Página 3 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345678 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006

Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

@Zucchi
    amigo e qual seria a sua dica para uso profissional, qual seria o seu conselho, para um trabalho entre pop´s e clientes.

Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006

Padrão

@Zucchi
    amigo e qual seria a sua dica para uso profissional, qual seria o seu conselho, para um trabalho entre pop´s e clientes.

Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Não e sou categórico em dizer. Podemos conversar extensivamente sobre o tema mas costumo resumir: 802.11 NÃO é um protocolo de uso Outdoor. É necessário entender como o mercado - erroneamente - chegou neste ponto e por que utiliza o 802.11 para outdoor (o que começa lá atrás com o compartilhamento de internet via Acess Point caseiro....) o qual explico e comento em 2 tópicos aqui no Under amplamente discutidos.

O protocolo não foi feito, tão pouco desenhado para isso. É por este motivo que absolutamente 100% de quem usa tem algum tipo de problema em maior ou menor grau.

Faço a justa divisão:

Linha Airmax da UBNT (Rocket, Nano, AirGrid, etc) e linha equivalente Mikrotik, Intelbras, TP-Link, e simulares é BOMBA!

Não se preocupa Kleber. Eu vendo amplamente os dois por que é o que o pessoal compra. Mas são péssimas SIM. Profissionalismo zero. É o eterno problema do brasileiro - até devido a nossa eterna má situação econômica - ser orientado a PREÇO e não a QUALIDADE.
    Então no caso não é marca que seja ruim,e sim o protocolo?
    Se Cambium por exemplo utilizasse 802.11 também não prestaria,correto?
    Não quero defender marca nenhuma até porque não ganho um centavo pra isso.

Citação Postado originalmente por Kleber Teodoro Ver Post
    Então no caso não é marca que seja ruim,e sim o protocolo?
    Se Cambium por exemplo utilizasse 802.11 também não prestaria,correto?
    Não quero defender marca nenhuma até porque não ganho um centavo pra isso.
    Sim, exatamente. Se a Cambium usasse 802.11 eu diria a mesma coisa: Não presta e não foi desenhado para uso outdoor.

Eu sou meio radical quando se fala de Mikrotik por exemplo. Na minha opinião, nada do que a Mikrotik fabrica de fato presta REALMENTE. Ok, a 912 funciona bem e as RB450, 750 também. Mas as CCR são uma vergonha. É bug atrás de bug atrás de bug. As SXT AC e a linha AC, outra propaganda enganosa absurda. Juro que se tivesse dinheiro entraria com um processo judicial internacional contra eles pois não cumpre nem 40% do que promete.

O RouterOS eles resolvem 10 problemas e aparecem 50. No mundo de operadoras isso não é homologado nunca e torna-se impossível lidar com tantas particularidades, downtime e bugs. Tem erro relatado desde 2009 que não resolveram até agora!

Já a UBNT considero que eles acertaram a mão na linha de câmeras, Switchs, AirFiber, Base Station e Router. Mas a linha Airmax é deprimente. Um hardware porco, simples e que não aguenta nada. A linha AC então todo mundo que comprou virou rato de laboratório. Um produto extremamente CRU. Testei absolutamente toda a linha de produtos em 2010/2011 e 2012.

Ano passado comprei TODA a linha de novo, inclusive os lançamentos e foi só decepção.

Já a Intelbras eu uso amplamente as centrais de alarme, cerca e câmeras. A linha de cameras deles - principalmente a IP - é sensacional. Agora... a parceria com a Ligo... um tiro no pé, uma bomba.

A melhor relação custo vs beneficio HOJE, escalável, confiável (e comprável) é a linha da Cambium SEM DUVIDA. (Acima tem Radwin, RedLine, AirSpan, Infinet, Alvarion... mas o preço...).

Eu evito responder alguns tipos de tópicos pois fico revoltado. O pessoal quer preço. Quer o CPE mais barato, quer sofrer. Ninguém pensa na durabilidade, no baixo ou nenhum custo de manutenção, no cliente feliz e no telefone que não toca.

Ai alguns falam:

"Ahhh mas você tem dinheiro".

Não, eu não tenho. Eu fechei 2 pop's, vendi TODOS OS EQUIPAMENTOS e mergulhei de cabeça na linha da Cambium. A minha conta de telefone simplesmente ZEROU.

Ai tem o cidadão que mistura: UBNT + MK + Intelbras + TP LINK... deixa de usar os protocolos proprietários de cada um que melhoram SIM o equipamento e ai... pai amado... é o apocalipse hahaha.

Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Não comece utilizando rádios UBNT, Mikrotik, Intelbras, Tp-Link, etc.

Comece utilizando algo profissional e invista uma vez só na rede. Comece utilizando a linha ePMP da Cambium e durma feliz.

UBNT, MK, não é proficional?, kkkkkkk, melhore seus conceitos, gostar de um produto, não é que os outros sejem inferior, quais os equipamentos mais utilizados nos provedores?, Resp: UBNT, MK, intão incentivar uma pessoa a começar com um produto que dificilmente vemos em post aqui seria de má fé, hj tem devastas opções de UBNT, e MK, e sim esses equipamentos estão nos topos dos equipamentos proficionais.

Tassiooli , vou ser franco com vc, compre 2 antenas 5.8 mhz, que seje nanobem, ou sxtG para o ptp, e pode ser uma omnitik 5.8, vai ai aguentar uns 60 cleintes, falo porque ja usei , agora nos clintes, pode ser nano loco m5, ou sxt lite 5, ai vc pode dormir tranquilo.

Abraços a todos

Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    @Zucchi
    Você vai fazer o multiponto certo?

Aconselho de olhos fechados:

ePMP com GPS como AP (no lugar do Rocket por exemplo)
    BaseStation de 90º (pode ser a da Ubiquiti que tem o melhor VSWR)

ePMP 1000 nos clientes.

Dá uma lida para te ajudar e me informa as duvidas:

https://under-linux.org/showthread.p...696#post748696

https://under-linux.org/showthread.p...369#post757369