+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    Pessoal,

    Me surgiu uma dúvida: é realmente necessário contratar uma equipe especializada para lançar cabos de fibra óptica de uma rede PON (FTTH) nos postes, ou dá para fazer isso por conta própria, com umas 2 ou 3 pessoas?

    Pergunto isso pois sempre vejo fotos de equipes com no mínimo 5 pessoas para lançar os cabos, com uns 3 agarrados no cabo, fazendo um esforço enorme para puxá-lo, enquanto outro vai encima do poste instalando as ferragens.

    É exagero dessas fotos, ou realmente há a necessidade de fazer tanta força assim no cabo, de forma a precisar que umas 3 pessoas puxem-no juntamente (me parece um exagero para meros vãos de 35m entre os postes)? Não basta 1 pessoa puxando o cabo e outro encima do poste prendendo as ferragens?

    Estou querendo economizar o máximo no meu projeto, e esse é um ponto que quero esclarecer para evitar gastos não tão necessários.

    Alguém tem alguma informação sobre isso e poderia compartilhar com o fórum?

    Desde já obrigado pela atenção.
    Até logo.

  2. #2

    Padrão Re: Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    parceiro ja ajudei a puchar míseros 2km, vou te contar com menos que 2 solo puchando fica fodaa pra cassete. Nos primeiros 1km blz mas depois alem do fato do sobe escada,baixa escada, carrega escada,sobe escada ainda tem que carregar ferragens e etc.

    Em suma 3 pessoa é pouco, 4 ja da pra trabalhar sem se matar. 5 seria o ideal

    Como diria minha o folgado do meu cunhado:

    - É faciuu nao moço!

  3. #3

    Padrão Re: Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    Depende do que está nas "Normas Técnicas" da concessionária.

    Se lá exigir empresa especializada, ou pelo menos uso de EPI's adequados, e também pode exigir CREA. Afinal, a estrutura é deles e qualquer coisa feita de forma incorreta pode gerar problemas para eles, por isso há exigências até bem exageradas às vezes.

    Puxar só na mão também é complicado por outro motivo. No projeto deve estar discriminado a força aplicada aos cabos e isso só com equipamento apropriado.

    Aqui eu vi um provedor fazendo tudo com pessoal deles mesmo. Nem um equipamento de segurança... sem aplicar cordoalha que nossa concessionária exige. Por isso sei que ele está clandestino...

  4. #4

    Padrão Re: Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    Até 12 fo 3 pessoas é o suficiente e pode esticar na mão mesmo que fica bom, vi aqui o pessoal da intelig passando 72 fo, não contei exatamente mais deveria ter uns 10 trabalhadores, nesse caso o esticamento era feito com maquina.

  5. #5

    Padrão Re: Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    Pode fazer por conta propria com 3 pessoas minimo e se tiver os equipamentos adequados como carretilhas, puxador ect.
    Se nao tiver conhecimento não adianta pois tem muitas tarefas adicionais que tem que cuidar no laçãamento. Contrata alguem que trabalhe em uma empreiteira para te assessorar.

  6. #6
    Avatar de Suporte
    Ingresso
    Mar 2014
    Localização
    União da Vitória
    Posts
    12

    Padrão Re: Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    Bom dia Colega,

    Da sim para fazer com 3 pessoas. Para tracionar a fibra, utilize uma catraca, ai não será necessário força.
    Em 3 pessoas da pra fazer 3km por dia, dependendo do cenário.
    abraço

  7. #7

    Padrão Re: Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    Pessoal, vai depender do que diz nas "Normas Técnicas" da concessionária...

  8. #8

    Padrão Re: Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    Obrigado pelas informações, pessoal.

    Parece que o problema maior é a concessionária mesmo. Pelo que pesquisei, e pelo que falaram em outros tópicos meus aqui no fórum, a CEMIG exige que a equipe de lançamento tenha até caminhão munck, e imagino que deva precisar mesmo, até para fixar caixas de emenda e reserva técnica, que por norma devem ser aéreas e fixadas na cordoalha, e com uma distância mínima do poste determinada por eles.

    O ruim é que é muito difícil conseguir qualquer informação sobre essas normas técnicas da CEMIG, para o caso de querer tentar fazer por conta própria. O máximo que consegui ficar sabendo foi falando com um cara aqui do fórum que trabalha com essas questões.

    Receio que deva sair muito caro e demorado para mim chamar uma equipe de lançamento (que vem de no mínimo 200Km daqui) sempre que eu precisar expandir um trecho ou pior, sempre que precisar de uma manutenção, como no caso de rompimento de cabo, que exige o relançamento de um trecho do cabeamento.

    Será que, ao menos nesses casos, é possível e permitido fazer o serviço por conta própria?

    Falando nisso, alguém pode me informar qual é a média de preço que uma empresa cobra para fazer o lançamento de cabos, e quais são os critérios para chegar nesse valor (ex.: quantidade de técnicos na equipe, postes, extensão da rede, etc.)? Já pesquisei mas nunca encontrei alguma empresa aqui da região para cotar esse serviço com eles...

    Será que aquelas empresas que trabalham para as concessionárias fazendo manutenção nos postes e rede elétrica fazem lançamento de cabos ópticos também? Aqui todo dia há vários caminhões munck rodando pela cidade, de no mínimo 4 empresas diferentes, todas "a serviço da CEMIG".


    Até logo.

  9. #9

    Padrão Re: Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    Amigo, qual a sua cidade? Tenho uma empresa especializada em lançamento de fibra que fez 8km pra mim aqui é cobram baratinho. Me diz sua região que eu te passo o contato. Boa sorte!

  10. #10

    Padrão Re: Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Amigo, qual a sua cidade? Tenho uma empresa especializada em lançamento de fibra que fez 8km pra mim aqui é cobram baratinho. Me diz sua região que eu te passo o contato. Boa sorte!
    Não posso revelar a cidade em público, mas é no Norte de Minas, na região de Montes Claros.

  11. #11

    Padrão Re: Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    Depende de como é feito. Aqui na cidade eu vi uma representação da NET lançando aqueles cabos coaxiais .700, pesadíssimos, e com a maior facilidade do mundo.

    Primeiro os caras instalam todas as ferragens, sem o isolador de cerâmica, e usam o olhal do fixador pra passar o cabo. São dois indivíduos em escada, um no chão e outro na bobina. Um caboclo na escada suspende o cabo, passa no olhal, o de baixo puxa o cabo e alcança para o sujeito no poste seguinte. O primeiro avança para o próximo poste, e assim vai, até chegar no ponto final.

    O cabo simplesmente desliza por dentro do fixador no poste. Depois que a linha está toda lançada eles prendem o isolador e fazem os acabamentos, com alça pré formada e afins. Eu achei bem simples, pelo menos de vista.

  12. #12

    Padrão Re: Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Depende de como é feito. Aqui na cidade eu vi uma representação da NET lançando aqueles cabos coaxiais .700, pesadíssimos, e com a maior facilidade do mundo.

    Primeiro os caras instalam todas as ferragens, sem o isolador de cerâmica, e usam o olhal do fixador pra passar o cabo. São dois indivíduos em escada, um no chão e outro na bobina. Um caboclo na escada suspende o cabo, passa no olhal, o de baixo puxa o cabo e alcança para o sujeito no poste seguinte. O primeiro avança para o próximo poste, e assim vai, até chegar no ponto final.

    O cabo simplesmente desliza por dentro do fixador no poste. Depois que a linha está toda lançada eles prendem o isolador e fazem os acabamentos, com alça pré formada e afins. Eu achei bem simples, pelo menos de vista.
    Com fibra óptica é mais complicado que isso, já que não se usa isolador para os cabos AS. Tem que ir fixando o cabo de poste em poste, tanto para ancoragem quanto para suspensão, e só depois que está pronto em um é que vai para o outro.

    Ao menos fazendo assim, de poste em poste, me parece precisar de menos pessoas trabalhando ao mesmo tempo, até por causa do pequeno vão de aproximadamente 35m. É por causa disso que fiquei em dúvida quanto a precisar contratar uma equipe para fazer o lançamento dos cabos, pois esticar 35m e prender as ferragens não me parece ser tão difícil.

  13. #13

    Padrão Re: Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    Como não usa isolador? A cada 5 ou 6 suporte dielétrico de auto sustentação você precisa fixar o cabo, senão não tem resistência alguma.

    E dá pra fazer exatamente a mesma coisa com esse suporte. Basta retirar aquela borracha que prensa o cabo e usar o corpo vazio do dielétrico para "escorrer" o cabo optico em seu interior.

    Confira imagem em anexo.

    Anexo 60453

  14. #14

    Padrão Re: Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    Ok, então se for de seu interesse me envie msg em PVT para pegar o telefone da empresa. Porque também não posso divulgar publicamente o telefone.
    Abraço!

  15. #15

    Padrão Re: Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    Ola..
    Nao acredito que a operadora venha a exigir contratação terceirizada mas quem vai instalar precisa de pelo menos um técnico com certificado NR10 responsável pela equipe. Antes de começar fazer nós achávamos que era impossível mas depois que uma terceirizada fez uma parte estamos ampliando a rede. O trabalho precisa ser executado dentro das normas da operadora, escada de fibra que é isolante, ferragem padrão, cordoalha onde realmente precisa.

  16. #16

    Padrão Re: Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    olá amigos, vejo os cara aqui em são paulo fazendo desta forma, eles coloca o suporte de cerâmica no poste sendo 2 coloca e 2 da assistência com escada e material e coloca um pedaço de mangueira preso com arame galvanizado para o cabo de fibra deslizar por dentro, depois que de passado a fibra até o destino eles vem removendo a fibra da mangueira e prendendo nos postes, com uma equipe de 4 sendo 1 bobina 1 puxa 2 no poste cortarão o bairro aqui onde moro em menos de meio dia, assim eles faz vários KM por dia, o cara me falou que ele tem um salario fixo e mais um adicional por km passado, eles não pode perder tempo faz o mais rápido possível, e ja vi que em alguns casos eles nem retira a mangueira, amarra tudo no suporte do poste e vai embora, para a operadora testou funcionou ta beleza. se der tiro uma foto e posto aki. forte abraço a todos e fica com deus.

  17. #17

    Padrão Re: Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Como não usa isolador? A cada 5 ou 6 suporte dielétrico de auto sustentação você precisa fixar o cabo, senão não tem resistência alguma.
    A fixação do cabo é feita com a ancoragem, usando grampo "ratinho" ou alça pré-formada, e nenhum deles necessita de isolador (a não ser que a concessionária exija o uso de cordoalha, aí precisa de isolador para fixá-la no poste de forma segura contra descarga elétrica, no caso de cordoalha metálica).

    Citação Postado originalmente por cleuzo Ver Post
    Ola..
    Nao acredito que a operadora venha a exigir contratação terceirizada mas quem vai instalar precisa de pelo menos um técnico com certificado NR10 responsável pela equipe. Antes de começar fazer nós achávamos que era impossível mas depois que uma terceirizada fez uma parte estamos ampliando a rede. O trabalho precisa ser executado dentro das normas da operadora, escada de fibra que é isolante, ferragem padrão, cordoalha onde realmente precisa.
    Opa, obrigado pelas informações, @cleuzo.

    Qual é a concessionária de energia aí?
    Algumas possuem normas bem mais rígidas que outras.

    Citação Postado originalmente por rogermacedo Ver Post
    olá amigos, vejo os cara aqui em são paulo fazendo desta forma, eles coloca o suporte de cerâmica no poste sendo 2 coloca e 2 da assistência com escada e material e coloca um pedaço de mangueira preso com arame galvanizado para o cabo de fibra deslizar por dentro, depois que de passado a fibra até o destino eles vem removendo a fibra da mangueira e prendendo nos postes, com uma equipe de 4 sendo 1 bobina 1 puxa 2 no poste cortarão o bairro aqui onde moro em menos de meio dia, assim eles faz vários KM por dia, o cara me falou que ele tem um salario fixo e mais um adicional por km passado, eles não pode perder tempo faz o mais rápido possível, e ja vi que em alguns casos eles nem retira a mangueira, amarra tudo no suporte do poste e vai embora, para a operadora testou funcionou ta beleza. se der tiro uma foto e posto aki. forte abraço a todos e fica com deus.
    Segundo relato com o mesmo procedimento. Já está parecendo que é a forma padrão do pessoal que trabalha para operadoras lançar cabos. Talvez seja mais rápido e fácil assim, vou analisar isso.

  18. #18

    Padrão Re: Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    @TsouzaR eu creio que a grande questão não é como executar o serviço mas como atender exigências legais... Pode até ser o pessoal do provedor, mas com certeza a concessionária vai querer que pessoal capacitado e dentro das normas de segurança executem o serviço. E com ART. Normalmente o provedor não tem este conhecimento e experiência. Por isso a terceirização pode ser uma boa saída.

    Se a concessionária não exige nada disso, então não deve nem exigir projeto. Neste caso vai de qualquer jeito....
    Aqui já vi carinha que faz instalação elétrica em residências encostar escada em postes e sair puxando cabo.... ele me disse até que usa cabo preto e não o azul para não chamar muito a atenção. E como ele é conhecido por trabalhar em instalações ninguém se preocupa quando vê ele subindo nos postes. heheheh

    E até hoje não vi cabo desses cortados... mesmo com todas as exigências da AESSUL.

  19. #19

    Padrão Re: Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    @TsouzaR em anexo algumas fotos que eu tirei pra exemplificar. O forte desse sistema de ancoragem com isolador é que suporta uma pressão igual ou equivalente a carga de ruptura do cabo, ou seja, muita coisa. Não adianta querer usar apenas suporte de suspensão, aquele plástico, que chega um ponto que eles não suportam a carga, o próprio peso do cabo não se sustenta.

    A propósito, o fixador tipo ratinho cumpre a mesma função do isolador plástico ou de porcelana. O que eu observo no projeto das operadoras é que pelo menos a cada 4 ou 5 postes, com cabo suspenso por suporte, é feita uma fixação com isolador ou ratinho, na passagem do cabo. Acredito que o objetivo seja dividir a pressão da carga de forma equilibrada.

    Imagem do suporte de suspensão:

    http://dc626.4shared.com/download/LJ....jpg?lgfp=3000

    http://dc626.4shared.com/download/VV....jpg?lgfp=3000


    Imagem do suporte de ancoragem:

    http://dc626.4shared.com/download/GF....jpg?lgfp=3000

    http://dc626.4shared.com/download/qU....jpg?lgfp=3000

    http://dc315.4shared.com/download/Wn....jpg?lgfp=3000


    Modelo de aplicação de ancoragem e suspensão:

    http://dc626.4shared.com/download/ME....png?lgfp=3000

  20. #20

    Padrão Re: Lançamento de cabos de fibra óptica por conta própria

    Trabalhamos com execução de projetos de redes de provedores de Internet. Área de atuação região sudeste do Brasil, atualmente executamos pequenos projetos na região de Campinas - SP.
    Executamos projetos de toda a malha óptica para backbone, redes metro-ethernet ou redes multi-ponto como GPON, GEPON, FTTH, FTTX. Lançamento de toda a infraestrutura de rede, fusões ópticas.

    Contato: (19)99340-3192 cel/whats
    E-mail: [email protected]