+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Planilha Luciano Computech

    Olá amigos alguem teria a planilha do Luciano da Computech aquela para calculo de ganho de antena para retransmissora...

  2. #2

    Padrão Re: Planilha Luciano Computech

    Esse é um ótimo site com cálculo de enlace. Recomendo !

    https://linkcalc.ligowave.com/

    Só tens que te cadastrar... É gratuito e realmente vale a pena !

  3. #3

    Padrão Re: Planilha Luciano Computech

    Citação Postado originalmente por lucasperes Ver Post
    Esse é um ótimo site com cálculo de enlace. Recomendo !

    https://linkcalc.ligowave.com/

    Só tens que te cadastrar... É gratuito e realmente vale a pena !
    entendi man, mais no caso naum eh esse naum rs.... seria uma planilha de elevação da antena, ai coloca a altura da torre, coloca os graus da antena na vertical e ai mostra quantos metros afastado da antena começa a irradiar o sinal tendeu....

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Planilha Luciano Computech

    Citação Postado originalmente por rtfl Ver Post
    entendi man, mais no caso naum eh esse naum rs.... seria uma planilha de elevação da antena, ai coloca a altura da torre, coloca os graus da antena na vertical e ai mostra quantos metros afastado da antena começa a irradiar o sinal tendeu....
    Manda e-mail pra computech que o pessoal te passa amigo.
    Abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Planilha Luciano Computech

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Manda e-mail pra computech que o pessoal te passa amigo.
    Abraço.

    blz man valeu vou mandar sim...

  6. #6

    Padrão Re: Planilha Luciano Computech

    Hehehe.

    Me desculpa. Interpretei a pergunta de forma errônea.

    Abraço.

  7. #7

    Padrão Re: Planilha Luciano Computech

    Não seria este vídeo? Lá ele comenta sobre a planilha



    Neste outro ele comenta sobre angulos de abertura de antenas.


  8. #8

    Padrão Re: Planilha Luciano Computech

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não seria este vídeo? Lá ele comenta sobre a planilha



    Neste outro ele comenta sobre angulos de abertura de antenas.


    sim isso msm... mandei email para eles... me mandaram a planilha.

  9. #9

    Padrão Re: Planilha Luciano Computech

    Legal, tem como mandar a planilha pra nós aqui, obrigado

  10. #10

    Padrão Re: Planilha Luciano Computech

    Opaa tah na mão:

    creditos com certeza computech Luciano...

    http://www.computech.com.br/loja/dow...Downtilt_1.xls

  11. #11

  12. #12

    Padrão Re: Planilha Luciano Computech

    Em distancias muito curtas com 100metros, não sei até que ponto deveríamos nos preocupar.... pois os lóbulos secundários ainda atuam muito bem...

    Dá uma inclinada no painel e manda ver....

    Eu só me preocuparia com a exatidão da inclinação no caso de fazer uma micro-célula para trabalhar com a menor potencia possível, coisa de 6db de potencia ou até menos.... nestes casos aí sim o lóbulo secundário não daria para contar com ele. Seria uma verdadeira micro-célula...
    Eu já tive algum tempo atrás um painel onde a potencia injetada nele era de 3dbm. Como era só para atender bem perto, com painel inclinado funcionava muito bem..
    Depois tivemos que atender um pouco mais longe e daí a micro-célula deixou de ser micro-célula pois aumentamos potencia e inclinamos menos o painel.

    Se fizer uma 'micro-célula' e largar 20dbm ou mais, o conceito da aplicação já vai por água abaixo.
    Este princípio da inclinação é ideal no caso de vários pops onde um painel numa situação típica ficaria quase de frente para outro. E em cenários assim todos sabemos que nem sempre é possível escolher um canal "ideal". Então o recurso é inclinar os paineis.. Nestes casos uma calculadora dessas pode dar uma representação da realidade.

  13. #13

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Planilha Luciano Computech

    outra opção, bem simples, tambem é possivel calcular outros paramenros (FLS, Conversor dbm mw, queda de tensão em PoE, etc...)

    http://www.novanetwork.com.br/suport...s/downtilt.php

  14. #14

    Padrão Re: Planilha Luciano Computech

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Em distancias muito curtas com 100metros, não sei até que ponto deveríamos nos preocupar.... pois os lóbulos secundários ainda atuam muito bem...

    Dá uma inclinada no painel e manda ver....

    Eu só me preocuparia com a exatidão da inclinação no caso de fazer uma micro-célula para trabalhar com a menor potencia possível, coisa de 6db de potencia ou até menos.... nestes casos aí sim o lóbulo secundário não daria para contar com ele. Seria uma verdadeira micro-célula...
    Eu já tive algum tempo atrás um painel onde a potencia injetada nele era de 3dbm. Como era só para atender bem perto, com painel inclinado funcionava muito bem..
    Depois tivemos que atender um pouco mais longe e daí a micro-célula deixou de ser micro-célula pois aumentamos potencia e inclinamos menos o painel.

    Se fizer uma 'micro-célula' e largar 20dbm ou mais, o conceito da aplicação já vai por água abaixo.
    Este princípio da inclinação é ideal no caso de vários pops onde um painel numa situação típica ficaria quase de frente para outro. E em cenários assim todos sabemos que nem sempre é possível escolher um canal "ideal". Então o recurso é inclinar os paineis.. Nestes casos uma calculadora dessas pode dar uma representação da realidade.
    sim igual meu caso aqui, estou em um condomínio onde tem 18 torre de 5 andares cada, um total de 300 a 400 metros em linha reta, lah estou com uma wom 5000 com potencia minima só que os prédios são em desnível sendo o ultimo mais alto e o primeiro mais baixo de todos, la ate tenho sinal bom mais algumas desconexões....

  15. #15
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Planilha Luciano Computech

    Citação Postado originalmente por rtfl Ver Post
    sim igual meu caso aqui, estou em um condomínio onde tem 18 torre de 5 andares cada, um total de 300 a 400 metros em linha reta, lah estou com uma wom 5000 com potencia minima só que os prédios são em desnível sendo o ultimo mais alto e o primeiro mais baixo de todos, la ate tenho sinal bom mais algumas desconexões....
    Crie um padrão de conexão para os seus clientes com potência o mais baixa possível.
    Tente trabalhar dentro da faixa de -50 a -65dbm com 98 a 100% de CCQ em todos os radios. Assim não terás problemas de desconexão nos clientes.
    Uma coisa importante também é verificar a elétrica nestes clientes, geralmente quando é em condomínio, podem ocorrer oscilações e por isso que se usa banco pequeno de baterias para esta finalidade, ficar 100% online sempre.

    potência controlada = qualidade alta.

    Abraço

  16. #16

    Padrão Re: Planilha Luciano Computech

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Crie um padrão de conexão para os seus clientes com potência o mais baixa possível.
    Tente trabalhar dentro da faixa de -50 a -65dbm com 98 a 100% de CCQ em todos os radios. Assim não terás problemas de desconexão nos clientes.
    Uma coisa importante também é verificar a elétrica nestes clientes, geralmente quando é em condomínio, podem ocorrer oscilações e por isso que se usa banco pequeno de baterias para esta finalidade, ficar 100% online sempre.

    potência controlada = qualidade alta.

    Abraço
    entendi, eh aki uso potencia no minimo msm, mais tem algums predios que o CCQ fica baixo sera pelo desnível em relação ao AP?

  17. #17
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Planilha Luciano Computech

    Citação Postado originalmente por rtfl Ver Post
    entendi, eh aki uso potencia no minimo msm, mais tem algums predios que o CCQ fica baixo sera pelo desnível em relação ao AP?
    CCQ Baixo é problema na instalação amigo.....
    Pode estar sem visada 100%, pode estar mal configurado o rádio, entre outras coisas....tipo alinhamento fino de vertical e horizontal.
    sempre alinhe os links com o máximo de CCQ possível, pois isso garantirá a qualidade.
    Um MCS mais baixo melhora muito as vezes os links com ccq baixo.

  18. #18

    Padrão Re: Planilha Luciano Computech

    eh abaixei aki o ccq das torres que estavam com ccq baixo.

    melhorou sim