+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Torre estaiada

Olha este outro aqui, quem sabe lhe ilumine.Anexo 61485

Ingresso
    Mar 2012
    Posts de Blog
    2

Citação Postado originalmente por acls Ver Post
    Bom dia a todos, estou montando um Torre estaiada de 30M em casa e minha dúvida é a seguinte, os estaios tem sempre que seguir a ponta da torre (triangular) conforme o link: https://under-linux.org/showthread.php?t=127009?

Obrigado.
    Imagino que sua dúvida seja por falta de espaço no terreno, certo? A questão de ficar nos cantos é devido a princípios físicos, imagina que se colocar desalinhado com os bicos e o meio do lado oposto a torre sofrerá um torque para o lado que o cabo estará puxando, essa ação faz a torre sofrer uma torção (o objetivo do anti-torção: evitar que a torre sofra esse deslocamento em parafuso). O que pode ser feito é adicionar um outro estaio do mesmo lado onde ficará o estaio desalinhado, forçando para o lado oposto. Veja o desenho:

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torretriangular.png
Visualizações:	114
Tamanho: 	4,7 KB
ID:      	61486

Ai, neste caso, tem que ser autoportante.

Isso mesmo, é por falta de terreno, mesmo eu colocando vários estaio segurando a mesma, não daria certo? Vou colocar um anti-torção quando chegar a 15M e um outro com 28M, facilitando até o apoio do técnico, seria suficiente? Obrigado mais uma vez.

é como o @TreiscBr falou, se não tem muito espaço, não vai resolver ter anti-torção.
    O teu caso aí me parece que não tem como afastar as ancoragens dos estais do centro da torre.
    Que distância vai ficar cada ancoragem de estaio do centro?

O Anti-torção tem por finalidade evitar que a torre gire sobre seu próprio eixo. E se você já está com problema de espaço para abrir os estais normais, vai ter mais problemas para abrir os anti-torção.

Os anti-torção devem ficar num angulo quase de 90º com os estais normais.

posta aqui , quantidade e tipo de antenas vai montar, altura da torre, comprimento dos modulos e vou te indicar como estaiar. Tambem qual as medidas do terreno.