+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Rede FTTH compensa?

Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Campeão deixa eu te falar uma coisa, fiz um projeto de ftth para 128 clientes e te digo, me arrependi feio. Não pela qualidade do serviço e sim pelo gasto, problemas é perto de zero apenas qd um cliente mexe quebra a fibra/conector interno, do contrário é 100%. Agora sai dinheiro de onde você não vê.
    Até agora gastei R$85.000 e não consegui atender 100% dos clientes, te falo pensa bem pois depois que começar não da pra voltar atrás não.
    O que aprendi com isso? não é brincadeira para provedores pequenos, quem tem em torno sei lá de uns 10.000 clientes acho que da pra entrar na brincadeira, fora isso pode até quebrar a Empresa.

Grande verdade amigo. essa a realidade das redes cabeadas e o motivo pelo quais as operadoras de Telecom nao entram em pequenas cidades mesmo elas considerando retorno do investimento em 8 anos!!!!!!

Acontece que para rede ser viavel tem fazer o investimento de vez, nao aos poucos como se acostuma em wireless. Se nao cabear toda a area atendia de uma vez, nao tera como conectar os clientes necessarios para pagar o investimento!!!

Se pretender ir fazendo aos poucos, nao vai ter capacidade de negociação dos equipamentos e vai terminar comprando do Mercado Livre a preços absurdos e sem padronização. Em fim, o conceito de rede wireless para rede wired muda bastante.

tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Posts de Blog
    1

O futuro e bandas acima de 20 MB para os clientes adsl se torna inviável .

Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    O futuro e bandas acima de 20 MB para os clientes adsl se torna inviável .
    Bom pelo aqui na regiao essas banda vai demoraaaa, pois o custo e dificuldades pra transporte de link sao grandes, nao vejo como realidade vender mais de 25mb aqui nos proximos 5 anos.

tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Posts de Blog
    1

Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Bom pelo aqui na regiao essas banda vai demoraaaa, pois o custo e dificuldades pra transporte de link sao grandes, nao vejo como realidade vender mais de 25mb aqui nos proximos 5 anos.
    jonas o mundo muda rapido demas hoje voce pensa isto por que acha que nada vai mudar tão cedo mas 365 dias e tempo pra caramba .

Boa tarde amigos, @infor3 tem um material disponível no facebook da PRIMORI Cursos do amigo Ronaldo Couto, lá tem varias planilhas pra analise.

Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Então, em relação ao problema financeiro que você relatou, ainda vai continuar com o FTTH? Acha que mesmo com todos gastos que teve ainda pode ser viável para você?

Estou curioso quanto à solução que você vai encontrar para seu problema (muitos gastos), pois também estou planejando uma rede FTTH, começando do zero, e o que você decidir aí para manter sua rede pode ser útil, mesmo que com adaptações, para mim aqui.
    Olha é aquilo que falei acima, depois que começa não tme mais como volta, ou vai ou vai.
    Se vou continuar? sim claro e inclusive estou já em execução da terceira e ultima fase para completar o limite total de clientes nesse projeto de ftth que fiz, que são um total de 128 clientes na stand alone que estou usando.
    Em resumo, vale a pena? vale agora tem de estar com umas dilmas em estoque pois saem até de onde não se imagina, diferente de projeto a rádio onde se gasta praticamente uma única vez, o projeto a fibra é caro ainda, infelizmente. Boa sorte a todos.