+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Patch Panel 24v ligado com fonte de PC

    Bom, comprei um Patch Panel para usar numa POP, onde tem uma fonte de PC atualmente como alimentação, e está adaptado a saída 12v em adaptadores PoE ligados num Switch Gerenciável. Bom, decidi trocar por um Patch Panel, porém, ele veio de 24v, e não de 12v. Andei pesquisando no ML, e achei isso:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...com-xl6009-_JM

    Eu estou imaginando o seguinte: se eu comprar 4 desses ai, e ligar na entrada de cada um deles uma linha de 12v da fonte do PC, e eu ligar em paralelo a saida deles, isso quer dizer que vou ter uma saida 24v com até 12A de corrente? Pois diz que suporta até 3A em cada saida. Só não sei se ele suporta 3A com tensão de 24v, ou se pra suportar 3A só em tensões menores, o que dai não me serve. Ou neste caso não funciona assim?

    Não queria comprar mais uma Fonte Nobreak de 24Vdc, até porque as baratas são 7A só, e os equips lá vão consumir uns 10A.

    Ou se alguém tiver alguma outra idéia, com algum outro adaptador, fico agradecido.

  2. #2

    Padrão Re: Patch Panel 24v ligado com fonte de PC

    Esses conversores step-up são parrudos mas nem tanto, corrente tipo uns 2A já cozinha eles (Falta dissipador).
    Os step-down simples idem, falam em 3A, mas nos anuncios no Ebay (20x mais descritivos que os anuncios no ML) está lá um advertência: 3A somente com dissipador de calor adaptador.

    Exemplo:
    http://www.ebay.com/itm/new-DC-DC-Ad...-/371341406466
    15W sem dissipador, 20W com dissipador, dependendo da tensão isso fica acima ou abaixo do limite de 3A do CI LM2577. A capacidade de dissipação do CI é medida em watts mesmo, então realmente faz mais sentido falar em watts circulando. 24V 1A de saída já exige dissipador.

    Eu uso desse aqui, com um fan de 40mm adaptado:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-24v-150w-_JM

    Passando de 12V (Bateria, 11 a 13,5V) pra 18V, já pluguei consumo na casa dos 3,3A em 18V.

    Porque 18V? Porque passando de 12 pra 24V o rendimento é ruim demais, e 18V já é mais que suficiente pra 40m de cabo POE mesmo com consumo tipo 30W.

    O problema de colocar vários destes em paralelo é, além de ter que isolar via diodo senão o comparador de tensão de um é atrapalhado pelo outro, é que a corrente não vai ser igualmente distribuída por eles. Teria que fazer um ajuste preciso até 1mV, mas... conforme temperatura o trimpot multivoltas vai ter pequenas alterações, o circuito em sí não permite tanta precisão.

    Esse step-up maior que citei diz suportar 150W com ventilação, 60W já usei (Notebook em carga, por horas) com um mísero fan de 40mm em cima, e há pouco calor. Mas passando de 12 pra 18V alimentando só algo tipo uma RB433AH com 3 cartões XR2 o calor gerado é quase zero, os dissipadores mal ficam mornos, então te recomendo um desse.


    Mas... se o consumo for mesmo 10A em 24V, e precisa 24V e não uns 20V, vai precisar divisir os equiptos por uns 3 desses de 150W, pode colocar eles bem perto com só 1 fan de 120mm ventilando tudo, mas eu não arriscaria só 2 não, isso daria uns 120W em cada (10A em 24V são 240W), é muito perto do limite que isso DIZ suportar (E na prática essas porcarias baratas só duram se você limitar o consumo a cerca de metade do que eles prometem).


    Eu tenho desse step-up pequeno alimentando led de 10W (Modelos de alto brilho de 30V), nisso eles vão bem, passando de 12 pra 30V mas a corrente é de 0,3A, são só 0,3A de corrente e já tem um calorizinho razoavel gerado.

    E seria bom fazer um filtro LC duplo, isolando a fonte ATX com diodo, porque fonte ATX geralmente tem muito ripple, esses conversores DC-DC usam referencia de tensão sem filtragem, eles ficam malucos bem fácil se tiver ruído na alimentação. Esse de 150W vermelhinho se ligar depois de um controlador solar barato com PWM, em bateria pequena que não atua como filtro, fica meio biruta, varia a tensão, porque não tem quase nada de filtragem, um filtro LC simples tipo esses já resolve:
    http://blog.oscarliang.net/lc-filter-fpv/
    ou
    http://www.rcgroups.com/forums/showt...1295444&page=3

    Tem fonte ATX que tem filtro LC duplo na saída, mas as comuns (Isso inclui as gammers, e a maioria das pintadas, pra enganar trouxa, tipo C3Tech de R$ 100) não tem nada, as placas-mãe só não ficam malucas porque não usam tensão direta da fonte, tem um VRM pro processador, um pra ram, um pro chipset, etc.

  3. #3

    Padrão Re: Patch Panel 24v ligado com fonte de PC

    Bem na realidade não vou precisar de 10A de corrente não, eu exagerei.

    O problema de eu precisar 24V agora, é por causa do Patch Panel, que é de 24V. E todos os equips vão ligados direto no Patch Panel. O Patch Panel é aquele Volt Gerenciável de 10 portas, ele só tem 1 entrada de energia, eu não teria como dividir a carga dos equipamentos em conversores diferentes.

    Nessa POP eu tenho 1 Rocket M5, 2 Bullet M5, 1 GrooveA52HPn, 2 Bullet 2HP, 1 SXT Lite5 e um Switch Gerenciável 16 Portas. Tem um PC tb, com ROS instalado e placas wifi com paineis; de uma molex da fonte eu liguei vários RJ45 femea nos pares para energia, e nos pares para dados puxei um cabo que vai pro Switch Gerenciável. Quando eu ligo o computador, os RJ45 femea já são energizados pela fonte do PC e as outras antenas ligam tudo. Não sei o consumo total daqueles equipamentos ali, mas se considerar que 0,5A em 24v para cada um deles, uns 5A seria o suficiente. Um Rocket M5 que tenho em outra POP, ligado numa RB260GSP (com saida PoE) em 12V mostra consumo de, no máximo uns 400+ mA, ou seja, não chega a 6W. O GrooveA, em 24v nas especificações diz 4.56W de consumo máximo. Acredito que os outros equips fiquem nessa faixa, digamos então 6W por equip, daria 42W total para os radios, em cima disso tem o consumo do Switch Gerenciável (não tenho nem idéia, mas deve ser no máximo uns 10W pois se não me engano a fonte que veio nele era 12V 1A) e o do Patch Panel, que não achei nas especificações o conumo, mas acho que da pra considerar que 10W seria o suficiente com sobra pra ele, não é? Isso tudo daria então uns 62W de potencia total.

    ou seja, uns 2,5A em 24V ja me atenderia, ou to fazendo os calculo tudo errado?

    Se só 2,5A me atende, fica bem mais facil, não é?

    Ja te agredaço pelas info @rubem, e fico ansioso no aguardo de mais kkk

  4. #4

    Padrão Re: Patch Panel 24v ligado com fonte de PC

    O meu problema maior é eu ter que "construir" qualquer circuito que seja. Não entendo nada de eletrônica, não sei dimensionar um capacitor para a carga em específico, tenho medo que me cago de ligar fio invertido e a bagaça toda explodir e por ai vai.

  5. #5

    Padrão Re: Patch Panel 24v ligado com fonte de PC

    Achei esse no ML

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...M#questionText

    Diz suportar 6A, e pico de até 10A. O problema é que nao tem como ver a construção interna pra saber se presta.

  6. #6

    Padrão Re: Patch Panel 24v ligado com fonte de PC

    É, seu consumo será bem menor que o que imaginou.

    A fonte original de Rocket, Bullet ou Groove é 24V 0,5A mas toda fonte precisa de 100% de sobra, o consumo real desses equiptos em 24V fica na casa dos 6W, ou 0,25A em 24V.
    (24 * 0,5 = 12W, capacidade da fonte. Com o equipto consumindo só 6W a fonte original opera tranquila, sem ripple)

    Você tem 7 equiptos que consomem uns 6W (4 a 7W na prática), e o switch gerenciado depende, que tem modelo green 16p gerenciado que consome só 6W tem, na pior das hipóteses o seu consome 10W.
    Então seu consumo deve ficar na casa dos 50W.
    50W / 24V = uns 2A

    Esse conversor do último link ("Fabio conversores") deve usar o mesmo CI do outro de 150W vermelhinho, afinal 6A em 24V são 144W (6*24=144), é o mesmo que 150W do vermelhinho.

    Eu optaria pelo vermelho com dissipador pra poder ventilar, porque eles dão uma leve aquecida. Eu coloquei fan 40mm porque é o que tinha na hora (Com parafursos torx de impressora HP, pra ter idéia da pressa), mas pode posicionar na frente de um fan 80mm sem problemas, o meu veio com uns separadores de ferro tipo aqueles de placa-mãe, daria pra parafusar do lado de fora de um gabinete ATX, na frente de um fan auxiliar exaurindo ar do gabinete.

    Fui ver o meu agora, e foi bom verificar, o fan começou a dar uma leve roncada, ou seja, depois de uns 4 anos vou ter que trocar o fan finalmente.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03727.JPG
Visualizações:	509
Tamanho: 	47,5 KB
ID:      	59977Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03729.JPG
Visualizações:	332
Tamanho: 	46,8 KB
ID:      	59978

    (E isso eu comprei no Ebay por uns R$ 8 na época, duvidei que prestaria por esse preço. Agora a inflação chegou e está uns R$ 11: http://www.ebay.com/itm/150W-DC-DC-B...-/141316770525 )

  7. #7

    Padrão Re: Patch Panel 24v ligado com fonte de PC

    Vou comprar um dessas que vc falou ai mesmo. Tenho um coolerzinho adaptado num case de um roteador o qual acho que vai dar pra colocar essa plaquinha perfeitamente.

    O PC que tenho lá ta bem loucamente adaptado dentro de uma caixa externa (a POP é numa torre de igreja, fica a caixa com o PC fica em baixo de uma chapa com uma estátua em cima, protegida do tempo). Ela ta bem isolada e cheio dos cooler. Tem cooler em baixo para entrada de ar, com uma telinha pra não entrar bixo, e mais 3 coolers adaptados diretamente sobre as placas PCI (wifi). Vento ja tem bastante la, mas não custa mesmo colocar um ventiladorzinho dedicado pro conversor.

    O Switch Gerenciável, na realidade, vou deixar ligado direto na energia elétrica, a qual é alimentada por um nobreak. Até porque, se não me engano, ele é 12V fixo, acho que não da pra botar em 24v. Ou deixo ele direto na fonte como ja ta mesmo, e uso o conversor só para ligar o Patch Panel, onde as antenas vão ser ligadas.

  8. #8
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Patch Panel 24v ligado com fonte de PC

    Eu no caso que sou técnico em eletronica usei um switch queimado para alimentar os equipamentos e utilizando um inversor de 12 para 24 volts regulável e capacidade para 5A em 24volts(lembrando que na linha de 12 volts é o dobro). Foram inúmeros os ensaios e já faz uns 3 anos de perfeito funcionamento, e fontes de PC nenhuma delas foi satisfátória para a minha necessidade e os cabos de rede não suportam mais de 2A. Uso uma fonte de 13.8 volts(12V), capacidade de corrente de 35A e consumo nominal constante de 4A(nos dias quentes o cooler aciona constantemente). Ligados a ele alarme, unidade discadora, roteador(2), switch, sensores, cooler(3) e uns leds na iluminação direta.

  9. #9

    Padrão Re: Patch Panel 24v ligado com fonte de PC

    Bom, só para dar um retorno. Liguei lá, com o conversor indicado pelo @rubem, o http://www.ebay.com/itm/150W-DC-DC-B...-/141316770525

    Parafuzei ele em cima de uma chapa plastica (que originalmente era a parte de baixo do case de um roteador, e um cooler ao lado, em pé. Ele ta bem ventilado.

    Não fiz muitos testes de bancada, pois não conheço muito de eletrônica. Mas ta ligado lá os equipamentos, atualmente:

    1x Rocket M5
    2x Bullet M5
    2x Bullet 2 HP
    1x GrooveA52HPn
    1x SXT 5 lite

    Até agora não ocorreu nenhum travamento, ta tudo funcionando aparentemente bem.

    Eu comprei 2 desses conversores, quero pegar uma lampada de 24v de caminhão, deve ter alguma de 50W mais ou menos, e deixar ligado nele e medir o consumo no multimetro e monitorar a temperatura dele. Se ele suportar 50W tranquilo, sem esquentar muito, quer dizer que vai suportar sem problemas os equiptos que liguei nele.

    Futuramente pretendo ligar mais:

    1x GrooveA52HPn
    2x Rocket M5

    Acho que ele ainda vai suportar, pois pelo que notei, não esquentou muito no tempo que eu fiquei com o "teste do dedo" nos dissipadores dele.
    @Nilton Nakao, você disse que a fonte de PC não foi satisfatória. Não tem nada a ver com ser fonte dessas baratas que você utilizou? Eu estou usando lá uma de 500W, não lembro bem o modelo, mas se não me engano, é uma fonte 80PLUS.

    Além desse conversor o qual alimenta o Patch Panel, a fonte ta alimentando um PC-AP (que atualmente só tem 2 placas wireless ativas, as quais num futuro próximo vou desativar) e 4 coolers (3 coolers em cima das placas wireless, e agora mais esse cooler do conversor.


    Não tirei fotos, pois ficou muito feio o enjambre dentro da caixa em cima da torre, kkk.

  10. #10
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Patch Panel 24v ligado com fonte de PC

    As fontes do PC, principalmente do tipo ATX é tipo partida indireta e se deixar no modo direto, ocasionalmente na falta de luz pode não partir e os do tipo TX pode acontecer de precisar desligar todo o sistema de corrente contínua.