Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    posso estar enganado, mas ela não é homologada.
    @AndrioPJ se refere a AMO-5G10 ou ao omnitik?

  2. #22

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Citação Postado originalmente por aplinktelecom Ver Post
    vi la que era 12 e 4 graus respectivamente. Sei que tanto a omnitik quanto a AMO-5G10, possuem o sinal mais aberto e mais para o chao, isso quer dizer que ambos praticamente tocam o chao perto da torre, entao ambas sao bem melhores que antenas omni de maior ganho.
    Ok, obrigado @aplinktelecom

  3. #23

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    posso estar enganado, mas ela não é homologada.
    TA cheio de provedores ai que não ta nem ai pra homologação em torres secundarias ja virou uma festa a muito tempo anatel ta sumida em fiscalização.

  4. #24

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Citação Postado originalmente por aplinktelecom Ver Post
    Eu nao tenho muita certeza, chamo ate o parceiro @rubem para confirmar ou mim desmentir... mais se nao mim engano, na minha certificacao mikrotik ( isso foi a mais de 2 anos eu acho, rsrsra ), vi la que era 12 e 4 graus respectivamente. Sei que tanto a omnitik quanto a AMO-5G10, possuem o sinal mais aberto e mais para o chao, isso quer dizer que ambos praticamente tocam o chao perto da torre, entao ambas sao bem melhores que antenas omni de maior ganho. A omnitik por ser 7,5dbi, possivelmente e melhor ainda para clientes proximos a torre, mais uma vez peço a confirmaçao do parceiro @rubem. Vlws

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App
    A omnitik na verdade tem um uptilt elétrico de uns 1 ou 2°, dá pra ver na ficha da antena:
    http://i.mt.lv/routerboard/files/omnitik-patterns.pdf

    Ela manda pra baixo da linha do horizonte, a uns 8°, a metade da potência, ou seja, ao invés de 7,5dBi, nesse ponto vai ter -3dB, que é dá 4,5dBi de ganho nesse rumo.

    No fim das contas ela é mesmo MUITO mais aberta que a AMO 5G10 ou 13, mas ela emite 1 ou 2° pra cima, de modo que fica só UM POUCO mais pra baixo.

    Marquei aqui, invertendo tudo pra ficar no mesmo plano, que ganhos ela vai ter nuns angulos pra baixo da linha do horizonte:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         omnitik.jpg
Visualizações:	208
Tamanho: 	164,0 KB
ID:      	62830

    Sempre vai ter diferença de sinal entre V e H por culpa dessa antena, e não pela zona de Fresnel ruim. Tipo V/H -58/-60.


    E ainda que sejam só 3dBi de ganho rumo aos 10° abaixo da linha do horizonte, se o rádio estiver em 20dBm isso dá 23dBm EIRP, em 110m o sinal cai 88dBm, então 23 - 88 = -65dBm, se for um NS Loco M5 com antena de 13dBi: -65 + 13 = -52dBm, sinal ótimo até pra MCS15 nessa distância.

    As AMO 5G10 e 13 também tem esses 12° com várias ressalvas:
    https://dl.ubnt.com/datasheets/airma...amo_ds_web.pdf

    Quem está muito em baixo, a 15º da antena, vai ter sinal baixo igual da omnitik:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5g10.jpg
Visualizações:	194
Tamanho: 	126,1 KB
ID:      	62831
    Se o rádio está a 20dBm, vai ter 20dBm EIRP nesse rumo. Ter ganho ZERO não é ruim. Ruim é estar ainda mais fora do centro e a antena ter -10dBi, aí vai ter só 10dBm EIRP (20 + -10 = 10).

    A diferença é de poucos dBi em cada grau, quem vende só 1 CPE pra todos os clientes (Perto e longe), e coloca sempre o mesmo mastro ridículo de 50cm, vai ter problemas. Se não, é só mudar a posição das antenas e erguer elas (Mastro de 2m mesmo em cliente a 100m da torre), caso cliente próximo demais fique com sinal ruim (O que NÃO deve fazer é subir potência).

    Deixa calcular: Se o cliente está a 110m, isso é o raio, e o diâmetro é o dobro, isto é, 220m. Multiplica diametro por Pi: 220 * 3,1415 = 691m de circunferência.
    A cincunferencia tem 360°, entra 691 / 360 = 1,91m é o tamanho de cada grau a 110m da torre.
    Se ela está a 17m de altura, os 8° dão 8*1,91 = 15,28m.
    Ou seja, sinal passando uns 15,5m pra baixo da antena, ou 1,5m acima do solo.
    A 8° o ganho não é de 7,5dBi (Nem é de 13dBi na Amo 5G13) mas sim uns 4 ou 5dBi, ainda terá sinal mais que suficiente.

  5. #25

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Disse a ti parceiro @dyjeyms... o @rubem deu agora uma grande explicacao. Perfeito

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  6. #26

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    mas sim uns 4 ou 5dBi, ainda terá sinal mais que suficiente.
    Realmente @aplinktelecom , uma verdadeira aula de física rs. Muito obrigado @rubem.

    Então quer dizer que nesse cliente a 110m se eu subir o mastro a 4m acima do chão, o sinal vai ta muito bom certo?

  7. #27

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Tem umas variações nas antenas, pelo processo de fabricação, mas a princípio sim, se ela estiver baixa tipo 17m, o sinal dela com uns 4 ou 5dBi de ganho toda o chão lá pelos 150 ou 180m (Não calculei).

    O problema de colocar antena muito baixa do telhado é que vai virar ela pra cima, as costas da CPE ficam pro telhado, e... o telhado reflete sinal! A CPE transmite pras costas, o sinal dela mesmo reflete nas costas e acerta ela de volta ou vai pra torre, por isso é fácil ter sinal bom tipo -50dBm mas ter throughput baixo quando se faz teste em bancada, o sinal reflete pra todo lado, chega o sinal em linha reta mas uns 10ns depois chegam mil reflexos (O mesmo sinal, que percorreu um caminho mais longo por isso atrasou um pouco), o radio precisa analisar esses pacotes duplicados antes de descartar, mas o maior problema é que o começo do reflexo chega quando ainda está chegando o final do sinal em linha reta, afeta a legibilidade do sinal.

    Se olhar o diagrama de emissão de toda antena ou CPE, tem emissão também pra trás, é baixa mas está lá, só faz efeito negativo se tiver uma parede atrás. E... se a CPE estiver a 50cm no telhado, virada uns 30° pra cima... a traseira da CPE pega no telhado.
    É o lóbulo traseiro da antena:
    Nome:      images.png
Visitas:     291
Tamanho:  7,8 KB

    Ainda que a antena receba o sinal ficando a 20cm acima do telhado, a CPE vai emitir de modo que muita coisa vai refletir e voltar pra ela muita coisa nessa distância pequena, não é só questão de receber sinal, ela tem que transmitir e não ser incomodada pelo reflexo do que ela mesmo transmitiu, senão ela lê o reflexo no mesmo tempo que está lendo pacote que veio da torre, ela não entende nada e ocupa tempo da torre pedindo pra torre transmitir de novo (Isso toma tempo que podia ser usado pros outros clientes).

  8. #28

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    ...Ainda que a antena receba o sinal ficando a 20cm acima do telhado, a CPE vai emitir de modo que muita coisa vai refletir e voltar pra ela muita coisa nessa distância pequena, não é só questão de receber sinal, ela tem que transmitir e não ser incomodada pelo reflexo do que ela mesmo transmitiu ...
    Entendi, então a CPE quanto mais alto passando do telhado e evitando qualquer obstaculo nas costas dela, ela irá trabalhar e interpretar os dados sem ser incomodada e ainda aumenta o desempenho do AP sem congestionar a rede.

  9. #29

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Isso mesmo parceiro... eu mesmo aprendi com o @rubem ( lendo as respostas dele a topicos desse tipo ) a colocar cpe em mastro de no minimo 1,5metros do telhado ( ou laje ou o que for )... cara, impressionantemente melhorei significamente o desempenho de 1 AP meu, eu tinha 2 clientes nesse AP ( 1 com as costas da cpe colada na parede e outro com as costas refletindo num telhado de zinco ). Acontece que por conta disso, o AP fica querendo dar sempre prioridade a esse cliente ruim, enviando e reenviando pacotes, e esquecendo os clientes bons. Entao passei sempre a usar 3 metros de mastro acima do telhado em quase todos os meus clientes, compro tudo patente de 2 polegadas ( digo tubo patente, pq eles sao bem mais duros, nao costumam balancar muito, a nao ser que va ficando mais alto e mais alto, uso ate no maximo 4 metros e sempre coloco uns estais de cabo de aco nessa altura, de 3 metros pra baixo nunca precisou nao, minha regiao o forte e muito calor, e nao vento, hehehehe ) daqueles de 6 metros e vou serrando conforme a necessidade, depois de apenas isso, melhorei muito como ja disse.

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  10. #30

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Massa, tou lendo mais uns tópicos aqui para tirar mais dúvidas, pra iniciar com o mínimo de erros. Tem muito assunto bom aqui no fórum.

    Grande abraço.

  11. #31

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Tranquilo parceiro... ja sabe, precisando, estamos ai.

    Enviado via LG-E615f usando UnderLinux App

  12. #32

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    @aplinktelecom Fui comprar a Omnitik e as SXT mas existe dois tipo de omnitik, uma com licença level 4 e outra 5, qual a diferença? Procurei aqui no forum e não encontrei.

  13. #33

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Parceiro, bom dia, esta no link abaixo a resposta.

    http://www.wdcnet.com.br/marketing/f...s_mikrotik.pdf

  14. #34

    Padrão Re: Omni Ubiquiti vale a pena hoje em dia?

    Massa, bom dia. Vou de 5 mesmo rs.

    Vlw @aplinktelecom