+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace Ponto a Ponto 6km

    Pessoal, por favor, uma ajuda pro newbie aqui.
    Preciso fechar um enlace ponto a ponto de 6km, entre um prédio e uma torre. Na visada há um prédio bem no meio (+- 3 km). Fiz um teste com um equipamento emprestado (loco M5) mas ficou muito instável. Não conseguia enxergar o AP as vezes.
    Gostaria de saber qual equipamento mais apropriado para fazer esse enlace. Preciso que seja estável e passando até 10 mb tá bom demais.
    Segue teste que fiz:Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         m5.png
Visualizações:	261
Tamanho: 	71,9 KB
ID:      	62676

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Enlace Ponto a Ponto 6km

    Caso esse prédio não esteja atrapalhando a visada,você pode utilizar duas Sextants da Mikrotik.Se tiver muita interferência,ai voce coloca RB912 + Algcom de 22dbi.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace Ponto a Ponto 6km

    Citação Postado originalmente por skelsh Ver Post
    Pessoal, por favor, uma ajuda pro newbie aqui.
    Preciso fechar um enlace ponto a ponto de 6km, entre um prédio e uma torre. Na visada há um prédio bem no meio (+- 3 km). Fiz um teste com um equipamento emprestado (loco M5) mas ficou muito instável. Não conseguia enxergar o AP as vezes.
    Gostaria de saber qual equipamento mais apropriado para fazer esse enlace. Preciso que seja estável e passando até 10 mb tá bom demais.


    Segue teste que fiz:Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         m5.png
Visualizações:	261
Tamanho: 	71,9 KB
ID:      	62676

    Obrigado
    Amigo... Nessa distância qualquer Powerbeam dá conta... Agooooraaa, vou colar aqui o que postei em outro topico...

    Amigo sem visada = sem enlace.... O sinal WiFi é igual a luz... Se tiver alguma coisa na frente ele é obstruído, ou parcialmente obstruído, a única diferença é que a gente não vê o sinal, por isso tem a falsa ilusão de que a radiofreqüência atravessa tudo...

    Pra um enlace funcionar uma antena tem que literalmente "enxergar" a outra... Se tiver alguma coisa na frente (árvore, telhado, prédio, morro, edificações, florestas, etc etc etc) tem que repetir o sinal para que ele percorra um caminho livre, livre mesmo, sem nada, nadinha na frente!

    Posso parecer chato.. É que agente vê aqui o pessoal perguntando... "E se eu usar a antena tal??" "Com a potência XYZ?". A resposta sempre vai ser: Não funciona!!!! Se o sol que é o radio mais potente do nosso sistema solar a gente ofusca com a mão... Imagina um prédio ou morro com uma anteninha??

  4. #4

    Padrão Re: Enlace Ponto a Ponto 6km

    Citação Postado originalmente por skelsh Ver Post
    Pessoal, por favor, uma ajuda pro newbie aqui.
    Preciso fechar um enlace ponto a ponto de 6km, entre um prédio e uma torre. Na visada há um prédio bem no meio (+- 3 km). Fiz um teste com um equipamento emprestado (loco M5) mas ficou muito instável. Não conseguia enxergar o AP as vezes.
    Gostaria de saber qual equipamento mais apropriado para fazer esse enlace. Preciso que seja estável e passando até 10 mb tá bom demais.
    Segue teste que fiz:Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         m5.png
Visualizações:	261
Tamanho: 	71,9 KB
ID:      	62676

    Obrigado
    Cara, com esse prédio no meio, vai ter que usar no mínimo duas powerbeam 22dbi, melhor seria de fosse a de 25dbi.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace Ponto a Ponto 6km

    Com obstáculos no meio do caminho, solução é elevar as pontas o máximo que poder, mesmo assim o prédio é problema? você pode colocar powerbeam, e ver como irá si comportar, caso contrario terá que colocar uma repetidora no topo deste prédio.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace Ponto a Ponto 6km

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo... Nessa distância qualquer Powerbeam dá conta... Agooooraaa, vou colar aqui o que postei em outro topico...

    Amigo sem visada = sem enlace.... O sinal WiFi é igual a luz... Se tiver alguma coisa na frente ele é obstruído, ou parcialmente obstruído, a única diferença é que a gente não vê o sinal, por isso tem a falsa ilusão de que a radiofreqüência atravessa tudo...

    Pra um enlace funcionar uma antena tem que literalmente "enxergar" a outra... Se tiver alguma coisa na frente (árvore, telhado, prédio, morro, edificações, florestas, etc etc etc) tem que repetir o sinal para que ele percorra um caminho livre, livre mesmo, sem nada, nadinha na frente!

    Posso parecer chato.. É que agente vê aqui o pessoal perguntando... "E se eu usar a antena tal??" "Com a potência XYZ?". A resposta sempre vai ser: Não funciona!!!! Se o sol que é o radio mais potente do nosso sistema solar a gente ofusca com a mão... Imagina um prédio ou morro com uma anteninha??

    Não é bem assim. Sem visada sem enlace.

    Vai de 900 mhz que fecha! e passa seus 10 mb facinhu. ...

  7. #7

    Padrão Re: Enlace Ponto a Ponto 6km

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Não é bem assim. Sem visada sem enlace.

    Vai de 900 mhz que fecha! e passa seus 10 mb facinhu. ...
    É cada uma que eu leio....

    Depois que fecharem todas as faculdades de engenharia eu vou dar um pulo na França ver se o Jean Fresnel não virou no túmulo....

  8. #8

    Padrão Re: Enlace Ponto a Ponto 6km

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    É cada uma que eu leio....

    Depois que fecharem todas as faculdades de engenharia eu vou dar um pulo na França ver se o Jean Fresnel não virou no túmulo....

    Já decorou a sua tabela periódica o professor!
    Fica brincando de reações aí agora.

    Se eu estou falando que fecha e porque fecha.
    Eu tenho um enlace muito pior que isso, é não é um prédio não, são 3 montanhas de todo tamanho com desnível de solo maior que 400 metros lotada de eucalipto. E no cliente da quase 600 metros.
    E estou lá passando 5mb full, latência de 35 40 ms no ptp, e consigo tranquilamente a mais de 3 anos voz e dados.

    Para um local onde todos falavam que seria somente satélite, inclusive alguns amigos seus que esquentou provavelmente a mesma cadeira que você, e que hoje se acham o maioral sendo engenheiro da TIM e OI, tem 3 anos que durmo lá tranquilo ganhando uma merrequinha de R$ 1600,00 desse cliente.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace Ponto a Ponto 6km

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	182
Tamanho: 	255,6 KB
ID:      	62687


    Vamos juntos a frança visitar o tumulo do nosso amigo Jean Fresnel e perguntar como isso foi possível??

    Ao amigo do tópico,
    900 MHZ fecha!!!

    Equipamentos Utilizados
    2 RB 433
    2 Cartão XR9
    2 Antena HyperGain 900 - HG915G-NF
    2 Pig Tail MMCX N-FEMEA

  10. #10

    Padrão Re: Enlace Ponto a Ponto 6km

    Bom dia. Você se importa de me passar as coordenadas da ponta A e ponta B? Faço o cálculo inclusive com a colocação dos obstáculos existentes se desejar. [email protected]

  11. #11

    Padrão Re: Enlace Ponto a Ponto 6km

    vc acha que consigo fazer esse ponto a ponto??Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sabrina.jpg
Visualizações:	150
Tamanho: 	111,5 KB
ID:      	62696

  12. #12

    Padrão Re: Enlace Ponto a Ponto 6km

    Apos, que este ptp possui algum nível de visada, que a zona de fresnel esteja no máximo 60% obstruída, ou 70% ao utilizar o 900Mhz si da a impressão que foi sem visada, si estiver sem visada de fato, não passa, neste cenário ai. Outro detalhe ai, uma área rural, tenta fazer isto em um ambiente urbano.

    Sendo que o recomenda na primeira zona de fresnel que fique no máximo 40% obstruída.

  13. #13

    Padrão Re: Enlace Ponto a Ponto 6km

    https://under-linux.org/showthread.php?t=152860

    De a lida aqui. Mais pessoas realizando defesas.
    E como o amigo leandrolopeswifi disse.

    "Buenas, é o que digo e digo novamente...EM TELECOM, sempre tem como fazer um link. basta usar os equipamentos corretamente.
    um baita 2015 pra vc tche.
    Abraços"

  14. #14

    Padrão Re: Enlace Ponto a Ponto 6km

    Como diria meu amigo Juvenal da Vivo, "Transmissão é ciência, recepção é bruxaria".

  15. #15

    Padrão Re: Enlace Ponto a Ponto 6km

    Boa noite, precisa ver não é só erguer duas antenas apontar e usar não existem vários fatores visada, freesnel, space loss, ERP, etc... São tantas coisas que eu passaria um bom tempo explicando, aumente ambos os lados com módulos maiores. Enfim bons estudos

    Abraços.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace Ponto a Ponto 6km

    Valeu pessoal pela ajuda. Vou testar as dicas e ver no que dá. Obrigado.

  17. #17

    Padrão

    Boa Noite. alguém Poderia Me Ajuda Com Esse Enlace .....

    Station Location -10.914724287636501,-37.137048189132656 Rocket AC Lite + Disc de 30
    AP Location -10.918306081836539,-37.08331817814633 Rocket AC Lite + Disc de 30

    preciso de 170 Mega Qual a Chances

    14 Metro de Torre Station Location
    12 Metro de Torre AP Location