+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida iniciante Torre 40 metros

    Aqui na minha localidade é uma região muito remota, estamos construindo uma torre de 40 metros para puxar internet da cidade mais próxima, a respeito da torre, peço ajuda dos colegas sobre algumas duvidas que são:

    1 - Qual a distância correta da ancoragem dos estaios com relação a base da torre, 50% ou 20 metros seria o ideal e seguro? terreno não é problema.

    2 - Qual o melhor a ser usado, cordoalha ou cabo de aço, e qual bitola seria a correta para essa altura?

    3- Sistema anti-torção é realmente necessário para essa altura?

  2. #2

    Padrão Re: Duvida iniciante Torre 40 metros

    É complicado passar receita. Cada situação merece uma avaliação profissional.
    Reconheço que a maioria de nós faz tudo "nas cochas". Eu também não fui diferente. Aqui não achamos ninguém da área de engenharia que pudesse nos orientar.
    Então o negócio foi primeiramente "visitar" outras torres para ver como faziam.
    Vi de tudo.... e comecei a aplicar aquilo que me parecia mais acertado.
    Felizmente até agora corre tudo bem.
    Usamos cabo de aço 3/16 e procuramos abrir bem as ancoragens dos estais. É o princípio do 45º. Tudo que estiver num ângulo aproximado é mais resistente ao movimento. Os serralheiros sabem bem disso.
    Anti-torção nesta altura, sempre... Torre de secção larga.. nada de torre de 30cm de largura.
    Tem um usuário do Underlinux que presta parte do serviço, o cálculo da estrutura da torre... @TreiscBr , Paulo

  3. #3

    Padrão Re: Duvida iniciante Torre 40 metros

    Citação Postado originalmente por alysson28 Ver Post
    Aqui na minha localidade é uma região muito remota, estamos construindo uma torre de 40 metros para puxar internet da cidade mais próxima, a respeito da torre, peço ajuda dos colegas sobre algumas duvidas que são:

    1 - Qual a distância correta da ancoragem dos estaios com relação a base da torre, 50% ou 20 metros seria o ideal e seguro? terreno não é problema.

    Pode ser de 50% da altura ate 30% da altura e vai depender do projeto da torre pois quando mais perto os estaio do centro mais carrega a estrutura e mais desviação tem no topo.

    2 - Qual o melhor a ser usado, cordoalha ou cabo de aço, e qual bitola seria a correta para essa altura?

    Se utiliza cordoalha de aço 7 fios , galvanizado a fogo. Pode ser HS ou EHS , dependendo do projeto. As biola pode ser de 3/16", 1/4" ou 5/16" . Vai depender do projeto.

    3- Sistema anti-torção é realmente necessário para essa altura?
    .

    Sistema Anti torção nao depende da altura!!!

    O sistema antitorção depende exclusivamente da torção maxima permitida pela antena , conforme o angulo de irradiação dela, na altura da instalação. De posse essa informação tem que verificar no projeto de a largura da torre e a estrutura escolhida verifica para o vento operacional.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida iniciante Torre 40 metros

    Aqui na minha localidade é uma região muito remota, estamos construindo uma torre de 40 metros para puxar internet da cidade mais próxima, a respeito da torre, peço ajuda dos colegas sobre algumas duvidas que são:

    1 - Qual a distância correta da ancoragem dos estaios com relação a base da torre, 50% ou 20 metros seria o ideal e seguro? terreno não é problema.

    2 - Qual o melhor a ser usado, cordoalha ou cabo de aço, e qual bitola seria a correta para essa altura?

    3- Sistema anti-torção é realmente necessário para essa altura?


    amigo se você tem todas estas duvidas, sugiro montar uma torre menor que seja em um lugar mais alto, porque se vc pretende montar uma torre de 40 metros e tem estas duvidas, entao é melhor nem arriscar.

    Tenta ver se consegue um morro ou lugar mais alto, daí envia para sua cidade.

  5. #5

    Padrão Re: Duvida iniciante Torre 40 metros

    Ola bom dia.
    Qual a distancia dessa torre até o ponto onde ira pegar a internet?

    1 - Qual a distância correta da ancoragem dos estaios com relação a base da torre, 50% ou 20 metros seria o ideal e seguro? terreno não é problema.
    --- os Estaios devem ficar a 50% da altura da torre, ou seja 20 metros medidos a partir da base, preste a atenção na posição da torre para nao colocar estaios que torça a torre, vc quebra todas as soldas com isso.

    2 - Qual o melhor a ser usado, cordoalha ou cabo de aço, e qual bitola seria a correta para essa altura?
    --- Cordoalha de aço 7 fios de 4,8mm a 5,5mm, com esticadores 5/8

    3- Sistema anti-torção é realmente necessário para essa altura?
    --- isso depende do tamanho das antenas que irá ter nessa torre, pois dependendo da area que elas ocupam elas vao pegar muito vento e torcer a torre, tenho torre de 40 metro com apenas 1 anti torçao mas ela tem apenas paineis setoriais, e discos pequenos, ja outra que temos tem paineis, discos pequenos e um digital com antena de 1,20 mt, e ira receber + 2 de 1,20 mt, essa ja tem 3 anti-torçao cada um a 6 metros do outro, e 2 mt da ponta.

  6. #6

    Padrão Re: Duvida iniciante Torre 40 metros

    Anti torção eu recomendaria até pra qualquer torrezinha acima de 18m se usar antena de disco.

    O disco tem arrasto aerodinâmico grande, se comparado a grades, o custo de um anti torção simples é muito pequeno pra arriscar viver sem ele se usar disco ou muitas antenas na ponta.

    Se usar antenona de 1,2m ou mais, não custa nada colocar um anti torção acima e outro logo abaixo dessa antena.

    Radome arredondado também ajuda, praticamente a única utilidade pra radome que não é shield, é diminuir o arrasto aerodinâmico:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ubiquiti-Radome-for-RocketDish.jpg
Visualizações:	255
Tamanho: 	43,5 KB
ID:      	63145

    Mesma coisa, o custo desses radomes é muito pequeno pra viver sem, caso seja região com muito vento.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida iniciante Torre 40 metros

    Super, essa é a altura minima para poder ter visada com a outra localidade, a região aqui da vila é bastante alta em relação a outra cidade, essa altura é para superar um pequeno morro que esta no meio do caminho, aqui próximo onde estamos.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela de 2016-03-12 12-11-59.png
Visualizações:	328
Tamanho: 	30,0 KB
ID:      	63147

  8. #8

    Padrão Re: Duvida iniciante Torre 40 metros

    Vish, são 30 km, e tem esse ponto na esquerda onde a zona de Fresnel QUASE toda o solo.

    Se tiver sinal mais baixo que devia já sabe de quem é a culpa.

    Calcula aqui quanto deveria ter, se tiver zona de Fresnel 100% limpa: http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/
    Só tem sinal bom se usar antena de 34dBi. Com 30dBi dá sinal meia-boca tipo -55dBm, que pra 10 km dá, mas pra 30km exige o uso de MCS11 provavelmente, que passa apenas uns 50Mbps half em 40MHz.

  9. #9

    Padrão Re: Duvida iniciante Torre 40 metros

    Pesquisando na net achei esse tipo de ancoragem interessante, usando uma cantoneira, vou copiar

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Torre-Estaiada-6.jpg
Visualizações:	754
Tamanho: 	121,3 KB
ID:      	63161

  10. #10

    Padrão Re: Duvida iniciante Torre 40 metros

    Ao longo de minha vida, aprendi a fazer tudo pelo bom senso, desde criança, quando consertava lidificador, enceradeira, não precisei estudar, fazer um curso, aprendi sózinho, sempre fui um ás na familia, dá para o Paulo, ele conserta tudo, e assim foi, fiz colégio técnico em mecânica, por acaso, um dia minha mãe falou: vai no colégio técnico ver se tem algo lá, e fui lá atras de eletrônica, mas tava lotado ai sobrou a mecânica, foi algo meio contra a vontade, fiz, para não ficar parado no tempo, e assim me embrenhei a aprender a ser organizado (kkkkkk), até hoje tento, mas é muito complicado, ser secretaria, office boy, desenhista, louco e viver na internet todos os dias tentando ajudar quem me procura. A engenharia foi uma parte de minha vida, que me deu ferramentas de trabalho, não foi algo que poderia me ser útil, foi um complemento do saber, quando tenho amigos que só ficaram no colégio técnico se deram melhor, possuem empresas hoje, mas meu irmão me infernizou para fazer engenharia, tá fiz, mas se perde cinco anos, não pode trabalhar, tem que ser integral, ai se desanima, deixa de ser prático, para ser teórico, foi cinco anos que me atrasaram na minha vida, mas fazer o que, agora eu uso ferramentas, que são em base de mais resistências dos materiais, esta disciplina define estrutruras metálicas já no colégio já tinha dominio desta disciplina, na engenharia foi repeteco, nada de mais, era a mesma coisa, mas enfim, se vai por impulso, familia te forçando a ser engenheiro, deu no que deu. kkkkkk Modéstia parte de telecom aprendi com quem já estava no mercado, igual ao que dizem aqui, em base de outros, de mim de minha ousadia, comecei em agosto de 2011 a mexer com desenhar torres no autocad, sem software e é algo meio exaustivo, o autocad é linha por linha, mas dá para o gasto, ai quando me chega uma nova, já tenho o be a bá de cabeça, o que se pode ser como se pode ser, e como devem ser as medidas, a gente vai ficando redondo, no começo eu era quadrado, não sabia nada de torres, sempre me foi assim, em toda minha vida todos os projetos que vim a projetar, sempre me vinham pessoas, com algum produto que eu nunca tinha visto na vida, e pega e em dois meses já tinha o produto pronto, por que eu desde menino aprendi a fazer no meio das coxas, mas com certeiro tiro, cara sempre tive sucesso em todos meus projetos, engenharia foi complemento, mais nada, perdi um tempão para ter um diploma, depois um ano de pós na USP em mecânica fina, cinco de mestrado em aeronaves, dois de doutorado na Unicamp em robótica, mas larguei por que eu não vivo de brisas, bolsas do governo é quebra galho, não é salário, um dia acaba, e sem padrinho. Nunca tive padrinho, os meus empregos sempre foram aqueles que filhinhos de papais não queriam, por que tinha que trabalhar para ganhar, estes eram os que me vinham, de papais que ganham hoje ainda R$ 15.000,00 a 25.000,00 isto me ficou no sonho até hoje. Pobre só se fode, trabalha muito e é mal valorizado, ainda por ser engenheiro é uma praga, o povo não gosta de engenheiros, por que vieram de filhinhos de papai, carinha que até hoje não sabe fazer nada, eu tive depoimentos de alguns doutores formados em universidades de primeira linha, e daí, uns bostas, eles mesmos diziam para mim, que só eram teóricos e práticos como eu não me contratavam, por que eu seria melhor que eles, por não ser doutor (isto de doutor no Brasil, é uma grande piada, é só o titulo.kkkk). Bem, de novembro de 2014 para cá os projetos em telecom cairam em 90% e assim digamos que estou fazendo mais nada, as vezes aparece um querendo um orçamento, some, e meus orçamentos são preços de 2012, fazer o que a nação tá no buraco, ninguém quer pagar engenheiros e vamos que vamos, se alguém quiser algo tô a disposição, mas hoje pagamento é adiantado, que nem ir no açougue pagou levou, não pagou não fica no balcão enchendo o meu saco. kkkkkkkkkkkkk Isto é Brasil, ei de vencermos com honestidade, integridade, hombridade, dignidade e vamos que vamos, um dia sempre é melhor que outros, pobre ganha, mas mal pacas, se fosse filhinho de papai tava em Brasilina no Ministério das Telecomunicações, ganhando tufos e coçando o sa......, para não ser mais claro, e o que nos ajudam? Em nada.