+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão [Duvida] RB912 ou Rocket M5

    Ola, eu tenho uma duvida, em uma rede em que os clientes são 90% ubiquiti, qual radio seria mais recomendado a RB ou Rocket ?
    o radio vai ser montado em um painel setorial Xwave 17 dbi de 90°
    Quais seriam os pros e contras
    https://under-linux.org/image/png;ba...AASUVORK5CYII=

  2. #2

    Padrão Re: [Duvida] RB912 ou Rocket M5

    Bom se a maioria é UBQT a melhor opção seria o Rocket M5, e ainda melhor seria se conseguir migrar tudo para a mesma fabricante, poderia ativar o Airmax por exemplo.

  3. #3

    Padrão Re: [Duvida] RB912 ou Rocket M5

    Cara se você tiver a possibilidade de utilizar um protocolo TDMA em sua rede o faça. No link, apesar de ser da cambium, tem uma explicação bem didática do que é protocolo. Se vc tem 90% ubnt vale a pena utilizar o Rocket, mesmo que o hardware da RB 912 seja superior. Ainda mais com as Xwave que são o "suprasumo da cocada preta"..

  4. #4

    Padrão Re: [Duvida] RB912 ou Rocket M5

    Tanto faz, como voce nao tem 100% de homogeneidade nos clientes nao vai poder aproveitar a virtud principal de cada um deses fabricantes.

  5. #5

    Padrão Re: [Duvida] RB912 ou Rocket M5

    A RB912 é muito melhor que o Rocket, mesmo usando em protocolo 802.11

    Eu tenho o seguinte cenário: Todos os clientes com nanobridge ou powerbeam e na base a RB912 com painel setorial Ubiquiti, num total22 setores com esses equipamentos.

    Tenho conseguido com esses equipamento um trafego total de 20 Megas por setor, com uns 50 clientes conectados em cada setor. Até 20 Megas de trafego vai muito bem, a latencia não passa de 20 ms, mesmo com tráfego alto e quando o tráfego está baixo chega a ficar com latencia de 1 ms.

    De tanto ouvir o pessoal recomendar eu resolvi fazer um teste. Tirei a RB912 e coloquei o Rocket com o Airmax ativado.

    Como era de se esperar, o resultado foi que a latência se manteve estável em torno de 5 ms, mesmo quando o tráfego aumentava e a primeira impressão que tiver foi que realmente era melhor.

    Porém quando chegou no horário de pico eu percebi que ao invés de 20 Mbps eu só conseguia 11 ou 12 Mbps no setor. A latencia não aumentava, mantinha estável, mas a capacidade máxima da base foi reduzida e a velocidade entregue ao cliente caía e a velocidade da navegação também. Numa base que eu tinha em torno de 50 clientes conectados eu não conseguia entregar as velocidades que a RB912 entregava. No fim voltei a RB912, pois no meu caso não podia abrir mão desses 8 Megas por setor.

    Portanto a conclusão foi de que se tiver pouco tráfego no setor, vale a pena usar o Rocket, mas se o tráfego for alto a RB912 é melhor mesmo não tendo como usar TDMA.

  6. #6

    Padrão Re: [Duvida] RB912 ou Rocket M5

    @SantiagoMG Cara achei que fosse o unico com essa experiencia, mesmo com apenas 36 cliente ubnt por painel me parece que esse 10 a chorando 15mb é maximo que a rocket consegue entregar tanto faz airmax on ou off.

    Mesmo a latencia sendo menor na rocket, me parece que a navegaçao flui melhor com a rb912 sendo ap. Aonde tenho com nv2 ativo entao é show.

  7. #7

    Padrão Re: [Duvida] RB912 ou Rocket M5

    Tem que ver que o Rocket versão XM é hardware velho pra caramba, é troço de 2009! É coisa da era das RB411 e RB711 da MK!

    Injusto comparar um trambolho de 2009 com uma RB bem mais nova.
    A RB912 é mais nova que o Rocket XW e até mais nova que o Rocket Titanium! Se fosse pior, a MK tinha que apanhar com vara de guatambu...


    Tem PTP com Rocket XM com throughput bem menor que um par de míseras PowerBeam M5 300, culpa do hardware mais moderno (4 anos mais moderno, em 4 anos a Atheros lançou 4 gerações de chipsets).

  8. #8

    Padrão Re: [Duvida] RB912 ou Rocket M5

    Tenho XW e XM tudo farinha do mesmo saco, rubem as rocket mesmo com airmax ON perdem para rb912 em 802.11.

    Meus ptp aqui até 24km é só epmp, passa muitoo mais banda se comparado a rocket/912 e mais estavel.

  9. #9

    Padrão Re: [Duvida] RB912 ou Rocket M5

    JonasMT, quanto de tráfego tem conseguido passar como os epmp?

  10. #10

    Padrão Re: [Duvida] RB912 ou Rocket M5

    Caro Colega, tenho um amigo que atende um bairro no interior enlace de 26km ele sempre usou rocket mas conforme cresceu o numero de clientes teve muitos problemas, comprou um enlace com a RB912 e agora passa até 110MB tranquilo com latência baixíssima e os clientes pararam de reclamar, acima disso só radio digital.

  11. #11

    Padrão Re: [Duvida] RB912 ou Rocket M5

    Aqui também mudamos de UBQT para MK por motivo de capacidade mesmo, e hoje com a RB912 estamos muito satisfeitos, sobre o TDMA, o NV2 da Mk é baseado no TDMA então se conseguir configurar bem funciona muito bem. Aqui ainda estamos implantando o nv2 e vendo oque melhora e quais as vantagens, mas de momento posso dizer que nem sempre você vai ver muita diferença, tendo em conta que o máximo que passamos em cada painel é de 30mb/s com 50-60 clientes(planos de 1-3mb)

  12. #12

    Padrão Re: [Duvida] RB912 ou Rocket M5

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Tenho XW e XM tudo farinha do mesmo saco, rubem as rocket mesmo com airmax ON perdem para rb912 em 802.11.

    Meus ptp aqui até 24km é só epmp, passa muitoo mais banda se comparado a rocket/912 e mais estavel.

    Estão falado de 2 rádios básicos, e quer compara-los com um epmp, que somente um, compra o rockt e 912, e ainda sobra, agora si falarmos de um par de epmp, comprar 2 Rockt e duas 912, e ainda sobra dinheiro. A comparação não é justa.