+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

Só pra exemplo, aerogerador insuficiente pro consumo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...olador-12v-_JM
    E ia precisar mais uns R$ 1800 em baterias, fora que ia precisa igual um conversor dc-dc, mas passando de 12 pra 42V não ia perder só 10% e sim uns 20% da energia.

(É que o vento aí deve ficar numa média abaixo de uns 2m/s, e nuns meses do ano será muito pequeno, exigindo muita bateria)

A solução 48V que atenderia fácil nos 12 meses do ano com uns R$ 600 em bateria seria:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ta-entrega-_JM

Convenhamos que tá "um pouco" mais caro que painel 260W com controlador MPPT e 2 baterias de 165Ah, com conversor dc-dc step-up.

Se ver os mapas de radiação solar verá que está numa região com muito sol boa parte do ano:
    http://pt.slideshare.net/ocionemacha...-solar-reduced
    (Os mapas sazonais ficam da pág. 34 em diante, tem sol suficiente o ano todo)

E se olhas os mapas de ventos sazonais, não verá nada fantástico na sua região:
    http://www.cresesb.cepel.br/publicac...Brasileiro.pdf
    A partir da página 32. Veja que boa parte do brasil tem muito vento entre julho e agosto, mas agora em dezembro cai pra 1/3, uma coisa é 4 dias sem sol, pra isso existe bateria, mas 2 meses com pouco vento se resolve como? Só com aerogerador maior e mais caro. Veja a quantidade de energia produzida por aerogerador pequeno (500W. digamos), com apenas 2m/s digamos, porque vai ter semana onde o vento não vai passar disso, ter 12h de vento assim por dia fazendo o aerogerador captar só 100W é pior que ter só 5h de sol forte permitindo uns 260W saindo do painel.

E cuida que os dados dos mapas são média prevista a 50m de altura. Se sobe muito em torre já deve ter notado que no chão ou a 10m mal tem vento comparado ao alto de uma torre de 40m, mas uma torre que suporte um aerogerador sai cara, na maioria das torres só é seguro colocar aerogerador de 500W lá pelos 10m de altura, aí tem pouco vento.
    (Enquanto painel fotovoltaico pode ficar a 10m de altura ou a 2m que nada muda)

A não ser que o site fica em cima de um morro, não vejo muita vantagem na solução eólica já que fica tão mais cara.

bela aula Rubem.

Ingresso
    Mar 2013

@rubem muito obrigado pela explicação, bela aula mesmo, to pensando em o que vc falou mesmo, fazer um sistema 24v e colocar 2 bateria de 250A, e o conversor dc-dc, so me tira uma duvida o inversor de dc para ac ele consome muito mais né? que caso não consulma eu compraria uma retificadora para caso de estabilidade de energia, o que vc acha que eu precisaria para montar um sistema top que dure uns 10 dias sem sol e que não vai corre nenhum risco de queimar os meus radios, to pensando em gastar até uns 6 mil nisso sera que fica top, vc pode me ajudar em quais equipamentos utilizar?

pensei outro dia no seguinte, inventar um sistema de colocar um inversor dc para ac e ligar um carregador de bateria, ai o proprio carregador vai se sustentar, sustentar o radio e as baterias, sera que tem algum modo de fazer isso?

Inversor vai desperdiçar mais uns 20% a 30%. Se usar um nobreak como inversor, e for um comum de 600VA, com consumo de apenas 40W ele vai jogar no lixo uns 30%.

Agora sobre essa parte:
    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    pensei outro dia no seguinte, inventar um sistema de colocar um inversor dc para ac e ligar um carregador de bateria, ai o proprio carregador vai se sustentar, sustentar o radio e as baterias, sera que tem algum modo de fazer isso?
    Você diz usar painel pra alimentar um inversor sem ter um controlador no meio? N]ao vai dar, os paineis 12V tem tensão de 16 a 21V conforme o consumo, os inversores não aguentam isso.
    (E painel 24V vai de 30 a 55V! Com consumo a tensão cai, mas há picos de baixo consumo onde o inversor receberia tensão alta demais)

A solução mais barata é painel solar > controlador solar > bateria, e usar direto das baterias, ou conversor dc-dc que não eleve muito a tensão (Passar de 24 pra 42V é tranquilo, mas de 12V pra 42V vai desperdiçar bastante. De 12V pra 115V AC vai desperdiçar ainda mais. Esse desperdício não só exige gastar mais com equipamento, como consome mais ciclos da bateria. Ter 10% a mais de consumo faz a bateria durar uns 300 ciclos a menos, isso é 1 ano a menos de durabilidade, a longo prazo o uso de inversor é um enorme desperdício de dinheiro e equipamento (Gera lixo pesado (Acido sulfurico, chumbo, plastico não-reciclavel) por pura firula).

Pelo preço dos carregadores 48V (Que os vendedores noobs insistem em chamar de retificador, apesar do equipamento ser um carregador com fonte chaveada e não mais um autotrafo 2:1 (110>55V) com um diodo simples na saída flutuando 4 baterias como nos anos 70 se fazia e então fazia sentido chamar o equipto de apenas retificador, mas em 2015 se usa fonte chaveada), e o gasto extra em bateria pra compensar o desperdício com inversor, fora o preço do inversor, melhor comprar então 2 paineis 24V e um controlador de carga de gente grande, de marca de primeira, tipo Xantrex, Morning Star, ou memso viewStart, eles tem versões 48V de qualidade, por exemplo:
    http://www.neosolar.com.br/loja/cont...m-display.html

2 paineis 24V: R$ 2 mil
    1 Controlador de carga 48V: R$ 1,4 mil
    4 baterias de 70Ah: R$ 1,5 mil

Aí terá a mesma coisa que um carregador 48V de telecom (Que só noobs chamam de retificador. Retificador é diodo, o equipamento completo tem 1000 componentes e não só diodos), mas olha o preço.

Minha sugestão de 1 painel 24V, controlador solar mppt 24V, 2 baterias razoáveis, e conversor dc-dc, é porque custa metade desse preço, e a perda no conversor dc-dc é mínima então o uptime com essa opção fica mínima coisa menor que a opção com 48V, e... se colocar bateria maior (250Ah pra mim é exagero, mas mal não faz, carregar vai, e vai durar 5 ou 6 anos no mínimo) é mais barato fazer isso com 24V (São 2 baterias) do que com 48V (São 4 baterias).

Se tivesse um conversor dc-dc muito bom pra passar pra 42V com rendimento de uns 90%, e se tivesse painel solar 12V mais barato, eu sugeriria isso, mas o problema é que painel de mais de 200W é só 24V, e controlador 12V ou 24V custa o MESMO preço, e conversor dc-dc passando pra 42V tem rendimento melhor com entrada em 24V, então digamos que o único contra é precisar 2 bateria de 115Ah onde num sistema 12V iria 1 de 250Ah, mas... a bateria maior custa o dobro do preço, não iria economizar nada em bateria.

Alias, seja 12V, 24V ou 48V, o custo das baterias seria o mesmo, diminuindo a tensão tem que aumentar a corrente (12V 240Ah, 24V 115Ah, 48V 50Ah, dá mais ou menos o mesmo preço nuns R$ 1100 a 1200), a grande diferença de preço vem da opção nos painéis ou aerogerador, controlador de carga, e conversor dc-dc ou inversor dc-ac.

Se for usar inversor 12V (Vai precisar uns 3 paineis 140W, custo maior que 2 de 24V 250W), um inversor razoável de 250W dá, um decente deve estar uns R$ 400 (Por R$ 100 só tem lixinho chines, equivale a usar controlador solar de R$ 19,90), pra carga do banco de baterias 48V só vale a pena se usar fonte de gente, tipo Montel ou Proteco, nada de lixinhos baratos de R$ 500, tem que pegar carregador de telecom muito bom, de uns R$ 2 mil, se usar carregador barato vai ter qualidade 10x pior que o uso do conversor dc-dc 24>42V), a iria igual uns R$ 2 mil em bateria. Então isso, além de desperdiçar uns 20 a 40% da energia (20 a 30% no inversor, 10 a 20% no carregador) sai bem caro.

E não adianta ligar uma bateria 12V 40Ah em 3 paineis 140W em paralelo, pra ter 12V pro inversor, porque essa bateria seria 80% descarregada todo dia (A proteção do controlador atua e impede descarga total), ou seja, teria 1 ciclo sendo comido cada noite, e a bateria vai durar uns 100 a 150 ciclos se for 80% descarregada:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Baterias_Freedom_Ciclos_de_Vida_02.jpg
Visualizações:	126
Tamanho: 	104,3 KB
ID:      	62003
    Se isso ocorrer toda noite, será 1 ciclo por dia, então em 100 a 150 dias essa bateria vai ter metade da capacidade, e em mais 100 a 150 dias vira sucata, fica inútil.

Ou seja, essa solução com inversor alimentando carregador 48V é péssima a partir de painel solar por isso, painel não tem tensão fixa, a tensão varia muito.
    (E por isso controlador de carga MPPT é muito melhor, ele aproveita melhor as tensões baixas, coisas que controlador tipo PWM não consegue)

Pra não comer ciclos profundos é bom ter bateria maior, 24V 115Ah como sugeri vai comer 1 ciclo de 80% por semana sem sol, se tiver umas 10 dessa no ano ainda deve durar 5 anos, o resto do tempo vai ter descarga de apenas uns 15%, onde deve durar 2000 ciclos, ou 2000 dias, que dá mais de 5 anos igual (Na prática quem vai matar as baterias depois de uns anos é o esquenta e esfria, a variação entre dia e noite passa fácil dos 20°C, isso é suficiente pra comer 1/3 da vida da bateria, isso ocorreria em uso outdoor seja 12, 24 ou 48V, com essa variação é quase impossível chegar em 6 a 8 anos que o uso indoor consegue. Se somar descarga tipo 30% por dia (E inversor gastando mais ia dar descarga um pouco maior) e bateria esquentando demais por sol de dia, e pegando vento gelado de madrugada, aí é difícil chegar em 4 anos, se não tiver um local bom pras baterias é melhor não investir numas muito caras.

115Ah na verdade não ficar ideal pro seu uso, bom seria algo que em C100 tem uns 140Ah, mas a Freedom não tem, ela tem 115Ah e depois pula pra 165Ah, pula pra DF2000 pra DF2500. Se tiver dinheiro claro que 2 de 165Ah, ou 2 de 185Ah, vai servir bem.

E outra coisa que só me toquei agora: Cada par onu/odu consome 40W. Mas... onde esse radio vai estar ligado? Se for um ponto intermediário num PTP terá 2 rádios desses, não é esse o caso?
    Se for, seria 80W ao todo, aí realmente fica mais em conta 2 paineis 48V, controlador 48V, e 4 baterias 12V.

Ingresso
    Mar 2013

@rubem sera isso mesmo, 2 radios de 40w, tinha me esquecido disso tambem, sera que o controlador eu consigo monitorar o estado das baterias? que caso tenha como monitorar ai eu ficaria sabendo se a bateria estava descarregando ou não, vc acha melhor 2 paineis de 48v ou 24v?

@rubem se for huawei pode se usar 2x odu em uma IDU assim creio que consumo continue nesses mesmo 40w.

Com rb + switch creio que chega nos seus 60w de consumo em picos de muito trafego.

Estou montando um cenario parecido, ja tenho rodando atualmente.

2x painel 150w
    2x bateria de 150a mouraclean
    1x controlador 24v mpt 30a

E sobrando na loja um painel de 150w, oque me diz de add mais 2x painel retirar essas baterias de 150a e add 4x 105a c/ controlador.

http://www.neosolar.com.br/loja/cont...m-display.html

Queria retirar as de 150a pois nao vai caber 4x no shelter da huawei que tenho nesse ponto.

Nao gostaria de usar conversor dc-dc pois ja tive problemas.

off: Estou usando as fonte montel por recomendaçao sua, voce tinha razao sao top de linha.