+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Mikrotik+PPPoE+IPV6

    Senhores boa noite,
    Possuo uma RB750 com PPPoE funcionando perfeitamente através do link da GVT, onde o modem em bridge e etc.

    A questão é que aqui na localidade o IPV6 porem no MK ainda nao sei como é o procedimento de como fazer isso funcionar, sendo assim alguem já possue essa experiencia para compartilhar?

    OBS: tentei fazer o tutorial na propria pagina do MK porem nao funcionou corretamente.

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik+PPPoE+IPV6

    Eu ensino no meu curso de IPv6, mas vou te mandar uma palhinha... Ativa o DHCP-Client na interface de entrada, criando um pool de acesso. Para esse pool de acesso, você insere um endereço na sua interface de saída vindo do pool, de tamanho /64, com a opção advertise marcada. Vai funcionar.Att,

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik+PPPoE+IPV6

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Eu ensino no meu curso de IPv6, mas vou te mandar uma palhinha... Ativa o DHCP-Client na interface de entrada, criando um pool de acesso. Para esse pool de acesso, você insere um endereço na sua interface de saída vindo do pool, de tamanho /64, com a opção advertise marcada. Vai funcionar.Att,
    Bom dia Amigo,

    Utillizando /64 no mikrotik não seria possivel repassar mais endereços para a rede interna ou seria?

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik+PPPoE+IPV6

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Eu ensino no meu curso de IPv6, mas vou te mandar uma palhinha... Ativa o DHCP-Client na interface de entrada, criando um pool de acesso. Para esse pool de acesso, você insere um endereço na sua interface de saída vindo do pool, de tamanho /64, com a opção advertise marcada. Vai funcionar.Att,
    Poderia me passar seus contatos.
    Ou se preferir segue meu Skype.
    [email protected]

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik+PPPoE+IPV6

    Com o /64 na interface e o advertise marcado, você vai ter mais IP's do que precisa, rs. Um /64 tem mais IP's do que todo o estoque IPv4 mundial.

    Att,

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik+PPPoE+IPV6

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Com o /64 na interface e o advertise marcado, você vai ter mais IP's do que precisa, rs. Um /64 tem mais IP's do que todo o estoque IPv4 mundial.

    Att,
    Mas teria como rotear um /64?
    Se sim, como faria isso no mikrotik?

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik+PPPoE+IPV6

    Rotear o /64 sim, mas você perde a autoconfiguração stateless. Mas provavelmente você deverá receber um /56, o que permitirá rotear os /64 inteiro e não perder a autoconfiguração.

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik+PPPoE+IPV6

    Bom dia magnorm!

    Com um /64 você teria milhões/bilhões de endereços IPV6, porém um prefixo /64 ipv6 não permite ser dividido em outras subnets ou VLSM. Para permitir uso de subnet e VLSM para clientes corporativos ´prefixo recomendado mínimo é de /48 ou /56.

    /48=>Permite 65.536 redes /64 (Recomendado para clientes corporativos dedicado)
    /56=>Permite 256 redes /64 (Recomendado para usuários que tem necessidade de subnets)

    Espero ter ajudado!

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128





    Citação Postado originalmente por magnorm Ver Post
    Bom dia Amigo,

    Utillizando /64 no mikrotik não seria possivel repassar mais endereços para a rede interna ou seria?

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik+PPPoE+IPV6

    @telmetrics, só reforçando: O /64 pode sim ser dividido em subnets menores. O que ocorre é que qualquer prefixo DIFERENTE de /64 perde a autoconfiguração stateless. Se o cara quiser trabalhar com um /70, /114, etc., e fazer todas as configurações manualmente, vai funcionar perfeitamente.

    Att,

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik+PPPoE+IPV6

    Fiz o curso do Uesley e recomendo, essas "Manhas" ficam bem mais claras...

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik+PPPoE+IPV6

    Exato uesleycorrea! Acabei omitindo essa possibilidade afim de não induzir o usuário a erros relacinados aos problemas acarretados por essa prática de quebrar prefixos /64 e prefixos /65 ou menores.

    Essa prática pode trazer problemas de PD e uma série de features do IPV6.
    Configurar manualmente acaba nos gerando trabalho administrativo demais e deixando o operador da rede sujeito a erros em redes de maior porte.

    Mas fora isso é possível sim. Porém não é recomendado pelas regras de BCP IPV6 e pelo IETF.

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128






    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    @telmetrics, só reforçando: O /64 pode sim ser dividido em subnets menores. O que ocorre é que qualquer prefixo DIFERENTE de /64 perde a autoconfiguração stateless. Se o cara quiser trabalhar com um /70, /114, etc., e fazer todas as configurações manualmente, vai funcionar perfeitamente.

    Att,

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik+PPPoE+IPV6

    Acredito que a turma aqui na empresa configurou alguma coisa faltante.
    o IPV6 é entregado em pilha dupla porém é absurdamente lento a navegação com o mesmo. Ao desabilitar o IPV6 na interface cliente, a navegação funciona perfeitamente.

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik+PPPoE+IPV6

    @telmetrics, correto. Agora quanto a induzir o usuário a erro, e a melhores práticas, isso vai depender de quem configura. Por exemplo, foi com pensamento de melhores práticas de alocação de recursos que chegamos no estoque atual de IPv4, que é escasso. E creio que com sua experiência também ache um absurdo endereçar ponto-a-ponto em IPv6 com /64, tendo prefixos menores para fazer isso e sendo que num ponto-a-ponto não é necessária autoconfiguração, já que o endereçamento será configurado manualmente. No meu treinamento de IPv6 deixo esses paradigmas bem claros para não induzir os alunos ao erro, e também não levá-los a gastar sem medida os estoques de v6 e daqui a 50 anos precisemos partir para o IPv7 ou IPv10, sei lá. E os erros recorrentes da configuração de prefixos menores são totalmente sanados se antes de implementar o IPv6, seja feita uma documentação completa da rede, o que também ensinamos no treinamento. Ou seja: se fizer o dever de casa, nada dá errado. Isso eu garanto, pois minha rede e de clientes operam há mais de 2 anos sem problema algum, seguindo as práticas que ensino (que não chamo de boas práticas, pois se tratando de ASN, cada um segue as suas). O que de fato não pode acontecer, conforme citado por você, é sair colocando o IPv6 na rede de qualquer forma, pois aí não vai funcionar mesmo, e vai gerar mais problema do que solução.

    Abraço!

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik+PPPoE+IPV6

    @rimaraujo, a experiência mostra exatamente o contrário. Conteúdos v6 acessam mais rápido que o v4. O seu DNS está resolvendo v6?

    Att,

  15. #15

    Padrão Re: Mikrotik+PPPoE+IPV6

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    @rimaraujo, a experiência mostra exatamente o contrário. Conteúdos v6 acessam mais rápido que o v4. O seu DNS está resolvendo v6?

    Att,
    A maioria dos sites e serviços ainda não estão disponíveis em ipv6. Quando se utiliza pilha dupla por default ele tenta consulta pelo DNS por ipv6 caso não tenha ele pede o ipv4. Aí o usuário sente a lentidão.

  16. #16

    Padrão Re: Mikrotik+PPPoE+IPV6

    @magnorm, concordo quando diz maioria (quantidade). Mas em tráfego, a maioria dos GERADORES de CONTEÚDO já estão em IPv6. Minha rede tem aproximadamente 40% do tráfego total em IPv6. Google, Netflix, Facebook, Youtube, Globo.com, Terra, Uol, entre outros já estão no universo v6 e são os que fazem a diferença em tráfego. No Happy Eyeballs (recurso citado por você), a consulta DNS não importa. Importa a qualidade na conexão. Independentemente de você ter pilha dupla ou não, o DNS vai te responder entradas A e AAAA para o site consultado (se o site tiver IPv6 nativo). O Happy Eyeballs dispara dois pacotes, um em v6 e um em v4, se a pilha dupla existir. O que responder primeiro ganha. Possivelmente possa haver um problema com o DNS do amigo acima, roteamento errado, ou alguma configuração faltando no cenário dele. Isso explica a má qualidade na navegação em v6. Não sinto diferença alguma de resolução de nomes aqui, e na realidade, nem sei se o site que estou acessando é v6 ou v4 (prova de que em casos gerais, a qualidade não cai no v6). Só que Facebook por exemplo funciona muito melhor em v6 do que em v4. E quando dá as famosas paradas nele, o v6 continua funcionando na maioria gritante dos casos.

    Att,

  17. #17

    Padrão Re: Mikrotik+PPPoE+IPV6

    Nesse sentido é verdade @uesleycorrea !

    Se pensarmos em /64 a link local na faz sentido mesmo. Mas por mais pensado que seja um planejamento a engenharia sempre acabei tendo alguns erros a longo prazo mesmo!!!!!!

    Mas mesmo com muito disperdício IPV6 acredito demorar a ocorrer os mesmo problemas do IPV4. A grande questão a se pensar a longo prazo é o aumento de exigencia da quantide de IPv6 públicos para mais de um por usuário. Co o aumento de dispositivos conectados a internet de um mesmo usuário e tendências como Byod e Internet of Things o volume de IPV6 públicos por usuário tende a crescer.

    Mas isso só o futuro nos reserva.

    Esses desperdícios IPV6 que ocorrem já eram previstos pela equipe de desenvolvimento do protocolo. E que nosso pensamento ainda está voltado as práticas de Network Planning e endereçamento IPV4 onde o planejamento de distribuição de endereçamento era voltado por IP/hosts, diferentemente do IPV6, qual a distribuição de endereçamentos é feita baseada em prefixos de rede completos.

    Tanto que podemos observar que nas atribuições de endereçamento dinâmico IPV¨, seja PPPoE ou DHCPv6, percebemos que geralmente fazemos isso através do prefix-delegation onde atribuimos um prefixo menor retirado de um prefixo ipv6 maior.

    Mas no mundo da NGN IP não existe certo ou errado. Existe o que melhor é adequado a cada administração

    Abraço!

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    @telmetrics, correto. Agora quanto a induzir o usuário a erro, e a melhores práticas, isso vai depender de quem configura. Por exemplo, foi com pensamento de melhores práticas de alocação de recursos que chegamos no estoque atual de IPv4, que é escasso. E creio que com sua experiência também ache um absurdo endereçar ponto-a-ponto em IPv6 com /64, tendo prefixos menores para fazer isso e sendo que num ponto-a-ponto não é necessária autoconfiguração, já que o endereçamento será configurado manualmente. No meu treinamento de IPv6 deixo esses paradigmas bem claros para não induzir os alunos ao erro, e também não levá-los a gastar sem medida os estoques de v6 e daqui a 50 anos precisemos partir para o IPv7 ou IPv10, sei lá. E os erros recorrentes da configuração de prefixos menores são totalmente sanados se antes de implementar o IPv6, seja feita uma documentação completa da rede, o que também ensinamos no treinamento. Ou seja: se fizer o dever de casa, nada dá errado. Isso eu garanto, pois minha rede e de clientes operam há mais de 2 anos sem problema algum, seguindo as práticas que ensino (que não chamo de boas práticas, pois se tratando de ASN, cada um segue as suas). O que de fato não pode acontecer, conforme citado por você, é sair colocando o IPv6 na rede de qualquer forma, pois aí não vai funcionar mesmo, e vai gerar mais problema do que solução.

    Abraço!