+ Responder ao Tópico



  1. #67

  2. #68

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sim, mas o aparelho anterior era 85Mbps, era da geração anterior, com frequencia levemente diferente, os adapt. 85Mbps usam 4 a 21MHz, enquanto os de 200 a 500Mbps usam algo desde 2MHz, mas vão até 60 ou 68MHz, é uma largura de banda maior, se tiver um ruído de TV de 54MHz, ou mesmo um mísero radio-amador usando a faixa do cidadão (PX de 11 metros, 27MHz), vai atrapalhar o homeplug mais moderno mas não o antigo.

    (Alias, radio amador abaixo de 4MHz existe, mas exige antena tão grande que duvido que alguém use JUSTO na sua vizinhança, deve ter meia duzia de usuários nessa faixa no brasil)

    O chipset mudou desde os 14 e 65/85Mbps, esses antigos usavam optoacopladores separados, já nos 200-600Mbps recente está tudo dentro do chipset, não é esse o fator que mudaria desempenho mas sim outras economias na construção do chipset pra "absorver" o custo do optoacoplador incluso.

    (E talvez a maioria das mudanças foi porque a Intellon (Fabricante desses chipsets) mudou de dono nesses anos, no mercado wifi a Atheros também mudou de dono e isso deu uma mudada no approach dos chipsets dela)

    Enfim, teria ruídos que afetam uma geração mas não a outra, COMO resolver isso nos adaptadores recente é um problemão.

    (Uns modens ADSL tinham seleção de canais pra usar, de cabeça lembro do Speedstream 4200), lembro que resolvi problema de perda de pacotes numa empresa fora da cidade selecionando esses canais, primeiro selecionei só uns 2/3 dos inferiores e não resolveu, aí parti pra 2/3 dos superiores e melhorou, diminui e aumentei e o ponto com menos perdas era com cerca de apenas metade dos canais altos selecionados, quer dizer um ruído naquele local só nos canais baixos. Homeplug usa outro tipo de modulação que teoricamente está mais isenta desses problemas, mas... nunca tem como sair ileso onde tem ruído, uma perdinha ou outra sempre pode ter)
    Acho que o problema então é o que o pessoal está usando o cabo errado para interligar os Homeplugs. O FE deveria ser usado apenas para atender o cliente, e para interligar imagino que o CCE-APL seria o ideal, por sua constituição mais robusta e proteção contra interferência.

    O cabo CCE-APL deve resolver esses problemas que você descreveu, certo @rubem?



  3. #69

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Eu não sei mais o que opinar, porque tudo o que sempre lí sobre as filtragens em homeplug é que ela tem atenuação bem alta abaixo dos 500KHz (Onde haveriam as fontes chaveadas do proprio adaptador (40KHz), de outros equiptos de rede (40KHz), fontes ATX (40-100KHz), e suas harmonicas primárias), portanto não se beneficiando em nada de cabos blindados.

    Mas... isso aqui me diz que não é bem assim:
    http://www.solwise.co.uk/learningcen...cles/homeplug/

    Isso (700m com boa banda) me diz que os ruídos externos sim atrapalham muito, nesse caso talvez o tchã está em ter 4 pares, eles meio que são trançados entre sí (O fio acaba girando um pouco), o par trançado sai na esquerda mas 2m depois ele já está na direita...

    Se for assim, melhor ter um par trançado com blindagem do que ter simplesmente 2 fio paralelos com blindagem externa. Pelo visto melhor nesse caso um FTP de 2 pares, do que um STP ou SSTP de 4 pares.

    Os CCE-APL pelo visto não tem trançagem, só a blindagem, e até onde eu saiba uma blindagem dessa tem atenuação tipo uns 30dB apenas (Cobertura tipo 67%).
    Talvez seria negócio num caso especial uma daquelas blindagens multiplas, com 1 malha de fio fino com 67% do cobertura, outra com fio mais grosso com 67% de cobertura, e assim seguindo por 4 ou 5 malhas, isso são cabos com blindagem de 100dB, aí sim deve fazer diferença. Pena custarem R$ 10 o metro.

    Digo, não que a blindagem não ajude, é que a atenuação não é tão maior pra justificar, o uso de par trançado já vai atenuação pra caramba, uma trançagem meia-boca tipo 40 voltas por metro já impede do cabo atuar como antena na faixa dos 4 a 70MHz.

    Se for nessa de torção, temos opções ultra-baratas tipo cabo interno de telefone:
    https://www.gimawa.com/produto/FIO-T...EGATRON-FI2X22
    Acho que paguei uns R$ 30 pelo rolo de 200m ou mais, é muito barato.

    E tem cabinho flexivel de 0,5 a 1,5mm torcido:
    http://depositto.com/products/Cord%E...NBR-15717.html
    Hoje eu reparei que eu TENHO desses fios, mas só uns 30m, não vale o teste, acho que paguei o mesmo que cabo flexível comum (Que usando como extensão sempre torcem igual)

    Mas a gente precisa auto-sustentato, tipo um PP ou FE, só que não sei de nenhum trançado.
    O que conheço resistente e com preço acessível são os cabos de rede FTP (Blindados) de 2 pares, tem os Hercules 2 pares da LanExpert que custa METADE do preço do modelo 4 pares (E 2 pares 24AWG dá quase na mesma que esses 0,8mm do cabo FE-80), taí um bom candidato pro teste, a atenuação na blindagem é a mesma do CCE APL mas o preço é bem menor.

    Mas é aquela coisa, CCE APL não tem trançagem por que em teoria ADSL NÃO PRECISA, não teria ruído próximo pra fiação captar na casa dos 2MHz, o pouco de ruído que teria seria abaixo de 100KHz (Chaveamento de fontes e inversores diversos, basicamente) por isso ADSL2+ começa acho que lá pelo 130KHz.

    Junta isso:
    -ADSL não PRECISA trançagem e vai até 2MHz
    -Homeplug 85Mbps funcionou na mesma fiação e ele usa 2-20MHz
    -Homeplug 500Mbps dá problema nessa fiação e ele usa 4-60MHz.

    Concluo: Tem ruído, ao menos nesse caso, incomodando acima dos 20MHz, uma trançagem de cabo de rede, de fio telefonico típico, com uma torção a cada poucos centimetros, casa bem com atenuação na casa dos 50 a 150MHz afinal são cabos feitos pra rede 100M (100MHz) e gigabit (125MHz).

    (Um cabo esticado reto atua como antena, mas... em teoria homeplug (Assim como ADSL) tem filtragem atenuando sinais espurios ou fora da faixa, em teoria a trançagem não é necessaria porque eles PREVEM o ruído (Enquanto ethernet não tolera ruído, cai mesmo e não só diminui datarate), difícil sugerir alguma coisa quando os engravatados que escrevem sobre os padrões só seguem o script e só falam sobre o uso doméstico e interno do padrão, se baseando neles o cabo FE não devia ter problemas, a blindagem ou torção de terminal seria completamente irrelevante, mas... esse homeplug sobre cabos UTP da Solwise me diz que não é bem por aí)

  4. #70

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    eu iria dizer que poderia ser rádio am ou ondas curtas, mais depois da explicação do @rubem acho que não.
    na minha cidade tem uma rádio am operando a 10kw de potencia, uma vez estava passando um fio de um ramal, dava pra ouvir a rádio no telefone isso a 5 km da rádio isso que era dia onde a propagação era menor.usei os 2 pares que resolveu.



  5. #71

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Este é objetivo do forum. Trocar ideias que podem parecer bizarras de início mas a prova está aí. Não é suposição. Tem gente usando com bons resultados.

    O autor do tópico esta usando DC 165V o que já é algo bem mais inovador em PLC... e se pensarmos na possibilidade de um projeto ser barrado por causa de energia no cabo, fica a questão da telefonia. As companhias utilizam também DC e até hoje ninguém foi barrado por isso.
    Mas parece que eles utilizam 50V DC....
    Daí a pergunta: daria para alimentar com 50V DC os PLC? A pergunta tem por objetivo equiparar projetos já existentes (telefonia) com nossos projetos e já sair de cara evitando conflito com a concessionária.

    1) Usar VDC no sistema PLC é contraproducente pois a probabilidade de criar "Junções semicondutoras " é bem alta. A CC facilita depossição de oxidação nas emendas de metais diferentes como ser conectores e fio telefonico. Esse fenome existe MESMO e cria um Diodo semicondutor que a sua vez gera frequencias armonicas na rede interfiriendo o serviço. O PLC nao é para CC.

    2) A tensão maxima para trafegar sem perigo para vida humana é 90VAC, as telefonicas utilizam 48VDC.

    3) Não ha minima posibilidade autorizarem passar 165VDC por uma fiação na faixa denominada "Telecomununicações" (40cm, por debaixo da fiação de iluminação publica ).

    4) qualquer operador autorizado nessa faixa pode iniciar açoes legais obrigando a retirada imediata da fiação transportando energia eletrica.

  6. #72

    Padrão Re: Provedor com power line e fio fe

    Ola boa tarde a todos.. observacao importante !!!
    existe um transformador no meio do caminho, nao vejo problema nisso pq se ele estivesse afetando o problema teria que ser constante e nao so a noite concordam comigo ? blz rsrs.. teve uma festa nesse msm local e foram postos 3 refletores ja tem duas semanas hj semana passada colocaram mais um transformado proximo ao outro que citei antes .. resumindo no dia que colocaram os refletores o sinal nao parou mais esta funcionando normal dias sem parar ou ficar lento .. pela informacoes dos colegas achamos que era muitas coisas como iluminacao publica e etc.. eu nem sei mais viu kkk mais ta funcionando ta blz cheguei ate comprar outros plc mais nao troquei ... queria ate falar sobre esse que comprei baratinho e que tem uma funcao legal alem de plc e tbm funciona com poe 13v 8a .. imagine ai o que poderia ser ligados nele ? rsrs e isso entao ... muito obrigado a todos pela ajudar e colaboracao do conhecimento