Postado originalmente por
1929
O que vem a ser a mesma coisa... Olhe a pag 24 do Manual AirOs.
WDS é uma opção de configuração quando se quer criar uma torre repetidora de sinal ou então quando se quer que o mac do cliente chegue no servidor e não o mac da cpe que atende o cliente, ou seja, cliene em bridge.
Eu logo no inicio comecei usando cliente em bridge mas na época os "mestres" como o @
alexandrecorrea, ou o @
sergio, só para citar alguns entre muitos da época que frequentavam o Underlinux me convenceram que uma rede não devia ser toda em bridge. O melhor seria rotear no cliente para separar a rede do provedor da rede do cliente.
E desde 2008 não uso mais cliente em bridge... Só fica cliente em bridge no local onde se monitora a rede ou na minha casa....
Assim que vejo o uso atual para WDS só no caso de um ponto de repetição do sinal do AP ou então como Ponto a Ponto.
Michel, no seu segundo post você diz que gostaria de colocar o roteador do cliente para discar pppoe.. Porque você não faz isso na CPE lá em cima do prédio? E usa a CPE roteada. Você vai evitar muita dor de cabeça.
Com a bridge transparente sua rede fica muito mais complicada. Por exemplo, se você for fazer controle de banda, o mac que vai chegar no servidor é o mac do roteador do cliente, ou se ele colocar discador no PC, vai ser o mac da placa de rede...
Daí por qualquer motivo ele troca o roteador, queima a placa etc etc... Como o mac cadastrado no seu servidor é o mac do device que deu problema, o cliente não vai mais navegar... e o telefone, "pah", começa a zuar no teu ouvido.
Com CPE roteada não tem isso. Só se a CPE pifar... deixa que ele troque o que quiser na rede dele mas a sua rede fica mais no teu controle.
Agora, na pag 24 do AirOs, me surpreendi com uma explicação a respeito de ativar Station e WDS no cliente. Antigamente não precisava WDS no cliente. Bastava deixar a CPE em Station e em bridge e pronto... chegava o mac do pc do cliente no servidor mas me parece que isso mudou de um tempo para cá. Nesta situação tem que ativar o wds no ap e na station.
Me diga outra coisa. Todos os clientes que se conectam neste AP estão com o mesmo sintoma? Ou é algum cliente em particular?