindecon copiado de Nichicon é tipo celular NQKIA, ou VAIC, ou tenis Rebuuk ou Milluno), enfim, a fonte de cima tem tudo errado, tem 1/3 dos componentes da de baixo, obviamente durou quase nada e tinha ripple pacas. A de baixo é Delta, e fonte Delta é o que há de melhor no mundo, mas... ao comprar não tinha isso na descrição, a caixa era generica falando em HP ou Sony, só queimou porque molhou.

    Enfim, tem fontes e fontes, mas pro uso citado (Regua POE) as fontes devidas são as industriais. Pra CFTV também deviam ser usadas (Já que tem regularem fina de tensão pra balancear queda de tensão em fios longos, mas... instalador de cftv compra aquelas fonte 12V 0,5A da Kairos e coloca em camera que consome quase esses 0,5A sozinha, ou usa as ECP 12V 1A que na verdade são os mesmo circuito das de 0,5A mas nunca caixa maior e com outra marca... aí fica difícil. Fonte de alta corrente é com as industriais de carcaça aberta, fonte chaveada precisa ventilação (Mas ATX nem sempre ventila tudo, os cabos escondem uns capacitores que perdem ESR igual com o tempo, ATX também tem serios problemas nesse uso).
    Deve ter industrial vagabunda, mas devem ser aquelas tipo US$ 10 no Ebay (12V 3A por US$ 10 não tem como prestar), as a venda no brasil em lojas serias são sempre de qualidade muito boa.

  4. #4

    Padrão Re: Fonte qual usar para régua POE??? Opiniões...

    amigo as fontes dos sites citados acima posso usar em equipamentos ubiquiti ou é so para cameras???

  5. #5

    Padrão Re: Fonte qual usar para régua POE??? Opiniões...

    Citação Postado originalmente por josue.pcfree Ver Post
    amigo as fontes dos sites citados acima posso usar em equipamentos ubiquiti ou é so para cameras???
    Algo assim: "São fontes de energia, e energia é energia, seja vinda de fonte com trafo, de baterias Rayovac amarelinhas, de fonte original, de um reator nuclear".

    O que muda de uma fonte de energia pra outra é a qualidade da energia (Se tem ripple, se tem ripple com alto consumo, se com alto consumo surgem spikes), durabilidade da fonte (Fonte vagabunda vai durar menos, pilha Rayovac vai durar só alguns minutos) e preço (Reator nuclear vai ficar meio caro...). Com fonte industrial você SABE qual a corrente exata que ela suporta, com fonte de notebook ou ATX não dá pra ter tanta certeza (Porque elas não são feitas pra cargas resistivas, não suportam qualquer lipo de consumo, liga uma lampada de farol de carro de 75W numa fonte ATX "real" de 500W pra ver se aguenta 2 horas, simplesmente é uma resistencia baixa demais pra ela manter a tensão, a fonte esquenta até derreter porque insiste em manter tensão onde não precisaria!)


    Dá pra usar pra Ubiquiti, Mikrotik, Intebrasl, Cambium, Krazer, Draytek, Engenius, Linksys, etc, é só pegar fonte com a tensão certa e com a capacidade de corrente necessaria (Lembra sempre, usa 30 a 70% da capacidade nominal da fonte. Fonte de 10A? Usa entre 3 a 7A nelas, de preferencia exatos 50%, ou 5A nesse exemplo).

    Hoje tenho RB600 com 4 emp8602 alimentado por uma industrial 24V 2,1A, deve estar assim estável desde 2012, mas já pendurei nessa fonte ptp temporario com NS M5 ou Airgrid.

  6. #6

    Padrão Re: Fonte qual usar para régua POE??? Opiniões...

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Algo assim: "São fontes de energia, e energia é energia, seja vinda de fonte com trafo, de baterias Rayovac amarelinhas, de fonte original, de um reator nuclear".

    O que muda de uma fonte de energia pra outra é a qualidade da energia (Se tem ripple, se tem ripple com alto consumo, se com alto consumo surgem spikes), durabilidade da fonte (Fonte vagabunda vai durar menos, pilha Rayovac vai durar só alguns minutos) e preço (Reator nuclear vai ficar meio caro...). Com fonte industrial você SABE qual a corrente exata que ela suporta, com fonte de notebook ou ATX não dá pra ter tanta certeza (Porque elas não são feitas pra cargas resistivas, não suportam qualquer lipo de consumo, liga uma lampada de farol de carro de 75W numa fonte ATX "real" de 500W pra ver se aguenta 2 horas, simplesmente é uma resistencia baixa demais pra ela manter a tensão, a fonte esquenta até derreter porque insiste em manter tensão onde não precisaria!)


    Dá pra usar pra Ubiquiti, Mikrotik, Intebrasl, Cambium, Krazer, Draytek, Engenius, Linksys, etc, é só pegar fonte com a tensão certa e com a capacidade de corrente necessaria (Lembra sempre, usa 30 a 70% da capacidade nominal da fonte. Fonte de 10A? Usa entre 3 a 7A nelas, de preferencia exatos 50%, ou 5A nesse exemplo).

    Hoje tenho RB600 com 4 emp8602 alimentado por uma industrial 24V 2,1A, deve estar assim estável desde 2012, mas já pendurei nessa fonte ptp temporario com NS M5 ou Airgrid.

    Amigo quero ligar com uma fonte
    2 Rockets M5
    1 RB 750 gl
    1 Loco M5

    qual fonte industrial vc me indicaria???

  7. #7

    Padrão Re: Fonte qual usar para régua POE??? Opiniões...

    Pra esse consumo a 24V 2,1A até dá, mas chega meio perto dos 70% da capacidade dela, então eu partiria pra 24V 3A:
    https://www.cinestec.com.br/ecommerc...aspx?cod=18867
    (Cinestec é loja séria)

    Se tem previsão de acrescentar equiptos no futuro já pode comprar uma 24V 4,5A.

    Esse é o momento que o exagero só tras problemas, você terá momentos de consumo tipo 20W (Noutros passar de 35W), se colocar uma fonte 24V 10A vai estar bem longe de uma carga mínima pra tensão não ter spikes ou ripple alto, NENHUM fabricante serio te vende equipamento com fontes de capacidade grande comparado ao consumo, geralmente é fonte com capacidade pra 150 e 200% do consumo (Fonte de 30 ou 40W pra consumo de 20W), ninguém serio entregaria uma fonte de 200 ou 400W pra um consuminho de 20W, e não é questão de custo, existem problemas de instabilidade se não tiver carga suficiente, 50% de carga é perfeito ("Carga" como peso, tipo caminhão, não como carga em bateria).

    Pro seu uso poderia ser uma industrial 18V 4,1A se achar por acaso, são raras, 24V é mais comum.

  8. #8

    Padrão Re: Fonte qual usar para régua POE??? Opiniões...

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    TOUGHSwitch:

    • régua POE
    • switch gerenciável
    • suporte básico a VLAN (portas Trunk e Access)
    • STP/RSTP (há solicitações no fórum da UBNT para implementação de MSTP, mais até agora, versão 1.3 do firmware ainda não tem suporte)
    • fonte é interna (basta alimentar ele com 100/220V)
    • possível alimentar equipamentos de 24 e 48V, selecionando a voltagem por porta individualmente ou deixar a porta sem alimentação
    • possibilitar o reinicio remoto dos equipamentos caso algum trave
    • configuração de alarmes para aviso por e-mail
    • watchdog para reinício automático
    • totalmente GigaBit Ethernet
    • opções com 5, 8 e 16 portas
    • 1 único cabo por equipamento
    • interface de gerenciamento web


    Tenho mais de 20 destes (8 portas), todo pop que colocamos um destes, viemos com uma caixa cheia de bugigangas e cabos obsoletos. Ótimo para equipamentos Ubiquiti além de funcionar para RB tmb (não colocamos caso tenham muitos cartões e/ou os cartões sejam muito fortes). Estabilidade 100%, é ligar e esquecer que está lá.

    Minha instalação padrão é chegar com um cabo em uma porta Trunk, com todas as vlans, e sair um cabo em cada porta com sua respectiva vlan para cada equipamento, alimentando e interligando o mesmo na rede.

    Aí eu pergunto, diante de tudo isso, vale a pena reinventar a roda? Custo, pode ser, mais a comodidade tem preço, preço que pago com gosto rsrs.

    Segue o datasheet.

    http://dl.ubnt.com/datasheets/toughs...tch_PoE_DS.pdf
    Você não usa mais nada na torre? Como uma fonte nobreak com baterias!

  9. #9

    Padrão Re: Fonte qual usar para régua POE??? Opiniões...

    Citação Postado originalmente por fhilippe Ver Post
    Você não usa mais nada na torre? Como uma fonte nobreak com baterias!
    Uso nobreaks normais, e em alguns pops mais importantes além dos nobreaks, geradores a Diesel.

    Atualmente também em POP's com mais equipamentos estou substituindo os TOUGHSwitches por EdgeSwitches 24 ou 48 portas.

    A diferença é que o TS tem possibilidade de alimentação de 24 ou 48v, ja o ES somente 24v, mais em contra partida o ES tem bem mais recursos comparado ao TS, além de maior capacidade de portas. Mais para POP's com menor número de equipamentos, onde preciso apenas alimentá-los e gerenciar VLAN's o TS é um baita equipamento.

  10. #10

    Padrão Re: Fonte qual usar para régua POE??? Opiniões...

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Uso nobreaks normais, e em alguns pops mais importantes além dos nobreaks, geradores a Diesel.

    Atualmente também em POP's com mais equipamentos estou substituindo os TOUGHSwitches por EdgeSwitches 24 ou 48 portas.

    A diferença é que o TS tem possibilidade de alimentação de 24 ou 48v, ja o ES somente 24v, mais em contra partida o ES tem bem mais recursos comparado ao TS, além de maior capacidade de portas. Mais para POP's com menor número de equipamentos, onde preciso apenas alimentá-los e gerenciar VLAN's o TS é um baita equipamento.
    Obrigado pela resposta, mas tenho uma pergunta para fazer pra você, o que você me diz das fontes nobreaks, como da marca volt, ccn, va,? Realmente valem o investimento, já vi no fórum que há um engodo por parte dos vendedores, na venda dessas fontes, pois não fazem o que prometem, não oferecendo a devida proteção aos equipamentos das torres.

  11. #11

    Padrão Re: Fonte qual usar para régua POE??? Opiniões...

    Citação Postado originalmente por fhilippe Ver Post
    Obrigado pela resposta, mas tenho uma pergunta para fazer pra você, o que você me diz das fontes nobreaks, como da marca volt, ccn, va,? Realmente valem o investimento, já vi no fórum que há um engodo por parte dos vendedores, na venda dessas fontes, pois não fazem o que prometem, não oferecendo a devida proteção aos equipamentos das torres.
    Cara, como eu nunca utilizei não posso falar nada a respeito.

    Mais como vc mesmo já disse, outros usuários do fórum as utilizam e acredito que possam responder as suas dúvidas.

  12. #12

    Padrão Re: Fonte qual usar para régua POE??? Opiniões...

    Perfeito, Obrigado pelas respostas.

  13. #13

    Padrão Re: Fonte qual usar para régua POE??? Opiniões...

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Cara, como eu nunca utilizei não posso falar nada a respeito.

    Mais como vc mesmo já disse, outros usuários do fórum as utilizam e acredito que possam responder as suas dúvidas.
    Se não for pedir muito, já pedindo, qual nobreak você utiliza? E o superaquecimento, como você dribla isto, quero colocar no alto de um morro pra um telefone rural, e em dias de verão, o calor é estremo.

  14. #14

    Padrão Re: Fonte qual usar para régua POE??? Opiniões...

    Eu ja usei fonte volt,ccn,tpnet e por ultimo tenho usado:

    - controlador solar 15a
    - fonte chaveada fag 24v 15a
    - patch panel fag giga
    - swith rb2011 ou 750 depende da quantidade radio

  15. #15

    Padrão Re: Fonte qual usar para régua POE??? Opiniões...

    Olá, amigos... alguém utiliza as fonte nobreak da empresa FAG? É relativamente comum vermos usuários de fonte nobreak das marcas Volt e CCN reclamando que tiveram problemas com elas, mas ainda não soube de nenhum relato negativo sobre as fonte da marca FAG Soluções.

    Esse modelo, em especial, alguém que já teve chance de usar, se pudesse compartilhar suas impressões seria de grande valia.

    Abraço.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Fonte Nobreak Online 24Vdc.jpg
Visualizações:	207
Tamanho: 	24,2 KB
ID:      	63430