Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Gpon Onus Varias marcas

    Pessoal até ontem oq pensei saber a respeito de Gpon é que onus Gpon só funcionavam com olts do mesmo fabricante.
    Porém hj ao receber o técnico da vivo para resolver um problema na minha vivo fibra, presenciei algo inusitado. Ocara desconfiou da Onu e trocou para testes uma Onu da Blue Castle por uma de outra marca estranha, mas q nao tinha nada a ver com a marca anterior. E pra minha surpresa funcionou do mesmo jeito.
    O problema aqui não era a onu então ele denovo colou a Blue Castle pra rodar e num passe de mágica o negócio funcionou.

    Alguem saberia q equipamentos eles usam q trabalha com Onus multi marcas?

  2. #2

    Padrão Re: Gpon Onus Varias marcas

    Existe uma norma internacional que define os parâmetros do GPON. As empresas que seguem a risca tais definições acabam sendo compatíveis entre sí.

    Alguns fabricantes colocam algo "extra" nos equipamentos o que os deixa com protocolo proprietário.

    Pelo menos foi isso que entendi quando fiz treinamento na PARKS.

  3. #3

    Padrão Re: Gpon Onus Varias marcas

    A propósito, já que foi citada a marca Parks. Estou em dúvida se escolho FiberHome ou Parks.

    Os preços estão equivalentes pelo que cotei, com a diferença que a OLT da FiberHome é um chassi expansível, já a da Parks é standalone, porém minha dúvida é em relação á qualidade e continuidade dos produtos no mercado, etc....

    Alguém que conheças ambas poderia opinar?

  4. #4

    Padrão Re: Gpon Onus Varias marcas

    Eu tenho conhecimento de causa apenas na PARKS.

    Produto: 100%
    Suporte: 100%

    Tenho visto muita gente usar FiberHome, acredito que seja um ótimo produto também.

  5. #5

    Padrão Re: Gpon Onus Varias marcas

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    A propósito, já que foi citada a marca Parks. Estou em dúvida se escolho FiberHome ou Parks.

    Os preços estão equivalentes pelo que cotei, com a diferença que a OLT da FiberHome é um chassi expansível, já a da Parks é standalone, porém minha dúvida é em relação á qualidade e continuidade dos produtos no mercado, etc....

    Alguém que conheças ambas poderia opinar?
    Amigo quais os valores te passaram de olt e onus da parks e quantas portas a olt deles possui?

  6. #6

    Padrão Re: Gpon Onus Varias marcas

    Olt Parks em torno de 20 mil

  7. #7

    Padrão Re: Gpon Onus Varias marcas

    Tenho boas informacoes sobre as duas empresas porem fiz curso com fiberhome e decidi por ele, alem de ter varias onus compativeis e devido as caracteristicas a mais que o fiberhome possui.

  8. #8

    Padrão Re: Gpon Onus Varias marcas

    Deixa eu ver se entendi.
    Grosseiramente falando um protocolo tipo air-max da ubnt ou nv2 da MK?
    Mas na ubnt e Mk podemos desativar,será nas olts também podemos fazer isso?

  9. #9

    Padrão Re: Gpon Onus Varias marcas

    Cara se você tem condições vai de PARKS, segundo eles tem um protocolo proprietário que deixa a latência nas ONUs em 1ms, utilizo de outra marca e a latência varia entre 4 e 10ms por ser um PMPT

  10. #10

    Padrão Re: Gpon Onus Varias marcas

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Deixa eu ver se entendi.
    Grosseiramente falando um protocolo tipo air-max da ubnt ou nv2 da MK?
    Mas na ubnt e Mk podemos desativar,será nas olts também podemos fazer isso?
    O protocolo utilizado é o TDMA. Time Division Multiple Access. O mesmo usado no NV2 e AirMax.
    O que significa que a OLT vai dividir o tempo de troca de informações entre as ONUs.
    O recomendado pelos fabricantes é até 64 ONUs por porta PON, e posso garantir que funciona muito bem. Afinal não tem interferência e ela consegue lidar com esse tempo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image018r.gif
Visualizações:	242
Tamanho: 	57,0 KB
ID:      	59555

    Citação Postado originalmente por SuporteClinitec Ver Post
    Cara se você tem condições vai de PARKS, segundo eles tem um protocolo proprietário que deixa a latência nas ONUs em 1ms, utilizo de outra marca e a latência varia entre 4 e 10ms por ser um PMPT
    Não sei que marca você usou, mas estamos deixando da Parks.
    Eles são bem atenciosos, mas todo mês tem um firmware novo pra OLT.. NMS novo.. dai para de funcionar.. liga pra eles, tem que atualizar firmware.. reiniciar OLT..
    É um saco..
    Tenho uma rede com umas 90 ONUs Parks, inclusive algumas que alimentam POPs com mais de 100Mb de tráfego e a latência é 1ms.. assim como a nova que estamos usando.
    Fazem 2 anos que estamos com a Parks.. mas não dá.. foram muitos problemas ao decorrer desse tempo.. quando você precisa mexer, tem que reiniciar, atualizar... parecia que o produto nunca estava "pronto".. não vou fazer um textão mas ocorreram vários outros casos de problemas..

  11. #11

    Padrão Re: Gpon Onus Varias marcas

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Não sei que marca você usou, mas estamos deixando da Parks.
    Eles são bem atenciosos, mas todo mês tem um firmware novo pra OLT.. NMS novo.. dai para de funcionar.. liga pra eles, tem que atualizar firmware.. reiniciar OLT..
    É um saco..
    Tenho uma rede com umas 90 ONUs Parks, inclusive algumas que alimentam POPs com mais de 100Mb de tráfego e a latência é 1ms.. assim como a nova que estamos usando.
    Fazem 2 anos que estamos com a Parks.. mas não dá.. foram muitos problemas ao decorrer desse tempo.. quando você precisa mexer, tem que reiniciar, atualizar... parecia que o produto nunca estava "pronto".. não vou fazer um textão mas ocorreram vários outros casos de problemas..
    Está trocando Parks por qual fabricante, @klabundee?

  12. #12

    Padrão Re: Gpon Onus Varias marcas

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Está trocando Parks por qual fabricante, @klabundee?
    Fiberhome

  13. #13

    Padrão Re: Gpon Onus Varias marcas

    Afff e eu tava quase me decidindo por Parks pq na abrint só se falava dela com as pessoas que conversei.
    Bom alguem saberia citar algumas marcas de onus que rodam com a olt fiberhome?

  14. #14

    Padrão Re: Gpon Onus Varias marcas

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Fiberhome
    Hm... Está comprando onde, na WDC?
    Já até desisti de falar com o pessoal dessa empresa. Passei meses tentando obter preços da OLT AN5516-04 e suas placas mas é uma enrolação sem tamanho.

    Deve ter algum outro fornecedor no Brasil, porque não é possível que alguém esteja conseguindo fazer negócio com a WDC.

    Citação Postado originalmente por jmater Ver Post
    Afff e eu tava quase me decidindo por Parks pq na abrint só se falava dela com as pessoas que conversei.
    Bom alguem saberia citar algumas marcas de onus que rodam com a olt fiberhome?
    Eu também, hahaha.
    Já estava sonhando com as OLTs Parks bonitinhas, compactas, com firmware com interface bem feita, cheias de recursos e tal. Parece que o jeito é usar essas latas chinesas com interface mais feia e mal feita que a do Windows 3.11. Ao menos são estáveis, ao que parece.

    Mas eu acho que esse problema na Parks, conforme o @klabundee relatou, é igual ocorre com o RouterOS da MikroTik: se está estável e sabe que quando atualizar vai depender da sorte para continuar assim, deixe quieto.

    O que levava você a atualizar os equipamentos da Parks, @klabundee?

  15. #15

    Padrão Re: Gpon Onus Varias marcas

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Hm... Está comprando onde, na WDC?
    Já até desisti de falar com o pessoal dessa empresa. Passei meses tentando obter preços da OLT AN5516-04 e suas placas mas é uma enrolação sem tamanho.

    Deve ter algum outro fornecedor no Brasil, porque não é possível que alguém esteja conseguindo fazer negócio com a WDC.



    Eu também, hahaha.
    Já estava sonhando com as OLTs Parks bonitinhas, compactas, com firmware com interface bem feita, cheias de recursos e tal. Parece que o jeito é usar essas latas chinesas com interface mais feia e mal feita que a do Windows 3.11. Ao menos são estáveis, ao que parece.

    Mas eu acho que esse problema na Parks, conforme o @klabundee relatou, é igual ocorre com o RouterOS da MikroTik: se está estável e sabe que quando atualizar vai depender da sorte para continuar assim, deixe quieto.

    O que levava você a atualizar os equipamentos da Parks, @klabundee?
    Sim, WDC.

    Só atualizo porque eles pedem..
    Problemas que eu já tive:
    Retorno de luz nas ONUs "Sombra" segundo a Parks, uma ONU derrubava a PON inteira, ou deixava metade funcionando, metade não... tinha que ficar reiniciando todas as ONUs da PON para voltar a funcionar..
    Foi resolvido com atualização de firmware..
    Ai um dia fui trocar de Rack a OLT e escutei que tinha algo batendo dentro dela.. algo solto..
    Era o dissipador que tinha quebrado o suporte.. falamos com eles e foi trocada..
    Dai começou os problemas com o NMS..
    Basicamente os problemas são na criação e aplicação de perfil..
    Criava, ia aplicar dizia ERRO: No Error
    e ai começaram as infinitas atualizações de firmware+NMS.
    Até que finalmente chegou a uma versão "estável", mas tinha um novo bug.. se reiniciasse a OLT, parava de trafegar todas as ONUs.. tinha que reaplicar os perfis para sair funcionando novamente.
    Esse firmware ficou por uns 4 meses sem dar problema ao aplicar perfis.. mas se reiniciasse a OLT.. era problema.
    Saiu mais uma atualização que corrigiu isso.. e voltaram os problemas de aplicação de perfil..
    No meio disso tudo ainda, vendemos uma interligação que basicamente era 4 filiais, 1 onu em cada e bridge entre elas..
    Bá, derrubava toda rede.. fazia looping na rede porque tinha mais de 1 filial na mesma PON..
    No fim fiz EoIP em cima dessa rede porque nativamente não rolou a bridge que eu queria.
    Tudo isso via suporte deles, eles são bem atenciosos.
    Mas não é aquela coisa profissional que eu achei que fosse pelo valor pago.
    Fiz o curso lá na Parks mesmo e tal..
    Não tenho nada contra, se eles resolverem esses problemas.. é um bom produto.

    Att.

  16. #16

    Padrão Re: Gpon Onus Varias marcas

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Sim, WDC.

    Só atualizo porque eles pedem..
    Problemas que eu já tive:
    Retorno de luz nas ONUs "Sombra" segundo a Parks, uma ONU derrubava a PON inteira, ou deixava metade funcionando, metade não... tinha que ficar reiniciando todas as ONUs da PON para voltar a funcionar..
    Foi resolvido com atualização de firmware..
    Ai um dia fui trocar de Rack a OLT e escutei que tinha algo batendo dentro dela.. algo solto..
    Era o dissipador que tinha quebrado o suporte.. falamos com eles e foi trocada..
    Dai começou os problemas com o NMS..
    Basicamente os problemas são na criação e aplicação de perfil..
    Criava, ia aplicar dizia ERRO: No Error
    e ai começaram as infinitas atualizações de firmware+NMS.
    Até que finalmente chegou a uma versão "estável", mas tinha um novo bug.. se reiniciasse a OLT, parava de trafegar todas as ONUs.. tinha que reaplicar os perfis para sair funcionando novamente.
    Esse firmware ficou por uns 4 meses sem dar problema ao aplicar perfis.. mas se reiniciasse a OLT.. era problema.
    Saiu mais uma atualização que corrigiu isso.. e voltaram os problemas de aplicação de perfil..
    No meio disso tudo ainda, vendemos uma interligação que basicamente era 4 filiais, 1 onu em cada e bridge entre elas..
    Bá, derrubava toda rede.. fazia looping na rede porque tinha mais de 1 filial na mesma PON..
    No fim fiz EoIP em cima dessa rede porque nativamente não rolou a bridge que eu queria.
    Tudo isso via suporte deles, eles são bem atenciosos.
    Mas não é aquela coisa profissional que eu achei que fosse pelo valor pago.
    Fiz o curso lá na Parks mesmo e tal..
    Não tenho nada contra, se eles resolverem esses problemas.. é um bom produto.

    Att.
    Obrigado pelo relato.

    Alguém sabe se há outro fabricante nacional de OLT e ONU além da Parks e AsGa (exceto PadTec, que fez palhaçada)?

  17. #17

    Padrão Re: Gpon Onus Varias marcas

    Caramba desconhecia tais acontecimentos em ftth.
    Correr o risco de parar 1/8 da rede(imagino que seja uma perna) e ter que reiniciar todas as onus.
    Estou fazendo um curso e tem colega que trabalha em uma prestadora da Embratel,lá eles trabalham com a ASGA.Segundo o colega do curso,eles estão tendo problemas parecidos,do nada a rede trava.Tem que reiniciar onus lá na casa do C...
    Sinceramente pensei que ele não sabia o que estava dizendo.

  18. #18

    Padrão Re: Gpon Onus Varias marcas

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Caramba desconhecia tais acontecimentos em ftth.
    Correr o risco de parar 1/8 da rede(imagino que seja uma perna) e ter que reiniciar todas as onus.
    Estou fazendo um curso e tem colega que trabalha em uma prestadora da Embratel,lá eles trabalham com a ASGA.Segundo o colega do curso,eles estão tendo problemas parecidos,do nada a rede trava.Tem que reiniciar onus lá na casa do C...
    Sinceramente pensei que ele não sabia o que estava dizendo.
    amigo estou bem próximo do pessoal da Asga e sinceramente namorei os equipos deles por conta de serem fornecedores da OI por exemplo.
    Caso tenha mais informações com seu amigo a respeito dos equipos e suporte da Asga fico no aguardo

  19. #19
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Gpon Onus Varias marcas

    quem é fornecedor da OVERTEK estou precisando de comprar uma OLT.

  20. #20

    Padrão Re: Gpon Onus Varias marcas

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    quem é fornecedor da OVERTEK estou precisando de comprar uma OLT.
    ISPshop: http://www.ispshop.com.br