Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Conversão de bgp mikrotik para Edge Router

    Olá amigos do fórum , alguém com amplo conhecimento , poderia postar pra uma mesma configuração de bgp com rota default no mikrotik e utilizando dos mesmos dados para vyos no edge router ? para que possamos entender melhor os comandos nas arquiteturas diferentes quando uma comparada com a outra ? , se acha muito material de bgp em mikrotik , pouco em edge , e se não for pedir demais e alguém tiver essa prestatividade de subir uma sessão com rota default com uma operadora ,

    usando os mesmos dados pras duas arquiteturas , seria de grande utilidade pra mim e pros amigos . Obrigado

  2. #2

    Exclamation Re: Conversão de bgp mikrotik para Edge Router

    @mestretik!
    Realmente material com informações específicas relacionadoas a edgerouter é muito escasso mesmo no site da UBNT. Deixa muito a desejar.

    Pra orientar você melhor recomendo que estude bastante a sintaxe dos CLI do Vyatta e Juniper pois edgerouter é um Fork do Vyatta/vyos é seus comandos CLI são muito similares a Junos.

    Em relação aos comandos de configuração da plataforma Edgerouter/EdgeOS configuração completa de BGP incluso filtros de route-maps, prefix-list é muito extensa e diferente de plataformas mikrotik. Uma configuração completa que fiz para um cliente da empresa qual trabalho qual possui 1 eBGP UPSTREAM Fullroute + 2 PTT's ATM com uso de filtros de prefix-list e route-maps e uso de communities BGP para uso de PBR e Engenharia de tráfego possui aproximadamente 600 linhas de configuração. O que inviabiliza um simples copiar e colar e exige o entendimento do relacionamento primário entre os devidos comandos.

    Abaixo está os comandos básicos para estabelecer uma sessão eBGP que acredito que com um copy/past funcione na edgerouter para maioria dos interessados.

    protocols {
    bgp 111111 {

    neighbor 222.222.222.222 {
    description "eBGP TRANSITO-GBLX-NAP-MI-FL"
    ebgp-multihop 2
    nexthop-self
    remote-as 22222
    }
    }
    }

    Espero pelo menos ter dado um norte para seus estudos.

    Cordialmente

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128


    Citação Postado originalmente por mestretik Ver Post
    Olá amigos do fórum , alguém com amplo conhecimento , poderia postar pra uma mesma configuração de bgp com rota default no mikrotik e utilizando dos mesmos dados para vyos no edge router ? para que possamos entender melhor os comandos nas arquiteturas diferentes quando uma comparada com a outra ? , se acha muito material de bgp em mikrotik , pouco em edge , e se não for pedir demais e alguém tiver essa prestatividade de subir uma sessão com rota default com uma operadora ,

    usando os mesmos dados pras duas arquiteturas , seria de grande utilidade pra mim e pros amigos . Obrigado
    Última edição por telmetrics; 04-03-2016 às 17:44. Razão: Inserção de comandos

  3. #3

    Padrão Re: Conversão de bgp mikrotik para Edge Router

    Desculpe a intromissao, mas pq esta trocando? Qual Rb voce usa hj?

    Enviado via Lenovo A7010a48 usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão Re: Conversão de bgp mikrotik para Edge Router

    Amigo, veja manuais de Vyatta e Vyos, os comandos são os mesmos da edge!
    Mais não é muito simples como no RouterOs não. Se vc esta querendo mudar, de duas uma, veja se tem treinamento com a network.education, ou contrate alguem para fazer essa configuração para vc!


    Citação Postado originalmente por mestretik Ver Post
    Olá amigos do fórum , alguém com amplo conhecimento , poderia postar pra uma mesma configuração de bgp com rota default no mikrotik e utilizando dos mesmos dados para vyos no edge router ? para que possamos entender melhor os comandos nas arquiteturas diferentes quando uma comparada com a outra ? , se acha muito material de bgp em mikrotik , pouco em edge , e se não for pedir demais e alguém tiver essa prestatividade de subir uma sessão com rota default com uma operadora ,

    usando os mesmos dados pras duas arquiteturas , seria de grande utilidade pra mim e pros amigos . Obrigado

  5. #5

    Padrão Re: Conversão de bgp mikrotik para Edge Router

    Agradeço a sugestão de cursos , foi por isso que procurei o fórum , afim de helps mais concretos diretos e objetivos e c foco direto c o tema do tópico !

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão

    Receita de bolo para BGP com default rote

    configure
    set policy prefix-list FILTER-OUT description "Prefixo de saida - ABC Telecom"
    set policy prefix-list FILTER-OUT rule 10 action permit
    set policy prefix-list FILTER-OUT rule 10 prefix SEU_BLOCO

    set policy prefix-list FILTER-OUT rule 20 action deny
    set policy prefix-list FILTER-OUT rule 20 prefix 0.0.0.0/0
    set policy prefix-list FILTER-OUT rule 20 le 32

    set policy prefix-list FILTER-IN description "Prefixo de entrada - ABC Telecom"
    set policy prefix-list FILTER-IN rule 10 action permit
    set policy prefix-list FILTER-IN rule 10 prefix 0.0.0.0/0

    set policy prefix-list FILTER-IN rule 20 action deny
    set policy prefix-list FILTER-IN rule 20 prefix 0.0.0.0/0
    set policy prefix-list FILTER-IN rule 20 le 32
    commit

    set protocols bgp SEU_ASN neighbor GATEWAY_OPERADORA description ABC
    set protocols bgp SEU_ASN neighbor GATEWAY_OPERADORA prefix-list export FILTER-OUT
    set protocols bgp SEU_ASN neighbor GATEWAY_OPERADORA prefix-list import FILTER-IN
    set protocols bgp SEU_ASN neighbor GATEWAY_OPERADORA remote-as 'ASN_OPERADORA'
    set protocols bgp SEU_ASN network 'SEU_BLOCO'
    set protocols bgp SEU_ASN redistribute connected
    set protocols static route SEU_BLOCO blackhole distance '254'
    commit
    save

  7. #7

    Padrão Re: Conversão de bgp mikrotik para Edge Router

    Recomendo seriamente primeiro você contratar alguém para fazer, e depois Fazer o curso, por que não é nem de perto é como MK, falo e afirmo, MK pra BGP é lixo.

  8. #8

    Padrão Re: Conversão de bgp mikrotik para Edge Router

    Acho interessante e importante ter novos equipamentos para implantar na rede.... Agora afirmar que Mikrotik pra BGP é lixo eu descordo.
    Eu uso não tenho problemas e conheço muita gente que tbm usa.


    Sent from my iPhone using UnderLinux mobile app

  9. #9

    Padrão Re: Conversão de bgp mikrotik para Edge Router

    Eu uso, MK tenho provedor, solução barata, para atender nossa realidade. É um queijo suíço o sistema.

  10. #10

    Padrão Re: Conversão de bgp mikrotik para Edge Router

    Queria um comparativo . sim uma receita de bolo com mesmos exemplos em routeros e no edge ....

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  11. #11

    Padrão Re: Conversão de bgp mikrotik para Edge Router

    Contrate um profissional credenciado e homologado pela ubnt

    Fabio Farias
    ou
    Rodrigo Melo Meireles

    Ambos trabalham com consultoria e estão acostumados em diversos ambientes bgp

  12. #12

    Padrão Re: Conversão de bgp mikrotik para Edge Router

    É incrível como o fórum virou agora um DST nat pra consultores e cursos hehehe

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: Conversão de bgp mikrotik para Edge Router

    Citação Postado originalmente por mestretik Ver Post
    É incrível como o fórum virou agora um DST nat pra consultores e cursos hehehe

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App
    Uai amigo, so você ter estudado muito, ficado horas, e horas fazendo exercícios, teste e mais teste, deixar de esta si divertindo, estudar de verdade, dedicar, ai vai perceber que muito mais justificável contratar alguém para fazer tal serviço, e outra nem todas as dicas que são dadas em fórum ou no fórum significa que são validas, muitos buscam receita de bolo, porem a mesma receita feita por uma pessoa que não saiba combinar os ingredientes o resultado e desastroso, pior ainda fala que pessoa que passou a receita de bolo para ela.
    @Pirigoso deu a dica otima. https://www.facebook.com/Farias.Mikrotik

  14. #14

    Padrão Re: Conversão de bgp mikrotik para Edge Router

    Leia o tópico do fórum amigo. Creio que você também estudou o suficiente pra interpretar a minha solicitação se não é capaz de ajudar não opine é pra isso que o fórum funciona. Não levantei um tópico falando: Alguém sabe onde posso encontrar um consultor pra BGP independente das plataformas ? ...

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  15. #15

    Padrão Re: Conversão de bgp mikrotik para Edge Router

    Cuidado com as receitas de bolo. Sou instrutor oficial da UBNT, já implantei mais de 200 Edges para BGP e garanto a vocês: receita de bolo não funciona. Ou aprende e entende, ou vai ter mais problemas do que com o Mikrotik. o @rogeriodj fez curso comigo, entre vários do mercado, inclusive o Rodrigo Meireles e Fabio Farias foram meus alunos. Pode confiar seu roteador na mão de ambos, pois além de terem feito o treinamento, já configuraram várias unidades. Agora, se quiser APRENDER, http://network.education.

    Abraço!

  16. #16

    Padrão Re: Conversão de bgp mikrotik para Edge Router

    Citação Postado originalmente por mestretik Ver Post
    Olá amigos do fórum , alguém com amplo conhecimento , poderia postar pra uma mesma configuração de bgp com rota default no mikrotik e utilizando dos mesmos dados para vyos no edge router ? para que possamos entender melhor os comandos nas arquiteturas diferentes quando uma comparada com a outra ? , se acha muito material de bgp em mikrotik , pouco em edge , e se não for pedir demais e alguém tiver essa prestatividade de subir uma sessão com rota default com uma operadora ,

    usando os mesmos dados pras duas arquiteturas , seria de grande utilidade pra mim e pros amigos . Obrigado
    Voltando ao tópico, qual o motivo que está levando você a mudar de Mikrotik para EdgeRouter?

  17. #17

    Padrão Re: Conversão de bgp mikrotik para Edge Router

    nem vou render; veja o que nosso amigo esta falando! recomendo a você fazer o curso com ele, @uesleycorrea


  18. #18

    Padrão Re: Conversão de bgp mikrotik para Edge Router

    Uesley bom dia , no site não encontrei turmas abertas .

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  19. #19

    Padrão Re: Conversão de bgp mikrotik para Edge Router

    Júnior , até onde estudei Mikrotik não foi feito pra BGP , e segundo os crânios o BGP encima das edge router são bem superiores é isso que está me fazendo pender pra edge

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  20. #20

    Padrão Re: Conversão de bgp mikrotik para Edge Router

    Citação Postado originalmente por mestretik Ver Post
    Júnior , até onde estudei Mikrotik não foi feito pra BGP , e segundo os crânios o BGP encima das edge router são bem superiores é isso que está me fazendo pender pra edge

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App
    Mestre,

    Estou pra fazer um BGP aqui na empresa (não somos provedores) trafego de 60 mb/s, então estou estudando e pesquisando muito sobre o assunto! Não sou nem um pouco expert em BGP, meu conhecimento vem de pesquisas e de testes em bancada, não coloquei nenhum para rodar ainda, pois estamos no processo de aquisição do AS. Mas acredito que posso opinar com base nas pesquisas.

    Mikrotik realmente tem alguns bugs com relação ao BGP, mas esses bugs são recorrentes da arquitetura TILE, ou seja, CCR pra BGP não eh muito aconselhável, porem se você possui um trafego relativamente pequeno (até 200 mbs com 2 operadoras full routing) você pode utilizar a 1100AHx2 que vai rodar tranquilamente! Digo isso pois estou acompanhando a mais ou menos um mês um cenário desse e nesse período não teve sequer um erro mesmo com quedas de operadoras, recalculo de rotas, etc.

    Pelo que vi também as Edge são muito boas até 700mb/s, mas não tive contato direto com nenhuma. Todo sabemos que elas roda Vyos, que é (a grosso modo) Linux + Quagga, o que na minha opinião é fantástico em relação a software.

    Em uma pesquisa com ex funcionário do PTT São Paulo ele me disse que até tempos atrás eles usavam Ubuntu Server com Qaggua e que somente alguns anos atrás ( 2 ou 3 anos) eles trocaram para Cisco!

    Isso me faz pensar que Cisco/Juniper se faz necessário em uma rede com seus 4gbs pra cima.

    Conheci uma caixa show, chama-se ServerU... Pensa num hardware democrático? A Versão L100 não existe mais, agora foi substituído pela L400 e agora tem 8gb de memoria ram, 32gb ssd, e o processador idêntico ao da L800, nela você pode instalar RouterOS (passar a barreira dos 500mbs em bgp), Debian, Ubuntu Server, CentOS, FreeBSD, VyOS, Vyatta, etc. Vi bastante gente conseguindo incríveis 3gbs de BGP nela usando variados OS's... E ela custa "apenas" 4500, digo apenas pois não se encontra um servidor HP ou Dell por menos que isso. E o mais legal eh que se você "manja" mais de Mikrotik pode instalar Mikrotik e rodar seu BGP, depois se RouterOS não suportar mais seu BGP você pode mudar o sistema ganhar mais performance sem perder o hardware.

    Então é exatamente isso que vou fazer aqui, vou comprar um ServerU e trocando o SO conforme minha necessidade e irei começar com RouterOS.

    Muita gente fala mal de Mikrotik, que tem bugs e etc... Realmente, RouterOS tem seus bugs sim, mas não é esse negocio de outro mundo não... Tente perceber quem realmente é imparcial e quem ganha com os produtos que fala bem!

    Abraços, espero ter ajudado!!!

    Enviado via Lenovo A7010a48 usando UnderLinux App