Página 6 de 9 PrimeiroPrimeiro ... 23456789 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #101

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    290mb tcp com rbs nas ponta.

  2. #102

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    6.5 com parabolas de 1.8 + fonte retificadores + licença da antel se nao vai gastar menos de 36mil

    Algcom de 1.2 paguei 6.000,00 c/ frete e af5-x 4.000,00 mas me arependo e deveria ter dado esse dinheiro de entrada no digital pois é outro patamar de radio.

    Essa sua visada ai nao ta legal nao.
    Boa noite,
    Cara se ta enganado, acabei de comprar não chegou ainda um enlace SIAE 7GHZ para 440Mbps com antenas completinho menos os retificadores que comprei usado no ML tudo por 20.000,00 dilmas.... Fui ver a tal da vaquinha mimosa e tiveram a cara de pau de me cobrar 15.000,00 dilmas em uma enlacezinho desse, não pensei duas vezes parti logo para licenciado. Os caras perderam a noção das coisas, preço de enlace licenciado.... por isso que o mercado tá uma mercadoria, nego quer ficar rico da noite pro dia....Fica a minha dica, licenciado... não importa a marca...

  3. #103

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Boa noite,
    Cara se ta enganado, acabei de comprar não chegou ainda um enlace SIAE 7GHZ para 440Mbps com antenas completinho menos os retificadores que comprei usado no ML tudo por 20.000,00 dilmas.... Fui ver a tal da vaquinha mimosa e tiveram a cara de pau de me cobrar 15.000,00 dilmas em uma enlacezinho desse, não pensei duas vezes parti logo para licenciado. Os caras perderam a noção das coisas, preço de enlace licenciado.... por isso que o mercado tá uma mercadoria, nego quer ficar rico da noite pro dia....Fica a minha dica, licenciado... não importa a marca...
    Po parabens fez um puta negocio, pois cotei huawei 6.5 sem retificadores e parabolas 16 mil + 15.600,00 2x 1.8mts ideal + 3.500,00 retificadoras + algo proximo de 5 mil licença junto anatel!

    Passa com folga dos 36 mil

  4. #104
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Boa noite,
    Cara se ta enganado, acabei de comprar não chegou ainda um enlace SIAE 7GHZ para 440Mbps com antenas completinho menos os retificadores que comprei usado no ML tudo por 20.000,00 dilmas.... Fui ver a tal da vaquinha mimosa e tiveram a cara de pau de me cobrar 15.000,00 dilmas em uma enlacezinho desse, não pensei duas vezes parti logo para licenciado. Os caras perderam a noção das coisas, preço de enlace licenciado.... por isso que o mercado tá uma mercadoria, nego quer ficar rico da noite pro dia....Fica a minha dica, licenciado... não importa a marca...
    Cara , me desculpa mas estás completamente ERRADO na tua afirmação...
    os tais "enlacezinhos" que vc cita...são rádios de alta tecnologia,de alta performance, MIMO 4X4 que dá de laço em muito radio licenciado que tem por ae..

    Se nunca usou, não fala besteira. Isso aqui é um fórum sério, Eu conheci a Mimosa nos EUA, em santa clara na califórnia, e te garanto que os caras tem tecnologia de sobra por um preço muito baixo.
    O úNICO problema que temos é que no Brasil tudo que é bom, é CARO.
    Concordo que temos um mercado que explora os provedores, agora não vem falar mal de uma marca que nunca usasse, porque se usares, com certeza você se arrependeria do que falasse.
    Eu uso SIAE, CERAGON, NEC entre outros rádios em nossa rede, e te digo, o MIMOSA B5C bate em banda os "super radios licenciados " que como vc mesmo disse , não saem por menos de 20K ou mais.
    Mais respeito com uma marca que tem Qualidade e que venceu o premio de inovação tecnológica de 2015.
    Abraço.

  5. #105

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Cara nao adianta, eu só uso "radinho" 5.8 e lhe digo, sao tudo praticamente porcaria do mesmo saco.

    SIM PORCARIA, enlace acima de 40km com qualidade e principalmente ESTABILIDADE nao ADIANTA meter radinho.

    Tenho enlace de 56km tinha dish 34 c/ rb912 aaaa é alinhamento pois bem consegui é -54 areas rural sem poluiçao 126mb durante sol quente, qualquer chuvinha se foi o link.

    Pois bem, testei epmp,rb921,rb922 e por ultimo af5-x "que EM TODOS" testes que EU acompanhe em forum gringo e ambiente poluido a vaquinha perdeu.

    Tbm fico um caca durante chuva, fui la gastei mais 7mil em parabolas de 1.2 algcom. Melhoro um pouco resolveu? NAO pq é radinho todos os outros 5 provedores que passo ali no mesmo ponto só RESOLVEU com digital. Eu vou fazer oque? Huawei + rfs 1.8 lembrando nao é VISADA, mas brasil É CONTINENTAL e cada clima tem seus pros e contras. E aqui só tem contra kkkkk

    Nao estou falando que nao presta! So falo que nao vale 12mil dilmas, mas nem aqui nem na china. Com essa grana junta e compra um radio de verdade, pq se fosse bom mesmo as grande estariao usando nao é verdade?

  6. #106
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Cara nao adianta, eu só uso "radinho" 5.8 e lhe digo, sao tudo praticamente porcaria do mesmo saco.

    SIM PORCARIA, enlace acima de 40km com qualidade e principalmente ESTABILIDADE nao ADIANTA meter radinho.

    Tenho enlace de 56km tinha dish 34 c/ rb912 aaaa é alinhamento pois bem consegui é -54 areas rural sem poluiçao 126mb durante sol quente, qualquer chuvinha se foi o link.

    Pois bem, testei epmp,rb921,rb922 e por ultimo af5-x "que EM TODOS" testes que EU acompanhe em forum gringo e ambiente poluido a vaquinha perdeu.

    Tbm fico um caca durante chuva, fui la gastei mais 7mil em parabolas de 1.2 algcom. Melhoro um pouco resolveu? NAO pq é radinho todos os outros 5 provedores que passo ali no mesmo ponto só RESOLVEU com digital. Eu vou fazer oque? Huawei + rfs 1.8 lembrando nao é VISADA, mas brasil É CONTINENTAL e cada clima tem seus pros e contras. E aqui só tem contra kkkkk

    Nao estou falando que nao presta! So falo que nao vale 12mil dilmas, mas nem aqui nem na china. Com essa grana junta e compra um radio de verdade, pq se fosse bom mesmo as grande estariao usando nao é verdade?
    Jonas, concordo muito contigo na questão do preço, pois nos EUA o mesmo radio tu compras por US$500,00 , sim, quinhentos dólares.
    O Brasileiro tem mania de querer ganhar dinheiro fácil e cobram o que cobram...infelizmente.
    Quanto à tecnologia, é indiscutível que o rádio é superior a qualquer outro 5.8 que conheças. pelo visto não conheces nada desse rádio. seria interessante te atualizar um pouco, quem sabe conhecer novas tecnologias como o Mimo 4x4 que é a tecnologia utilizada pelo rádio. você com certeza falaria bem do radio.
    Temos muitos AF 5X na nossa rede , rodando 100% em ambiente altamente poluído de RF, e alguns Mimosa B5C e não ví problema algum com os rádios. ao contrario, só nos trouxe mais banda e mais estabilidade.
    Os AF 5X melhoraram bastante com a ultima firmware lançada pela ubnt.
    Se tens grana pra pagar 40mil em um par de NEC, ou outra marca, beleza, mas os provedores aqui no forum precisam de soluções em 5ghz que entreguem banda com qualidade, e isso meu amigo, temos poucos fabricantes que fazem.
    Esses dias tivemos um evento climatico aqui no sul que derrubou até os Links dos radios Licenciados de 40mil (SIAE ,CERAGON) foi punk o negócio. se não tivessemos os mimosa b5c como backup teríamos perdido muito mais...eles que seguraram a rede . eu acredito sim que os radios fazem e farão a diferença.
    Abraço.

  7. #107

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Afinal de contas, o AF5X é TDD ou FDD? No site da UBNT eles mostram claramente que ele é (ou pode ser) FDD. Tem alguém usando assim, FDD? Se sim, alguma melhora, em relação ao modo TDD (espero que sim, e pra melhor!).

    Como é latência do rádio quando está com tráfego sobre ele? Não digo tráfego de 20Mb ~ 40Mb. Digo tráfego, mesmo! 100Mb, 150Mb, 200Mb. Quantos clientes por trás do rádio (PPS)?

    Precisamos desse tipo de informação! Não ficar discutindo se licenciado é melhor, igual ou pior, não!

  8. #108
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por sosouteiro Ver Post
    Afinal de contas, o AF5X é TDD ou FDD? No site da UBNT eles mostram claramente que ele é (ou pode ser) FDD. Tem alguém usando assim, FDD? Se sim, alguma melhora, em relação ao modo TDD (espero que sim, e pra melhor!).

    Como é latência do rádio quando está com tráfego sobre ele? Não digo tráfego de 20Mb ~ 40Mb. Digo tráfego, mesmo! 100Mb, 150Mb, 200Mb. Quantos clientes por trás do rádio (PPS)?

    Precisamos desse tipo de informação! Não ficar discutindo se licenciado é melhor, igual ou pior, não!
    Bom, muita gente não sabe configurar um rádio desse porte, acha que colocar qualquer antena resolve...
    Quando BEM configurado, como os nossos enlaces , esse rádio passa muita banda!!! e com baixa latência.

    Com mais de 100mb de trafego e sinal -50 a latência média fica em 3 a 8ms.
    O importante no AF 5X é estabilizar os canais, mesmo que baixando o MCS ou no caso do AF 5X o dutty cycle, quando corretamente configurado o rádio é excelente pra Backhaul.
    Os Mimosa B5C , por exemplo, tem uma latência melhor, fixa em 2ms mesmo com tráfego de 140Mb por exemplo. nesse rádio vc seta a latência conforme a distância, e tem 2ms, 4ms e 8ms pra trabalhar.
    Eu recomendo sim o AF 5X pro provedor que quer uma solução pra mais banda em troca de um rocket m5 por exemplo, a diferença pra melhor é muito maior.
    Em todos os PTP que fizemos com esse modelo de rádio, nenhum tivemos problema.mesmo em áreas onde o espectro estava altamente poluído, foi possível trafegar mais megas por enlace.
    o IMPORTANTE é respeitar a tabela de conectividade e sensibilidade do rádio, que mostra o nivel de sinal ideal pra cada tipo de modulação.
    Enfim, o equipamento é muito bom, se bem configurado. NÃO adianta nada colocar o rádio em um PTP de sinal -70 e achar que vai ser ótimo, pq não vai.
    Esse tipo de rádio tem máxima performance trabalhando com sinais entre -40 e -59dbm. Tudo isso com potência baixa e ótima latência.

    Mais uma informação, conforme a ubiquiti o tempo padrão do rádio sem tráfego é de 2.0ms. (pag 25 do guia do radio) é só ler!!
    https://dl.ubnt.com/guides/airfiber/airFiber_X_UG.pdf
    Abraço!

  9. #109

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    bom e o seguinte em questão o fadding, que agente sofria, compramos uma algcom 34, com rb912, e mudamos de 24v pra 12v, parou os problemas, tem 4 meses que não cai mais o sinal, estávamos antes com alcom31, e 24v, nao sei se tem haver alguma coisa, mas depois que trocamos as antenas e colocamos 5 metros mais baixo, seguindo instruções do radio mobile, aqui estamos na e época das chuvas, vamos ver na época da seca se o problema vai voltar. E estamos com planos de por esse af5x pra passar mais banda.

  10. #110
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por luizdick Ver Post
    bom e o seguinte em questão o fadding, que agente sofria, compramos uma algcom 34, com rb912, e mudamos de 24v pra 12v, parou os problemas, tem 4 meses que não cai mais o sinal, estávamos antes com alcom31, e 24v, nao sei se tem haver alguma coisa, mas depois que trocamos as antenas e colocamos 5 metros mais baixo, seguindo instruções do radio mobile, aqui estamos na e época das chuvas, vamos ver na época da seca se o problema vai voltar. E estamos com planos de por esse af5x pra passar mais banda.
    Luiz, bom dia,
    Aqui usamos AF5 e AF5X em grande parte da rede, além de SIAE, CERAGON e Huawei.
    O que posso te dizer do AF-5X é que é um radio Excelente.
    Recomendo as antenas Slant (polarização cruzada) para best performance deste equipamento.
    Aqui usamos o modelo de 31dbi blindada da wavelan.com.br
    É possivel melhorar muito teus enlaces se usares desta maneira.
    Abraço.

  11. #111

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    @leandrolopeswifi e @JonasMT como estão lidando com as poucas bandas (frequências) disponíveis no AF-5X e problemas com DFS?

    Eu vi que o @JonasMT não teve um rendimento como esperando usando o conversor pra 45°, e você @leandrolopeswifi?
    Última edição por Cae7ano; 02-03-2016 às 14:29. Razão: Faltou informação

  12. #112

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    @Cae7ano resolvi comprando huawei, devo instalar em 15d.

  13. #113

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    @Cae7ano resolvi comprando huawei, devo instalar em 15d.
    kkkkkk Aí sim! O pacote de retificadores, antenas, cabos, suportes, ODUs, ficou em quanto?
    Cotou as soluções em forma de aluguel com possibilidade de compra? SIAE, Wi2Be..

  14. #114

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por Cae7ano Ver Post
    kkkkkk Aí sim! O pacote de retificadores, antenas, cabos, suportes, ODUs, ficou em quanto?
    Cotou as soluções em forma de aluguel com possibilidade de compra? SIAE, Wi2Be..
    Nao gostei das soluçoes de Aluguel da Wi2Be, muito caro para pouca banda.

    SIAE nao achei representante e comprar direto só vejo falar mal.

    Precisava de um radio com possibilidade de 2+0 para gastar pouco em futura expansao acabei ficando com huawei 905v2 c/ 480mb e 900mb em 2+0
    Valores vaira um pouco pois a ponto que vou usar com painel solar, mas completo ja com shelter e etc a brincadeira chego perto de 90mil. Fora as taxas da anatel e mao de obra/deslocamente para montar.

  15. #115

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Nao gostei das soluçoes de Aluguel da Wi2Be, muito caro para pouca banda.

    SIAE nao achei representante e comprar direto só vejo falar mal.

    Precisava de um radio com possibilidade de 2+0 para gastar pouco em futura expansao acabei ficando com huawei 905v2 c/ 480mb e 900mb em 2+0
    Valores vaira um pouco pois a ponto que vou usar com painel solar, mas completo ja com shelter e etc a brincadeira chego perto de 90mil. Fora as taxas da anatel e mao de obra/deslocamente para montar.
    Jhonny - http://lumitelecom.com.br (SIAE) / As soluções são interessantes e um pouco mais em conta do que Wi2Be. Fechou Huawei com a Premier?

  16. #116

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por Cae7ano Ver Post
    Jhonny - http://lumitelecom.com.br (SIAE) / As soluções são interessantes e um pouco mais em conta do que Wi2Be. Fechou Huawei com a Premier?
    Lumitelecom foi responde meu pedido de orçamento quase 1 mes depois. Pessoal que vende radio digital me parece que nao faz muita questao, mesmo o pagamento sendo a vista.

    Pessoal da WDC nunca me retorno, agoratelecom idem.

    Enfim fechei com Marcony da tudoparaprovedor, assim que fizer caixa pego mais 2 pares pra fechar o restante do enlace.

  17. #117

    Padrão

    Para um Ponto a Ponto de 16Km utilizando AF-5X, qual seria melhor antena? Com a Dish de 30 teria problemas?

  18. #118
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por Cae7ano Ver Post
    @leandrolopeswifi e @JonasMT como estão lidando com as poucas bandas (frequências) disponíveis no AF-5X e problemas com DFS?

    Eu vi que o @JonasMT não teve um rendimento como esperando usando o conversor pra 45°, e você @leandrolopeswifi?

    Nosso rendimento por enquanto está excelente.
    todos os links com média de 200/200.
    sinal é muito melhor que antena comum (v+h).

  19. #119
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por carlosallan Ver Post
    Para um Ponto a Ponto de 16Km utilizando AF-5X, qual seria melhor antena? Com a Dish de 30 teria problemas?
    5828 DPBL
    5831DPBL Slant.
    Qualquer uma delas vc fecha com qualidade o enlace.

  20. #120

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Nosso rendimento por enquanto está excelente.
    todos os links com média de 200/200.
    sinal é muito melhor que antena comum (v+h).
    Aqui so tive problemas TX e RX com diferença de até 12dbi, estou passei para algcom de 1.2 e agora migrando pra huawei.

    Tenho 1kit pra dish tiver interesse me chama winbox