+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Quanto megas consigo passar em um enlace de 11km com a powerbeam 400 (25dbi) ?

    Fica um enlace de qualidade ? Visada 100% e baixo ruído.

  2. #2

    Padrão Re: Quanto megas consigo passar em um enlace de 11km com a powerbeam 400 (25dbi) ?

    tenho um de 11km com 20Mb e outro com 5km com 40Mb

  3. #3

    Padrão Re: Quanto megas consigo passar em um enlace de 11km com a powerbeam 400 (25dbi) ?

    consigo passar 100MB com Powerbean 300 AC????

  4. #4

    Padrão Re: Quanto megas consigo passar em um enlace de 11km com a powerbeam 400 (25dbi) ?

    Tenho link de 6,5km com powerbeam ac500 e passa 45mb


    Sent from my iPhone using UnderLinux mobile app

  5. #5

    Padrão Re: Quanto megas consigo passar em um enlace de 11km com a powerbeam 400 (25dbi) ?

    Se vc achar algo que realmente passe 100mb em 11km compartilhe! Tenho ptp com tudo que é antena e rádio, ainda não encontrei algo q passe 100 de verdade


    Sent from my iPhone using UnderLinux mobile app

  6. #6

    Padrão Re: Quanto megas consigo passar em um enlace de 11km com a powerbeam 400 (25dbi) ?

    Deixa ver, em 11 km com 2 antenas de 25dBi, com rádio em 23dBm (Potência máxima do PBE M5 em data rate alto), é pra ter sinal -56dBm.

    25dBm + 23dBi = 48dBm EIRP
    48 - 129dBm (Perda em 11 km) = -81dBm
    -81 + 25dBi da outra antena = -56dbm de sinal no RX do outro rádio.


    E esse sinal não presta pra MCS15 em 40MHz, acho que só teria CCQ de 100% com MCS14 a 30MHz (Ou 20MHz), isso dá uns 80Mbps half de throughput.

    Se tiver uns 10% da zona de fresnel obstruída já derruba pra 40 ou 50Mbps, se tiver poluição na faixa (Achar uma faixa de 30MHz sem nenhum sinal alto por perto anda raro, use o Airview Spectrum Analyzer do PBE pra ver, pode não escanear SSID, mas uso nos canais sempre tem) cai ainda mais.

    Se for uns 300% da zona de Fresnel livre, sem ruído no canal, 80Mbps half pode significar também 70M/30M TX/RX. Mas se não, pode significar 40M/20M TX/RX. Se a 2ª ou 3ª zona de Fresnel não estiver sem reflexo atrapalha poucos pacotes no teste half, mas... gasta processamento, e no momento de trafego full o rádio está montando pacote pra transmitir e analizando pacote que chegou, a CPU está em 100%, esse pequeno uso extra de processamento com pacote refletido faz diferença é nesse hora, num PTP você tem quase o mesmo em half ou full duplex, mas noutros com o mesmo equipamento você tem números totalmente diferente.

    Eu desconfio muito desses "100% limpo" porque direto a gente faz cálculo, tudo parece lindo, mas depois de instaldo tem sinal 4 ou 5dBm menor do que tinha, sai procurando algo no meio, e acha um ponto com altitude que acerta em cheio a 1ª zona de Fresnel, mas... os mapas não mostram. Fora as situação onde o sinal está lá, um ping de 100 bytes é lindo, mas hora que gera tráfego os reflexos em 200% a zona de fresnel são tantos que o ping sobe absurdamente, aí tem que fazer gambiarra tipo aumentar ack timeout, diminuir data rate. Esses reflexos no solo só fazem diferença no momento de grande tráfego, porque afetam o processamento do chipset, não afetam a qualidade do sinal (É um monte de reflexo, de eco, atrapalha a legibilidade porque são muitos sinais com picossegundos de atraso, não é um sinal baixo exatamente) mas afetam o throughput.

  7. #7

    Padrão Re: Quanto megas consigo passar em um enlace de 11km com a powerbeam 400 (25dbi) ?

    PBE500 AC. Tenho em extatos 9.6km e passa mais de 100megas em 60mhz 64qam 6x. Com fresnel 100% limpa mas com interferência.

  8. #8

    Padrão Re: Quanto megas consigo passar em um enlace de 11km com a powerbeam 400 (25dbi) ?

    Se vc precisar mando o print.

  9. #9

    Padrão Re: Quanto megas consigo passar em um enlace de 11km com a powerbeam 400 (25dbi) ?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         novo.JPG
Visualizações:	402
Tamanho: 	34,7 KB
ID:      	62951
    Ruben, valew pela resposta, você é sempre muito preciso e eu gosto disso, tá ai um print do enlace que eu quero fazer, mais uma coisa, aquele radome padrão da ubnt pra powerbeam 400 é bom ?Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ubiquiti-radome-pbe-rad-400-para-powerbeam-400-224901-MLB20423622338_092015-O.jpg
Visualizações:	382
Tamanho: 	20,8 KB
ID:      	62950
    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Se vc precisar mando o print.
    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Deixa ver, em 11 km com 2 antenas de 25dBi, com rádio em 23dBm (Potência máxima do PBE M5 em data rate alto), é pra ter sinal -56dBm.

    25dBm + 23dBi = 48dBm EIRP
    48 - 129dBm (Perda em 11 km) = -81dBm
    -81 + 25dBi da outra antena = -56dbm de sinal no RX do outro rádio.


    E esse sinal não presta pra MCS15 em 40MHz, acho que só teria CCQ de 100% com MCS14 a 30MHz (Ou 20MHz), isso dá uns 80Mbps half de throughput.

    Se tiver uns 10% da zona de fresnel obstruída já derruba pra 40 ou 50Mbps, se tiver poluição na faixa (Achar uma faixa de 30MHz sem nenhum sinal alto por perto anda raro, use o Airview Spectrum Analyzer do PBE pra ver, pode não escanear SSID, mas uso nos canais sempre tem) cai ainda mais.

    Se for uns 300% da zona de Fresnel livre, sem ruído no canal, 80Mbps half pode significar também 70M/30M TX/RX. Mas se não, pode significar 40M/20M TX/RX. Se a 2ª ou 3ª zona de Fresnel não estiver sem reflexo atrapalha poucos pacotes no teste half, mas... gasta processamento, e no momento de trafego full o rádio está montando pacote pra transmitir e analizando pacote que chegou, a CPU está em 100%, esse pequeno uso extra de processamento com pacote refletido faz diferença é nesse hora, num PTP você tem quase o mesmo em half ou full duplex, mas noutros com o mesmo equipamento você tem números totalmente diferente.

    Eu desconfio muito desses "100% limpo" porque direto a gente faz cálculo, tudo parece lindo, mas depois de instaldo tem sinal 4 ou 5dBm menor do que tinha, sai procurando algo no meio, e acha um ponto com altitude que acerta em cheio a 1ª zona de Fresnel, mas... os mapas não mostram. Fora as situação onde o sinal está lá, um ping de 100 bytes é lindo, mas hora que gera tráfego os reflexos em 200% a zona de fresnel são tantos que o ping sobe absurdamente, aí tem que fazer gambiarra tipo aumentar ack timeout, diminuir data rate. Esses reflexos no solo só fazem diferença no momento de grande tráfego, porque afetam o processamento do chipset, não afetam a qualidade do sinal (É um monte de reflexo, de eco, atrapalha a legibilidade porque são muitos sinais com picossegundos de atraso, não é um sinal baixo exatamente) mas afetam o throughput.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.JPG
Visualizações:	337
Tamanho: 	40,2 KB
ID:      	62949  

  10. #10

    Padrão Re: Quanto megas consigo passar em um enlace de 11km com a powerbeam 400 (25dbi) ?

    manda um print das configuracoes por favor, tenho 2 AC500 em 6,5km e só estou conseguindo 45Mb mas tenho interferências..... gostaria de ver sua configuração.

  11. #11

    Padrão

    A princípio tem mesmo mais de 300% da zona de Fresnel limpa.

    Se puder usar faixa larga tipo 50 ou 60MHz (Depende de ter uma faixa dessa livre de sinal nos 2 pontos) vai passar mais de 100Mbps half. Com tanta diferença de altura teoricamente tem a questão do reflexo atrás na parte de baixo, e na parte alta só se o sol passar naquele ponto atrás da antena (Se apontar a antena pro sol vai medir um noise floor alto).
    Nunca mexi em PTP com tanta diferença de altura então não sei o quanto isso atrapalha na prática.


    Sobre esse radome, esse modelo é mais de proteção contra neve ou coisa assim, não faz tanto efeito em sinal lateral, é realmente um "radome" mas não um "radome shield".
    O radome shield é quem atenua sinal de fora do angulo frontal, ele tem que ser mais comprido, nesse estilo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         22.jpg
Visualizações:	268
Tamanho: 	96,6 KB
ID:      	62952


    (Não é só a lata, também precisa espuma que atenue RF na parede interna. Somente a lata já atenua sinal lateral, mas ela permite que o sinal da própria antena "quique" mil vezes dentro dela. Atrapalha a entrada de sinais laterais, mas também aprisiona sinais que sairiam nos lóbulos secundários. A espuma atenuadora de RF tem o papel de... atenuar o sinal, não de refletir (Coisa que a lata faz). Dependendo do ruído lateral só a lata já ajuda, mas se a intenção é throughput alto precisa também a espuma, senão o chipset vai ter que lidar com muito reflexo dentro da própria antena)

  12. #12

    Padrão Re: Quanto megas consigo passar em um enlace de 11km com a powerbeam 400 (25dbi) ?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    ...

    Sobre esse radome, esse modelo é mais de proteção contra neve ou coisa assim, não faz tanto efeito em sinal lateral, é realmente um "radome" mas não um "radome shield".
    O radome shield é quem atenua sinal de fora do angulo frontal, ele tem que ser mais comprido, nesse estilo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         22.jpg
Visualizações:	268
Tamanho: 	96,6 KB
ID:      	62952


    (Não é só a lata, também precisa espuma que atenue RF na parede interna. Somente a lata já atenua sinal lateral, mas ela permite que o sinal da própria antena "quique" mil vezes dentro dela. Atrapalha a entrada de sinais laterais, mas também aprisiona sinais que sairiam nos lóbulos secundários. A espuma atenuadora de RF tem o papel de... atenuar o sinal, não de refletir (Coisa que a lata faz). Dependendo do ruído lateral só a lata já ajuda, mas se a intenção é throughput alto precisa também a espuma, senão o chipset vai ter que lidar com muito reflexo dentro da própria antena)
    @rubem partindo de seu comentário, o que diz a respeito das antenas ALGCom com radome? Ao menos a de 22dbi que estou para testes, não tem nenhuma espuma na parede interna do radome. Não sei se os outros modelos maiores tem.

    As ALGCom tem tido uma boa reputação em enlaces de longa distância.

  13. #13

    Padrão Re: Quanto megas consigo passar em um enlace de 11km com a powerbeam 400 (25dbi) ?

    Amigo, eu ainda não fiz esse enlace, tenho apenas as antenas, abri esse tópico pra ver se ela vai servir pra esse enlace, seria interessante você postar as suas configurações cita o Rubem que me respondeu nesse tópico, ele é ótimo e vai ter ajudar!
    Citação Postado originalmente por rqperes Ver Post
    manda um print das configuracoes por favor, tenho 2 AC500 em 6,5km e só estou conseguindo 45Mb mas tenho interferências..... gostaria de ver sua configuração.

  14. #14

    Padrão Re: Quanto megas consigo passar em um enlace de 11km com a powerbeam 400 (25dbi) ?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A princípio tem mesmo mais de 300% da zona de Fresnel limpa.

    Se puder usar faixa larga tipo 50 ou 60MHz (Depende de ter uma faixa dessa livre de sinal nos 2 pontos) vai passar mais de 100Mbps half. Com tanta diferença de altura teoricamente tem a questão do reflexo atrás na parte de baixo, e na parte alta só se o sol passar naquele ponto atrás da antena (Se apontar a antena pro sol vai medir um noise floor alto).
    Nunca mexi em PTP com tanta diferença de altura então não sei o quanto isso atrapalha na prática.


    Sobre esse radome, esse modelo é mais de proteção contra neve ou coisa assim, não faz tanto efeito em sinal lateral, é realmente um "radome" mas não um "radome shield".
    O radome shield é quem atenua sinal de fora do angulo frontal, ele tem que ser mais comprido, nesse estilo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         22.jpg
Visualizações:	268
Tamanho: 	96,6 KB
ID:      	62952


    (Não é só a lata, também precisa espuma que atenue RF na parede interna. Somente a lata já atenua sinal lateral, mas ela permite que o sinal da própria antena "quique" mil vezes dentro dela. Atrapalha a entrada de sinais laterais, mas também aprisiona sinais que sairiam nos lóbulos secundários. A espuma atenuadora de RF tem o papel de... atenuar o sinal, não de refletir (Coisa que a lata faz). Dependendo do ruído lateral só a lata já ajuda, mas se a intenção é throughput alto precisa também a espuma, senão o chipset vai ter que lidar com muito reflexo dentro da própria antena)
    Obrigado por tudo Rubem, sempre respondendo com profissionalismo!


  15. #15

    Padrão Re: Quanto megas consigo passar em um enlace de 11km com a powerbeam 400 (25dbi) ?

    Citação Postado originalmente por rqperes Ver Post
    Se vc achar algo que realmente passe 100mb em 11km compartilhe! Tenho ptp com tudo que é antena e rádio, ainda não encontrei algo q passe 100 de verdade


    Sent from my iPhone using UnderLinux mobile app
    Utilize apc 5m da intelbras com uma boa antena. Recomendo algcom concerteza vai passar seus 100mb

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  16. #16

    Padrão Re: Quanto megas consigo passar em um enlace de 11km com a powerbeam 400 (25dbi) ?

    Citação Postado originalmente por gfqsw Ver Post
    @rubem partindo de seu comentário, o que diz a respeito das antenas ALGCom com radome? Ao menos a de 22dbi que estou para testes, não tem nenhuma espuma na parede interna do radome. Não sei se os outros modelos maiores tem.

    As ALGCom tem tido uma boa reputação em enlaces de longa distância.
    Isso depende da emissão da antena.
    Se a Algcom 22dBi já tem angulo bem fechado, com lóbulos laterais insignificantes, vai atrapalhar muito pouco.

    No caso do RocketDish, a Ubiquiti fez uma versão LW, acho que é de Low Weight, é bem mais leve, mas... ficou com um monte de lóbulo secundário, se for PTP distante com muito sinal refletindo no solo, ela vai ter throughput menor.

    Juntei os 2 diagramas aqui:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rd-lw.jpg
Visualizações:	395
Tamanho: 	72,5 KB
ID:      	62967

    O modelo da esqueda (Sem LW) naturalmente já emite tudo mais pro meio.
    E não é só caso de emitir,o GANHO num angulo que seria digamos o "queixo" da antena será menor, então num PTP distante ela vai receber os reflexos no solo num nível bem menor (Vai ter menos ganho, digamos que o reflexo no solo, se a torre está a 20Km da outra, e a 20m de altura, chegará com sinal 15dBm mais baixo que chegará no modelo LW! Isso não aparece no scan de sinal (O reflexo é ignorado na hora de escanear SSID), só aparece na hora de medir throughput (Porque CADA pacote precisa ser analisado antes de descartar, esse tempo de analise é que derruba um pouco o throughput).

    Nesse caso, a LW exige um radome com espuma senão vai dar ruim. Um radome só de lata pra antena não-LW ia ser usável.




    No caso da Algcom 22dBi, é ganho baixo, acho que ninguém usaria pra um PTP muito distante (Com 2 delas, se usar Rocket M5 comum, só teria sinal suficiente pra MCS15 em 6 ou 7 km! Acima disso ia precisar reduzir data rate, ou... usar antena maior), e quanto mais curto o PTP, menos os reflexos no solo atrapalham, é a situação onde o radome sem espuma só serve pra ter isolar um pouco dos VIZINHOS, não do efeito multipath.

    Enfim, tem seu uso.

    Alias, esses radomes que são apenas tampa, tipo esse:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         D5130R_2.jpg
Visualizações:	311
Tamanho: 	245,9 KB
ID:      	62968
    Também tem uma vantagezinha que não é neve:
    Chuva!
    Com o disco e o feed molhado pela chuva, dá uma atenuada tipo 1 ou talvez 2dBm nuns pontos (Não em toda a antena afinal não é gel a base de água, são gotas grudadas aqui e ali), com esse radome só tem as gotas no lado de fora do radome, que incomodam muito menos (Estão bem longe, depois da saída, não está entre o disco e o feed afetando o angulo de reflexo).

    Fora que não tem risco de ave sentar no feed.

    Também tem sua utilidade.

    Mas... a "máxima qualidade" se consegue usando radome com espuma (E não é só lata, tem que ficar num angulo que a lata na devolva os lóbulos secundários pra dentro, não é só comprar lata e "entubar" uma antena no fundo do quintal, tem que ensaiar a emissão em software), porque evita tudo isso (Água e aves), minimiza ruído dos vizinhos, e minimiza ao máximo os problemas do efeito multipath em PTP longo.

    (Se até SEM radome tem gente feliz, imagina com uma lata simples. Mas se a intenção é maximizar thourghput tem que minimizar reflexos, com lata e espuma)

  17. #17

    Padrão Re: Quanto megas consigo passar em um enlace de 11km com a powerbeam 400 (25dbi) ?

    Parabéns Rubem belo post, mas sobre os Radome no LW, visto que a própia UBQT tem um que serve para o Power Beam M5-620 e o LW de 30dbi (se não me engano).
    Mas ele é apenas de "lata", nos usamos ele em alguns ptp e por momento estamos felizes com ele, não sabia que o ideal era Radome com espuma

  18. #18

    Padrão Re: Quanto megas consigo passar em um enlace de 11km com a powerbeam 400 (25dbi) ?

    A Ubiquiti usa um isolamento na parede:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         breakthrough-isolation.jpg
Visualizações:	287
Tamanho: 	128,0 KB
ID:      	62984
    Ele fica só no fim da parede, mas já é suficiente pra não emitir muita coisa pros lados.

    Fora que eles vendem o IsoBeam pra "co-location", tá no site:
    https://www.ubnt.com/airmax/isobeam/

    A intenção é isolar sinal das/para as antenas vizinhas, é pra torre cheia de PTP, não é pra matar lóbulo secundário pra minimizar efeito multipath.

    (Coisa que radome longo com espuma faz)

    Pra cada uso uma solução. No brasil essa solução de TAMPA são bem inúteis, acaba ajudando a forçar menos a torre com vento, e não tem os 1dBm de perda com chuva, mas não faz nenhum efeito pra ruído da vinhança, essas tampas só valem a pena se custa mixariar, não poderia custar mais que uns R$ 100 que não não tem utilidade nenhuma pra qualidade do sinal:
    http://www.wifihw.cz/img.asp?attid=4678

  19. #19

    Padrão Re: Quanto megas consigo passar em um enlace de 11km com a powerbeam 400 (25dbi) ?

    Citação Postado originalmente por rqperes Ver Post
    Se vc achar algo que realmente passe 100mb em 11km compartilhe! Tenho ptp com tudo que é antena e rádio, ainda não encontrei algo q passe 100 de verdade


    Sent from my iPhone using UnderLinux mobile app

    Coloca airfiber, ou mimosa.