+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor CCR

    Boa Noite,

    Possuo em uma CR1016-12G, +ou- 2500 simultâneos conectado em pppoe usando tuneis EoIP e suas interfaces como servidores.
    Em alguns horários tenho notado que a cpu esta chegado a 100%.
    Alguém pode indicar algum tipo de servidor que suporte mais de 3000 clientes conectados?


    Desde ja agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Servidor CCR

    Tenho o mesmo problema,estou pensando neste( http://www.serveru.us/pt/netmapl800 )para adicionar uma placa Cbic custa 2500,00 a mais custando aproximadamente 8000,00 ,alguém já usou,vale a pena?

  3. #3

    Padrão Re: Servidor CCR

    ta na hora de vc rotiar esta rede usar um radius e distribuir a carga nos mks dos pops

  4. #4

    Padrão Re: Servidor CCR

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    ta na hora de vc rotiar esta rede usar um radius e distribuir a carga nos mks dos pops
    Poderia exemplificar mais a sua dica ?!

  5. #5

    Padrão Re: Servidor CCR

    O que o Pirigoso disse é verdade, mas se mesmo assim optar por deixar sua topologia assim, pode ir de CCR1036 ou um bom PC com auto poder de processamento e memória.

  6. #6

    Padrão Re: Servidor CCR

    Estes túneis EOIP não são indicado para uma rede deste tamanho.

    Para não ter problemas de processamento, substitua os túneis EOIP por VLAN´s, você vai perceber uma melhora absurda no desempenho.

  7. #7

    Padrão Re: Servidor CCR

    Vou fazer esse teste, cada porta da CCR eu uso para atender um bairro, e alguns casos onde preciso monitorar o consumo de algumas ruas usei os tuneis e dentro deles vlans.
    Vou fazer essa mudança mais tarde para testar.

    Para mudar de ccr, qual seria a mais indicada?

    CCR1036-8G-2S+
    CCR1036-12G-4S-EM
    CCR1036-12G-4S
    CCR1036-8G-2S+EM



  8. #8

    Padrão Re: Servidor CCR

    Vai depender do seu cenário e necessidade.
    Aqui temos um pouco menos de clientes simultâneos e usamos a CCR1036-12G-4S. Também uso uma porta para cada pop e configurado um pppoe para cada porta sem vlans.

  9. #9

    Padrão Re: Servidor CCR

    Sim, verifiquei.

    nos horários que o consumo fica alto: entre 19:00 e 22:00h

    Firewall fica entre 20~35%
    Queuing fica entre 45~70%

  10. #10

    Padrão Re: Servidor CCR

    Citação Postado originalmente por tcftelecom Ver Post
    Tenho o mesmo problema,estou pensando neste( http://www.serveru.us/pt/netmapl800 )para adicionar uma placa Cbic custa 2500,00 a mais custando aproximadamente 8000,00 ,alguém já usou,vale a pena?
    Cara este aparelho é fantástico conversei com um cara que usa ele como bgp e não como autenticador mas o preço achei um pouco salgado, aqui eu uso um dell coloquei duas placa intel com 4 portas e distribuo uma para cada bairro, o negocio é bom pois tem 2 processadores de 4 núcleos e cada um núcleo é de 3.2 as ccrs tem um monte de núcleos mais são pequenos, as vezes uma função roda apenas em um núcleo e aquele núcleo fica sobrecarregado causando lentidão, a unica desvantagem é que consome muita eletricidade.

    no seu caso voce tambem pode pensar em por um switch cisco no meio e por mais uma ccr como autenticador e autenticar metade da sua rede em uma ccr e outra metade na outra assim teria uma economia muito grande de energia e um backup acontecendo um problema em uma delas, joga todo mundo junto até solucionar.

  11. #11

    Padrão Re: Servidor CCR

    Troque o EoIP por VPLS/MPLS.
    O EoIP consome muito processamento porque necessitada fazer o roteamento normal (em CPU) e ainda montar os pacotes quebrados (GRE) por causa da sobrecarga de cabeçalho IP, o que é agravado por você estar tunelando quadros Ethernet inteiros (PPPoE) numa conexão TCP. Com UDP seria um pouco melhor mas nem tanto quanto no OpenVPN sobre UDP.
    O MPLS dispensa todo o processamento necessário para o roteamento e lida melhor com pacotes de MTU alto. Assim você pode preservar a segmentação dos clientes. Outra opção é usar VLAN via hardware mas não tem tanto controle quanto o VPLS. Nada impede que uma solução VLAN/VPLS/MPLS seja implementada.

  12. #12

    Padrão Re: Servidor CCR

    EoIP só é indicado quando não há acesso à camada 2 e PPtP ou outras VPNs não resolvem.

  13. #13

    Padrão Re: Servidor CCR

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    O que o Pirigoso disse é verdade, mas se mesmo assim optar por deixar sua topologia assim, pode ir de CCR1036 ou um bom PC com auto poder de processamento e memória.
    Antes da linha CCR um PC poderia até fazer um trabalho melhor.
    Minha antiga operadora tirou um Dell que usava como "core" da rede para colocar uma CCR1036-8G-2S+. Foi como se soltassem o freio de mão da rede.
    A CCR1036-12G que eu usava com rota padrão passava 780 Mb/s com "0%" de processamento. Agora a CCR1036-8G-2S+ com Full Routing BGP trafega 1,4 Gb/s usando 9% de CPU. "Isso tudo" porque uma queue ativou o "Tracking" de conexões, desativando o Fast Path.

  14. #14

    Padrão Re: Servidor CCR

    Boa noite qual a versão do mikrotik que você está usando na CCR com 2500 clientes conectados simultâneos ?

  15. #15

    Padrão Re: Servidor CCR

    Aqui beirando os 2 mil usando 6.20

  16. #16

    Padrão Re: Servidor CCR

    Estou usando a versão 6.30.1.