Página 4 de 10 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #19

    Padrão Re: Anatel libera pequenos provedores de outorga obrigatória

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Se o governo brasileiro quer combater os celulares "xing ling" agora vai liberar estes equipamentos? Prefiro nem imaginar como será na frente...
    Na verdade existe uma liberação não explícita.... é interesse do Planalto manter uma política de "boas compras" com os chineses... em troca de contratos de comodities...
    Se o Brasil for rigoroso com as muambas, os chineses começam a aumentar as supostas fiscalizações nos navios com grãos por exemplo e condenarem as cargas.
    Já fizeram isso algumas vezes. Assim eles mantem o regime de terror em cima do exportador brasileiro e faz sutilmente um controle de preços...
    Quando um chinês condena uma carga, a repercussão internacional é imediata... Outros principalmente os russos começam a suspender contratos...

    E as muambas via AliExpress criam ainda outro problemão aqui.... Os correios no Brasil não ganham nenhum centavo para fazer a entrega... e isso também foi acertado antecipadamente.
    Ou seja, o Planalto não está nem aí para os problemas que os empresários brasileiros precisam vencer para continuar no mercado. O Planalto só pensa em aumentar o superavit primário.
    Como disse a mandatária, não colocamos metas, mas quando atingimos um patamar dobramos as metas... iiiiiiii

    E como o Planalto não está nem aí para os empresários, iriam eles se preocupar em criar mecanismos para que o mercado se auto regule? Isso aí é só para criar mais confusão....
    Como muitos alegam que o 2.4ghz já está condenado pelo uso desordenado... logo logo o 5.8 também estará.
    Até mesmo provedores que dizem ter tudo legalizado, acabam usando mal as sub-faixas do 5.x... ou será que não sabem que a primeira sub-faixa é só para uso indoor, que a segunda pode ser outdoor mas com limitação de potencia bem abaixo dos 36dbm EIRP? Quantos realmente aplicam a exigencia de habilitar o DFS para evitar interferências em radar? Putz, isso é chato, habilita e daí quando salta do canal automaticamente cria um problema para os clientes que desconectam... e alguns até demoram a voltar.... e provedor não quer este tipo de incomodo...

    Então o que vejo no cenário futuro é só mais bagunça.. independente se gastou 22 mil ou 5 mil... ( e acho justo se indignar quando gastou tanto e depois vê a coisa degringolar)

  2. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Zarttron Ver Post
    Vai virar bagunça, só isso mais nada.
    Ja é que diferença vai fazer a pergunta seria sera que vai ter qualidade no serviço, o cliente hoje em dia que mais qualidade no serviço suporte creio que esse pessoa não terá nada disso melhor pra nos que ganhamos mais um cliente.



  3. #21

    Padrão Re: Anatel libera pequenos provedores de outorga obrigatória

    Boa tarde. Eu estudei toda a decisão da Anatel e basicamente é o seguinte:

    1) Teremos 60 dias de consulta pública (sem data inicial ainda). Portanto não é decisão final. Todavia penso que o rumo está dado, poderemos ter mudanças pontuais.

    2) Provedores com até 5000 clientes não precisarão de SCM caso utilizem 2.4Ghz, 5.8Ghz, 900Mhz e meios confinados (cabo/fibra). Serão considerados "cadastrados" e não "outorgados".

    3) Provedores que necessitarem de rádios de frequência licenciada PRECISARÃO SIM de SCM (radio enlace associado do SCM).

    4) Apesar da Anatel ter liberado da SCM que usa cabo/fibra (meios confinados) as operadoras de energia elétrica EXIGEM licença da Anatel para alugar os postes. Para usar poste tem que ter "outorga", "cadastro" não é outorga, isso fica bem claro na decisão da Anatel.

    5) A SCM continuará custando R$400,00 + CREA

    6) Licitações poderão fazer a diferenciação: somente aceitar "outorgado".

    Essas são as premissas. Colocando isso num aspecto negocial agora:

    - Trabalhar com 2.4 e 5.8 já está defasado. Os provedores hoje adoram chegar num bairro que tem só o "piratinha" via rádio. Eles passam cabo e marcam território definitivamente. Tenho visto isso acontecer muito hoje, provedores pequenos via rádio perderem clientes para provedores pequenos via cabo/fibra.


    Não fiquem se preocupando com o espectro, isso é coisa do passado. Se preocupem em marcar seu território colocando cabo/fibra.

    Se você não se preocupa com isso agora, certamente irá se preocupar quando o panfleto de "internet via cabo" chegar na região que você atende com 5.8/2.4.

    O processo para tirar a SCM demora meses. Até sair a SCM o concorrente já cabeou sua região.

    Por isso, quem é muito pequeno, tendo poucos POPs, realmente não terá necessidade da SCM. Agora aquele que já tem uns 300/400 clientes e viu que é possível atuar nesse mercado, sabe da necessidade de ter sua SCM para passar seu cabo no poste e crescer sua carteira de clientes!

    Quem tem SCM e já está cabeando sabe que o "piratinha" 2.4/5.8 que abriu agora não vai causar muito problema e nem poderá oferecer as mesmas velocidades, com a mesma estabilidade!

    Resumindo meu ponto de vista: nem percam tempo discutindo se precisa de SCM, etc etc. Tratem de passar cabo e oferecer internet com tecnologia melhor que 2.4 e 5.8. Se você não fizer, alguém com SCM fará.

    Abraço
    Fabricio

    www.radius.net.br - Software para gerenciamento de provedores de internet


  4. #22

    Padrão Re: Anatel libera pequenos provedores de outorga obrigatória

    quem ja é grande é que ta temendo esse evento, mal sabe eles que os pequenos não vão tomar sua clientela, tem espaço para todos trabalharem, principalmente no rádio, é só os grandes se adequarem, um piratinha com bullet e omni não é suficiente para acabar com o espectro de uma região toda, e ele não conseguir pegar muitos clientes trabalhando assim, todos sabem muito bem que pra se ter qualidade deve ter investimento a altura do empreendimento



  5. #23

    Padrão Re: Anatel libera pequenos provedores de outorga obrigatória

    Citação Postado originalmente por icarooo Ver Post
    quem ja é grande é que ta temendo esse evento, mal sabe eles que os pequenos não vão tomar sua clientela, tem espaço para todos trabalharem, principalmente no rádio, é só os grandes se adequarem, um piratinha com bullet e omni não é suficiente para acabar com o espectro de uma região toda, e ele não conseguir pegar muitos clientes trabalhando assim, todos sabem muito bem que pra se ter qualidade deve ter investimento a altura do empreendimento
    Talvez não na sua região. Mas está cheio de provedor pequeno mesmo com 300 400 clientes que está se vendo com a turma nova que vem chegando de qualquer jeito.
    Se alguém se instalar de modo consciente é uma coisa, mas o que mais tem é clandestino compartilhando seus 10 mega de adsl.. provedor "supermicro".

    O cara não tem nem renda as vezes e pensa que defendendo uns 300 pila por mes compartilhando já está de bom tamanho. Já paga a cerveja do fim de semana.
    Mas as vezes nem sabe o problemão que está criando para quem está legalizado.
    Some-se a isso a enormidade de roteadores domésticos trabalhando na potencia máxima...
    Se hoje já tem bastante gente compartilhando seu contrato com sua vizinhança, a tendência é ficar uma zorra.

  6. #24

    Padrão Re: Anatel libera pequenos provedores de outorga obrigatória

    Concordo com o @icarooo e tambem com o 1929 quanto ao uso consciente do espectro. Ter ou não SCM é uma bagunça e quase não faz diferença ter ou não ter. A Anatel não fiscaliza mesmo e mesmo se quisesse não tem pessoal pra isso.
    A acredito que a solução não é cabeamento e sim novas faixas para se trabalhar com wifi. Aqui na cidade (uma capital, imagino que no interior seja melhor) os postes ja estão lotados de fios das grandes telecom e de alguns pequenos que investiram em fibra. Ja não tem mais espaço pra fio nenhum, é um emaranhado doido, a interferência nesse caso vai ser dos próprios provedores a cabo brigando por espaço (imagino ate cortando cabos de outros). Ate pra dar uma manutenção é difícil, imagino a loucura que não vai ser daqui uns 2 anos.... E tenho absoluta certeza que as grandes operadoras juntos as cias elétricas vão dar um jeito de barrar novos cabos.
    Última edição por FMANDU; 08-09-2015 às 09:14.