+ Responder ao Tópico



  1. #13

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    @rubem @mathcardoso, veja como está o meu:

    AP: http://prntscr.com/8ov65v e http://prntscr.com/8ov56h
    ESTAÇÃO: http://prntscr.com/8ov5r8 e http://prntscr.com/8ov6js

    Simulador de link usando 20dbm de potência em ambos lados: http://prntscr.com/8ovb2s

    Quero melhorar .

  2. #14

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Realmente Rubem ta obstruído a zona. Mas precisava fazer esse ptp. a outra torre vai ficar uns 200 metros pra outro lado e vai ser com dish 30. Mas esse foi o melhor sinal que consegui. Estava um pouco melhor, mas deu uma ventania de derrubar torre e destelhar casa.

    Anexo 61253
    Hum, esse software Link Simulator tá fraquinho hein, ele até mostra que a zona de fresnel é parcial, mas ele diz que teria -58dBm, que é sinal que só teria se a zona de fresnel fosse totalmente limpa.

    O LinkCalc e o LinkPlanner ao menos calculam o sinal com a obstrução (Deve mostrar nesse caso uns -65dBm mesmo).
    A gente despreza o LinkCalc as vezes, mas acho que tem que começar a desprezar essa calculadora da UBNT, ela diz que teria sinal que é impossível ter com essa zona de fresnel suja.

    Eu também faço muito ptp com zona de fresnel lixo, se o cliente precisa muito vamos fazer o que? O problema é acreditar nos cálculos sem levar em conta as margens de erro, especialmente aqui na roça as altitudes, ficar perdendo tempo com realinhamento quando o problema real de sinal baixo é zona de fresnel ruim.

    E em 4Km os 3° ou 4° de abertura de uma NBE dá uma largura de uns 300m pra "errar", em 20Km passa pra mais de 1Km de largura, não é tão simples errar alinhamento a ponto de ter sinal 8dBm mais baixo, 1 ou 2dBm até que vai, a gente sempre erra, mas se tem erro tão grande (8dBm) com relação ao cálculo a culpa é da zona de fresnel meia boca. Fora que nesses casos também sempre tem sinal 4 ou 5dBm mais baixo numa polarização que na outra, sinal claro que a obstrução abaixo está derrubando sinal do chain na vertical, mas o na horizontal não tem esse problema.

    Parece que tô fazendo propaganda igual o fabricante, a UBNT já publicou algo tipo "Até 14Km com Nanostation". Só faltou informar que o "Até" era pra algo tipo 1Mbps a 802.11b com 10% de perda de pacotes, troughput na prática assim que mal dá 256Kbps, e ping horrível tipo 20-100ms.
    Esses cálculos de queda de sinal, ou de previsão de sinal, só valem pra zona de fresnel completamente limpa, eu diria que precisa ser 200% limpa (Ou pode dizer que precisa a SEGUNDA zona de fresnel limpa), mas enfim, é meio que pegadinha também, que é possível ter X sinal em Y distancia é, só precisa ler o asterisco no final do contrato :-)



  3. #15

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    @rubem @mathcardoso, veja como está o meu:

    AP: http://prntscr.com/8ov65v e http://prntscr.com/8ov56h
    ESTAÇÃO: http://prntscr.com/8ov5r8 e http://prntscr.com/8ov6js

    Simulador de link usando 20dbm de potência em ambos lados: http://prntscr.com/8ovb2s

    Quero melhorar .
    Tá me parecendo que tem algo na zona de fresnel, especialmente porque numa polarização tem -53dBm e na outra tem -64dBm, isso é uma diferença de 11dBm!!!

    O que tem de diferente ao redor/do lado das antenas? Precisaria ser alguma obstrução grande pra derrubar 11dBm só em 1 polarização.

    Diferença de 1 ou 2dBm de um chain pro outro é normal, hora que dá 4 ou 5dBm pode se preocupar um pouco, e no seu caso são 11dBm, é como colocar uma folha de coqueiro na frente.

    CCQ baixo poderia ser excesso de vizinhos usando polarização simples, com atrasados Airgrid, mas... poluição só numa polarização não derrubaria o sinal em 11dBm! Alias, poluição não derruba sinal, só derruba CCQ. Teoricamente precisa alguma coisa física, se colocar antena só 1m acima de telhado é comum isso, a zona de fresnel já "começa" obstruída na saída.


    E outra coisa: Não adianta colocar o radio a 26dBm, se você olhar no datasheet vai ver a potência máxima de cada datarate, se não me engano em MCS12 é de 23dBm, o radio vai operar na potência máxima mas não vai ter 26dBm só porque setou isso.
    (E se selecionar país e deixar a opção de EIRP control noutra aba ativa, ele vai limitar no limite legal do país, 36dBm EIRP no brasil a 5,8GHz (Ou seja, pode configurar 26dBm, mas se informou que é um M5-400 de 25dBi o radio sabe que pra não exceder o limite legal no brasil, de 36dBm EIRP, só pode usar 11dBm de potência, o setup aceita qualquer coisa igual MK, mas o chipset executa só até o limite dele que está no datasheet).

    Refaz o calculo no Linkcalc da Intelbras, tô achando que esse software da Ubiquiti não leva em conta a curvatura da terra (Erro besta, a terra não é plana).

  4. #16

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    No meu lado tá livre. Já do outro lado tem uma caixa da gua de concreto. Porém ao visualizar pelo binoculo da pra ver a antena do outro lado sem problemas. Poderia ser alinhamento?

    Vou tentar bater uma foto amanhã

    Como posso verificar se precisa inclinar mais pra cima ou pra baixo?



  5. #17

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Erro de alinhamento baixa o sinal nas 2 polarizações.

    Se a obstrução fica digamos 1m pra baixo o sinal na vertical é que cai. Se ela fica 1m pro lado é o sinal da horizontal que cai, é por aí.

    Sobre inclinação pra cima ou pra baixo, no lado baixo você precisa inclinar uns 2 ou 3° pra cima, e no lado alto uns 2 ou 3° pra baixo, mas em 3,5Km cada grau tem cerca de 60m de raio, ou seja, ainda que as 2 antenas estejam a exatamente 90° com relação à torre (Apontado retas pro horizonte) isso não seria motivo pra ter queda de sinal maior que 1 ou 2dBm, e de jeito nenhum causaria queda grande só em 1 polarização.

    Sinceramente nunca nem ví PTP com diferença de sinal entre polarizações na casa dos 10dBm, no máximo uns 6dBm a menos na vertical onde a zona de fresnel pra baixo era bem suja (Arvores, pé de manga aqui tem 20m fácil! Os mapas de relevo mostram a altitude do solo, não contam as árvores).

  6. #18

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Vou postar as coordenadas:

    Coordenadas do AP:
    Altura: mais ou menos uns 18 metros (Não medi exatamente)
    Latitude: 2°27'25.11"S
    Longitude: 54°44'41.54"O




    Coordenadas da estação:
    Altura: mais ou menos uns 27 metros (Não medi exatamente)
    Latitude: 2°26'43.49"S
    Longitude: 54°42'56.19"O


    Essa torre tem 30 metros é a estação, a antena ta mais ou menos ali onde a pessoa ta: http://prntscr.com/8ox90u

    obs.: Esse limite RX do linkcalc não é a potência do rádio? http://prntscr.com/8oxasb

    Quando clico em calcular ele pede pra por um valor negativo.