+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tunnel - VPN - Vlan - Mikrotik

    Pessoal,

    Tenho pesquisado a respeito de um assunto e não consigo imaginar uma forma de resolver facilmente..

    Meu cenário é simples e por isso preciso apenas de uma reposta simples.. SIm ou Não.. e se a resposta for SIM, sobre o que devo pesquisar...


    Vamos lá:


    MIKROTIK-1 --> NANO LOKO (AP) --> MIKROTIK-2

    Atualmente tenho esse cenário.. porém o NANO LOKO tem que obrigatoriamente ficar em modo AP.. nao posso colocar em bridge...senao eu já teria resolvido o problema..

    e meu problema é: Como fazer o mikrotik-1 se enxergar diretamente com o mikrotik-2 como se estivesse na mesma camada?

    O mikrotik-2 recebe ip da NANO.. e tem conectividade nele.. ou seja.. tem internet.. dele consigo pingar pra qualquer lugar..

    Entao como eu poderia fazer o MK1 se comunicar com o MK2 de alguma forma de preferencia que fosse via ip interno e nao externo? OSPF? VLAN? PPTP? TUNNEL?

    O problema pra mim só é a danada da NANO.

    Senao fui claro o suficiente.. desculpem-me.

  2. #2

    Padrão Re: Tunnel - VPN - Vlan - Mikrotik

    Vc pode fazer um eoip, ele e layer2.

  3. #3

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Tunnel - VPN - Vlan - Mikrotik

    Pelo que entendi Você que o AP como bridge, é só mudar essa opção na aba network, pode configurar os mikrotiks com outra faixa de IP que não seja a mesma do nano que ira funciona.

  4. #4

    Padrão Re: Tunnel - VPN - Vlan - Mikrotik

    Se o NanoLoco que é o AP está em modo Router, ele certamente tem uma faixa de IP na porta WAN dele, e outra faixa (diferente) na porta LAN. O mikrotik2 está conseguindo acessar o mikrotik1 pois ele conhece a rota para o mirotik1, através da rede configurada na porta WAN.

    O seu problema parece ser o seguinte, quando você tenta comunicação com o IP do mikrotik2 através do mikrotik1, o mikrotik1 não conhece aquela rede, ele não sabe que ela está atraz do gateway que é o NanoLoco.

    A maneira mais facil, seria adicionar uma rota estática no mikrotik1, para a faixa de IP LAN que o NanoLoco está, e como gateway colocar o IP da WAN do NanoLoco.

    Por exemplo:

    NanoLoco WAN: ip 10.0.0.2 - gateway 10.0.0.1
    NanoLoco LAN: 192.168.1.1/24
    Mikrotik 2: ip 192.168.1.2 - gateway 192.168.1.1

    então, no mikrotik1, você adicionaria uma rota estática:

    Código :
    /ip route add dst-address=192.168.1.0/24 gateway=10.0.0.2

    Isto eu estou considerando em que seu NanoLoco, a porta WAN é a porta ethernet, que está conectada no mikrotik1. Dessa forma, quando você tentar se comunicar com um IP da rede LAN do NanoLoco, que é onde está o mikrotik2, o mikrotik1 vai mandar esse trafego para o NanoLoco pelo seu IP que está conectado com ele, e o NanoLoco vai fazer o meio de campo entre as duas redes.

  5. #5

    Padrão Re: Tunnel - VPN - Vlan - Mikrotik

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Se o NanoLoco que é o AP está em modo Router, ele certamente tem uma faixa de IP na porta WAN dele, e outra faixa (diferente) na porta LAN. O mikrotik2 está conseguindo acessar o mikrotik1 pois ele conhece a rota para o mirotik1, através da rede configurada na porta WAN.

    Isto eu estou considerando em que seu NanoLoco, a porta WAN é a porta ethernet, que está conectada no mikrotik1. Dessa forma, quando você tentar se comunicar com um IP da rede LAN do NanoLoco, que é onde está o mikrotik2, o mikrotik1 vai mandar esse trafego para o NanoLoco pelo seu IP que está conectado com ele, e o NanoLoco vai fazer o meio de campo entre as duas redes.
    É quase isso mesmo... No meu caso a NANO recebe a internet através da WLAN (enlace) e distribui via LAN... Ou seja minha porta WAN na verdade é a Wlan...

    O cenario entao é assim:

    TORRE (MK1) ---- wireless ----> Nano (Modo Estação Wireless e Roteador na rede) ----- cabo eth -----> Groove (MK2)

    É isso...